2020
mar
11
Faiara Assis
Acolhida

Lançamento do Projeto Diálogos

A União Brasileira de Educação Católica (UBEC) realizou nesta terça (10), no Teatro Católica, o lançamento do projeto Diálogos. O objetivo do encontro foi discutir temas relevantes sobre a pastoralidade. Ao longo do ano serão realizados 4 encontros, este primeiro foi sobre a Campanha da Fraternidade 2020, que tem como proposta a formação e aprofundamento do tema “Fraternidade e Vida – Dom e Compromisso” e do lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”.

A abertura do encontro foi realizada pela moderadora do evento Profa. Adriana Hassin, da Coordenação de Ed. Básica do Grupo UBEC, que saudou os presentes e deu início ao debate; em seguida, os convidados Pe. Patrick Batista, secretário executivo de Campanhas da CNBB, Joaquim Silva, especialista de Pastoralidade do Grupo UBEC, e Pe. Isaac Celestino, da Coordenação de Pastoralidade do CECB, prosseguiram com o diálogo sobre a Campanha da Fraternidade 2020.

Os convidados iniciaram apresentando o tema “Fraternidade e Vida – Dom e Compromisso” e do lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”, a partir do método ver, julgar e agir, ver a realidade, julgar compader-se e sentir-cuidar, nos provocando a fazer o mesmo em nossas realidades.

O tema e o lema da Campanha da Fraternidade deste ano são pertinentes e nos provocam a ser pessoas acolhedoras e cuidadoras daqueles que mais estão fragilizados em nossa realidade e este faz parte da nossa missão educativa.

O evento contou com a participação de gestores, colaboradores administrativos e docentes, com transmissão e chat para as outras Unidades de Missão do Grupo UBEC, que de maneira virtual puderam acompanhar e interagir.

De acordo com o especialista de Pastoralidade do Grupo UBEC, Joaquim Silva, o lançamento do Projeto Diálogos é algo almejado pelos líderes de pastoralidade do grupo. “É uma alegria muito grande estarmos aqui, trocando ideias sobre um tema que é tão importante para carreira da igreja, e para caminhada das instituições de educação católica, a ideia é que ao longo do ano nessa caminhada possamos dedicar tempo para conversar sobre temas que são importantes para o meio educacional sobretudo o meio educacional católico. É uma alegria estar aqui para conversar e aprofundar sobre um tema que é importante, que é urgente”, disse Joaquim Silva.

Para a moderadora do evento Profa. Adriana Hassin, o encontro propõe troca de experiências e reflexões dos pensamentos. “O propósito desse projeto chama-se diálogos, pois abrimos um espaço de conversa, de reflexão de transformação e também de troca que a tecnologia nos permite, aproximando conversas, diálogos e pensamentos. É uma honra e uma responsabilidade enorme fazer parte dessa estreia, participar de um tema tão necessário, pensar na Campanha da Fraternidade e mais do que pensar colocá-la em prática, vivificando a nossa fé, por meio de ações, obras e temas”.

Segundo o Pe. Patrick Batista, o grande objetivo geral da campanha da fraternidade é chamar atenção de toda comunidade cristã católica para determinadas situações na sociedade que clamam pela presença dos cristãos. “Este ano, observando o cenário de indiferença no Brasil, os Bispos nos fazem esse convite para que possamos refletir a vida como Dom de Deus, resgatando o sentido da vida tal como Jesus nos apresenta no Evangelho, tal como a tradição cristã vem nos apresentando ao longo de 2 milênios. Por isso, então, que o grande lema que nos inspira é a parábola do bom samaritano, ver, compadecer e cuidar. E o lema nos indica em que direção nós seremos essa transformação, quais os passos e caminhos a trilhar”, destacou o Pe. Patrick Batista.

Por: Faiara Assis

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Publicado por Universidade Católica de Brasília

Notícias Recentes

03 julho 2020
rof. Luiz Teixeira da Costa Nazareth é homenageado, in memoriam.
25 junho 2020
Programa Graduação Santander Universidades lança edital
05 junho 2020
XVII Semana Brasileira da Enfermagem da UCB