Curso de Relações Internacionais promove lançamento de livro

A obra fez parte do convênio com a União Europeia, por meio da Cátedra Jean Monnet, que se encerrou recentemente

O curso de Relações Internacionais da Universidade Católica de Brasília (UCB) promoveu, nesta quarta-feira, 27 de novembro, o lançamento do livro: Relações Internacionais da União Europeia – agendas e parcerias, com a presença dos coordenadores da obra Rosana Corrêa Tomazini, Fábio Albergaria de Queiroz e Ana Flávia Barros-Platiau. O lançamento do livro marca o encerramento do convênio entre a UCB e a União Europeia, por meio da Cátedra Jean Monnet.

Os objetivos das Cátedras Jean Monnet são aprofundar o ensino de estudos sobre a União Europeia na sua instituição, integrados num programa curricular; realizar, controlar e supervisionar a investigação sobre a UE em todos os níveis de ensino; formar e assessorar a próxima geração de professores e investigadores e proporcionar orientações especializadas a futuros profissionais na área dos assuntos europeus.

O Prof. Me. José Romero Pereira Júnior, coordenador do curso de Relações Internacionais da UCB, destacou o grande trabalho dos professores que coordenaram a obra, em especial a professora Rosana Tomazini, que foi coordenadora do curso de Relações Internacionais da UCB até o início do ano, como do professor Fábio Albergaria, que atuou no curso da UCB por muitos anos.

Foto: Faiara Assis

Já a diretora da Escola de Humanidades, Negócios e Direito, Prof.ª Dr.ª Regina Helena Giannotti, agradeceu o empenho e a dedicação pela construção da parceria entre a Universidade e a União Europeia. “Dedico a minha fala de abertura aos professores do curso de Relações Internacionais, aproveitando a oportunidade para fazer um reconhecimento e um agradecimento público à professora Rosana Tomazini, que à época que esse convênio foi celebrado estava à frente da coordenação do curso de REL, e também ao professor José Romero, que está à frente do curso neste momento. Obrigado por todo o envolvimento, por todas as ações desenvolvidas, porque eu sei o quanto de empenho e de esforço é preciso para conduzir um convênio como esse”, disse a professora Regina.

“Esse evento marca o encerramento de um convênio (Cátedra Jean Monnet) que foi celebrado em dezembro de 2016. Naquela ocasião, do total de inscritos de todas as universidades que participaram do processo de seleção, apenas três instituições brasileiras foram escolhidas para a implementação das atividades relacionadas à Cátedra, e a Universidade Católica de Brasília foi uma das instituições escolhidas, e isso muito nos honra, muito nos orgulha. Todos nós estamos cientes de todos os desafios que estão envolvidos em atividades de longa duração, afinal de contas, três anos de atividades envolvem inúmeros percalços e, independentemente de todas as dificuldades, o convênio foi conduzido de forma absolutamente exitosa e realizou ações ao longo de sua duração, que beneficiava estudantes, não só do curso de Relações Internacionais, mas de vários outros cursos da Escola de Humanidades, Negócios e Direito. Mesmo tendo sido concebido para ser contemplado exclusivamente no curso de Relações Internacionais, ao longo das ações outros estudantes puderam se envolver, se beneficiar das ações, e esse é o principal ganho de um convênio como este”, ressaltou a diretora da Escola de Humanidades, Negócios e Direito, prof.ª Regina Helena Giannotti.

Para ex-coordenadora do curso de Relações Internacionais da UCB e uma das coordenadoras da obra, Prof.ª Dr.ª Rosana Tomazini, a proposta desse convênio foi disseminar o conhecimento da União Europeia local e internacionalmente. “Nós fizemos atividades nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, que é o tripé da Universidade. Na área de ensino nós nos propusemos a ter uma disciplina específica de Relações Internacionais e União Europeia e Mercosul, que depois foi incorporada à disciplina de Integração Regional, porque a disciplina era optativa e incorporamos a uma disciplina obrigatória. Nas atividades de extensão, nós realizamos quatro Semanas de Relações Internacionais, junto com a delegação da EU, recebendo embaixadores e diversas autoridades. Além disso, participamos de uma rede de professores que estudam a União Europeia, fazendo com que oxigenem o curso de REL da UCB, seus professores e estudantes”, frisou a professora Tomazini.

Foto: Faiara Assis

Após o lançamento do livro houve uma mesa-redonda, que contou com a presença do Prof. Dr. Fábio Albergaria de Queiroz, do embaixador Everton Vargas, Prof. Dr. Eiiti Sato e Philippe Orliange, diplomata francês da Agência Francesa de Desenvolvimento.

Publicado por Rodrigo Eneas

03 dezembro 2019
UCB firma parceria com o Parque Tecnológico de Brasília
29 novembro 2019