2019
jun
10
Foto: Rodrigo Eneas
Pesquisa

UCB promove oficinas para auxiliar os estudantes com a Iniciação Científica

A série de oficinas seguiu até o dia 5, no auditório do Bloco K

Foto: Rodrigo Eneas

A Universidade Católica de Brasília (UCB), por meio do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), que integra a Coordenação-Geral de Desenvolvimento e Inovação (CGDI), o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física e a Coordenação Geral Acadêmica promoveu, nesta segunda-feira, 3 de junho, a primeira Oficina de Elaboração de Propostas de Iniciação Científica, para estudantes da Universidade.

A Iniciação Científica (IC) é uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação nas universidades brasileiras em diversas áreas do conhecimento. Em geral, os estudantes que se dedicam a essa atividade possuem pouca ou nenhuma experiência em trabalhos ligados à pesquisa científica (daí o caráter de “iniciação”), representando seu primeiro contato com tal prática.

Foto: Rodrigo Eneas

Foram três dias de oficinas, e o primeiro dia foi aberto oficialmente pela coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), prof.ª Dr.ª Silvia Alcanfor. “Esta é a primeira vez que ofertamos uma série de oficinas para os nossos estudantes. A organização desta oficina nasceu da conversa da Coordenação do Programa Institucional de IC com o Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UCB, que compartilhou sua experiência na oferta anual de um Curso de Iniciação Científica, e com a Coordenação-Geral Acadêmica, cooperando com a organização e certificação.”, frisou a prof.ª Alcanfor.

A prof.ª Dr.ª Silvia Alcanfor destacou ainda qual a importância das oficinas: “Esse é, para muitos, o primeiro contato com a sistemática e rigor científico da pesquisa. Com os editais de PIBIC, PIBIT e PIC abertos é importante proporcionar um momento de discussão da Ciência , do método científico e ainda das etapas de elaboração e submissão de propostas aos editais citados. Ressalto ainda que temos dois editais de demanda contínua, o Edital para IC voluntário e para IC externo, que se traduzem em oportunidade contínua de envolvimento dos nossos estudantes com a pesquisa.”, disse.

“Todos nós nos mobilizamos para que vocês pudessem ter uma oportunidade diferente das que têm em sala de aula, para vivenciar o que é a pesquisa na prática dentro da nossa Universidade”, ressaltou a professora Alcanfor, lembrado o trabalho de todos os envolvidos para a realização das oficinas.

“Este evento é uma continuidade do Curso de Iniciação Científica, outrora promovido por nove anos pelo PPGEF, e agora em parceria com a CGDI e a CGA”, relata a coordenadora do PPGEF a prof.ª Dr.ª Gislane Ferreira de Melo.

A programação foi a seguinte:

3 de junho (14h às 18h)

Da Iniciação Científica ao Pós-Doutorado: Uma Experiência de Vida!
Prof. Dr. Milton Rocha de Moraes

O que é Ciência?
Prof. Dr. Thiago dos Santos Rosa

Métodos Científicos e Não Científicos
Prof. Dr. Dahan Cunha Nascimento

Pesquisa Qualitativa
Prof. Dr. Luís Otávio T. Assumpção

Oportunidade de Intercâmbios
Estudantes do programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física
Prof.ª Me. Geiziane Leite Rodrigues de Melo
Prof. Me. Caio Victor de Sousa

4 de junho (14h às 18h)

Pesquisa Aplicada e Básica
Prof. Me. Rodrigo Vanerson Passos Neves

Ética na Pesquisa
Prof.ª Dr.ª Gislane Ferreira Melo

Pesquisa Quantitativa
Prof.ª Dr.ª Gislane Ferreira Melo

Ciência no Brasil
Prof. Dr. Herbert Gustavo Simões

5 de junho (14h às 18h)

Preparação de Projeto de Pesquisa & Pesquisa em Base de Dados
Coordenação de Desenvolvimento e Inovação – Prof.ª Dr.ª Silvia Alcanfor e Prof.ª Dr.ª Aline Cabral de Medeiros.

Publicado por Rodrigo Eneas

Notícias Recentes

20 setembro 2019
UCB participa da 15ª Semana da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular
19 setembro 2019
Perfil Estudante UCB: Reuel Gomes Pires
19 setembro 2019
Reitor e professores da UCB participam da VIII Conferência IUS América