2020
mar
11
Faiara Assis
Acolhida

Lançamento do Projeto Diálogos

A União Brasileira de Educação Católica (UBEC) realizou nesta terça (10), no Teatro Católica, o lançamento do projeto Diálogos. O objetivo do encontro foi discutir temas relevantes sobre a pastoralidade. Ao longo do ano serão realizados 4 encontros, este primeiro foi sobre a Campanha da Fraternidade 2020, que tem como proposta a formação e aprofundamento do tema “Fraternidade e Vida – Dom e Compromisso” e do lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”.

A abertura do encontro foi realizada pela moderadora do evento Profa. Adriana Hassin, da Coordenação de Ed. Básica do Grupo UBEC, que saudou os presentes e deu início ao debate; em seguida, os convidados Pe. Patrick Batista, secretário executivo de Campanhas da CNBB, Joaquim Silva, especialista de Pastoralidade do Grupo UBEC, e Pe. Isaac Celestino, da Coordenação de Pastoralidade do CECB, prosseguiram com o diálogo sobre a Campanha da Fraternidade 2020.

Os convidados iniciaram apresentando o tema “Fraternidade e Vida – Dom e Compromisso” e do lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”, a partir do método ver, julgar e agir, ver a realidade, julgar compader-se e sentir-cuidar, nos provocando a fazer o mesmo em nossas realidades.

O tema e o lema da Campanha da Fraternidade deste ano são pertinentes e nos provocam a ser pessoas acolhedoras e cuidadoras daqueles que mais estão fragilizados em nossa realidade e este faz parte da nossa missão educativa.

O evento contou com a participação de gestores, colaboradores administrativos e docentes, com transmissão e chat para as outras Unidades de Missão do Grupo UBEC, que de maneira virtual puderam acompanhar e interagir.

De acordo com o especialista de Pastoralidade do Grupo UBEC, Joaquim Silva, o lançamento do Projeto Diálogos é algo almejado pelos líderes de pastoralidade do grupo. “É uma alegria muito grande estarmos aqui, trocando ideias sobre um tema que é tão importante para carreira da igreja, e para caminhada das instituições de educação católica, a ideia é que ao longo do ano nessa caminhada possamos dedicar tempo para conversar sobre temas que são importantes para o meio educacional sobretudo o meio educacional católico. É uma alegria estar aqui para conversar e aprofundar sobre um tema que é importante, que é urgente”, disse Joaquim Silva.

Para a moderadora do evento Profa. Adriana Hassin, o encontro propõe troca de experiências e reflexões dos pensamentos. “O propósito desse projeto chama-se diálogos, pois abrimos um espaço de conversa, de reflexão de transformação e também de troca que a tecnologia nos permite, aproximando conversas, diálogos e pensamentos. É uma honra e uma responsabilidade enorme fazer parte dessa estreia, participar de um tema tão necessário, pensar na Campanha da Fraternidade e mais do que pensar colocá-la em prática, vivificando a nossa fé, por meio de ações, obras e temas”.

Segundo o Pe. Patrick Batista, o grande objetivo geral da campanha da fraternidade é chamar atenção de toda comunidade cristã católica para determinadas situações na sociedade que clamam pela presença dos cristãos. “Este ano, observando o cenário de indiferença no Brasil, os Bispos nos fazem esse convite para que possamos refletir a vida como Dom de Deus, resgatando o sentido da vida tal como Jesus nos apresenta no Evangelho, tal como a tradição cristã vem nos apresentando ao longo de 2 milênios. Por isso, então, que o grande lema que nos inspira é a parábola do bom samaritano, ver, compadecer e cuidar. E o lema nos indica em que direção nós seremos essa transformação, quais os passos e caminhos a trilhar”, destacou o Pe. Patrick Batista.

Por: Faiara Assis

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Publicado por Universidade Católica de Brasília

Notícias Recentes

06 janeiro 2021
Egressos da UCB são premiados em Festival de Cinema na Argélia
22 dezembro 2020
Inscrições: jornada de aceleração de academia ao mercado
17 dezembro 2020
Professores lançam livro sobre economia e programas sociais