2022
ago
10
Institucional

Mantenedora da UCB celebra 50 anos à missão de educar

A União Brasileira de Educação Católica (UBEC), mantenedora da Universidade Católica de Brasília celebra, no próximo dia 12, meio século de dedicação à missão de educar. A Instituição, nascida em 1972 com o objetivo de manter instituições católicas de ensino e construir uma rede de educação sólida e de qualidade, hoje vê os seus princípios e valores serem multiplicados em dez Unidades de Missão localizadas no Centro-Oeste, Sul, Norte, Nordeste e Sudeste. 

Com o tema “Memória, presença e profecia”, as dimensões de passado, presente e futuro são eixos estruturantes e norteadores da ação celebrativa, que se baseia também nas dimensões fundamentais à missão da UBEC e da Universidade Católica de Brasília: identidade, a educação e o compromisso social. 

Para o presidente do Conselho das Associadas do Grupo UBEC, Ir. Olavo José Dalvit, o cinquentenário da Instituição é um chamado a seguir servindo, sem medir esforços, como Igreja que caminha junto com seu povo, compartilhando as dificuldades, cultivando sonhos em prol de uma educação inclusiva e transformadora.   

“Celebrar o Jubileu significa ter consciência da nossa existência, presença e missão como Grupo UBEC e potencializar a nossa identidade, acreditar no projeto educativo que entregamos à sociedade e assumir, mais uma vez, o compromisso social de contribuir com a mudança de vida daqueles que precisam de nós”, apontam. 

 

História 

A origem do cinquentenário grupo educacional está na experiência internacional em educação e atuação missionária e evangelizadora de cinco congregações religiosas, somada à uma diocese: Irmãs Salesianas, Irmãos Lassalistas, Irmãos Maristas, Irmãos e Padres Estigmatinos, Irmãos e Padres Salesianos e Diocese de Itabira/Coronel Fabriciano. A pluralidade de instituições religiosas enriquece e potencializa o jeito de educar da UBEC, além de ser uma experiência de sinodalidade – de “caminhar juntos”. 

Segundo o presidente do Conselho de Administração do Grupo UBEC, Pe. Geraldo Adair da Silva, o grupo é fruto da união de pessoas de fé impregnados pelo carisma dos fundadores. “Desde o lançamento da pedra fundamental, que inicia essa caminhada em solo brasiliense, até os dias de hoje, em que chegamos às cinco regiões brasileiras, trazemos em nossa trajetória a marca de um trabalho construído por muitas mãos, vozes, pensamentos e sentimentos que, juntos, tornaram realidade o ideal de educação e evangelização dos seus santos fundadores – que nos inspiram no presente pela resiliência, amorosidade, trabalho empreendedor e o amor à educação”, finaliza. 

Publicado por Lauana Damacena

Notícias Recentes

03 agosto 2022
Núcleo de Prática Jurídica da UCB firmou parceria com o MPDFT
03 agosto 2022
Participe do programa de exercícios físicos para pessoas idosas
03 agosto 2022
Inscrições para o FIES – 2º semestre de 2022