out

Curso de Odontologia da UCB celebra os seus 20 anos de fundação

O evento contou com diversas autoridades, professores e estudantes e foi marcado por grandes emoções

Foto: Faiara Assis

O curso de Odontologia da Universidade Católica de Brasília (UCB) celebrou, na noite desta quinta-feira, 3 de outubro, 20 anos da sua fundação. Foram momentos de grande emoção que contaram com a presença de várias autoridades, como o pró-reitor Acadêmico da UCB, prof. Dr. Daniel Rey de Carvalho; a diretora da Escola de Saúde e Medicina, prof. Ma. Cristine Savi Fontanive; e o coordenador do curso de Odontologia da UCB, prof. Dr. Eric Jacomino Franco.

Foram convidados ainda para a cerimônia de bodas de porcelana do curso de Odontologia o presidente do Conselho Regional de Odontologia (CRO), Dr. Marco Antônio dos Santos, e o conselheiro Federal efetivo do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Dr. Samir Najjar, além do corpo administrativo, professores e estudantes do curso.

Foto: Faiara Assis

O coordenador do curso de Odontologia, prof. Eric Jacomino, se disse grato por fazer parte desta grande família que é o curso de Odontologia da UCB. “Tive a grata satisfação de fazer parte dos últimos 16 anos do curso, então, vi boa parte do crescimento deste que hoje é considerado um dos melhores cursos de Odontologia do Brasil”, destacou o professor.

“Não posso deixar de agradecer também à Reitoria da Universidade, que sempre nos apoiou nas nossas ações e intenções para que o curso se desenvolvesse e atingisse um patamar de excelência reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), com a nota máxima em 2018. O grande diferencial do nosso curso não está apenas na estrutura muito boa, nos laboratórios de última geração, nem nos profissionais altamente qualificados, mas sim, nas pessoas, na nossa formação humanista”, ressaltou o professor Eric.

A diretora da Escola de Saúde e Medicina, Cristine Savi Fontanive, destacou a alegria com que os estudantes e professores atuam no dia a dia dentro da Instituição; e considera esse fator preponderante para a excelência na formação dos futuros profissionais. “É um curso alegre na sua essência. Eu chego cedo à sala da Escola e ouço um barulho, uma batucada, e eu já sei que são os profissionais ou os acadêmicos do curso de Odonto se preparando para mais um atendimento à comunidade, grupos de pacientes ou para atividades de extensão”.

Foto: Faiara Assis

O curso de Odontologia da UCB já formou mais de 2 mil profissionais. Desses, cerca de 1,5 mil são cirurgiões-dentistas atuando no Brasil e no mundo. Apenas a Clínica de Odontologia da UCB já atendeu mais de 330 mil pessoas ao longo desses 20 anos de atividades.

Para o pró-reitor Daniel Rey de Carvalho, que atuou na fundação do curso de Odontologia da UCB, o dia foi de lembranças e celebração. “Quando você olha para uma pessoa de 20 anos, percebe que é uma pessoa madura, e é mais ou menos o que acontece com o nosso curso de Odontologia. No período de 1999, o curso de Odontologia era como uma criança, frágil, que se precisava alimentar para que crescesse, para que ele se colocasse de pé, principalmente em relação ao Distrito Federal, ao mercado e em relação ao tipo de profissional que a gente queria consolidar. E foi isso que o professor Sérgio Pedrosa fez enquanto primeiro coordenador do curso”, explicou o professor Daniel.

Foto: Faiara Assis

“Em 2001, quando entrei na UCB, eu não tinha experiência e estava montando disciplinas para o curso, então, a primeira disciplina da área médica (Semiologia Geral) fui eu que dei. Eu estudava e montava a aula que eu iria dar na semana seguinte, e foi assim o semestre inteiro. Na sequência foi a vez da disciplina Anestesiologia, Cirurgia I, Cirurgia II e Cirurgia III. Foi a mesma coisa. Estudava em uma semana e aplicava o conhecimento na outra. E assim foram por vários semestres. Quando o curso estava com oito anos de fundação eu entrei como coordenador, então, já era um momento diferente. O curso já era uma criança que sabia falar, andar, sabia se virar, mas precisava ainda se firmar, então, foi um momento de transformação. Tivemos que dar várias reviravoltas e reposicionar o curso internamente e em relação ao mercado de trabalho, e foi bastante interessante porque  ele foi muito focado na gestão e no aspecto humano do processo, ou seja, é com o paciente que devemos ter cuidado e não com os aspectos técnicos”, explicou o professor Daniel Rey.

Após as manifestações de abertura houve o momento de grande emoção, que foram os discursos dos estudantes das primeiras turmas, professores que fizeram e fazem parte desses 20 anos de curso. O Prof. Dr. Gustavo Rivera foi convidado para falar aos presentes sobre “Os próximos 20 anos da Odontologia”.

Publicado por Rodrigo Eneas

02 outubro 2019
Confira as notícias do mês de setembro
01 outubro 2019