jun

XVII Semana Brasileira da Enfermagem da UCB

No dia 12 de maio, Dia Internacional do Enfermeiro e da Enfermagem, Curso de Enfermagem da UCB faz live em comemoração à XVII Semana Brasileira da Enfermagem da UCB.

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) celebram em 2020 o ano internacional de profissionais de enfermagem e obstetrícia. Designado pela Assembleia Mundial da Saúde de 2019, o marco comemorativo tem o objetivo de reconhecer o trabalho feito por enfermeiras, enfermeiros e parteiras em todo o mundo, bem como de defender mais investimentos para esses profissionais e melhorar suas condições de trabalho, educação e desenvolvimento profissional.

No dia 12 de maio, em comemoração ao dia Internacional do Enfermeiro e da Enfermagem e a XVII Semana Brasileira da Enfermagem, o curso de Enfermagem da Universidade Católica promoveu um debate atual sobre a temática.

O público participante contou com estudantes e enfermeiros do Distrito federal e do Brasil. As lives superaram as expectavas iniciais e teve a participação de mais de 2600 participantes, como também enfermeiros e estudantes de mais de 17 estados brasileiros.

A programação no período da manhã contou com a participação da Prof.ª Dr.ª Regina Helena Giannotti (pró-reitora Acadêmica da Universidade Católica de Brasília), a Prof.ª Ma. Daniella Melo Arnaud Sampaio Pedrosa (coordenadora do curso de Enfermagem) e Idenise Vieira Cavalcante Carvalho (presidente da ABEn-DF), que abriram o evento. Em seguida, a Dr.ª Monica Padilla, coordenadora da Unidade Técnica de Capacidades Humanas para a Saúde na OPAS/OMS Brasil palestrou sobre Os Sistemas de Saúde e a importância da enfermagem no Mundo. Palestrou também a Dr.ª Ana Paula Cavalcante, consultora Nacional pela Organização OPAS/OMS Brasil em Gestão do Trabalho, que abordou o Relatório da OMS sobre Estado da Enfermagem no Mundo/2020 com ênfase no Brasil.

No período da tarde o evento foi aberto pela mesma equipe da manhã. E em seguida foi a vez do Dr. Wanderson Oliveira, secretário de Vigilância e Saúde do Ministério da Saúde, que palestrou sobre O SUS e a importância da enfermagem frente à Pandemia da COVID-19.

Todas as lives foram facilitadas pela Prof.ª Daniella Melo (coordenadora do Curso de Enfermagem da UCB) e pela prof.ª Maria Alice Fortunato. Além das lives, o curso de Graduação em Enfermagem e o curso Técnico em Enfermagem, juntamente com os seus professores, estudantes e ligas acadêmicas, produziram vários vídeos em homenagem aos profissionais de enfermagem, que foram postados tanto no Instagram do curso de enfermagem (@ucbenfermagem) quanto no Instagram da Universidade (@catolicadebrasilia).

As lives dos eventos estão disponíveis no canal do YouTube da Universidade Católica de Brasília nos links abaixo:

Vídeo da live manhã: https://www.youtube.com/watch?v=hWsTTPNITOk

Vídeo da live da tarde: https://www.youtube.com/watch?v=83uYYJClEqU

Publicado por Tiago Mendes

16 julho 2020
Início do segundo semestre letivo
13 julho 2020
SOAPPe disponibiliza atendimento psicológico individual
03 julho 2020
UCB realiza homenagem in memoriam ao Prof. Nazareth