2019
jun
10
Foto: Faiara Assis
Pós-Graduação

UCB possui um dos melhores conjuntos de Programas de Pós-graduação do Centro-Oeste

Confira as vantagens de cursar uma pós-graduação e conheça os nossos cursos, que estão com inscrições abertas

Há alguns anos, ter um curso de nível superior era visto como um grande destaque em qualquer currículo. Hoje, é uma das exigências básicas para um vasto número de vagas, conforme recente pesquisa de uma empresa especializada em vagas de emprego. A partir disso, o diferencial exigido pelo mercado passou a ser a pós-graduação. Quem a possui pode encontrar oportunidades e remuneração distintas de outros candidatos sem essa formação, por isso é cada dia mais necessária uma pós-graduação no seu currículo, seja lato sensu ou stricto sensu.

Além de todo o diferencial já citado, ter uma pós-graduação também pode ser fundamental para quem está buscando uma promoção ou mudança de área, uma vez que esses cursos são bastante focados, trazendo informações aprofundadas e atualizadas sobre o mercado e possibilitam, ainda, que se faça network com outros profissionais e empresas de seu segmento de interesse.

Ter uma pós-graduação, em uma instituição renomada como a Universidade Católica de Brasília (UCB), poderá, também, gerar aumento salarial conforme pesquisa da empresa Catho. Quem possui uma pós lato sensu, por exemplo, pode aumentar sua renda em até 12,4%. E se o curso for um doutorado, o aumento pode ser de 21,4%. No caso de profissionais com cargos de coordenação, por exemplo, a pós-graduação ou o mestrado/doutorado podem aumentar os salários em até 53,7% e 47,4%, respectivamente. Já no cargo de analista, o mestrado ou doutorado pode aumentar o salário em 118%. Ainda de acordo com o levantamento, em cargos de diretoria, por exemplo, a diferença salarial entre executivos, que possuem pós-graduação ou MBA em comparação aos que não possuem essa formação, é de 47,2%.

“A formação não se finaliza com a graduação, nesse sentido importante que os profissionais busquem seu autodesenvolvimento o tempo todo, pois o mundo educacional assumiu a responsabilidade de uma formação ao longo da vida. Dessa forma a Pós-graduação é um segmento que se torna importante para desenvolver a expertise necessária para a pessoa atuar em uma área específica. Reforça-se a formação original e abrem-se caminhos para novas possibilidades profissionais. Além de uma permanente capacitação”, disse o diretor de Pós-Graduação, Identidade e Missão da Universidade Católica de Brasília (UCB), Prof. Dr. Ir. Lúcio Dantas.

Sobre as vantagens dos programas de Pós-Graduação da UCB, o Prof. Lúcio ressalta alguns pontos, como a oferta de um portfólio de cursos atualizados e alinhados às expectava do mercado atual. “Outro destaque é a certificação de cursos chancelada por uma Universidade reconhecida por sua excelência acadêmica. Além disso, o aprofundamento acadêmico sólido e que se atualiza em seu dia a dia. A UCB possibilita o fortalecimento de relacionamentos de seus estudantes, uma vez que tanto os colegas quanto os professores ocupam, em geral, cargos exponenciais em grandes organizações. E, finalmente, a ofertas de aulas, em sua maioria, com flexibilização, em vista dos profissionais que acumulam responsabilidades em outras instituições”, disse.

Antes de escolher qual é a melhor opção, entenda qual é a diferença entre pós-graduação stricto sensu e lato sensu.

Pós-graduação lato sensu

A pós-graduação lato sensu é a opção mais voltada para necessidades específicas do mercado de trabalho. Seus cursos podem ser ministrados presencialmente ou a distância. Entre as opções lato sensu estão a especialização e cursos de aperfeiçoamento.

A especialização requer carga horária mínima de 360 horas, de acordo com o Ministério da Educação (MEC), e é um recurso bastante utilizado por profissionais que querem mudar de área ou obter uma promoção. Dentro dessa categoria estão ainda os MBAs, cursos de especialização com foco na área de administração e gestão de negócios.

Pós-graduação stricto sensu

Já a pós-graduação stricto sensu é indicada, sobretudo, para quem deseja seguir na vida acadêmica, atuando como professor ou pesquisador, e para profissionais que querem obter alta qualificação e diferenciação em sua área. Entre os tipos de pós-graduação stricto sensu estão o mestrado acadêmico, o mestrado profissional e o doutorado.

Os mestrados acadêmico e profissional têm duração de dois anos. No acadêmico, o objetivo é formar pesquisadores e professores universitários. Já o mestrado profissional, tem foco maior no mundo empresarial, formando profissionais com alto nível de qualificação e especialização em determinado campo do saber.

O doutorado possui duração de até quatro anos e, dependendo da área e da instituição de ensino, pode haver a exigência de um certificado de mestrado para seu ingresso. Seu objetivo é formar profissionais com conhecimentos bastante profundos sobre determinada área de pesquisa.

Pós-graduação como diferencial

No mercado de trabalho, as empresas já começam a exigir mais do que a especialização ou o MBA. Conforme pesquisa realizada pela consultoria de carreira Produtive, 68% dos executivos participantes já cursaram pelo menos um MBA ou especialização. Além disso, apresentavam maior salário aqueles que fizeram mestrado ou doutorado.

Isso ocorre porque as empresas estão buscando profissionais com uma formação sólida, que forneça subsídios para fundamentar consistentemente a tomada de decisões e que tenham um grande repertório de dados e informações atualizadas que ajudem a gerar inovação, reduzir custos e alcançar melhores resultados.

Assim, para ser selecionado para uma vaga como essa ou para conquistar promoções em sua empresa, é recomendado continuar estudando e especializando-se para ser visto como um candidato com diferenciais que poderão agregar valor às organizações.

Os cursos de pós-graduação são ofertados tanto por universidades públicas quanto privadas. Há algumas bolsas de iniciação científica e incentivos oferecidos pelas próprias universidades, entretanto, há grande concorrência por esse recurso.

Conheça os nossos cursos

A Universidade Católica de Brasília possui 33 cursos de Pós-Graduação: Especializações e MBA, que estão com inscrições abertas para o 3º bimestre. Clique aqui e conheça. Já o processo seletivo para os cursos de pós-graduação stricto sensu, para início em 2019/2, tiveram as inscrições prorrogadas. As informações necessárias para participar dos processos seletivos constam aqui (de cada curso ou programa). Confira as datas de prorrogação em cada edital e participe!

Saiba tudo sobre os nossos cursos no endereço https://ucb.catolica.edu.br/portal e saiba também as informações sobre as nossas políticas de descontos. Clique aqui e venha estudar na melhor Instituição de Ensino Superior particular do Centro-Oeste.

Publicado por Rodrigo Eneas

Notícias Recentes

10 junho 2019
Feira de Saúde movimenta a UCB
10 junho 2019
Comunidade lota o Teatro Católica para acompanhar a 34ª edição do Festival de Dança da UCB
10 junho 2019
UCB promove oficinas para auxiliar os estudantes com a Iniciação Científica

Falando nisso...