Fotos: Faiara Assis
Câmpus Taguatinga

Genocídio ucraniano é tema de palestra e exposição na UCB

Embaixador da Ucrânia no Brasil palestrou e inaugurou mostra fotográfica sobre o Holodomor nesta quarta-feira (13)

A Universidade Católica de Brasília (UCB) recebeu nesta quarta-feira (13) o embaixador da Ucrânia no Brasil, Rostyslav Tronenko, que ministrou uma palestra e inaugurou a exposição fotográfica homônimas: “Ucrânia 1932-1933: Genocídio pela fome”. Participaram do evento, no Auditório do Bloco K, estudantes, professores, a Reitoria da UCB e o embaixador da Geórgia no Brasil, David Solomonia.

Tronenko foi recepcionado pelo reitor da UCB, Prof. Dr. Ir. Jardelino Menegat, que agradeceu a presença do diplomata e do público presente, e abriu o evento.  “Sei que há muitos eventos difíceis na história da Ucrânia, mas o que salvou o país foi a fé. Sei que o povo ucraniano é muito religioso, espiritual e acolhedor. E nos momentos de dificuldade, as pessoas se unem. Talvez isso seja uma grande aprendizagem. ”

Na sequência, o embaixador ucraniano apresentou o Genocídio Ucraniano ou Holodomor, termo que deriva da expressão ucraniana “Морити голодом” (moryty golodom), que significa morrer de fome. O episódio representou um dos mais trágicos capítulos da história do país, devido ao enorme número de vítimas. Estima-se que mais de 7 milhões de pessoas morreram devido ao bloqueio de alimentos feito pelo ditador soviético Josef Stalin, nos anos de anos de 1932 e 1933.

“Holodomor é a fome organizada deliberadamente pelo regime totalitário de Stalin no território ucraniano, durante a União Soviética. A colheita dos produtores rurais ucranianos foi retirada pelos soviéticos por causa das rebeliões dos ucranianos, que não aceitaram abdicar-se de suas terras”, explicou o embaixador.

Tragédia silenciada

O diplomata falou também a respeito da falta de publicidade sobre o assunto ao longo da história. “Foi um crime duas vezes. Deixaram as pessoas morrerem e a história foi calada pela propaganda soviética. Existe opinião baseada nos estudos históricos a qual diz que caso o Holodomor não tivesse sido calado e silenciado pela propaganda soviética, certamente o Holocausto organizado pelos nazistas poderia ser evitado. O silêncio ensurdecedor fez com que a impunidade fosse possível de outras formas, como foi o Holocausto”, disse.

A partir de 2003, o Holodomor passou a ser reconhecido como genocídio por países como Argentina, Austrália, Canadá, Colômbia, Equador, Geórgia, Estados Unidos, Estônia, Itália, Hungria, Letônia, Lituânia, México, Polônia, Paraguai, Peru, Portugal e Vaticano.

“Que essa tragédia nunca se repita no futuro. Espero que chegue o dia em que o Congresso Nacional do Brasil reconheça essa tragédia, assim como reconhece o Holocausto judaico e o genocídio contra os armenos”, declarou Tronenko.

Passado

O povo ucraniano se opôs às políticas soviéticas a partir de 1917, sendo que um ano depois foi proclamada a República Popular da Ucrânia. No entanto, em 1922, o país foi anexado à União Soviética. As ideias nacionalistas da Ucrânia cresceram não só nas aldeias remotas, mas também nos altos escalões do Partido Comunista da Ucrânia.

O Kremlin, simultaneamente com as perseguições de intelectuais e líderes da Ucrânia, usou a fome como uma arma política para destruir o nacionalismo ucraniano.

Em 1932, a URSS aumentou para 44% a quota de fornecimento obrigatório de cereais da Ucrânia. O governo estava ciente de que esta quota extraordinariamente elevada provocaria uma escassez de cereais e incapacidade dos camponeses ucranianos de se alimentar. A lei soviética foi clara: nenhum grão poderia ser dado para alimentação dos camponeses até que a quota fosse atingida.

As tropas do exército soviético, da Direção-Geral Política (GPU) e unidades da polícia secreta NKVD foram usadas para que os camponeses não pudessem esconder cereais do governo. Os cereais foram coletados e armazenados em silos cuidadosamente guardados pelos soviéticos, enquanto os ucranianos morriam de fome.

Entre 1931 e 1933, a política stalinista de distribuição de alimentos também causou milhares de mortes em outras regiões da URSS, sobretudo no Cazaquistão, Cáucaso do Norte e território do rio Volga, locais com maior resistência à política de coletivização agrícola de Stalin.

Presente

Passados mais de 80 anos, a Ucrânia voltou a enfrentar problemas com os vizinhos russos. Contrária à escolha ucraniana de se aproximar do Ocidente, mas alegando defender russos étnicos em território ucraniano, a Rússia lançou uma ofensiva militar contra o país e anexou a Crimeia e ocupou as regiões de Donetsk e Lugansk. Desde 2014, foram mortas mais de 10 mil pessoas, 24 mil foram feridos e mais de um milhão e meio se tornaram refugiados internos, segundo dados da ONU.

Exposição fotográfica

A exposição “Ucrânia 1932-1933: Genocídio pela Fome” fica disponível no Hall do Auditório do Bloco K até o dia 30 de novembro. São 15 painéis montados que mostram o contexto histórico e as consequências do programa de forçada reorganização da agricultura na Ucrânia, durante da ditadura do Josef Stalin na União Soviética, que matou milhões de ucranianos. Prestigie!

Publicado por Adson Boaventura

18 fevereiro 2020