2019
set
03
Foto: Faiara Assis
Geral

UCB debate sobre a prevenção ao suicídio

Com a participação de profissionais da área e especialistas, a Universidade Católica de Brasília (UCB) promove uma semana com diversas atividades que têm como objetivo a prevenção ao suicídio

Com o tema “Setembro Amarelo: Porque cuidar é fundamental”, a UCB realiza, nos dias 3, 4 e 5 de setembro, nos Câmpus Taguatinga, Ceilândia e Sobradinho, evento que debate a prevenção ao suicídio e a saúde mental. Com atividades, palestras e oficinas, o evento conta com a organização do Serviço de Orientação e Acompanhamento Psicopedagógico (SOAPPe), com o apoio da Coordenação-Geral Acadêmica (CGPA), de professores, profissionais da área e especialistas. Além de debaterem sobre a prevenção do suicídio, este ano será também discutida a promoção da saúde mental.

De acordo com a coordenadora-geral da CGPA, Prof.ª Ma. Sandra Mara Bessa, estamos vivendo um momento muito grave em relação à saúde mental, em que as doenças como depressão, síndrome do pânico e tantas outras atingem as pessoas, impactando a saúde mental. “A Universidade não pode se furtar a discutir esse tema, principalmente porque temos aqui uma enormidade de jovens que podem tanto estar em estado de sofrimento quanto conhecer pessoas que estejam nesse estado. Elas podem ajudar se tiverem consciência de que é pelo acolhimento, pelo amor e pelo abraço que ajudamos as pessoas a saírem dessa situação. Precisamos capacitar nossos estudantes a superarem dificuldades e preparar esses futuros profissionais a identificarem e perceberem o outro de uma maneira mais humana, mais acolhedora e mais cuidadosa”, destaca a professora.

Para a coordenadora do Serviço de Orientação e Acompanhamento Psicopedagógico (SOAPPe), Ellen Cristina, o evento foi organizado, pensado e baseado na promoção da saúde mental. “Vamos falar sobre a prevenção ao suicídio, mas resolvemos este ano ressaltar a promoção da saúde mental, sobre o que podemos fazer para promovê-la. Nosso evento foi todo organizado nessa linha, com palestras e oficinas que visam esse direcionamento”, afirmou  a coordenadora.

Desde 2015, a campanha mundial “Setembro Amarelo, Mês de Prevenção ao Suicídio” vem sendo amplamente difundida no Brasil, com o objetivo de esclarecer, prevenir, conscientizar e estimular ações de valorização da vida e reverter os índices alarmantes de suicídio, cada vez maiores entre os jovens.

Confira a programação e participe!

Publicado por Rodrigo Eneas

Notícias Recentes

20 setembro 2019
UCB participa da 15ª Semana da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular
19 setembro 2019
Perfil Estudante UCB: Reuel Gomes Pires
19 setembro 2019
Reitor e professores da UCB participam da VIII Conferência IUS América