Premiação

TCC ganha prêmio do Conselho Federal de Arquitetura e Urbanismo

Premiação reconhece os melhores trabalhos de conclusão de graduação

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal (CAUD/DF) divulgou o resultado do 1° Prêmio Trabalho de Conclusão (TCC). O objetivo da iniciativa era divulgar a produção realizada ao final da formação dos cursos de graduação mediante uma avaliação crítica, favorecendo o debate da relação entre o ensino e a prática profissional.

Foram três categorias de premiação: Projeto de Arquitetura; Projeto de Urbanismo; e Projeto Especial. A Comissão Julgadora levou os seguintes critérios de avaliação: domínio teórico-conceitual; explicitação do conceito; adequação do tema, lugar, demandas sociais e programa; coerência entre programa e proposta; clareza, adequação e viabilidade; solução plástico-formal; solução técnico-construtiva; comunicação visual das pranchas, e representação gráfica.

Urbanismo

O estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo da UCB Marcelo Vaz venceu em 2º lugar, na categoria urbanismo, com o projeto Setor Comercial Sul: uma nova forma de habitar, orientado pela professora Aline Stefânia Zim.

Setor Comercial Sul

Categoria Urbanismo

O objetivo do projeto era propor habitação para o Setor Comercial Sul, localizado no centro de Brasília. Com apropriação do espaço público de uma maneira mais contemporânea e efêmera.  A área ganharia aproximadamente 4.000 mil novos moradores entre unidades de 01 e 02 quartos distribuídos pelo setor.

“Eu fiquei muito feliz e honrado de estar representando a Católica nessa premiação, afinal foi aqui que aprendi tudo com o corpo docente qualificado e com a grade horária oferecida” destacou Marcelo Vaz.

Arquitetura

Categoria Arquitetura

Já o estudante Luiz Felipe Tada recebeu menção honrosa, na categoria arquitetura, com o projeto Estação Bernardo Sayão: transporte público como eixo de desenvolvimento urbano. A pesquisa tinha como finalidade propor um programa arquitetônico que criasse uma estação que resultasse em 2.590 metros quadrados de área para a nova estação, divididos em 4 setores, e 1.283 metros quadrados para o novo galpão comercial destinado à feira para produtores. Também foi previsto a instalação de uma locomotiva com vagão restaurante restaurados que, além da atividade de comércio alimentício, teria a função de compor a paisagem.

Premiação

No total, foram 29 trabalhos enviados por sete instituições de ensino superior participantes. A Universidade Católica de Brasília inscreveu um total de quatro trabalhos.

Os três primeiros trabalhos colocados de cada categoria e as menções honrosas, serão expostos pelo CAU/DF em local a ser divulgado.

No dia 18 de novembro, acontecerá a solenidade de premiação que será transmitida pela plataforma zoom.

Publicado por Gabrielle Garcia Soares

22 abril 2021