2022
out
25
Institucional

CPA divulga resultado de pesquisa e melhorias já estão ocorrendo

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Católica de Brasília divulgou os resultados da pesquisa do primeiro semestre de 2022. Discentes, docentes e técnicos administrativos avaliaram os itens e apontaram questões para melhoria. 

De acordo com a pesquisa, 89,1% dos alunos consideram iluminação, climatização e acústica dos auditórios adequada para a realização das atividades acadêmicas. Entre os técnicos administrativos, a aprovação é de 88,2% e entre os docentes, 93,7%. 

Sobre a limpeza do campus, discentes, colaboradores do administrativo e professores aprovam em 96,8%, 93,4% e 95,6%, respectivamente. 

Os dados revelam, ainda, que 89,6% dos técnicos administrativos concordam que o relacionamento com os estudantes ocorre de maneira profissional e que favorece no desempenho de suas atividades profissionais. Já 63,9% dos alunos EaD estão satisfeitos com a visualização das aulas, provas e atividades no ambiente virtual. 

A professora Sheila da Silva Borges, representante do corpo docente e coordenadora da comissão, reafirma a importância da participação nas pesquisas. “É o momento em que os estudantes poderão soltar a voz e dizer quais são os pontos de melhoria na visão deles e até mesmo quais são os pontos fortes da instituição. É a maneira de democratizar a gestão do espaço educacional”, disse ela. 

 

Saiba o que já mudou 

A docente destaca que todos os aperfeiçoamentos que são feitos na instituição perpassam pelos resultados das pesquisas da CPA. Algumas mudanças apontadas na última pesquisa já foram implementadas. A fachada do Bloco M do campus Taguatinga foi repaginada, as passarelas foram reformadas, os laboratórios de enfermagem, técnica dietética e habilidades clínicas também foram melhorados. Além disso, houve reforço na vigilância e segurança com câmeras de monitoramento.  

Equipamentos e a fibra ótica foram trocados para melhorar o sinal de internet e os computadores das salas de aula e dos laboratórios receberam upgrade. 

No campus Ceilândia, foram feitas revisões na iluminação e nos aparelhos de ar-condicionado. Em relação ao meio ambiente, além da poda das árvores, forma plantados 50 ipês em homenagem aos 50 anos do Jubileu. 

 

A Comissão 

A Comissão Própria de Avaliação é formada por dez membros representantes dos setores docente, discente e técnico-administrativo e tem como objetivo fornecer dados para que a UCB esteja em constante melhoria por meio da coleta de dados e propondo ações de desenvolvimento. 

Sheila descreve a importância da CPA para além das pesquisas: “A CPA é uma comissão com representantes da sociedade civil, técnicos administrativos, docentes e discentes, todos estes membros estão atentos ao que é discutido e as necessidades dos seus pares e traz para as discussões das ações da CPA. Estamos atentos também às questões que são apresentadas na Ouvidoria, no Fale Conosco e nas redes sociais a fim de captar quais são as ideias de melhorias, avanços e pontos fortes da UCB”. 

Publicado por Lorenna Kuroda