2020
fev
11
Foto: Faiara Assis
Institucional

Universidade Católica de Brasília recebe seu novo reitor

Prof. Dr. Ricardo Calegari foi escolhido pela UBEC para estar à frente da UCB nos próximos anos

A Universidade Católica de Brasília (UCB) acolheu, na manhã desta terça-feira, 11 de fevereiro, o seu novo reitor. Trata-se do Prof. Dr. Ricardo Pereira Calegari, que sucederá o Prof. Dr. Ir. Jardelino Menegat, que deixa a Instituição após dois anos de intenso trabalho. O professor Calegari foi reitor do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP), em São Paulo/SP, e foi o escolhido pela União Brasileira de Educação Católica (UBEC), mantenedora da UCB, para estar à frente da Instituição nos próximos anos.

Em cerimônia ocorrida no Teatro Católica para toda a comunidade acadêmica (corpo docente e administrativo), presidida pelo presidente do Conselho das Associadas da União Brasileira de Educação Católica, padre Orestes Carlinhos Fistarol, e com a presença do presidente da UBEC, padre José Romualdo Degasperi, o professor Calegari tomou posse.

Foto: Faiara Assis

“Estou muito emocionado por ter sido escolhido para coordenar a Universidade Católica de Brasília. Estar aqui hoje é uma oportunidade única para a minha carreira profissional como professor e gestor em Educação, mas ao mesmo tempo sinto a missão que está sobre minha responsabilidade e me sinto muito confiante e otimista que faremos um ótimo trabalho aqui na Universidade. Estou aqui para preparar a UCB para os próximos 50 anos, então, o meu objetivo é manter toda a qualidade que ela já possui nesses 45 anos de história, e, ao mesmo tempo, trazer algumas inovações, tecnologias. Tenho muitos desafios, mas estou muito otimista”, ressaltou emocionado o novo reitor da UCB para os próximos anos.

Com mais de 24 anos de experiência em docência e gestão, o novo reitor declarou que se preparou a vida toda para hoje estar como Magnífico Reitor da universidade Católica de Brasília.

Foto: Faira Assis

Falando sobre a importância da Universidade no mercado educacional brasileiro, o professor Calegari destacou que a UCB é referência no Centro-Oeste. “A UCB, não à toa, é considerada a melhor Universidade Particular do Centro-Oeste e uma das melhores do país. Tem indicadores de qualidade de alto nível, notas 4 e 5. Tem programas de mestrado e doutorado notas 6, então, a Instituição está muito bem posicionada academicamente. Então, toda a pesquisa que é produzida aqui reflete em toda a sociedade brasileira. Produzimos muita coisa boa, só precisamos canalizar tudo o que acontece aqui de uma maneira que impacte perante a sociedade, e eu acho que com o tempo, devemos resgatar isso”, disse.

Foto: Faiara Assis

Falando sobre os desafios como gestor, Ricardo Calegari ressaltou a sustentabilidade. “A palavra do momento é sustentabilidade, pois vivemos um momento de conseguir conciliar toda essa qualidade acadêmica com a sustentabilidade, então, esse é o meu desafio, trazer para dentro da Universidade a sociedade, para que ela tenha esse pertencimento com a Universidade, e, ao mesmo tempo, trazer essa visão de sustentabilidade para que nós possamos manter a Universidade de uma maneira tranquila, com muitos anos pela frente. Esse é um desafio que permeia todo o ensino superior, que já vem com bastante dificuldade por falta de financiamento estudantil, em que o FIES diminuiu muito a sua oferta. Por isso, nós temos que conseguir trazer esse estudante para dentro da Universidade. O estudante tem hoje dificuldade de ter acesso ao ensino superior, portanto, temos que conciliar a questão do estudante conseguir estudar com os nossos custos operacionais”, explicou.

Foto: Faiara Assis

Segundo o presidente da UBEC, o grande segredo para o sucesso do novo reitor é que ele tenha uma equipe coesa ao seu lado. “Que a sua palavra seja eco em todos os cantos desta Universidade. Se o novo reitor tiver a presença pelos Câmpus, simples como ele é na relação que ele tem com as pessoas, ele vai com certeza ganhar esta Universidade e vai dar a ela a pertinência que ela precisa ter, tanto no ensino, na pesquisa e na extensão. A Universidade tem que ser uma estrela que brilha no Distrito Federal, como sempre foi”, destacou o padre José Romualdo Degasperi.

Prof. Jardelino

Foto: Faiara Assis

O Prof. Dr. Ir. Jardelino Menegat esteve como reitor da UCB por dois anos e contou o apoio dos professores Daniel Rey de Carvalho, pró-reitor Acadêmico, e Júlio Cezar Lindemann, pró-reitor de Administração. Em seu discurso de despedida, o Ir. Jardelino agradeceu o apoio de todo o corpo administrativo e docente.

“O grande ganho da Universidade neste tempo foi a recuperação da sua identidade como universidade Católica, pois procuramos fortalecer o cuidado, o respeito e a valorização das pessoas que constituem a Universidade Católica de Brasília. Portanto, reitero o meu apreço e gratidão para com todos aqueles que ajudaram a levar a UCB ao lugar onde se encontra hoje”, disse Jardelino Menegat.

Currículo do novo reitor

Foto: Faiara Assis

Ricardo Pereira Calegari é graduado em Processamento de Dados pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), pós-graduado em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP), mestre em Educação Sociocomunitária pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL) e doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul.

Foi docente e coordenador do Colégio Técnico Voiron, em Itu, e docente titular nos cursos superiores do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio. Na mesma instituição, ampliou suas ações acadêmico-administrativas como membro da CPA, presidente da Comissão de Acompanhamento Social do PROUNI, vice-presidente da Comissão de Acompanhamento Social do FIES, e ainda, procurador Institucional. Na área de gestão acadêmica, ocupou o cargo de assessor Acadêmico, diretor de Assuntos Universitários, pró-reitor Acadêmico e atualmente reitor. Possui experiência em informática e gestão educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Superior, Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e Estilos de Aprendizagem.

Publicado por Universidade Católica de Brasília

Notícias Recentes

16 julho 2020
Início do segundo semestre letivo
13 julho 2020
SOAPPe disponibiliza atendimento psicológico individual
03 julho 2020
UCB realiza homenagem in memoriam ao Prof. Nazareth