Jornada Acadêmica de Odontologia debate papel das redes sociais

Evento foi marcado pela reinauguração da Carreta Odontológica

A 20ª Jornada Acadêmica de Odontologia e o 5º Congresso de Odontologia da Universidade Católica de Brasília (UCB) ocorreram  entre os dias 26 a 28 de outubro. “O objetivo foi  buscar conhecimento científico e aprimorar a troca de experiências acadêmicas científicas da Odontologia”, informou o professor Eric Jacomino Franco, coordenador do curso de Odontologia na UCB. Esta vigésima edição  recebeu profissionais e professores do Brasil, que contribuíram cientificamente ao longo da semana.

O evento teve como tema principal “O papel das redes sociais na vida pessoal e profissional do dentista”. Na ocasião, houve um talk show durante o qual foram discutidas as oportunidades oferecidas por essas ferramentas e como o dentista pode usá-las de maneira consciente e eficiente. No dia seguinte, na terça-feira, houve a apresentação dos trabalhos científicos. Na quarta-feira, aconteceu uma palestra com alguns profissionais,  como a  professora Raquel Lanna Passos, ex-estudante da Católica, que veio de Curitiba; e os doutores Soraya Moretti e Marcelo Patit Karin. No último dia, na quinta-feira, ocorreu o primeiro encontro de Odontologia da Rede UBEC (União Brasileira de Educação Católica) com os professores Iury Machado Ribeiro da UCB e André Luiz de Oliveira da Unileste de Ipatinga em Minas Gerais, com transmissão simultânea no YouTube.

Além desses eventos, foi reinaugurada a Carreta Odontológica da Católica, que esteve parada devido à pandemia, com o projeto de extensão “Liga do Sorriso”, e  apoio das empresas parceiras Fenelon, By Patit, Dental EME, ORAIS, KM Produções e Usatec BSB.  A finalidade do projeto foi  levar uma boa saúde bucal  a crianças e jovens em idade escolar. Até o momento, 838 pessoas foram atendidas gratuitamente. “Têm três cadeiras odontológicas dentro da carreta. A gente não vai em um mutirão e faz uma ação em um dia, atendendo alguns casos e outros não. A gente vai a um lugar e fica até resolver todos os problemas. Por uma questão de logística, temos que seguir algumas normas para definir onde a carreta vai”, explica  Laís David Amaral, professora do curso de Odontologia da UCB. A carreta atendeu crianças da Escola infantil 04, da ABRACE(Associação Brasileira de Apoio Cannabis Esperança), do JI 603 Recanto das Emas e da Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB).

Os estudantes que participam da iniciativa são acompanhados por um professor. “Passaram pela carreta cerca de 300 alunos, que trabalhavam em escala. Cada turma tem por volta de 50 a 60 alunos, e ao longo do semestre todos eles passam pela carreta”, acrescentou Laís.

Em 2019, o projeto foi apresentado no Congresso Brasileiro de Odontologia e Pediatria e foi premiado como melhor trabalho de extensão por  impactar de uma grande forma  a sociedade. A professora Laís afirma  ter muito orgulho deste trabalho realizado desde a criação da carreta. Ela sempre se emociona quando fala do projeto  porque é um trabalho que faz toda diferença.

Por Jeanine Bonfo

*Matéria produzida por estudante do curso de Jornalismo, sob supervisão da professora Eliane Muniz.

Publicado por Luana Damacena

26 novembro 2021