2022
set
15
Pesquisa

Docente Ciro Marcondes cursa pós-doutorado em Cambridge

O docente do programa de Mestrado Profissional e Inovação em Economia Criativa da Universidade Católica de Brasília (UCB), prof. Dr. Ciro Inácio Marcondes,  escolheu a Universidade de Cambridge (UK) para sua pesquisa de pós-doutorado. A arqueologia das mídias, foco de seu estudo, tem o objetivo de compreender como o ambiente midiático do século 19 influenciou as culturas modernas. 

“Como meu trabalho acadêmico sempre foi voltado ao cinema silencioso ou às histórias em quadrinhos, nesta nova pesquisa trabalhei com as relações entre as primeiras tiras de jornal, ainda no século 19, e suas adaptações ao cinema, no comecinho do século 20. Estudei muitos casos britânicos e brasileiros”, explicou Ciro. 

Além das pesquisas na área de arqueologia das mídias, o docente está no processo de desenvolvimento de artigos voltados para a história em quadrinhos do Zé Caipora (1880), de Angelo Agostini, e para a adaptação de Alice no País das Maravilhas ao cinema britânico. 

“Meu trabalho de certa forma foi o de reconstruir passos para encontrar essas adaptações – muitas delas perdidas – e compreender um fenômeno que hoje em dia é muito comum em produtos como filmes Marvel e Star Wars: as narrativas transmídia”, afirmou o pesquisador. 

Desde que começou o pós-doutorado na Inglaterra, em 2021, Ciro Marcondes  já participou de quatro apresentações internacionais de seus trabalhos. Uma delas ocorreu na Universidade Católica de Porto (Portugal) para expor, na International Conference on Animation and Comics (Ink and Motion), o trabalho “Tarot, comics and the iconology of intervals as a proposal”, em parceria com a professora Florence Dravet. 

A estadia do pesquisador na Universidade de Cambridge (UK) termina no final deste mês de setembro, mas os artigos a partir da pós-graduação serão publicados em revistas internacionais de referência no setor. Ciro Marcondes contou que está realizado com toda a experiência. “Fiquei muito satisfeito com os resultados acadêmicos obtidos, pelo crescimento intelectual e pela oportunidade de me qualificar, ajudando o corpo docente e a Universidade Católica de Brasília, a quem agradeço”, relatou Ciro.

A respeito de como as pesquisas em Cambridge (UK) influenciaram sua perspectiva, Ciro confessou que estudar o passado é a melhor forma de planejar o futuro. “Cinema, quadrinhos, teatro, literatura, música popular e outras formas de mídia e expressão não apenas documentaram estes processos, mas foram agentes ativos em suas transformações”, concluiu. 

por Olfato – Agência Júnior de Jornalismo e Comunicação: Glenielle Alves e Hiel Levi.

Publicado por Lauana Damacena

Notícias Recentes

29 setembro 2022
Exerça Cidadania. Vote Consciente
27 setembro 2022
Participe do Troca-Troca de Livros
27 setembro 2022
Edital para venda de móveis