2019
maio
08
Fotos: Faiara Assis
Geral

UCB e Embaixada dos EUA inauguram espaço dedicado à ciência

O novo espaço na Biblioteca Central conta com computadores de última geração, uma impressora 3D compacta e uma sala de audiovisual

Em parceria com a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, a Universidade Católica de Brasília (UCB) inaugurou nesta quarta-feira (8) um espaço multimídia dedicado à ciência e à tecnologia. As novas instalações fazem parte do Espaço Esquina da Ciência Benjamin Franklin, localizado na Biblioteca Central da UCB.

Na ocasião, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTI) e os Correios‎ lançaram um carimbo comemorativo e um selo personalizado em comemoração aos 45 anos da Universidade. Participaram da cerimônia o reitor da UCB, Prof. Dr. Ir. Jardelino Menegat, o representante da Embaixada dos EUA, William Popp, e o gerente regional dos Correios, Erenilton Martins.

O novo espaço na Biblioteca Central conta com computadores de última geração, uma impressora 3D compacta e uma sala de audiovisual. Além de fortalecer a cooperação científica entre Brasil e EUA, o ambiente disponibilizará informações para estudantes, cientistas e pesquisadores por meio de acervo bibliotecário e de palestras, exposições, videoconferências e ampla programação científica.

O reitor comemorou a iniciativa e saudou a parceria com a embaixada norte-americana. “As esquinas servem como ponto de encontro de pessoas, fortalecem relações. Que nessa esquina se construa ciência. Que nós possamos continuar fazendo este trabalho de transformar pessoas por meio da educação. Agradecemos à Embaixada dos Estados Unidos por contribuir com essa missão”, discursou.

O Espaço Esquina da Ciência Benjamin Franklin integra o projeto Espaços Americanos, da Embaixada dos EUA. São locais dedicados à informação e ao engajamento da diplomacia pública em universidades e bibliotecas. “O projeto é parte importante na diplomacia dos Estados Unidos para o avanço científico dos países. Estamos no caminho certo, apoiando a educação dos jovens, dando a eles acesso a recursos na área da ciência, matemática e tecnologia”, explicou o representante da embaixada norte-americana, William Popp.

Selo comemorativo

Foto: Faiara Assis

Neste ano, a Universidade Católica de Brasília comemora 45 anos. Para marcar a data, os Correios lançaram um selo e um carimbo personalizados em homenagem à UCB. Os produtos filatélicos poderão ser utilizados em correspondências e também farão parte do acervo histórico dos Correios, conforme explica o gerente regional da empresa, Erenilton Martins.

“O selo e o carimbo servem para eternizar momentos históricos de uma instituição. Eles estarão disponíveis em nossa unidade no Núcleo Bandeirante e depois farão parte do acervo do Museu dos Correios. Ficamos honrados em registrar esse grande momento da Universidade. Temos uma grande parceria”, destacou. O reitor da Católica agradeceu a iniciativa: “fico muito grato em ter esta marca [selo], que não ficará apenas internamente em nossa Instituição, circulará por vários lugares”, disse Menegat.

Sobre a UCB

Em 2018, a Católica foi eleita pelo ranking Times Higher Education como a melhor universidade particular do Centro-Oeste, a quarta melhor particular do Brasil e a oitava melhor particular da América Latina.

Atualmente, a UCB oferece 65 cursos de graduação presenciais e na modalidade a distância (EAD), 9 cursos de mestrado, 6 de doutorado e 33 cursos de especialização lato sensu. Com recursos próprios ou de financiadores externos, possui mais de 150 projetos de pesquisa envolvendo alunos da graduação e da pós-graduação e mais de 80 projetos de extensão. Oferece polos de educação a distância (EAD) espalhados pelo Brasil e em outros países, como Japão e EUA, contribuindo com a formação superior e a capacitação profissional de dezenas de milhares de estudantes.

Por Adson Boaventura

Publicado por Rodrigo Eneas

Notícias Recentes

17 maio 2019
Estudante da UCB vence simpósio no Rio
17 maio 2019
O Direito na prática
16 maio 2019
Estudante de Jornalismo vence concurso do Portal Imprensa