2020
fev
11
Foto: Faiara Assis
Institucional

Universidade Católica de Brasília recebe seu novo reitor

Prof. Dr. Ricardo Calegari foi escolhido pela UBEC para estar à frente da UCB nos próximos anos

A Universidade Católica de Brasília (UCB) acolheu, na manhã desta terça-feira, 11 de fevereiro, o seu novo reitor. Trata-se do Prof. Dr. Ricardo Pereira Calegari, que sucederá o Prof. Dr. Ir. Jardelino Menegat, que deixa a Instituição após dois anos de intenso trabalho. O professor Calegari foi reitor do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP), em São Paulo/SP, e foi o escolhido pela União Brasileira de Educação Católica (UBEC), mantenedora da UCB, para estar à frente da Instituição nos próximos anos.

Em cerimônia ocorrida no Teatro Católica para toda a comunidade acadêmica (corpo docente e administrativo), presidida pelo presidente do Conselho das Associadas da União Brasileira de Educação Católica, padre Orestes Carlinhos Fistarol, e com a presença do presidente da UBEC, padre José Romualdo Degasperi, o professor Calegari tomou posse.

Foto: Faiara Assis

“Estou muito emocionado por ter sido escolhido para coordenar a Universidade Católica de Brasília. Estar aqui hoje é uma oportunidade única para a minha carreira profissional como professor e gestor em Educação, mas ao mesmo tempo sinto a missão que está sobre minha responsabilidade e me sinto muito confiante e otimista que faremos um ótimo trabalho aqui na Universidade. Estou aqui para preparar a UCB para os próximos 50 anos, então, o meu objetivo é manter toda a qualidade que ela já possui nesses 45 anos de história, e, ao mesmo tempo, trazer algumas inovações, tecnologias. Tenho muitos desafios, mas estou muito otimista”, ressaltou emocionado o novo reitor da UCB para os próximos anos.

Com mais de 24 anos de experiência em docência e gestão, o novo reitor declarou que se preparou a vida toda para hoje estar como Magnífico Reitor da universidade Católica de Brasília.

Foto: Faira Assis

Falando sobre a importância da Universidade no mercado educacional brasileiro, o professor Calegari destacou que a UCB é referência no Centro-Oeste. “A UCB, não à toa, é considerada a melhor Universidade Particular do Centro-Oeste e uma das melhores do país. Tem indicadores de qualidade de alto nível, notas 4 e 5. Tem programas de mestrado e doutorado notas 6, então, a Instituição está muito bem posicionada academicamente. Então, toda a pesquisa que é produzida aqui reflete em toda a sociedade brasileira. Produzimos muita coisa boa, só precisamos canalizar tudo o que acontece aqui de uma maneira que impacte perante a sociedade, e eu acho que com o tempo, devemos resgatar isso”, disse.

Foto: Faiara Assis

Falando sobre os desafios como gestor, Ricardo Calegari ressaltou a sustentabilidade. “A palavra do momento é sustentabilidade, pois vivemos um momento de conseguir conciliar toda essa qualidade acadêmica com a sustentabilidade, então, esse é o meu desafio, trazer para dentro da Universidade a sociedade, para que ela tenha esse pertencimento com a Universidade, e, ao mesmo tempo, trazer essa visão de sustentabilidade para que nós possamos manter a Universidade de uma maneira tranquila, com muitos anos pela frente. Esse é um desafio que permeia todo o ensino superior, que já vem com bastante dificuldade por falta de financiamento estudantil, em que o FIES diminuiu muito a sua oferta. Por isso, nós temos que conseguir trazer esse estudante para dentro da Universidade. O estudante tem hoje dificuldade de ter acesso ao ensino superior, portanto, temos que conciliar a questão do estudante conseguir estudar com os nossos custos operacionais”, explicou.

Foto: Faiara Assis

Segundo o presidente da UBEC, o grande segredo para o sucesso do novo reitor é que ele tenha uma equipe coesa ao seu lado. “Que a sua palavra seja eco em todos os cantos desta Universidade. Se o novo reitor tiver a presença pelos Câmpus, simples como ele é na relação que ele tem com as pessoas, ele vai com certeza ganhar esta Universidade e vai dar a ela a pertinência que ela precisa ter, tanto no ensino, na pesquisa e na extensão. A Universidade tem que ser uma estrela que brilha no Distrito Federal, como sempre foi”, destacou o padre José Romualdo Degasperi.

Prof. Jardelino

Foto: Faiara Assis

O Prof. Dr. Ir. Jardelino Menegat esteve como reitor da UCB por dois anos e contou o apoio dos professores Daniel Rey de Carvalho, pró-reitor Acadêmico, e Júlio Cezar Lindemann, pró-reitor de Administração. Em seu discurso de despedida, o Ir. Jardelino agradeceu o apoio de todo o corpo administrativo e docente.

“O grande ganho da Universidade neste tempo foi a recuperação da sua identidade como universidade Católica, pois procuramos fortalecer o cuidado, o respeito e a valorização das pessoas que constituem a Universidade Católica de Brasília. Portanto, reitero o meu apreço e gratidão para com todos aqueles que ajudaram a levar a UCB ao lugar onde se encontra hoje”, disse Jardelino Menegat.

Currículo do novo reitor

Foto: Faiara Assis

Ricardo Pereira Calegari é graduado em Processamento de Dados pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), pós-graduado em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP), mestre em Educação Sociocomunitária pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL) e doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul.

Foi docente e coordenador do Colégio Técnico Voiron, em Itu, e docente titular nos cursos superiores do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio. Na mesma instituição, ampliou suas ações acadêmico-administrativas como membro da CPA, presidente da Comissão de Acompanhamento Social do PROUNI, vice-presidente da Comissão de Acompanhamento Social do FIES, e ainda, procurador Institucional. Na área de gestão acadêmica, ocupou o cargo de assessor Acadêmico, diretor de Assuntos Universitários, pró-reitor Acadêmico e atualmente reitor. Possui experiência em informática e gestão educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Superior, Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e Estilos de Aprendizagem.

Publicado por Rodrigo Eneas

Notícias Recentes

18 fevereiro 2020
Estudante ingressa na UCB com 100% de bolsa pelo ENEM
14 fevereiro 2020
Voluntariado SOI abre vagas
12 fevereiro 2020
Reitor da UCB participa da Acolhida aos Docentes 2020/1