set
Foto: Faiara Assis
Congresso

UCB recebe o Congresso Brasileiro de Vida Silvestre

O evento é marcado por grandes nomes do setor, pesquisadores e estudantes

Começou nesta segunda-feira, 2 de setembro, na Universidade Católica de Brasília (UCB), o Congresso Brasileiro de Vida Silvestre, que nasceu com a ideia de realizar interações por meio de tecnologias disponíveis, com discussões sobre a vida silvestre, de forma compacta, propositiva e democrática.

A proposta é a de um evento técnico-científico que reúne a comunidade acadêmica, técnicos, integrantes de organizações não governamentais que atuam ou têm interesse na temática da vida silvestre. Todos os trabalhos abordam espécies com ênfase nas relações com o ambiente e associação com o ser humano e a sociedade.

Segundo a presidente do Congresso e docente da UCB, Prof.ª Ma. Helga Wiederhecker, o tema principal das discussões será “Espécie, Ecossistema e Sociedade”. “Cada vez mais a vida silvestre tem os seres humanos como vizinhos, e a nossa ação, como bons ou maus vizinhos, interfere nessa vida silvestre. Por isso é importante a capacidade de dialogar, de sentar junto, conversar, ter a empatia, ver as dores dos outros para que juntos consigamos inovar. Então, o nosso congresso surge da necessidade de nos aproximarmos, para que possamos nos reabastecer e manter o diálogo como o que nos aproxime e busque soluções e inovações”, ressaltou a professora Wiederhecker.

O diretor da Escola de Exatas, Arquitetura e Meio Ambiente, Prof. Dr. Douglas José da Silva, que esteve representando a Reitoria da Universidade, lembrou que diante de tantos conflitos da área ambiental e de carência de esclarecimentos técnicos, “é de extrema importância nos encontramos para discutir e refletir sobre esses temas, e o que está em pauta neste evento é a vida, e não existe nenhum tema mais importante do que esse. Sejam muito bem-vindos à Universidade Católica! Estaremos sempre de portas e mentes abertas para refletir temas de tamanha relevância”.

A diretora da Escola de Saúde e Medicina da UCB, Prof.ª Ma. Cristine Savi Fontanive, destacou a grande participação de pesquisadores renomados e a importância de eventos como este para a formação acadêmica e profissional. “Estou aqui representando todos os cursos da Escola de Saúde, não só o curso de Veterinária, pois, a biodiversidade está diretamente relacionada com a qualidade de vida dos animais e do ser humano, tratando da sua saúde física e mental. O tema do Congresso é fundamental e é um prazer receber tantos pesquisadores, profissionais que trabalham nessa área e que possam contribuir para crescimento acadêmico e profissional de nossos estudantes”, disse.

O superintendente de Licenciamento do Instituto Brasília Ambiental (IBRAM), Alisson Santos Neves, destacou: “o nosso dilema é sustentar o tripé da sustentabilidade, então, as nossas decisões vão ao encontro e são permeados pelo tripé da sustentabilidade (social, ambiental e econômicos). Nós, do IBRAM, gostamos desses debates porque devemos cada vez mais aproximar a academia da extensão. Precisamos fazer com que o conhecimento aqui debatido seja cada vez mais presente na tomada de decisão”, explicou.

O representante do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal (CRMV-DF), Roberto Gomes Carneiro, se fez presente e destacou a atuação do Conselho Regional de Medicina Veterinária na defesa da vida animal.

Comissão Organizadora: Presidência – Helga Wiederhecker; Direção de Campo – Morgana Bruno; Direção de ConhecimentoEdilaine Fernandes; Direção de Desenvolvimento – Rodrigo Viana; Direção de RecursosChesterton Ulysses; Direção de Relacionamento – Pamella Cabral. ApoioCarolyne Dias, Thuany do Amaral, Bárbara Maia, Francisco de Souza, Mariana Velásquez, Vinícius Coelho, Nathália Gabriela Coelho, Noeliton Júnior. Comissão Técnica – André de Camargo Guaraldo, Bárbara Medeiros Fonseca, Eduardo Guimarães Santos, Elisângela de Albuquerque Sobreira, Gabrielle Sant’Anna Vieira Cambraia, Luciana de Mendonça-Galvão e Luiz Antônio Lira Júnior.

Confira a programação dos três dias do Congresso Brasileiro de Vida Silvestre, clicando aqui.

Publicado por Rodrigo Eneas

20 setembro 2019
UCB participa da 15ª Semana da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular
19 setembro 2019