dez
Foto: Faiara Assis

Projeto da UCB pesquisa os benefícios do treinamento funcional

As pesquisas com o CronoLife tem o objetivo de verificar se o treinamento funcional traz benefícios para a saúde física e psicológica de pessoas com sobrepeso

O Programa de Pós-Graduação em Educação Física, da Universidade Católica de Brasília (UCB), está desenvolvendo um projeto chamado “CronoLife”, sob coordenação da Prof.ª Dr.ª Elaine C. Vieira, que tem como objetivo verificar se o treinamento funcional traz benefícios para a saúde física e psicológica de pessoas com sobrepeso. O público-alvo do projeto são os colaboradores da Universidade.

Foto: Faiara Assis

“Dentre esses benefícios podemos citar a melhora da qualidade do sono, melhora nos níveis de ansiedade e depressão e parâmetros bioquímicos, nutricionais e hormonais. O projeto teve início no mês de novembro e terminará no dia 16 de dezembro de 2019. Cerca de 35 funcionários da UCB estão participando do projeto CronoLife, que é realizado três vezes por semana todas as segundas, quartas e sextas”, explicou a professora Elaine.

O treinamento funcional é ministrado por estudantes já formados ou que ainda estão cursando a graduação em Educação Física. As coletas de dados do projeto também têm a participação de estudantes de graduação em Medicina, Nutrição, Enfermagem e Odontologia.

Esses estudantes fazem parte de projeto de Iniciação Científica que compõem o grupo de pesquisa em Cronobiologia Exercício e Saúde (CronoExs), também coordenado pela Prof.ª Dr.ª Elaine Vieira. “O projeto está tendo muito êxito entre os funcionários da UCB que já mostraram interesse em continuar o treinamento funcional no próximo ano. Uma das possibilidades para a continuação desse projeto é torná-lo um projeto de extensão dentro da Universidade para todos os funcionários interessados”, destacou a professora.

O projeto CronoLife foi financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF).

Publicado por Rodrigo Eneas

06 janeiro 2020
Alfabetização Cidadã seleciona voluntários para 2020
16 dezembro 2019