ago

Professores da UCB participam de Júri do Prêmio Dom Hélder Câmara

Parceria entre a Conferência dos Bispos do Brasil e a Católica acontece desde 2016

Professores, estudantes e egressos do curso de Jornalismo e da pós-graduação em Comunicação participaram da comissão julgadora de um dos prêmios de comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) – Dom Hélder Câmara de Imprensa – destinado às melhores reportagens publicadas em jornais e revistas.

A professora Eliane Muniz, que integrou o comitê organizador do Prêmio, afirmou que se trata de uma parceria realizada desde 2016. “Esta é a quarta vez que participamos do júri do prêmio Dom Hélder Câmara de Imprensa. É uma alegria e uma honra atuar junto à CNBB neste propósito de valorizar reportagens que prezam pela dignidade humana.”

Neste ano, a comissão julgadora foi composta pelos docentes Alan Santos, Eliane Muniz, Renata Giraldi e Robson Dias. Também participaram os alunos egressos da pós-graduação e graduação Carlos Roberto Gomes, Marina Sabioni, Lorena Braga e Marina Brauna.

Concorrência

O grupo analisou o total de 48 matérias e fez uma triagem das reportagens, escolhendo três finalistas de cada categoria – jornal e revista – que foram enviados à Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, encarregada de escolher a matéria vencedora.

A professora Renata Giraldi disse que foi uma experiência enriquecedora, sobretudo, pela qualidade dos trabalhos apresentados. “Fiquei impressionada com as pautas, a apuração e os textos apresentados. Um nível altíssimo, inclusive nos deixando em dúvida sobre as menções.”

Para a egressa do curso de Jornalismo Lorena Braga foi um desafio fazer parte da comissão julgadora do prêmio Dom Hélder Câmara de Imprensa. “Deparei-me com reportagens muito boas, com temas sociais relevantes e que merecem o prêmio, porém nossa avaliação tem que ser criteriosa no que concerne à construção de um trabalho jornalístico.”

Recorde

Esta foi a 52º edição dos Prêmios de Comunicação da CNBB, que bateu recorde de inscritos em todas as categorias. O evento ocorre anualmente com o intuito de os bispos conhecerem os trabalhos que dão importância a valores humanos e cristãos em diversas áreas da comunicação: rádio, cinema, imprensa, internet e televisão.

A entrega dos prêmios foi transmitida pelas emissoras católicas de televisão na última semana de julho.

Abaixo a lista dos vencedores de cada categoria, divulgada no site da CNBB:

PRÊMIO DE IMPRENSA – “Dom Hélder Câmara”

– Categoria Jornal

Título: “A SAGA DOS MORADORES DE RUA EM SÃO PAULO POR UM COPO D’ÁGUA” – BBC Brasil – Felipe de Souza Silva

– Categoria Revista

Título: “AMAZÔNIA EM APUROS” – Revista Época/ Rio de Janeiro (RJ) – Hudson Corrêa

– Menção honrosa: Vinícius Sassine

PRÊMIO DE CINEMA – “Margarida de Prata”

– Categoria longa-metragem

Título: “O VOO DA PRIMAVERA” – Essá Filmes- Goiânia (GO) – Dagmar Olmo Talga

– Categoria curta-metragem

Título: “BAIXA FUNDA, O DESTINO DE UM POVO”-  Instituto Marlim Azul – Vitória (ES) – Marcello Sannyos

– Menção honrosa:  Wagner Moura

PRÊMIO DE INTERNET – “Dom Luciano Mendes de Almeida”

– Categoria Portal, sites e blogs

Título: “O GIRO DA PERIFERIA” – webdocumentário sobre empreendedorismo nas periferias/ São Paulo (SP) – Miréia Aparecida da Silva Lima

– Categoria Iniciativas em Redes Sociais

Título: “A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NÃO É FAKE NEWS” – Rádio Agência Senado/ Brasília (DF) – Hunald Vale do Nascimento

– Categoria Aplicativos

Título: “SOU CATEQUISTA” – Agência Minha Paróquia/ São Paulo (SP) – Jacqueline Cristina Souza

– Menção honrosa: Iara e Eduardo Xavier – Caçadores de bons exemplos

PRÊMIO DE TV – “Clara de Assis”

– Categoria Reportagem

Título: “RELATÓRIOS SECRETOS DA CIA MOSTRAM QUE EPISCOPADO BRASILEIRO SE TORNOU PRINCIPAL VOZ EM DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS DURANTE DITADURA”-  Globo News / Brasília (DF) – Gerson Camarotti

– Categoria Documentário

Título: “O PODER DA (DES)INFORMAÇÃO” – TV Brasil EBC/Brasília (DF) – Graciely Bittencourt Machado. A equipe foi representada na premiação pela jornalista Cíntia Vargas

– Menção honrosa: Ricardo Boechat (in memorian) – homenagem entregue à esposa do jornalista, Veruska Boechat

PRÊMIO DE RÁDIO – “Microfone de Prata”

– Categoria Jornalístico

Título: “NATAL – COMO SE FOSSE O PRIMEIRO” – Rádio Band News FM / São Paulo (SP) – Maiara Bastianello

– Categoria Religioso

Título: “NELSINHO PARA TODOS!” – Rádio Aparecida – Carolina Serra Barboza de Faria Reis

– Categoria Entretenimento

Título: “RÁDIO – A VOZ DA EMOÇÃO” – Rádio Aparecida – Marcelo Pacífico Duarte. Recebeu o prêmio o diretor geral da Rádio Aparecida, padre Inácio Medeiros

– Menção honrosa: Milton Jung

Prêmios

Além do Dom Hélder Câmara de Imprensa, a CNBB organiza os prêmios Margarida de Prata, que existe desde a década de 1960, destinado a filmes e documentários; Clara de Assis, a programas de televisão; Microfone de Prata, a programas de rádio; Dom Luciano Mendes de Almeida, a portais, sites, blogs, mídias sociais e aplicativos.

Assim como a UCB, também integram as comissões julgadoras desses prêmios professores e estudantes da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, da Universidade Católica de Salvador e profissionais da Rede Católica de Rádio.

Texto de Yasmin Gurgel sob supervisão do professor Leandro Bessa

Publicado por Rodrigo Eneas