2020
abr
03
Comunicados Novo Coronavírus

Comunicado Oficial – 03/04

Medidas adotadas pela Universidade Católica de Brasília (UCB) durante a pandemia do Novo Coronavírus.

Suspensão das aulas até 31/05

A Universidade Católica de Brasília (UCB) e o Centro Educacional Católica de Brasília (CECB) continuam aplicando as medidas necessárias para o enfrentamento do novo coronavírus. Dessa forma, permanece a suspensão das aulas presenciais até o dia 31 de maio de 2020 e as nossas aulas em ambiente virtual continuam normalmente..


Suspensão das atividades e atendimentos presenciais

Zelando pelo bem comum, e se valendo de medidas federais dos Ministérios da Saúde e da Educação, bem como Distritais, a Instituição ressalta que as atividades acadêmicas nos Câmpus da UCB (Taguatinga, Asa Norte, Ceilândia e Sobradinho) estão SUSPENSAS até o dia 31 de maio, ficando o ATENDE, a Biblioteca e alguns setores estratégicos funcionando em regime especial de trabalho, assim definido:

  • ATENDE – O atendimento presencial no ATENDE foi suspenso até o próximo dia 31 de maio. O setor funcionará excepcionalmente pelo telefone (61) 3356-9000 ou e-mail atende@ucb.br, de segunda a sexta-feira.
  • BIBLIOTECAS UCB – As Bibliotecas da Universidade Católica de Brasília (UCB) continuam com seus atendimentos e eventos presenciais suspensos até o dia 31 de maio. Durante o período de suspensão das atividades acadêmicas na UCB, não será realizada a cobrança de multa pela falta de devolução dos livros. Nossas bibliotecas continuam oferecendo os serviços de:
    • Cadastro de acesso ao acervo online;
    • Renovação de livros;
    • Atendimento e esclarecimento de dúvidas online sobre pesquisa e adequação de trabalhos;
    • Adequando os treinamentos de base de dados e ABNT;
    • Levantamento bibliográfico;
    • Elaboração de ficha catalográfica;
    • Demais serviços de atendimento telefônico e online.

Lembrando que o atendimento telefônico e online segue de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Dúvidas e informações pelos telefones (61) 3346-9020, (61) 3356-9464 ou e-mail csu@ucb.br. Caso queira continuar a sua pesquisa ou seus estudos, a Biblioteca indica o serviço Minha Biblioteca, em que oferece acesso a livros técnicos, científicos e profissionais. O estudante pode acessar via internet vários títulos das principais editoras acadêmicas do país. Para cadastro, clique aqui ou vá direto para a página do Minha Biblioteca, clicando aqui.

  • Núcleo de Tecnologias Educacionais – estará em regime de plantão de atendimento remoto, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, nos telefones: 61 3356-9404, 61 3356-9361 ou 61 3356-9018 e das 18h às 21h30 pelo telefone 61 3356-9006. Ou, ainda, pelos e-mails: disciplinasvirtuais.suporte@ucb.br / disciplinasvirtuais.aluno@ucb.br.
  • Outros setores – Os demais atendimentos realizados pela Universidade, como o do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), Odontológicos, Fisioterapêuticos, Psicológicos, Análises Clínicas e os do Centro Ambulatorial, estão suspensos até novo decreto governamental, ratificado pela Reitoria/Mantenedora da Instituição..

Inscrição dos estudantes da área da saúde na campanha “Brasil Conta Comigo”

Estudantes da área de saúde estão sendo chamados para atuarem no enfretamento ao coronavírus no país. Por meio da ação “O Brasil conta comigo”, o Ministério da Saúde publicou, na quarta-feira, 1º de abril, o edital que estabelecem as providências emergenciais e trazem informações sobre como os alunos de medicina, enfermagem, fisioterapia e farmácia devem proceder para atuarem no combate ao COVID-19 no Sistema Único de Saúde (SUS). A Universidade Católica de Brasília, por meio de nota informativa, orienta seus estudantes a efetuarem seus cadastros.

Podem participar alunos matriculados em instituições de ensino superior, públicas e privadas, que integram o sistema federal de ensino, cursando o 5° e 6° ano de Medicina, além de alunos do último ano dos cursos de graduação em Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia. Os estudantes deverão reforçar de forma prioritária a atuação na Atenção Primária à Saúde do SUS.

Os participantes terão direito a uma bonificação, que incluem o recebimento de uma bolsa, enquanto durar a medida, de acordo com a carga horária do estágio supervisionado – de 40h no valor de um salário mínimo (R$ 1.045) e de 20h no valor de meio salário mínimo (R$ 522,50).

Nesses casos, ainda receberão 10% de pontuação no ingresso em programa de residência do Ministério da Saúde, no prazo de dois anos, além de certificado de participação. O Banco do Brasil apoiará a iniciativa do Ministério da Saúde, disponibilizando solução 100% digital para o pagamento das bolsas dos estudantes.

Os alunos do 1° ao 4° ano dos cursos de Medicina e os alunos dos cursos de Farmácia, Fisioterapia e Enfermagem que não estejam cursando o último ano também poderão participar da iniciativa. Nesses casos, poderão obter desconto em mensalidade concedida por instituição de ensino superior privada a que esteja vinculado.

Todos os alunos serão supervisionados por profissionais de saúde de suas respectivas áreas. Os alunos chamados por edital farão parte de um cadastro vinculativo, com caráter de compromisso para futuro recrutamento, conforme a necessidade dos gestores do SUS, considerando o atual contexto de emergência em saúde pública de importância internacional e nacional.

Como se Cadastrar?

O cadastro dos alunos poderá ser feito via endereço eletrônico http://sgtes.unasus.gov.br/apoiasus/ a partir de hoje, 02 de abril, com o preenchimento da “Ficha do Aluno”. Ao ser chamado, por meio de correspondência eletrônica, o estudante deverá se apresentar em até 48h no estabelecimento de saúde indicado. Os estudantes também poderão atuar nas áreas de clínica médica, pediatria e saúde coletiva, de acordo com as especificidades de cada curso. .


Mensalidades

Informamos também, que está sendo monitoradas as medidas em tramitação na Câmara Legislativa do Projeto de Lei 1079/20, que trata sobre a redução proporcional de mensalidades da rede particular de ensino. Seguimos o entendimento do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinepe-DF), que tem se posicionado contrário a obrigatoriedade de concessão de descontos nas mensalidades escolares durante a pandemia do novo coronavírus. Sensível ao momento enfrentado por todos, as instituições permanecem com o canal especial para negociação financeira..


Condições especiais de negociação

A Universidade Católica de Brasília (UCB) informa que está abrindo um canal especial de negociação com os estudantes da modalidade presencial dos cursos de graduação e pós-graduação, que de algum modo tiveram as suas finanças afetadas pelo cenário econômico atual.

Como essa medida será executada? Os casos serão analisados individualmente e, se aprovados, será aplicada uma política especial de pagamento. Esta é uma forma aprovada pelo Governo Federal, a qual está sendo adotada por grandes empresas do país, e que a Universidade Católica de Brasília também está aderindo para ajudar quem mais precisa neste momento.

Os interessados devem preencher o formulário (https://sistemas.ubec.edu.br/FormularioParcela) ou entrar em contato com o ATENDE pelo telefone (61) 3356-9000 ou e-mail atende@ucb.br para saber mais sobre essa política diferenciada de pagamento.

Confira abaixo as informações com os critérios para concessão do plano de pagamento especial:

Medida aprovada

Prorrogar 50% do valor da mensalidade com vencimento para o mês de abril de 2020, para novembro de 2020.

Prorrogar 50% do valor da mensalidade com vencimento para o mês de maio, para dezembro de 2020.

Critérios para concessão

  • Grupo 1: Responsável Financeiro CLT – Preencher o formulário e anexar cópia de rescisão do contrato de trabalho, observando a divulgação dos decretos vigentes.
  • Grupo 2: Responsável Financeiro empresário – Preencher o formulário e anexar cópias, do cartão do CNPJ e do decreto que determina a paralisação da atividade.
  • Grupo 3: Responsável Financeiro Servidor Público – Não se aplica
  • Grupo 4: Responsável Financeiro Autônomo – Preencher o formulário e anexar cópias, da Declaração de autônomo e Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS.

.

Universidade Católica de Brasília (UCB).

Publicado por Universidade Católica de Brasília

Notícias Recentes

03 julho 2020
rof. Luiz Teixeira da Costa Nazareth é homenageado, in memoriam.
25 junho 2020
Programa Graduação Santander Universidades lança edital
05 junho 2020
XVII Semana Brasileira da Enfermagem da UCB