2022
ago
25
Pesquisa

Programa de stricto sensu recebe menção honrosa da CAPES

Na primeira quinzena de agosto, o programa de Pós-graduação em Ciências Genômicas e Biotecnologia da Universidade Católica de Brasília recebeu menção honrosa no Prêmio CAPES de Tese. A premiação é realizada anualmente e nela são reconhecidas as melhores teses de doutorado desenvolvidas em cada área. Para a seleção, são considerados os seguintes critérios de originalidade do trabalho, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação e o valor agregado pelo sistema educacional ao candidato. Para esta premiação, a área da Biotecnologia na CAPES seleciona três teses, para receberem o prêmio de melhor tese e 2 menções honrosas.   

A tese de doutorado intitulada “Protótipo de cone biodegradável como uma estratégia nanobiotecnológica para a endodontia regenerativa” do estudante Maurício Gonçalves da Costa Sousa, orientado pela profa. Dra. Taia Rezende e coorientado pelo prof. Dr. Octávio Franco, traz uma proposta inovadora com a indicação de um produto para uso em procedimentos de terapia endodôntica regenerativa. O trabalho recebeu uma das menções honrosas, classificando a tese como uma das 3 melhores teses de doutorado defendidas em 2021.   

Atualmente no país, existem 64 programas de Pós-Graduação Stricto Sensu na área de Biotecnologia. O programa de Pós-graduação em Ciências Genômicas e Biotecnologia da UCB, apresenta nota 6 na CAPES e é reconhecido como um programa de excelência no país. 

O estudante Maurício Gonçalves é egresso dos cursos de graduação em Odontologia e do programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Genômicas e Biotecnologia na UCB. Atualmente é pós-doutorando na Oregon Health and Science University.

A prof.ª. dra. Taia Rezende destacou a importância da menção. “É um prêmio que orgulha muito nosso programa de Pós-graduação em Ciências Genômicas e Biotecnologia e nos coloca em destaque frente aos outros mais de 60 programas de pós-graduação, na área da Biotecnologia no Brasil”. 

Como resultado da tese do estudante, uma patente foi depositada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI, um artigo foi publicado na revista Bioactive Materials com impacto 16.84, além da participação do aluno e orientadores, em outras 10 publicações ao longo dos 4 anos de doutorado. Em adição, este trabalho teve a participação de duas universidades parceiras, a University of British Columbia, no Canadá e a University of Texas Health Science Center at Houston, nos EUA. 

 “Isso só mostra a qualidade do trabalho da nossa equipe de ter feito uma tese na área de biotecnologia e odontologia, desenvolvendo novos produtos e com isso conquistando a respeitabilidade no país inteiro”, disse o prof. Dr. Octávio Franco.  

 

Sobre a CAPES 

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), é uma Fundação do Ministério da Educação (MEC), e tem como missão a expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) no Brasil. Em 2007, também passou a atuar na formação de professores da educação básica. 

As atividades da CAPES são agrupadas nas seguintes linhas de ação, cada qual desenvolvida por um conjunto estruturado de programas: 

  • avaliação da pós-graduação stricto sensu; 
  • acesso e divulgação da produção científica; 
  • investimentos na formação de pessoal de alto nível, no País e exterior; 
  • promoção da cooperação científica internacional; 
  • indução e fomento da formação inicial e continuada de professores para a educação básica nos formatos presencial e a distância. 
Publicado por Lauana Damacena