Acolhida

Estudantes da UCB participam do Enade 2019

Ao todo, estudantes de 23 cursos de graduação e seis tecnológicos foram selecionados para realizar o exame neste ano

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019 foi aplicado neste domingo, 24 de novembro, para avaliar a qualidade de 23 cursos de graduação e seis tecnológicos – incluindo Medicina e Odontologia. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), 434.859 estudantes se inscreveram para participar do teste. Destes, 581 estudantes da Universidade Católica de Brasília (UCB) estiveram em vários locais realizando a prova.

A concentração de professores e coordenadores de cursos da UCB foi em uma faculdade particular de Águas Claras. Os estudantes da Universidade Católica de Brasília foram recepcionados pelos professores no estande montado em frente à faculdade, ganhavam camiseta especial Enade 2019, um kit com caneta, água, barra de cereal e chocolate.

Às 13h, em ponto, o Enade foi aplicado aos estudantes ingressantes e concluintes dos cursos selecionados. Cada curso de graduação é avaliado de três em três anos. A participação é obrigatória para obter o diploma. O exame integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes sobre conteúdos, habilidades e competências para exercer a profissão.

As provas foram aplicadas a estudantes dos seguintes cursos de bacharelado e tecnológico –Bacharel: Agronomia; Arquitetura e Urbanismo; Biomedicina; Educação Física; Enfermagem; Engenharia Ambiental; Engenharia Civil; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Computação; Engenharia de Produção; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia Elétrica; Engenharia Florestal; Engenharia Mecânica; Engenharia Química; Farmácia; Fisioterapia; Fonoaudiologia; Medicina; Medicina Veterinária; Nutrição; Odontologia; Zootecnia. Tecnológico: Tecnologia em Agronegócio; Tecnologia em Estética e Cosmética; Tecnologia em Gestão Ambiental; Tecnologia em Gestão Hospitalar; Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Segurança no Trabalho.

O Enade

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação institucional. Juntos eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

A inscrição é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia vinculados às áreas de avaliação da edição. A situação de regularidade do estudante é registrada no histórico escolar.

O Ciclo Avaliativo do Enade determina as áreas de avaliação e os cursos a elas vinculados. As áreas de conhecimento para os cursos de bacharelado e licenciatura derivam da tabela de áreas do conhecimento divulgada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Já os eixos tecnológicos são baseados no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (CNCST), do Ministério da Educação.

Publicado por Faiara Assis

03 dezembro 2019
UCB firma parceria com o Parque Tecnológico de Brasília
29 novembro 2019