2021
abr
30
Geral

Projetos desenvolvidos na UCB são aprovados no CATALISA ICT

Edital busca mestres e doutores que querem transformar suas pesquisas em um projeto inovador para a sociedade

Pesquisas desenvolvidas na Universidade Católica de Brasília (UCBforam selecionadas no edital Catalisa ICT do Sebrae, programa focado em mestres, doutores e alunos de mestrado ou doutorado, que querem transformar a sua pesquisa com potencial de mercado em um produto ou processo inovador. Essa jornada, com duração de aproximadamente 3 anos, contará com quatro etapas: mobilizar e despertar para empreender; aprender e estruturar; desenvolver e testar; e inovar e acelerar. 

Mineração De Emoção Para Detecção De Padrões De Ideação Sobre Confiança E Satisfação Do Consumidor Em Plataformas Online 

Um dos projetos selecionados foi o da Laylla Toledo, egressa do programa de Mestrado de Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação, hoje denominado Mestrado em Governança e Tecnologia da Informação que retrata sobre a detecção de padrões no comportamento do consumidor em plataformas online através da mineração de emoções. 

“O objetivo da minha pesquisa foi fazer análises das emoções dos usuários em redes sociais, para poder identificar as emoções durante as interações de mensagens textuais, classificando se o usuário está expressando alegria, tristeza, raiva, confiança, rejeição, e poder ajudar as pessoas que estão passando por crises emocionais, então imagina você poder auxiliar esses usuários a buscarem serviços da área da saúde. O objetivo é favorecer e agilizar o processo de identificação desse mal-estar psicológico, então quanto mais rápido nós identificarmos e pudermos fazer essa triagem e encaminhamento para os profissionais da saúde e para os próprios usuários será possível minimizar o impacto dos transtornos psicológicos na vida das pessoas. Sinto-me muito feliz por ter conseguido fazer parte dessa seleção de pensadores, estudiosos e curiosos que estão muito motivados em querer descobrir, inovar e incrementar serviços para a qualidade de vida da nossa população, me traz uma realização pessoal muito grande. Isso não seria capaz de acontecer, sem o apoio dos orientadores da minha dissertação do Mestrado, o professor Remis Balaniuk e o Hércules Antônio do Prado.” relata Laylla.

MELANIEː (Machine + Active) Learning : Inteligência Artificial Pedagógica Na Descoberta Da Aprendizagem Customizada 

Outro projeto selecionado foi o do Marcelo Carboni, egresso do programa de Mestrado em Educação da UCB, objetivo geral da pesquisa é desenvolver um modelo de aprendizado customizado baseado nas melhores práticas pedagógicas elencadas e na utilização de inteligência artificial como ferramenta para subsidiar os atores envolvidos na Educação Superior, tais como estudantes, professores , equipe pedagógica, dirigentes, dentre outros. O projeto foi orientado pelo Prof. Eduardo Moresi. 

Próximos passos: 

O edital foi focado em pesquisas desenvolvidas por mestres, doutores e estudantes de programas stricto sensu e oferecerá aos contemplados capacitações com foco na transformação dos projetos contemplados em um Plano de Inovação. Após elaborado, os pesquisadores poderão submeter o Plano de Inovação a um novo edital, no qual 270 equipes universitárias serão selecionados e receberão o aporte de até R$150.000,00 para a sua execução. 

O que é o Catalisa ICT? 

O Catalisa ICT, uma jornada de aceleração da academia ao mercado, é um programa focado em mestres, doutores e alunos de mestrado ou doutorado, que querem transformar a sua pesquisa com potencial de mercado em um produto ou processo inovador. Essa jornada, com duração de aproximadamente 3 anos, contará com quatro etapas: mobilizar e despertar para empreender; aprender e estruturar; desenvolver e testar; e inovar e acelerar. 

Publicado por Ana Karla de Paula

Notícias Recentes

17 agosto 2021
UBEC promove diálogo sobre Esperança e Humanismo Solidário
12 agosto 2021
20 anos de Medicina UCB – você faz parte dessa história!
04 agosto 2021
UCB oferece bolsas de 50% para a graduação