2022
nov
21
Seminário

Seminário aborda saúde mental e o que aprendemos com a pandemia

Aconteceu, nos dias 7, 8 e 9 de novembro, o IV Seminário Internacional Sociedade, Cultura e Saúde Mental, na Universidade Católica de Brasília. O evento desse ano abordou o tema “Sentido da Vida e Saúde: O que aprendemos com a pandemia? O objetivo do seminário foi compartilhar experiências e conhecimentos, promover o debate, com o intuito de estimular pesquisas e a compreensão das decorrências da pandemia de Covid-19 para a saúde das pessoas, de modo amplo, e formar profissionais em psicologia, saúde e educação. 

Na abertura, a pró-reitora, professora mestra Adriana Pelizzari falou sobre a importância do tema central do seminário. “Falar em saúde mental é prioridade. Na pandemia, todos nós tivemos uma marca. E esse momento é para falar sobre o que aprendemos.”, disse Pelizzari. Ela ainda reafirmou o trabalho que a Católica de Brasília vem fazendo sobre o tema. “A UCB já vem há alguns anos reforçando, por meio de eventos, a importância da saúde mental.  

Na programação estava previsto conferências, mesas-redondas, debates e apresentação de pôsteres com temas como “The Silence Around Non-Ordinary Experiences During the Pandemic (O silêncio em torno das experiências não ordinárias durante a pandemia)”, com a Profa. Bettina Schmidt,  “Secularização, sentido da vida e cuidado espiritual durante a pandemia do Covid-19: Implicações clínicas”, com o Dr. Marcelo Saad, “Pontos de vista: A reinvenção da esperança depois da pandemia” com o Prof. Miguel Farias, entre outras. 550 pessoas participaram dos três dias de evento. 

Na abertura, a pró-reitora, professora mestra Adriana Pelizzari falou sobre a importância do tema central do seminário. “Falar em saúde mental é prioridade. Na pandemia, todos nós tivemos uma marca. E esse momento é para falar sobre o que aprendemos.”, disse Pelizzari. Ela ainda reafirmou o trabalho que a Católica de Brasília vem fazendo sobre o tema. “A UCB já vem há alguns anos reforçando, por meio de eventos, a importância da saúde mental”.  

A Pprofessora Marta Helena de Freitas, do programa de mestrado e doutorado em Psicologia e organizadora do seminário, falou destacou a importância do evento, não somente pelo tema, mas também pela simbologia do encontro após os anos sem contato físico entre as pessoas.  

“É muito bom que tenhamos tido a oportunidade de nos unirmos para discutirmos o que nós aprendemos com as mazelas da pandemia. Será que aprendemos mesmo? E como foi possível organizar, logo após esse período de transição pós-pandemia? Talvez tenha sido possível, em parte, exatamente, por causa daquilo que aprendemos na pandemia, por mais sequelas que isso também tenha nos deixado”, afirmou a professora. 

Assista a transmissão:

Dia 1 (Matutino): https://youtu.be/V21jQAGka_o
Dia 1 (Vespertino): https://youtu.be/DeeZh3H473I
Dia 2 (Vespertino): https://youtu.be/mInulIt8xK0
Publicado por Lorenna Kuroda