jul

UCB realiza homenagem in memoriam ao Prof. Nazareth

Na última sexta-feira, 26, a Universidade Católica de Brasília (UCB) e a União Brasileira de Educação Católica (UBEC) homenagearam, in memoriam, o prof. José Teixeira da Costa Nazareth com uma Cerimônia Eucarística e criação de um Memorial que recebe seu nome, por sua significativa contribuição para a idealização e concretização da UCB.

Nazareth foi um dos fundadores do Grupo UBEC e esteve à frente de vários projetos do grupo, inclusive, a criação das Faculdades Integradas da Católica de Brasília, hoje, Universidade Católica de Brasília (UCB).

Durante a homilia da Missa de 30º dia do falecimento do professor, o presidente do Conselho de Administração da UBEC, Pe. Romualdo Gaspari, recordou a trajetória do homenageado: “o professor Nazareth pensou na Educação Superior, dirigiu-se a seu inspetor para enunciar suas ideias sobre a criação de uma faculdade católica. Seu inspetor disse que ele não deveria se meter com isso.” Devido ao seu espírito empreendedor, Nazareth, mesmo diante da negativa de seu superior, ousou e buscou dialogar com todos os diretores do ensino fundamental e médio e através do diálogo com todos conseguiu criar a Associação dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (AEPE/DF). “Ele saiu da conveniência, fez com que sua ideia se concretizasse e mais tarde teve a felicidade de, no final de 1994, ter a então Faculdades Integradas da Católica de Brasília (FICB), reconhecida como Universidade pelo Ministério da Educação”, finaliza Pe. Romualdo.

Para manter viva a história da UCB e homenagear as contribuições do prof. José Nazareth, a Instituição criou o Memorial Prof. Luiz Teixeira da Costa Nazareth, que conta com objetos, troféus e lembranças que fizeram parte da criação e história da Universidade. “A UCB possui uma história construída pela dedicação de muitos que por aqui passaram, e que, de alguma forma colaboraram para seu crescimento. E dentre essas pessoas encontra-se o prof. José Teixeira Nazareth, que esteve presente nesta Universidade desde o início, quando a UCB era apenas um ideal, ” afirmou o Magnífico Reitor, Prof. Dr. Ricardo Callegari.

Devido à pandemia, o evento foi transmitido online pelo canal TV Católica do Youtube.

Publicado por Tiago Mendes

16 julho 2020
Início do segundo semestre letivo
13 julho 2020