abr
MEC

UCB: a melhor do DF de acordo com o MEC

Nesta sexta-feira, dia 23, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o Índice Geral de Cursos (IGC) 2019, um dos principais indicadores nacionais de qualidade da educação superior. A Universidade Católica de Brasília conquistou novamente IGC 4, certificando sua excelência.

O cálculo do IGC é realizado anualmente e leva em consideração a média do Conceito Preliminar do Curso (CPC) dos últimos três anos e a avaliação dos cursos de pós-graduação de cada instituição de ensino superior. Dessa forma, o resultado divulgado compreende a análise de cada curso de graduação da Instituição nos anos entre 2017 e 2019. O Índice varia de 1 a 5 e as instituições com notas 4 e 5 são consideradas de excelência (confira resultado geral)

Como método de análise, o CPC e o IGC consideram os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação. Nesse sentido, são considerados os conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial e a satisfação dos universitários com as IES, feito por meio de questionário.

Publicado por Gabrielle Garcia Soares

Pesquisa da UCB aponta megatendências mundiais para 2040