2019
mar
22
Institucional

Universidade completa 45 anos de fundação formando cidadãos para o mundo

A Universidade Católica de Brasília (UCB) completa 45 anos neste dia 23 de março. Criada em 1974, a Faculdade Católica de Ciências Humanas (FCCH), embrião da atual Universidade Católica de Brasília (UCB), foi a primeira unidade de ensino superior particular do Centro-Oeste brasileiro a oferecer três cursos: Economia, Administração e Pedagogia. Com o passar dos anos, a Faculdade organizou-se em uma estrutura de ensino e valores, cuja base se tornava cada vez mais sólida, o que possibilitou a instalação das Faculdades Integradas da Católica de Brasília (FICB). Quinze anos mais tarde, a Faculdade Católica foi reconhecida pelo Ministério da Educação como universidade, mantendo em sua essência a promoção do conhecimento, sem se descuidar da espiritualidade baseada na ética cristã.

Atualmente, a Católica oferece 65 cursos de graduação presenciais e na modalidade a distância (EAD), 9 cursos de mestrado, 6 de doutorado e 33 cursos de especialização lato sensu. Com recursos próprios ou de financiadores externos, possui mais de 150 projetos de pesquisa envolvendo alunos da graduação e da pós-graduação e mais de 80 projetos de extensão. Oferece polos de educação a distância (EAD) espalhados pelo Brasil e em outros países, como Japão e EUA, contribuindo, dessa forma, com a formação superior e a capacitação profissional de dezenas de milhares de estudantes.

A UCB proporciona aos seus estudantes as melhores instalações e estruturas. Nos últimos anos, vem realizando reformas físicas e acadêmicas baseadas no que há de mais moderno em educação, espelhada nas mais conceituadas Instituições de Ensino Superior (IES) do mundo. Conta com professores altamente reconhecidos no mercado de trabalho e em suas respectivas áreas de atuação.

Além de toda a qualidade acadêmica, a estrutura física da Instituição chama atenção pela qualidade e vanguarda. Recentemente, a Universidade recebeu parecer favorável do Governo Federal para a estruturação do mais moderno laboratório de Nanobiotecnologia da região e um dos mais importantes do País. Esse laboratório tem o poder de colocar a Católica em um patamar acima no desenvolvimento da área, dando a possibilidade de os estudantes e profissionais trabalharem em uma especificidade altamente refinada do ponto de vista científico e tecnológico. Isso sem contar com os novos espaços desenvolvidos, como o novo Laboratório de Odontologia, o Laboratório Colaborativo de Ideias (Colabid) e o Startup Católica, destinados aos estudantes, empresas juniores e spin-offs.

“A UCB sempre esteve na vanguarda da educação. Nasceu de forma intercongregacional, mesmo antes da existência do termo e da prática pelas congregações religiosas. A nossa Universidade está sempre à frente porque prepara os seus estudantes para serem protagonistas e empreendedores até para profissões que ainda não foram criadas, tecnologias que ainda não foram imaginadas e apresenta oportunidades de resolver desafios que ainda não foram pensados”, frisou o reitor da UCB, Prof. Dr. Ir. Jardelino Menegat.

O Ir. Jardelino ressaltou ainda o caráter empreendedor da Universidade. “A nossa gestão tem como meta fazer a diferença. Estamos em um momento muito especial dentro da Universidade, com novas ideias, novas perspectivas, uma Católica nova, para todos, empreendedora e inovadora. Neste ano tive o privilégio de fazer inaugurações de espaços inovativos, além disso, fizemos provocações para que os nossos professores continuem se formando e buscando alternativas, provocando os nossos estudantes para que eles também sejam inovadores”, disse.

“Ao completar 45 anos, a Universidade chega à sua maturidade acadêmica sem perder a sua jovialidade. Tradicional no Distrito Federal, está sempre se reinventando para acompanhar as mudanças no segmento educacional sem, contudo, perder o foco na excelência acadêmica. A Pró-Reitoria Acadêmica tem concentrado seus esforços para integrar ensino, pesquisa e extensão, por meio de estratégias que aparecem nos Projetos Pedagógicos dos cursos e programas, mediante constante capacitação dos professores e pela inovação dos espaços de aprendizagem. As atividades de ensino contemplam vivências para além dos muros da Universidade, fazendo com que os estudantes interajam com os problemas da comunidade e ajudem a solucioná-los. Ao mesmo tempo, são estimulados a participarem de atividades investigativas por meio de iniciação científica e trabalhos de conclusão de disciplina ou de curso. Naturalmente, para atingir tais objetivos, os professores utilizam metodologias diversificadas, dinâmicas e inovadoras, procurando sempre agregar tecnologias e mantendo a centralidade da aprendizagem no desenvolvimento do estudante”, disse o pró-reitor Acadêmico, prof. Dr. Daniel Rey de Carvalho.

Mas não para por aí, a Universidade acaba de divulgar o seu plano de gestão para os próximos anos. Intitulado Plano de Gestão UCB 2030, o documento foi elaborado em conjunto entre representantes da Reitoria, corpo docente e um Grupo de Trabalho criado especificamente para compilar as informações e produzir o plano, que foi apresentado e aprovado pela União Brasileira de Educação Católica (UBEC), Mantenedora da UCB. O objetivo do Plano de Gestão UCB 2030 é transformar a pessoa e a sociedade, por meio da produção e gestão do conhecimento, comprometida com os valores cristãos e ser referência na excelência acadêmica e na geração do desenvolvimento sustentável.

“A estrutura física dos ambientes acadêmicos da UCB está sendo planejada de forma que possa abranger a inserção das inovações tecnológicas no processo educativo e as atividades práticas exigidas nesse momento, proporcionando aos nossos estudantes a vivência em suas formações, a realidade que o mercado opera, aproximando, assim, o egresso da UCB das oportunidades do mercado de trabalho. Vivemos um momento de radical reestruturação do ensino superior, e a UCB entende que esse é o momento ideal para, como sempre fez ao longo dos 45 anos de sua história, estar à frente dos desafios de sua trajetória. Isso dignifica e qualifica o reconhecimento que nos distingue como a melhor Universidade particular do Centro-Oeste”, destacou o pró-reitor de Administração da UCB, prof. Me. Júlio César Lindemann.

Rodrigo Eneas

Publicado por Universidade Católica de Brasília

Notícias Recentes

21 agosto 2019
UCB acolhe estudantes do Câmpus Sobradinho
16 agosto 2019
Estudantes da UCB participam do Pet-Saúde no CEF do Areal
15 agosto 2019
Medicina da UCB comemora 18 anos