2019
set
30
Fotos: Faiara Assis e Captura
Extensão

15ª Semana de Responsabilidade Social movimenta a UCB

Foram ofertadas várias atividades gratuitas à população nas áreas de educação, saúde, cultura, meio ambiente, dentre outras

A Universidade Católica de Brasília (UCB) participou na última semana, de 23 a 28 de setembro, da 15ª Semana de Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular. Foram ofertadas várias atividades gratuitas à população nas áreas de educação, saúde, cultura, meio ambiente, dentre outras. As ações ocorrem dentro e fora da Universidade.

As atividades aconteceram graças ao esforço de estudantes e docentes dos cursos das Escolas de Saúde e Medicina; Humanidades, Negócios e Direito; Exatas, Arquitetura e Meio Ambiente e Educação, Tecnologia e Comunicação.

A Semana de Responsabilidade Social pertence à Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES) e foi criada em 2005 com o propósito de oferecer ações voluntárias para a sociedade, realizadas pelas instituições de ensino superior.

 

Confira um pouco do que rolou na 15ª Semana de Responsabilidade Social na UCB:

 

–              Nos dias 24 e 25 de setembro, a Clínica-Escola de Fisioterapia atendeu cerca de 260 pessoas, vindas da comunidade ao redor da Católica, em sua maioria do Areal. “A ideia desse atendimento é conscientizar a comunidade da importância da prática da Fisioterapia e, fazendo referência ao Setembro Amarelo, o combate e prevenção ao suicídio. Então, abrimos as nossas portas para acolher essas pessoas e esperamos que elas tenham se sentido cuidadas, porque essa foi a nossa intensão”, disse a coordenadora do curso de Fisioterapia, Yomara Lima Mota. Os atendimentos foram realizados nas áreas de Fisioterapia Neurologia (adulto e infantil) e Fisioterapia Gineco-Obstetrícia, além de outros específicos à comunidade.

 

–              No dia 24, o curso de Educação Física promoveu um momento especial a um grupo de 40 alunos do ensino médio do colégio CEMEIT. Os estudantes realizaram visita guiada aos laboratórios Labef e Lafit, atividades esportivas no Ginásio II e atividades recreativas na piscina. As atividades foram planejadas e realizadas pelos estudantes sob a supervisão do professor Severino Neto.

 

–              Outras ações semelhantes ocorreram no dia 25, com 34 alunos do ensino médio do Instituto Federal de Brasília (IFB) e 69 alunos do CAIC, do Areal. Após teste físico no Lafit, os alunos da escola participaram de duas atividades esportivas no Ginásio II: handebol e basquetebol com cadeiras de rodas visando à empatia por pessoas com deficiência física.

 

–              O curso de Letras promoveu, na Brinquedoteca Pedagógica, nos dias 24 e 25, oficinas de contação de histórias, corte e colagem com crianças da comunidade e filhos de colaboradores da UCB. As atividades contaram com a participação de estudantes de Letras e da coordenadora do curso, professora Christine Maria Soares de Carvalho.

 

–              No dia 26, o curso de Pedagogia promoveu atividade de promoção de brinquedos populares, jogos e brincadeiras tradicionais para crianças da comunidade. A ação aconteceu na Brinquedoteca Pedagógica.

 

–              Idosos matriculados nas atividades do Centro de Convivência do Idoso (CCI) participaram no dia 26 de aula de musculação em frente ao Bloco G. Criado em 2010, o CCI atende à comunidade idosa do Distrito Federal e é um espaço de convivência com atividades recreativas, de aprendizagem, artísticas e culturais. Atualmente, são mais de 230 idosos cadastrados em atividades como Ginástica Oriental, Ginástica de Academia, Hidroginástica, Espanhol, Inclusão Digital, Oficina de Crochê, Oficina de Educação Ambiental e Dança de Salão.

 

Publicado por Universidade Católica de Brasília

Notícias Recentes

16 julho 2020
Início do segundo semestre letivo
13 julho 2020
SOAPPe disponibiliza atendimento psicológico individual
03 julho 2020
UCB realiza homenagem in memoriam ao Prof. Nazareth