Curso de Relações Internacionais promove Jornada Acadêmica

Propósito do evento foi aproximar estudantes do mercado de trabalho

A primeira Jornada Acadêmica do curso de Relações Internacionais da Universidade Católica de Brasília, realizada de 27 a 29 de outubro, teve como objetivos aproximar os estudantes do mercado de trabalho, mostrar os possíveis nichos de atuação para o internacionalista, desenvolver e aperfeiçoar softskills e promover o networking.

A Jornada Acadêmica foi uma iniciativa de três monitores da disciplina de Práticas Profissionais 2 – Comércio Exterior:  Aline Sabino, Ana Júlia Sérgio e Felipe Modesto.   “A ideia do evento começou com uma reflexão sobre a falta de proximidade que o nosso curso tinha com o mercado de trabalho. Então, a jornada nasce com esse questionamento de trazer mais para perto o mercado de trabalho e com novas áreas para o curso de Relações Internacionais”, explica um dos idealizadores do evento, Felipe Modesto.

A proposta da iniciativa era  gerar uma nova experiência de imersão acadêmica: transportando o mercado de trabalho para a academia em três  dias intensivos de experiências e aperfeiçoamento. Na programação constaram:  participação de convidados especiais, palestras, oficinas, talks sessions e uma Feira de Carreiras e Negócios.

A Jornada Acadêmica contou com parceria da Embaixada dos Estados Unidos. A aula magna foi ministrada pelo oficial do Serviço Exterior dos EUA com Alexandra Stein. Houve, ainda, uma mesa-redonda com a investigadora nacional de Segurança Diplomática do Departamento de Estado, na Embaixada dos EUA no Brasil, Raíssa Silva; e com Andressa Morais, que trabalha na Seção Consular da Embaixada americana desde 2012.

A professora do curso Camilla Cunha conta  que além do evento de abertura houve oficinas sobre Gestão de Imagem profissional,  Construindo um currículo competitivo,  Desenvolvendo a escrita criativa.

Camila recorda que um ponto alto da Jornada foi a Feira de Carreiras e Negócios. “A feira surgiu como uma oportunidade de colocar os estudantes em contato com instituições, com empresas que pudessem facilitar esse contato com o mercado de trabalho com discussões sobre carreira, empregabilidade, com um formato mais livre, de maneira que eles pudessem circular, passar em um estande e conversar com o expositor”, acrescentou.

Para Aline Sabino, idealizadora da Jornada, “a Feira de Carreiras e Negócios  é um projeto do coração. Ver todos aqueles estudantes e gestores conversando, egressos compartilhando experiências e a feira gerando esperança foi revigorante”, afirmou.

O público inicial da Jornada era formado pelos estudantes do curso de Relações Internacionais, porém, com a diversidade da programação,  o evento contou com alunos de outros cursos, como Direito e Biomedicina.

Resultados

Para a estudante Ana Júlia, as expectativas foram supridas. “Tudo ocorreu ainda melhor do que eu estava esperando, foi muito gratificante ver um projeto sair do papel e receber a adesão do público. Foi maravilhoso porque nós percebemos que não éramos os únicos que sentiam falta de algo mais no curso. O evento como um todo foi uma oportunidade incrível para aprender a resolver problemas, ultrapassar obstáculos pessoais, conhecer novas pessoas e principalmente entender a importância da proatividade. Nós não temos mais o luxo de esperar que as oportunidades caiam do céu, então trouxemos a oportunidade até nós”, disse.

Para o coordenador do curso de Relações Internacionais, José Romero, “a Jornada foi muito positiva, tratou de um tema muito importante que foi a empregabilidade, contando com a parceria de empresas e de várias equipes e setores da UCB, que ajudaram a viabilizar. Como muitos eventos do curso, ela pode mais uma vez reforçar o protagonismo dos estudantes na materialização de projetos, com um impacto na vida acadêmica e profissional desses estudantes e colegas. Então, nesse sentido, a Jornada reforça que apostar na potencialidade dos estudantes do curso é sempre muito certeiro, e a Jornada foi um evento muito positivo e que deve se repetir anualmente no âmbito do curso.”

*Por Bianca Vasconcellos

**Conteúdo produzido por estudantes da Empresa Júnior Olfato, sob supervisão da professora Eliane Muniz

Publicado por Luana Damacena

26 novembro 2021