ENADE

O que é o Enade e qual o seu objetivo?

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é uma das avaliações que compõem o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), criado pela Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004.

O objetivo do Enade é avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação; suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico da profissão escolhida, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.

O Enade é obrigatório?

Conforme disposição do art. 5º, § 5º, da Lei nº. 10.861/2004, o Enade constitui-se componente curricular obrigatório, sendo inscrita no histórico escolar do estudante somente a situação regular com relação a essa obrigação. A situação de irregularidade do estudante junto ao Enade irá ocorrer quando o estudante selecionado não comparecer ao exame, não preencher do Questionário do Estudante e tiver o registro de participação indevido na prova.

O estudante habilitado ao Enade é obrigado a participar do Exame?

Sim. A participação do estudante habilitado ao Enade é condição indispensável ao registro da regularidade no histórico escolar, assim como à expedição do diploma pela Instituição de Educação Superior (IES).

Quais os instrumentos do Enade?

  • Questionário do estudante;
  • Prova;
  • Questionário de Percepção de Prova;
  • Questionário do coordenador(a) do curso.

 

 

Questionário do Estudante

O Questionário do Estudante deverá ser preenchido por todos os estudantes concluintes habilitados devidamente inscritos pela IES, sendo de caráter obrigatório, exclusivamente no Sistema Enade.O preenchimento do Questionário do Estudante configura-se como um dos elementos para a caracterização da efetiva participação do estudante no Exame, sendo objeto de verificação no processo de atribuição de sua regularidade perante o Enade 2021, ou seja, o concluinte que não responder ao Questionário do Estudante ficará em situação irregular junto ao Enade.

O preenchimento completo do Questionário do Estudante é requisito necessário para a visualização do local da prova, que estará disponível para consulta exclusivamente no Sistema Enade.

Assista ao vídeo que criamos especialmente para você.

Prova

O Enade tem como data provável o dia 27 de novembro de 2022, mas a UCB informará caso haja alguma alteração.

Vale lembrar, que todos os estudantes ingressantes habilitados, ficarão dispensados da participação no Enade 2022, tendo sua situação de regularidade atribuída pelo Inep ao final do período de inscrições.

Confira o informativo que preparamos com os detalhes para realização da prova dos estudantes desse ciclo.

Vídeo institucional da UCB

Há 47 anos a UCB atua no desenvolvimento integral da pessoa humana e da sociedade, por meio da geração e comunhão do saber, comprometida com a qualidade e os valores éticos e cristãos, na busca da verdade.

Conheça a história da UCB do qual você é o nosso protagonista.