2020
jul
03
Notícias

UCB realiza homenagem in memoriam ao Prof. Nazareth

Na última sexta-feira, 26, a Universidade Católica de Brasília (UCB) e a União Brasileira de Educação Católica (UBEC) homenagearam, in memoriam, o prof. José Teixeira da Costa Nazareth com uma Cerimônia Eucarística e criação de um Memorial que recebe seu nome, por sua significativa contribuição para a idealização e concretização da UCB.

Nazareth foi um dos fundadores do Grupo UBEC e esteve à frente de vários projetos do grupo, inclusive, a criação das Faculdades Integradas da Católica de Brasília, hoje, Universidade Católica de Brasília (UCB).

Durante a homilia da Missa de 30º dia do falecimento do professor, o presidente do Conselho de Administração da UBEC, Pe. Romualdo Gaspari, recordou a trajetória do homenageado: “o professor Nazareth pensou na Educação Superior, dirigiu-se a seu inspetor para enunciar suas ideias sobre a criação de uma faculdade católica. Seu inspetor disse que ele não deveria se meter com isso.” Devido ao seu espírito empreendedor, Nazareth, mesmo diante da negativa de seu superior, ousou e buscou dialogar com todos os diretores do ensino fundamental e médio e através do diálogo com todos conseguiu criar a Associação dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (AEPE/DF). “Ele saiu da conveniência, fez com que sua ideia se concretizasse e mais tarde teve a felicidade de, no final de 1994, ter a então Faculdades Integradas da Católica de Brasília (FICB), reconhecida como Universidade pelo Ministério da Educação”, finaliza Pe. Romualdo.

Para manter viva a história da UCB e homenagear as contribuições do prof. José Nazareth, a Instituição criou o Memorial Prof. Luiz Teixeira da Costa Nazareth, que conta com objetos, troféus e lembranças que fizeram parte da criação e história da Universidade. “A UCB possui uma história construída pela dedicação de muitos que por aqui passaram, e que, de alguma forma colaboraram para seu crescimento. E dentre essas pessoas encontra-se o prof. José Teixeira Nazareth, que esteve presente nesta Universidade desde o início, quando a UCB era apenas um ideal, ” afirmou o Magnífico Reitor, Prof. Dr. Ricardo Callegari.

Devido à pandemia, o evento foi transmitido online pelo canal TV Católica do Youtube.

Publicado por Tiago Mendes

Notícias Recentes

16 julho 2020
Início do segundo semestre letivo
13 julho 2020
SOAPPe disponibiliza atendimento psicológico individual
25 junho 2020
Programa Graduação Santander Universidades lança edital