2019
abr
05
Educadores

Professor da Universidade Católica participa de evento em Milão

1º Simpósio Europeu contou com palestra do Prof. Me. Márcio Nascimento de Oliveira, que falou sobre os Desafios e Perspectivas da Arquitetura Hospitalar na América Latina

O coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, Prof. Me. Márcio Nascimento de Oliveira, participou no último dia 29 de março do 1° Simpósio Europeu de Design Hospitalar Salutogênico e Saúde Urbana, organizado pela International Academy for Design and Health, realizado no Instituto Politécnico de Milão. O docente, que também é coordenador do curso de especialização em Arquitetura de Sistemas de Saúde – EASS, falou sobre os “Desafios e Perspectivas da Arquitetura Hospitalar na América Latina”, apresentando um panorama da produção técnico-científica no continente sul-americano. O evento contou com participantes de diversos países europeus, além de profissionais dos Estados Unidos e China, e teve a presença do Professor Márcio como o único palestrante da América Latina.

Para o Prof. Me. Márcio Nascimento de Oliveira, o evento foi uma oportunidade de realizar novos contatos e mostrar os trabalhos produzidos na área aqui no Brasil. ” Ser o único participante latino americano em um evento como esse demanda muita curiosidade nos participantes com relação à produção arquitetônica nessa área da saúde da américa latina, principalmente no Brasil. O evento foi uma oportunidade para que eu mostrasse muitos projetos interessantes, inclusive daqui, de Brasília. A participação nesse simpósio foi uma honra, pois pude representar o continente mostrando que aqui também se faz boa arquitetura hospitalar”, disse o Professor.

A Academia Internacional para Design e Saúde é uma comunidade global de conhecimento interdisciplinar dedicada ao estímulo e à aplicação de pesquisas sobre a interação entre design, saúde, ciência e cultura. A academia possui o principal programa mundial de reconhecimento da excelência profissional na pesquisa e na prática de projetar ambientes saudáveis, organizando eventos e concedendo prêmios a organizações e profissionais internacionais nos setores público e privado que participam de pesquisas e práticas, incluindo planejamento, aquisição, projeto, construção e gerenciamento de ambientes construídos saudáveis.

O Instituto Politécnico de Milão, que sediou o evento, está entre as mais conceituadas instituições de ensino europeias, sendo um dos líderes mundiais no desenvolvimento de pesquisas sobre o ambiente construído, por meio do grupo de pesquisa “Cluster – Design of Health Facilities”, coordenado pelo Prof. Stefano Capolongo. Além da participação no evento, o Prof. Márcio Oliveira iniciou os atendimentos para a celebração de um acordo de cooperação entre as instituições, por meio dos cursos de especialização e mestrado profissional, que irá possibilitar um maior intercâmbio com a participação de docentes e estudantes em atividades de ensino e pesquisa.

Publicado por Faiara Assis Assis

Notícias Recentes

24 abril 2019
Professor da UCB analisa estudo norte-americano sobre redução de mortes por doenças cardiovasculares
22 abril 2019
Estudantes preparam instalações fotográficas sobre o tema “Poéticas de resistência”
16 abril 2019
UCB recebe a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa