2019
ago
06
Foto: Faiara Assis
Câmpus Taguatinga

UCB inaugura Centro Integrado Ambulatorial no Câmpus Taguatinga

O espaço será fundamental para o atendimento da comunidade, marcando os 18 anos de fundação do curso de Medicina da Universidade

Foto: Faiara Assis

“Um grande marco para a Universidade, para os cursos de Saúde e para a comunidade”. Assim definiu o Magnífico Reitor da Universidade Católica de Brasília (UCB), Prof. Dr. Ir. Jardelino Menegat, ao inaugurar o Centro Integrado Ambulatorial UCB, localizado dentro do Câmpus Taguatinga, nesta terça-feira, 6 de agosto.

O evento contou com a presença maciça de estudantes dos cursos da Escola de Saúde e Medicina, diretores de Escolas, coordenadores de cursos, professores e demais integrantes da Reitoria. O Centro Integrado Ambulatorial UCB é formado por um Ambulatório (Bloco E); Laboratório de Habilidades (Bloco G) e Laboratório de Análises Clínicas (Bloco M), além de ser equipado com os mais modernos espaços e aparelhos disponíveis no mercado de saúde.

Foto: Faiara Assis

“Certamente, este espaço que estamos inaugurando significa mais facilidade no dia a dia acadêmico dos estudantes da Escola de Saúde, em particular para o curso de Medicina e também para os professores, que não mais necessitarão se deslocar para as práticas ambulatoriais fora do Câmpus. O Centro Integrado Ambulatorial da UCB presta serviço gratuito para a comunidade local. Sabemos que os estudantes realizarão suas práticas acadêmicas necessárias e fundamentais para o curso, no entanto, sempre e em qualquer situação serão acompanhados por médicos de sua especialidade. Esperamos que o Centro Integrado Ambulatorial da UCB, agora no Câmpus Taguatinga, consiga prestar um serviço ainda mais qualificado e melhor para a comunidade, que é o foco de toda a nossa atenção, e que os estudantes sejam adequadamente acompanhados e supervisionados por seus professores em todas as áreas de atuação”, ressaltou o Magnífico Reitor, Ir. Jardelino Menegat.

O reitor ainda destacou três pilares para o sucesso do novo ambulatório. “O atendimento acadêmico, que faz os alunos terem contato com a prática da profissão desde cedo e coloca à disposição da comunidade os mais diversos serviços de forma interdisciplinar; a integração com todos os cursos da área da saúde, não somente o de Medicina, e os serviços de alta qualidade para que a comunidade do entorno seja beneficiada com mais este serviço de qualidade prestado pela UCB”, destacou o Prof. Dr. Ir. Jardelino Menegat.

O CIA/UCB

O Centro Integrado Ambulatorial da UCB atua no atendimento de consultas ambulatoriais, exames bioquímicos, no Laboratório de Análises Clínicas, e aulas práticas no Laboratório de Habilidades da UCB com os estudantes dos cursos de Medicina, Biomedicina e Farmácia, além de outras atividades desenvolvidas pelos demais cursos da Escola de Saúde e Medicina. Com espaço prático de estágio e disciplinas, sob a supervisão dos docentes dos respectivos cursos, no espaço são realizadas, também, aulas teóricas com discussões de casos clínicos. No Ambulatório, os atendimentos são disponibilizados para as especialidades de Clínica Médica, Dermatologia, Endocrinologia, Gastropediatria, Geriatria, Ginecologia, Mastologia, Neurologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Pediatria.

No decorrer do semestre são desenvolvidas várias campanhas de conscientização, prevenção e atividades educativas, como: Outubro Rosa, Março Lilás, Novembro Azul, Projeto de Extensão, Liga de Otorrino e Liga de Emergência e Trauma.

Foto: Faiara Assis

“Foram mais de 200 pessoas envolvidas neste projeto, que não poderia falhar, porque precisaríamos desse espaço pronto na primeira semana do início do segundo semestre letivo. E nós conseguimos. Foram engenheiros, arquitetos, médicos, biomédicos, enfermeiros, profissionais das mais diversas áreas da saúde, técnicos de informática, professores, estudantes, operários da construção civil, pintores, vidraceiros, marceneiros, que trabalharam incansavelmente, durante os três turnos, para que o Centro Integrado Ambulatorial pudesse ser inaugurado hoje. Em nome da Escola de Saúde e Medicina eu agradeço o empenho de todos os envolvidos, especialmente a nossa Reitoria, que nos apoiou, sem restrições, para que isso tudo pudesse acontecer”, destacou a diretora da Escola de Saúde e Medicina, Cristine Savi Fontanive.

“Agora, com a inauguração dos novos espaços, poderemos realizar novas tarefas. Já recebemos várias ideias de atuação, o sistema de prontuário eletrônico já está funcionando. Então, nós realmente vamos ter muito trabalho e muita integração na Escola de Saúde e Medicina”, disse a professora Cristine.

Marco

Foto: Faiara Assis

“Hoje podemos começar o semestre com a certeza de que temos um novo marco no curso de Medicina, em termos um ambulatório dentro do nosso Câmpus, esse era um desejo que nós tínhamos e que se concretiza em um mês muito especial, pois completamos 18 anos de fundação neste mês de agosto. Este espaço hoje será utilizado para o crescimento de todos os cursos da Escola, uma integração ainda maior. Este é um momento de certeza dos nossos cursos, para os nossos estudantes, e estamos aqui trabalhando sempre pelo aprendizado, para aprimorar o curso buscando tudo que é possível para a excelência do curso de Medicina da UCB”, frisou o coordenador do curso de Medicina, Prof. Dr. Osvaldo Sampaio Neto.

Lançamento

Foto: Faiara Assis

Além da inauguração dos novos espaços, houve ainda o lançamento do e-book “Manual de Exame Físico para Estudantes de Medicina”, escrito pelos estudantes da UCB Gabriel Cunha, Karina Moraes, Rosalvo Streit e Camila Parreira. O livro tem como objetivo complementar o estudo do componente prático do exame físico. Foram omitidas explicações extensas e detalhadas sobre a interpretação de sinais específicos e achados incomuns na prática clínica.

“A ideia do livro nasceu quando nós quatro éramos monitores da disciplina de Semiologia e tínhamos dificuldade de montar uma rotina, prática e objetivo de exame físico. Apesar de existirem grandes tratados na área, percebemos que esses livros muitas vezes são extensos, com explicações detalhadas e muitas vezes mais aplicáveis para especialistas do que para acadêmicos. Daí surgiu a ideia de um material um pouco mais objetivo e voltado para estudantes. Fomos orientados por professores da Semiologia e da Clínica Médica. O que podemos esperar, com esse material disponível no site da Universidade, é contribuir com a formação dos futuros acadêmicos que passarem pela disciplina. Agradecemos a Universidade por todo o apoio”, disse Gabriel Cunha.

Publicado por Rodrigo Eneas

Notícias Recentes

21 agosto 2019
UCB acolhe estudantes do Câmpus Sobradinho
16 agosto 2019
Estudantes da UCB participam do Pet-Saúde no CEF do Areal
15 agosto 2019
Medicina da UCB comemora 18 anos