ENADE

Enade 2019

O Edital nº 43, de 04 de junho de 2019, DOU 05/06/2019, dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Enade 2019, a serem cumpridos pelas Instituições de Educação Superior (IES) e pelos estudantes habilitados a essa edição do Exame.

CURSOS AVALIADOS
Conforme Portaria MEC nº 828, de 16 de abril de 2019, o Enade 2019 será aplicado para fins de avaliação de desempenho dos estudantes dos cursos vinculados às seguintes áreas de avaliação:

I – Áreas relativas ao grau de bacharel:

  • Arquitetura e Urbanismo;
  • Biomedicina;
  • Educação Física;
  • Enfermagem;
  • Engenharia Ambiental;
  • Engenharia Civil;
  • Farmácia;
  • Fisioterapia;
  • Medicina;
  • Medicina Veterinária;
  • Nutrição;
  • Odontologia.

II – Áreas relativas ao grau de tecnólogo:

  • Tecnologia em Gestão Ambiental.

Questionário do Estudante

O Questionário do Estudante deverá ser preenchido por todos os estudantes concluintes habilitados devidamente inscritos pela IES, sendo de caráter obrigatório, exclusivamente no Sistema Enade.

O preenchimento do Questionário do Estudante configura-se como um dos elementos para a caracterização da efetiva participação do estudante no Exame, sendo objeto de verificação no processo de atribuição de sua regularidade perante o Enade 2019, ou seja, o concluinte que não responder ao Questionário do Estudante ficará em situação irregular junto ao Enade.

O preenchimento completo do Questionário do Estudante é requisito necessário para a visualização do local da prova, que estará disponível para consulta exclusivamente no Sistema do Enade a partir do dia 08 de novembro de 2019.

Confira o passo a passo para o cadastro do estudante e questionário do estudante no Sistema Enade.

Prova

O Enade será realizado no dia 24 de novembro de 2019, com início às 13 (treze) horas, horário oficial de Brasília e terá duração de 4 (quatro) horas.

Vale lembrar, que todos os estudantes ingressantes habilitados, ficarão dispensados da participação no Enade 2019, tendo sua situação de regularidade atribuída pelo Inep ao final do período de inscrições, previsto no item 1.2 do Edital nº 43.

Prêmio Mérito Acadêmico

A UCB instituiu o Prêmio Mérito Acadêmico com o objetivo de estimular e incentivar o compromisso e o engajamento dos estudantes inscritos e convocados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para participarem do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019. Clique aqui e consulte o regulamento.

Prêmio Saraiva e Gen

A UCB instituiu premiação para os melhores desempenhos dos estudantes que participarão dos projetos Saraiva e Gen, com o objetivo de estimular e incentivar o compromisso e o engajamento daqueles que foram convocados para o Enade 2019. Clique aqui e consulte o regulamento.

Vídeo Institucional da UCB

Há 45 anos a UCB atua no desenvolvimento integral da pessoa humana e da sociedade, por meio da geração e comunhão do saber, comprometida com a qualidade e os valores éticos e cristãos, na busca da verdade.

Conheça a história da UCB do qual você é o nosso protagonista.

Perguntas Frequentes

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é uma das avaliações que compõem o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), criado pela Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004.

O objetivo do Enade é avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação; suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico da profissão escolhida, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.

A legislação que envolve as diretrizes e definições gerais acerca do Enade se baseia nas seguintes normas judiciais:

  • Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004: Criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
  • Portaria Normativa nº. 40, de 12 de dezembro de 2007 (republicada em 29/12/2010).
  • Edital nº 43, de 04 de julho de 2019, DOU 05/07/2019
  • Portaria MEC nº 828, de 16 de abril de 2019

Conforme disposição do art. 5º, § 5º, da Lei nº. 10.861/2004, o Enade constitui-se componente curricular obrigatório, sendo inscrita no histórico escolar do estudante somente a situação regular com relação a essa obrigação. A situação de irregularidade do estudante junto ao Enade irá ocorrer quando o estudante selecionado não comparecer ao exame, não preencher do Questionário do Estudante e tiver o registro de participação indevido na prova.

  • Questionário do estudante;
  • Prova;
  • Questionário de Percepção de Prova;
  • Questionário do coordenador(a) do curso.

O Ministério da Educação define, anualmente, as áreas propostas pela Comissão de Avaliação da Educação Superior (Conaes), órgão colegiado de coordenação e supervisão do Sinaes. A periodicidade máxima de aplicação do Enade em cada área será trienal.

Conforme Portaria MEC nº 828, de 16 de abril de 2019, o Enade 2019 será aplicado para fins de avaliação de desempenho dos estudantes dos cursos vinculados às seguintes áreas de avaliação:

I – Áreas relativas ao grau de bacharel: Arquitetura e Urbanismo; Biomedicina; Educação Física; Enfermagem; Engenharia Ambiental; Engenharia Civil; Engenharia Elétrica; Farmácia; Fisioterapia; Medicina; Medicina Veterinária; Nutrição e Odontologia.

II – Áreas relativas ao grau de tecnólogo: Tecnologia em Gestão Ambiental.

As provas do Enade 2019 serão aplicadas no dia 24 de novembro de 2019, com início às 13h30 (horário de Brasília), com duração total de 4 (quatro) horas. A abertura dos portões será às 12h e seu fechamento às 13h. Não será permitida a entrada no local da prova após esse horário. A partir das 13h (Horário de Brasília, DF), o estudante deverá aguardar na sala de prova até que seja autorizado o início do Exame, após procedimentos de verificação de segurança, sob pena de eliminação do Exame.

É obrigatória a apresentação de via original de documento oficial de identificação com foto para a realização da prova. Utilizar obrigatoriamente caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente, sob pena de impossibilidade de leitura óptica do Cartão- Resposta.

A presença no local de prova será atestada por meio da assinatura do estudante na lista de presença da sala de aplicação, ao término da prova; de acordo com o item 1.8.1 do Edital 43.

Estão habilitados ao Enade 2019 todos os estudantes ingressantes e concluintes das áreas e cursos a serem avaliados pelo Enade. No entanto, em 2019, somente os estudantes concluintes participarão da prova a ser aplicada em 24 de novembro de 2019.

Estudantes ingressantes são aqueles que tenham iniciado o respectivo curso no ano de 2019, devidamente matriculados, e que tenham de zero a vinte e cinco por cento da carga horária mínima do currículo do curso cumprida até o final das inscrições do Enade 2019.

Estudantes concluintes dos cursos de bacharelado são aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2020 ou que tenham cumprido 80% (oitenta por cento) ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da Instituição de Educação Superior (IES), até o final das inscrições do Enade 2019.

Estudantes concluintes dos Cursos Superiores de Tecnologia são aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até dezembro de 2019 ou que tenham cumprido 75% (setenta e cinco por cento) ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da Instituição de Educação Superior (IES), até o final das inscrições do Enade 2019.

Sim. A participação do estudante habilitado ao Enade é condição indispensável ao registro da regularidade no histórico escolar, assim como à expedição do diploma pela Instituição de Educação Superior (IES). Em 2019, somente os estudantes concluintes participarão da prova a ser aplicada em 24 de novembro de 2019.

O estudante que possui dupla graduação, ou seja, considerado concluinte habilitado em dois ou mais cursos avaliados no Enade 2019, deverá escolher o curso pelo qual realizará o exame, no período de 03/09/2019 a 01/10/2019. Deste modo, o Questionário do Estudante deve ser preenchido sobre o curso escolhido e o estudante será ensalado e receberá a prova conforme a escolha feita.

O estudante concluinte habilitado ao Enade 2019, que não preencher o questionário do estudante e não realizar prova, não poderá receber o seu diploma enquanto não regularizar a sua situação junto ao Enade, haja vista não ter concluído o respectivo curso de graduação (o Enade é componente curricular obrigatório).

O preenchimento do Questionário do Estudante configura-se como um dos elementos para a caracterização da efetiva participação do estudante no Exame, sendo objeto de verificação no processo de atribuição de sua regularidade perante o Enade 2019.

Primeiramente, os estudantes concluintes deverão tomar ciência do Edital nº 43, de seus anexos e dos atos normativos nele mencionados, disponíveis no Portal do Inep <http://portal.inep.gov.br>, que definem sua participação no Enade 2019. Para realizar o preenchimento do cadastro, o estudante deverá acessar o link: http://enade.inep.gov.br/enade/#!/index para obter login e senha, na opção “Primeiro Acesso estudante”, informando: seu CPF, data de nascimento e endereço de e-mail válidos.

Os estudantes inscritos pela Instituição de Educação Superior (IES) para participarem do Enade 2019, deverão realizar cadastro no período de 01 de julho a 21 de novembro de 2019, para acesso ao cadastro, bem como o preenchimento do Questionário do Estudante e, se necessário, solicitar o atendimento especializado e/ou específico.

A solicitação de atendimento especializado e/ou especifico deve ser realizado no período de 02/09/2019 a 13/09/2019 no link http://enade.inep.gov.br/enade/#!/index, atendendo ao disposto no edital nº 43, de 04 de junho de 2019, DOU 05/06/2019.

Sim. O Questionário do Estudante deverá ser preenchido por todos os estudantes concluintes habilitados devidamente inscritos pela IES, sendo de caráter obrigatório, exclusivamente no Sistema Enade, disponível no endereço http://enade.inep.gov.br. O preenchimento do Questionário do Estudante configura-se como um dos elementos para a caracterização da efetiva participação do estudante no Exame, sendo objeto de verificação no processo de atribuição de sua regularidade perante o Enade 2019.

A aplicação do Questionário do Estudante tem por objetivo levantar informações que permitam caracterizar o perfil dos estudantes e o contexto de seus processos formativos, relevantes para a compreensão dos resultados obtidos no Enade 2019. O período para o Preenchimento do Questionário do Estudante está indicado no item 1.2 do Edital MEC 43/2019, e, em hipótese alguma, haverá a prorrogação do prazo.

O preenchimento completo do Questionário do Estudante é requisito necessário para a visualização do local da prova, que estará disponível para consulta exclusivamente no Sistema Enade, disponível no endereço <http://enade.inep.gov.br>

O preenchimento do questionário do estudante ocorrerá no período de dia 02/09/2019 a 21/11/2019. A consulta individual ao local de prova e impressão do Cartão de Informação do Estudante será obrigatoriamente emitida após o preenchimento do questionário.

As provas são aplicadas por instituição ou consórcio de instituições contratadas pelo Inep que comprove capacidade técnica em avaliação e aplicação, segundo o modelo proposto para o exame, e que atenda aos requisitos estabelecidos no projeto básico do Enade.

A prova é composta de 40 questões, sendo 10 questões da parte de formação geral e 30 da parte de formação específica da área, contendo as duas partes questões discursivas e de múltipla escolha que são especificadas da seguinte forma:

  • Componente de Formação Geral, 10 (dez) questões, sendo 02 (duas) discursivas e 08 (oito) de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos.
  • Componente específico de cada área de avaliação, 30 (trinta) questões, sendo 03 (três) discursivas e 27 (vinte e sete) de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudo de casos.

A prova de Formação Geral tem a concepção dos seus itens balizada pelos princípios dos Direitos Humanos. As questões discursivas do componente de Formação Geral avaliam aspectos como clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, utilização de vocabulário adequado e correção gramatical do texto.

A nota do Enade 2019 será calculada somando-se as notas das partes da Formação Geral e do Componente Específico, atribuindo-se um peso de 25% (vinte e cinco por cento) para a nota da primeira e 75% (setenta e cinco por cento) para a nota da última.

No dia da realização do Exame, os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h, de acordo com o Horário de Brasília, DF. É proibida a entrada do estudante que chegar ao local de prova após o fechamento dos portões. É recomendado a todos os estudantes que compareçam ao local de realização da prova até às 12h (Horário de Brasília, DF).

O acesso à sala de aplicação será permitido com a apresentação de documento de identificação válido, conforme os itens 15.1 a 15.5 do Edital nº 43, e dentro do horário estabelecido no referido Edital. Após o fechamento dos portões, o estudante não poderá permanecer no local de aplicação das provas, entendido como as dependências físicas onde será realizado o Exame, sem documento de identificação válido, conforme os itens 15.1 a 15.5 do Edital.

A aplicação da prova terá início às 13h30 (Horário de Brasília, DF) e será encerrada às 17h30 (Horário de Brasília, DF), em todos os estados e no Distrito Federal.

A partir das 13h (Horário de Brasília, DF), o estudante deverá aguardar na sala de prova até que seja autorizado o início do Exame, às 13h30 (Horário de Brasília, DF), após procedimentos de verificação de segurança, sob pena de eliminação do Exame.