set
Fotos: Faiara Assis e Captura

15ª Semana de Responsabilidade Social movimenta a UCB

A Universidade Católica de Brasília (UCB) participou na última semana, de 23 a 28 de setembro, da 15ª Semana de Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular. Foram ofertadas várias atividades gratuitas à população nas áreas de educação, saúde, cultura, meio ambiente, dentre outras. As ações ocorrem dentro e fora da Universidade.

As atividades aconteceram graças ao esforço de estudantes e docentes dos cursos das Escolas de Saúde e Medicina; Humanidades, Negócios e Direito; Exatas, Arquitetura e Meio Ambiente e Educação, Tecnologia e Comunicação.

A Semana de Responsabilidade Social pertence à Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES) e foi criada em 2005 com o propósito de oferecer ações voluntárias para a sociedade, realizadas pelas instituições de ensino superior.

Confira um pouco do que rolou na 15ª Semana de Responsabilidade Social na UCB:

–              Nos dias 24 e 25 de setembro, a Clínica-Escola de Fisioterapia atendeu cerca de 260 pessoas, vindas da comunidade ao redor da Católica, em sua maioria do Areal. “A ideia desse atendimento é conscientizar a comunidade da importância da prática da Fisioterapia e, fazendo referência ao Setembro Amarelo, o combate e prevenção ao suicídio. Então, abrimos as nossas portas para acolher essas pessoas e esperamos que elas tenham se sentido cuidadas, porque essa foi a nossa intensão”, disse a coordenadora do curso de Fisioterapia, Yomara Lima Mota. Os atendimentos foram realizados nas áreas de Fisioterapia Neurologia (adulto e infantil) e Fisioterapia Gineco-Obstetrícia, além de outros específicos à comunidade.

–              No dia 24, o curso de Educação Física promoveu um momento especial a um grupo de 40 alunos do ensino médio do colégio CEMEIT. Os estudantes realizaram visita guiada aos laboratórios Labef e Lafit, atividades esportivas no Ginásio II e atividades recreativas na piscina. As atividades foram planejadas e realizadas pelos estudantes sob a supervisão do professor Severino Neto.

–              Outras ações semelhantes ocorreram no dia 25, com 34 alunos do ensino médio do Instituto Federal de Brasília (IFB) e 69 alunos do CAIC, do Areal. Após teste físico no Lafit, os alunos da escola participaram de duas atividades esportivas no Ginásio II: handebol e basquetebol com cadeiras de rodas visando à empatia por pessoas com deficiência física.

–              O curso de Letras promoveu, na Brinquedoteca Pedagógica, nos dias 24 e 25, oficinas de contação de histórias, corte e colagem com crianças da comunidade e filhos de colaboradores da UCB. As atividades contaram com a participação de estudantes de Letras e da coordenadora do curso, professora Christine Maria Soares de Carvalho.

–              No dia 26, o curso de Pedagogia promoveu atividade de promoção de brinquedos populares, jogos e brincadeiras tradicionais para crianças da comunidade. A ação aconteceu na Brinquedoteca Pedagógica.

–              Idosos matriculados nas atividades do Centro de Convivência do Idoso (CCI) participaram no dia 26 de aula de musculação em frente ao Bloco G. Criado em 2010, o CCI atende à comunidade idosa do Distrito Federal e é um espaço de convivência com atividades recreativas, de aprendizagem, artísticas e culturais. Atualmente, são mais de 230 idosos cadastrados em atividades como Ginástica Oriental, Ginástica de Academia, Hidroginástica, Espanhol, Inclusão Digital, Oficina de Crochê, Oficina de Educação Ambiental e Dança de Salão.

Publicado por Universidade Católica de Brasília

16 julho 2020
Início do segundo semestre letivo
13 julho 2020