2020
mar
19
Comunicados Novo Coronavírus

Aviso aos Estudantes – 19/03

Após os decretos emitidos pelo governo do Distrito Federal, em especial o Decreto nº 40.520, que suspende por mais 15 dias, a partir de 16 de março, as atividades educacionais em todas as escolas, universidades e faculdades, das redes de ensino público e privado do Distrito Federal, bem como eventos de qualquer natureza que exijam licença do Poder Público, como shows, eventos esportivos, entradas em parques e shoppings centers, a Universidade Católica de Brasília (UCB) informa:

Seguindo a portaria nº 343, de 17 de março de 2020, do Ministério da Educação, a Universidade Católica de Brasília (UCB) adotará meios tecnológicos para dar continuidade às atividades acadêmicas. Aos estudantes, destaca-se que somente as atividades presenciais estão suspensas, ficando os professores e coordenadores de cursos responsáveis por passar o conteúdo programático às suas turmas, por meios digitais, enquanto durar a pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

A portaria supracitada autoriza, em caráter excepcional, a substituição das disciplinas presenciais, em andamento, por aulas que utilizem meios e tecnologias de informação e comunicação, nos limites estabelecidos pela legislação em vigor, por instituição de educação superior integrante do sistema federal de ensino. Então, fique atento à plataforma digital da UCB, pois todos os professores já foram orientados a incluir os conteúdos nos meios tecnológicos da Universidade.

Esse protocolo desenvolvido pela Universidade reúne um conjunto de ações que deve ser seguido por estudantes, coordenadores e professores, que tem como propósito manter o cronograma de aulas do primeiro semestre de 2020, dispondo de recursos e ferramentas para a aprendizagem remota. As orientações e atividades estarão disponíveis nos ambientes virtuais a partir do dia 23 de março. As disciplinas práticas terão suas atividades compensadas presencialmente no período de 1º a 11 de julho de 2020.

A Universidade coloca à disposição de seus estudantes todos os recursos disponíveis para o ensino e aprendizado. Para isso, o nosso Núcleo de Tecnologias Educacionais estará em regime de plantão de atendimento remoto, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, nos telefones: 61 3356-9404, 61 3356-9361 ou 61 3356-9018 e das 18h às 21h30 pelo telefone 61 3356-9006. Ou, ainda, pelos e-mails: disciplinasvirtuais.suporte@ucb.br / disciplinasvirtuais.aluno@ucb.br.

Zelando pelo bem comum, e se valendo de medidas federais dos Ministérios da Saúde e da Educação, bem como Distritais, a Instituição ressalta que as atividades acadêmicas nos Câmpus da UCB (Taguatinga, Asa Norte, Ceilândia e Sobradinho) estão SUSPENSAS até o dia 30 de março, conforme o Decreto nº 40.520, de 14 de março de 2020, do governo do Distrito Federal, ficando o ATENDE, a Biblioteca e alguns setores estratégicos funcionando em regime especial de trabalho, assim definido:

  • ATENDE – O atendimento presencial no Atende foi suspenso até o próximo dia 5 de abril, seguindo o novo decreto do Governo do Distrito Federal, nº 40.359 de 19 de março de 2020. O Atende funcionará excepcionalmente pelo telefone 61 3356-9000 ou e-mail atende@ucb.br.
  • Bibliotecas UCB – As Bibliotecas da Universidade Católica de Brasília (UCB) continuam com seus atendimentos e eventos presenciais suspensos até o próximo dia 5 de abril, seguindo o novo decreto do Governo do Distrito Federal, nº 40.359, publicado no último dia 19 de março de 2020. Durante o período de suspensão das atividades acadêmicas na UCB, não será realizada a cobrança de multa pela falta de devolução dos livros.  Nossas bibliotecas continuam oferecendo os serviços de:

– Cadastro de acesso ao acervo online;
– Renovação de livros;
– Atendimento e esclarecimento de dúvidas online sobre pesquisa e adequação de trabalhos;
– Adequando os treinamentos de base de dados e ABNT;
– Levantamento bibliográfico;
– Elaboração de ficha catalográfica;
– Demais serviços de atendimento telefônico e online.

Lembrando que o atendimento telefônico e online segue de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Dúvidas e informações pelos telefones 61 3346-9020, 61 3356-9464 ou e-mail csu@ucb.br. Caso queira continuar a sua pesquisa ou seus estudos, a Biblioteca indica o serviço Minha Biblioteca, em que oferece acesso a livros técnicos, científicos e profissionais. O estudante pode acessar via internet vários títulos das principais editoras acadêmicas do país. Para cadastro, clique aqui ou vá direto para a página do Minha Biblioteca, clicando aqui.

  • Núcleo de Tecnologias Educacionais – estará em regime de plantão de atendimento remoto, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, nos telefones: 61 3356-9404, 61 3356-9361 ou 61 3356-9018 e das 18h às 21h30 pelo telefone 61 3356-9006. Ou, ainda, pelos e-mails: disciplinasvirtuais.suporte@ucb.br / disciplinasvirtuais.aluno@ucb.br.
  • Os demais atendimentos realizados pela Universidade, como o do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), Odontológicos, Fisioterapêuticos, Psicológicos, Análises Clínicas e os do Centro Ambulatorial, estão suspensos até novo decreto governamental, ratificado pela Reitoria/Mantenedora da Instituição.

Confira abaixo os Protocolos de Contingência para os cursos de Graduação e Pós-Graduação da UCB:

  • Confira aqui o Protocolo de Contingência para os cursos de Graduação da UCB.
  • Confira aqui o Protocolo de Contingência para os cursos de Pós-Graduação da UCB.
  • Confira aqui a Portaria 36 da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil – ANEC sobre sobre a suspensão excepcional dos prazos para defesa de dissertação ou tese no âmbito dos programas de concessão de bolsas da Capes.

 

Contamos com a compreensão de todos neste momento de cuidado com a saúde pública! Façamos a nossa parte para evitar que o surto do novo coronavírus se prolifere em nossa comunidade.

Publicado por Rodrigo Eneas

Notícias Recentes

27 março 2020
UCB oferece plano especial para pagamento de mensalidades
26 março 2020
UCB lança campanha institucional #DistânciaSalva
25 março 2020
Mantenha-se ativo fisicamente durante o surto do coronavírus