SIAE

O SIAE tem como objetivo avaliar o desempenho do estudante em formação nos cursos de graduação (Licenciatura, Bacharelado e Tecnológico), ancorado na proposta geral do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE, art. 5° da lei n°10.861 de 14/04/2004, qual seja o de:

Avaliar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, às habilidades e competências para a atualização permanente e aos conhecimentos sobre a realidade brasileira, mundial e sobre outras áreas do conhecimento (Portaria no. 211, art. 1º. de 22/06/2012).

Com o intuito de alcançar o melhor acompanhamento dos estudantes o SIAE se fundamenta na proposta de uma avaliação interna, diagnóstica e integrada ao processo de ensino aprendizagem na perspectiva projetiva.

O SIAE é concebido como um instrumento direcionado à avaliação do desenvolvimento das competências dos estudantes em suas áreas específicas de formação, por meio da aplicação do exame para aqueles que já possuem 50% ou mais de carga horária concluída. Os resultados possibilitarão, ainda, a revisão do processo de formação dos estudantes num movimento permanente de melhoria do processo educativo.

Os itens que compõem a prova do SIAE se fundamentam nas teorias e metodologias utilizadas para a elaboração de itens adotados como padrão do Exame Nacional de Desempenho do Estudante – ENADE.

O período do SIAE 2019 será de 01 a 30 de Abril de 2019.

Cursos Presenciais:
• Curso de bacharelado em Ciência da Computação; Ciências Biológicas; Educação Física; Filosofia e Sistemas de Informação.
• Curso de licenciatura em Ciências Biológicas; Educação Física; Física; Letras – Inglês; Letras – Português; Matemática; Química.

Cursos de Educação a Distância (EAD):

Curso licenciatura em Filosofia; Letras – Português; Pedagogia.

FAQ

O SIAE é o Sistema Interno de Avaliação do Estudante instituído pela Pró-reitora Acadêmica da UCB, nº19/2014 de 07 de março de 2014.

O SIAE não é obrigatório.

O objetivo fundamental do SIAE é retroalimentar o processo de ensino e de aprendizagem no contexto dos cursos de bacharelado, licenciatura e tecnológicos da UCB, com dados e informações que qualifiquem sistematicamente a atuação do professor no ambiente de sala de aula.

O SIAE será realizado em duas fases:

• 1ª fase – para o preenchimento do questionário socioeconômico, será realizada online no Moodle no período entre os dias 08 a 30 de abril de 2019.
• 2ª fase – para realização da prova de conhecimentos gerais e específicos, será realizada no período de 15 a 30 de abril de 2019. Verifique junto à coordenação do seu curso o dia e horário da sua prova.

Cursos Presenciais:

Curso de bacharelado em Ciência da Computação; Ciências Biológicas; Educação Física; Filosofia
e Sistemas de Informação.

Curso de licenciatura em Ciências Biológicas, Educação Física, Física, Letras – Inglês; Letras –
Português, Matemática; Química.

Cursos de Educação a Distância (EAD):

Curso licenciatura em Filosofia; Letras – Português; Pedagogia.

Para alunos dos cursos presenciais, ela será realizada em dias e laboratórios determinados para cada curso:

• Matutino – 09h00 – 12h00
• Vespertino – 14h00 – 17h00
• Noturno – 19h00 – 22h00

Para os alunos de cursos à distância, durante o período de realização, uma vez aberta a prova, ela deverá ser realizada em 03 horas, com apenas uma tentativa. Após este período a prova se fecha ao estudante e não poderá ser retomada ou refeita.

Atenção: procure iniciar a prova apenas com uma boa e estável conexão com a internet, assim como tempo hábil.

Estudante com 50% ou mais de seu curso concluído para bacharelados e licenciaturas e com 40% ou mais de seu curso concluído para os Cursos Superiores de Tecnologia

Não. Todo aluno habilitado será automaticamente inscrito em salas de aula SIAE específicas por curso na plataforma Moodle.

Para os cursos presenciais, elas serão aplicadas nos laboratórios da UCB, em dias e salas divulgados na página da Avaliação Institucional da UCB, na Coordenação do seu curso e por e-mail.

Não. Para os alunos dos cursos presenciais, serão fornecidos lápis e folhas para rascunho.

A prova durará 03 horas.

Não. A prova poderá ser realizada apenas nos dias e horários determinados.

Não. A prova deve ser realizada nos dias, horários e locais indicados.

Como o SIAE segue o padrão ENADE de prova, os resultados podem ser apropriados pelos estudantes para identificar seu desenvolvimento de competências e domínio de conteúdos essenciais ao processo formativo, além de preparar o estudante para a prova do ENADE. Estes mesmos resultados, informam às direções de Escola e coordenações de cursos para o aprimoramento dos processos educacionais.

Verificar sua aprendizagem, perceber pontos fortes e fracos da sua formação.

Além disto, contará com até 1 ponto extra para cada disciplina no qual estiver matriculado (exceto Estágios e TCC) e será computado da seguinte forma:

• 0,25 ponto para o aluno que realizar o exame e obter no mínimo 2,5 pontos (de 10 pontos na
prova).
• 0,50 ponto para o aluno que obter entre 2,6 e 5,0 pontos.
• 0,75 ponto para o aluno que obter entre 5,1 e 7,5 pontos.
• 1 ponto para o aluno que obter entre 7,6 e 10 pontos.

Na primeira quinzena de abril será divulgado o quadro de distribuição de cursos, laboratórios, horários e dias em que a prova SIAE será aplicada. Este quadro estará disponível na página da Avaliação Institucional da UCB e nas coordenações de cursos.

A Coordenação Geral de Planejamento e Avaliação da UCB, com apoio das Direções de Escolas, Coordenadores de cursos, corpo docente e técnico da UCB.

No SIAE utilizar-se-á 40 questões objetivas (múltipla escolha), sendo 05 de formação geral e 35 de componentes específicos.

Assim como o ENADE, a prova do SIAE compreende todos os conteúdos listados pelas portarias publicadas pelas Comissões Assessoras de Avaliação de Áreas instituídas pelo INEP/MEC (http://portal.inep.gov.br/web/guest/documentos-e-legislacao13).

As questões de formação geral têm peso de 25% e as de componente específicos 75%. A prova vale 10 pontos.

Automaticamente, pois todas as questões são de múltipla escolha.

O aluno terá acesso à sua nota individual no link da avaliação (https://ucb.catolica.edu.br/portal/estudante/siae/), a partir da primeira quinzena de junho de 2019.