2019
jul
03
Divulgação
Educadores

Pesquisa do curso de Nutrição da UCB é premiada internacionalmente

O projeto da egressa da UCB, Mirza Farias, em conjunto com a prof.ª Caroline Romeiro foi avaliado e premiado pelo Congresso Chileno de Nutrição

Em dezembro de 2018, recém-formada, Mirza Farias, egressa do curso de Nutrição da Universidade Católica de Brasília (UCB), e sua orientadora, a coordenadora do curso de Nutrição, Prof.ª Ma. Caroline Romeiro, receberam o prêmio de melhor trabalho na categoria Nutrição Esportiva, da Editora Abril, e o segundo melhor trabalho geral com o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “Avaliação do desempenho de camundongos em teste incremental associado à dieta enriquecida com frutooligossacarídeos”.

Divulgação

Em 2019, a egressa e professora levaram o trabalho para o Congresso Chileno de Nutrição Clínica e Síndrome Metabólica e também tiveram o trabalho destacado entre os melhores.
“Nós avaliamos se o consumo de frutooligossacarídeos (FOS), uma fibra prebiótica, teria influência no desempenho de camundongos sedentários ao realizarem um teste incremental. Para isso, os camundongos foram separados em dois grupos (um que recebeu FOS e o outrodieta padrão) e aplicado o teste em esteira no qual a cada 3 minutos aumentava a velocidade até a exaustão do camundongo. O resultado indicou que o grupo da alimentação com fibras obteve um rendimento maior. Esse tema com fibras prebióticas e performance está em fase inicial de pesquisas, sendo necessários mais estudos para avaliar como ocorre esse processo e se o mesmo aconteceria em humanos”, explicou Mirza Farias.

Mirza iniciou a sua pesquisa durante a sua graduação nos projetos de Iniciação Científica da Universidade. “Poder realizar uma pesquisa desse nível durante a minha graduação foi ímpar, só tenho a agradecer a professora Caroline Romeiro e a Universidade Católica de Brasília por esta oportunidade. Acredito que ter participado da Iniciação Científica durante a graduação me abrirá portas no futuro quando for realizar um mestrado, por exemplo”, destacou.

“O trabalho de pesquisa da Mirza na Iniciação Científica foi parte do meu projeto de doutorado que está finalizando esse ano. Acho que essa oportunidade foi realmente engrandecedora para a Mirza e pra mim, como professora da graduação, e também como estudante da pós-graduação, que tive parte do meu projeto sendo bem avaliado e premiado”, frisou a professora Caroline Romeiro.

Publicado por Rodrigo Eneas

Notícias Recentes

16 julho 2019
Perfil Educador UCB: Rodrigo Lobo Canalli
16 julho 2019
Alunas da UCB são aprovadas para doutorado em Portugal e na Argentina
09 julho 2019
Perfil Estudante UCB: Liliana Lima dos Santos