Católica firma parceria com Fecomércio e SETUR

Católica firma parceria com Fecomércio e SETUR para estudo sobre Economia Criativa no DF

A Universidade Católica de Brasília, a Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal (SETUR-DF) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF) firmam parceria para realizar um estudo sobre diagnósticos, consumo e estruturação sistêmica da economia criativa no Distrito Federal. Representantes de cada uma das entidades se reúnem no Brasília Palace Hotel, no dia 12 de novembro, para oficializar o acordo de parceria.

O estudo, que reúne professores, pesquisadores, mestrandos e estudantes de iniciação científica da Universidade Católica, será realizado por dois anos. No entanto, o projeto já vem sendo desenvolvido em conjunto com os órgãos parceiros há cerca de um ano.

A execução da pesquisa é uma antiga demanda do trade turístico, reforçada pela Câmara de Economia Criativa da Fecomércio e por todos os setores nela representados. A proposta efetiva uma articulação e aproximação do setor produtivo, do setor público e setor acadêmico. O grupo de pesquisa realizará um diagnóstico de como se dá o desenvolvimento da economia criativa no DF, com base em três grupos de pesquisa: as competências, o consumo, tanto conduzido quanto demandado, e a estruturação sistêmica dessa vertente da economia no estado.

Após toda a pesquisa realizada, a Universidade Católica de Brasília irá entregar um documento final com um prognóstico sobre a economia criativa do DF, apontando caminhos de desenvolvimento e possíveis áreas de atuação para o setor de comércio e serviços e investimentos do setor público. “Ao final da pesquisa, vamos conseguir mapear todas as competências de cada região administrativa e fazer uma identificação de cada cadeira articulada. Essas cadeias podem ser estimuladas e podem ser alvo de investimentos para a sociedade com focos específicos”, prof. Alexandre Kieling, responsável por conduzir o projeto de pesquisa.

Segmento em crescimento

A Economia Criativa é um segmento da economia na sociedade que tem como característica a produção, e que busca estabelecer uma relação entre a tecnologia, a inovação, cultura, criatividade e sustentabilidade. São ramificações onde o ato criativo e o desenvolvimento da economia convergem, como nas artes visuais, artes dramáticas, música e outras expressões culturais, publicidade, mídias digitais, serviços criativos como design e arquitetura, gastronomia, entre outros segmentos.

Encontro do Grupo Marcas

Publicado por daiana silva