O Programa de Mestrado e Doutorado em Psicologia, da Universidade Católica de Brasília (UCB), destaca-se na Região Centro-Oeste por suas características de natureza acadêmica agregada a uma vocação de inserção social no ensino, na pesquisa e em suas produções, em geral todos voltados para busca de alternativas a graves questões sociais contemporâneas.
O Programa é avaliado com a nota 5 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), apresenta algumas convergências temáticas com outros programas da região (por exemplo, desenvolvimento humano, saúde, família, dentre outros), mas diferencia-se desses pelo foco em outras especificidades temáticas: religiosidade, morte, sexualidade, imigração, arte e saúde mental, nomadismo e diversidade, poder, alteridade e violência.
Os projetos de pesquisa desenvolvidos no Programa se destacam pela abordagem consistente e aprofundada em temas emergentes, como os da área de Psicologia Jurídica, de Direitos Humanos e Globalização, de Psicologia da Religião, de Psicologia de Gênero, dentre outros.
O Programa tem se destacado também pela consolidação do seu processo de internacionalização. Desse modo, seus integrantes têm participado de debates envolvendo outros países por intermédio do desenvolvimento de projetos de pesquisa, cursos e minicursos ministrados no exterior, participando de simpósios, congressos e outros eventos científicos internacionais. Esse processo de internacionalização inclui também o intercâmbio entre professores, estudantes, assim como a construção de redes de pesquisadores. Dessa maneira, os doutorandos do Programa têm a oportunidade de realizarem seus sanduíches no exterior, recebendo coorientação de eminentes pesquisadores internacionais, que participam das redes de pesquisas em que estão inseridos seus respectivos orientadores do Programa.
Com tais características, o Programa tem alcançado os seus objetivos de promover a aquisição sistemática e coerente de conhecimentos e desenvolver competências para a realização de pesquisas e reflexões na área de Psicologia, com vistas à qualidade da práxis profissional e acadêmica, ampliando campos de atuação mediante o diálogo com as Ciências Humanas, Sociais e da Saúde.
Ao longo dos seus 20 anos de existência, o Programa de Mestrado e Doutorado em Psicologia já formou mais de 270 mestres e 25 doutores, além de ter recebido 10 pesquisadores, do país e do exterior, na realização de seus respectivos pós-doutoramentos, sob acompanhamento de pesquisadores de seu corpo docente. No ano de 2018, o Programa teve aproximadamente 71 estudantes regulares, dentre calouros e veteranos, 36 em nível de mestrado e 35 em nível de doutorado, além de alunos especiais.
Estuda os processos de saúde e de adoecimento no curso do desenvolvimento humano. Investiga os processos patológicos e de saúde, de avaliação diagnóstica e de intervenções terapêuticas. Interessa-se ainda por temas relativos à religiosidade, à morte, à sexualidade e aos processos de subjetivação. Esta linha contém três eixos temáticos:
Eixo temático 1 – Psicopatologia, Psicoterapia e Psicodiagnóstico: Investiga a psicopatologia, o psicodiagnóstico e a intervenção psicológica em contextos específicos, como: clínica psicanalítica, fenomenológica e sistêmica; situações de violência, migração e hábitos alimentares.
Eixo temático 2 – Religião, saúde mental e cultura: Investiga fenômenos relacionados à linguagem e à religião e suas relações com a saúde mental nas perspectivas psicanalítica e fenomenológica e suas relações com a filosofia da linguagem.
Eixo temático 3 – Ações Terapêuticas em Serviços de Saúde Mental: Estuda temas relacionados às ações terapêuticas em serviços de saúde pública e comunitária e respectivas concepções de saúde subjacentes, com foco nas alternativas metodológicas inovadoras e criativas e que qualifiquem a escuta em situações de vulnerabilidade e exclusão, incluindo-se os indígenas e os imigrantes.
Investiga a cultura contemporânea, nas dimensões próprias das relações humanas no mundo social e a produção de subjetividades, tanto do ponto de vista das linguagens, tecnologias e valores hegemônicos, sejam científicos, ideológicos, econômicos e/ou religiosos e suas repercussões psicológicas, como ponto de vista das resistências e linhas de fuga. Esta linha organiza-se em torno dos eixos temáticos a seguir:
Eixo temático 1 – Alteridade, poder e violência: contempla os aspectos teórico-práticos das relações de poder, alteridade e violências de gênero. Engloba relações entre gerações, raças/etnias, cosmologias/visões de mundo, e entre pessoas que se enquadram nas normas hegemônicas e pessoas ditas “diferentes”. Investiga, ainda, as questões relativas ao diálogo entre formações culturais hegemônicas e resistências locais/transversais relacionadas às lutas pela conquista de direitos e políticas públicas.
Eixo temático 2 – Cultura e Trabalho: Estuda as transformações no mundo do trabalho e as relações entre trabalho, bem-estar e saúde. Analisa também as relações entre trabalho, mediação do sofrimento e adoecimento, bem como a mobilização subjetiva nos diversos contextos de trabalho. Engloba, ainda, as organizações e seus processos sociais: relações interpessoais, grupos, religiosidades, clima, liderança, cultura e poder nas organizações.
Eixo temático 3 – História e processos de subjetivação: estuda o processo histórico de construção de regimes de verdade na psicologia jurídica, assim como no campo de estudos do crime e da violência, com especial recorte na psicologia jurídica brasileira e políticas públicas de justiça criminal no Brasil. Integra discussões sobre a história da psicologia, criminologia e estudos da violência, em articulação com as ciências humanas, considerando a necessidade da interprofissionalidade para a compreensão de temas complexos, a exemplo daqueles afetos ao estudo da violência e das religiosidades.
Investiga o desenvolvimento humano em diversos contextos sociais, a família enquanto sistema nas diferentes fases do seu ciclo de vida, e os processos sociais e educacionais em contexto escolar. Destacam-se os processos relacionais, socioculturais e de desenvolvimento na família e na escola. Num escopo social mais amplo, estudam-se as políticas de direitos humanos que asseguram o direito à diversidade e à inclusão. Esta linha de pesquisa está organizada em três eixos temáticos.
Eixo temático 1 – Dinâmicas e configurações familiares em múltiplos contextos: busca compreender as conexões intrafamiliares em diversos contextos, particularmente naqueles de diversidades e propor o desenvolvimento de metodologias de trabalho com casais e famílias na perspectiva de prevenção e tratamento.
Eixo temático 2 – Processos Educacionais e Práticas Pedagógicas: estuda o desenvolvimento humano em contexto educacional, tais como, os processos de ensino e aprendizagem, a formação de educadores e as interações sociais nos níveis micro e macrocontextuais. Analisa também a Educação Inclusiva e aas dificuldades de aprendizagem e seus impactos no desenvolvimento dos indivíduos e dos grupos.
Eixo temático 3 – Desenvolvimento Humano, Diversidade e Inclusão: investiga questões referentes à cultura, especificamente diversidade, inclusão e direitos humanos e suas repercussões no desenvolvimento humano. Neste eixo são incluídos temas como preconceito, violência escolar e familiar, interculturalidade, gênero entre outros.
Apresentação: Este laboratório constitui um espaço de produção e transmissão de conhecimentos psicológicos, especialmente ligados a temas da psicologia da saúde, violência, gênero e teorias de grupos, veiculados no cinema e em imagens fotográficas. Através da imagem, busca-se o estabelecimento de uma prática crítica, que seja capaz de produzir a educação do olhar, a começar pela assunção das dimensões ética e estética que o recurso à imagem enuncia.
Objetivos: Investigar os recursos estéticos e as estratégias de produção de significados no cinema documental e de ficção, com o intuito de criar e de divulgar conhecimentos em Psicologia, através de imagens em movimento e da fotografia.
Apresentação: Este laboratório está vinculado ao Grupo de Pesquisa do CNPq denominado Saúde Mental, Terapêuticas e Cultura, em vigor desde 2004. O referido Grupo busca contribuir com os estudos e as práticas pertencentes à área de saúde mental, promovendo e coordenando atividades de pesquisa, intervenção e ensino, em uma abordagem interdisciplinar. Este laboratório atua de modo integrado com as ênfases em processos clínicos e Avaliação, Planejamento e Intervenção Psicossocial da graduação em psicologia, em atividades de pesquisas sobre psicodiagnóstico, psicopatologia (depressão, síndrome do pânico, esquizofrenia, psicopatia, transtornos de desenvolvimento da infância), intervenções em clínica, avaliação psicológica – incluindo técnicas projetivas (Método de Rorschach TAT, HTP) e psicométricas, psicopatologias da sexualidade; bem como pesquisas na área violência sexual contra crianças e adolescentes, guarda compartilhada, adolescentes em conflito com a lei, uso abusivo de álcool e outras drogas por adolescentes
Objetivos: Desenvolver e aprimorar atividades de pesquisa na UCB, de modo coordenado e articulado entre pós-graduação e graduação, visando integrar, em projetos e atividades de pesquisa, alunos da graduação de Psicologia e de Educação (de Iniciação Científica e de Trabalho de Conclusão de Curso) e alunos dos Mestrados e Doutorados em Psicologia e em Educação. Reunir projetos de pesquisa afins, viabilizando parte de suas atividades em espaços físicos comuns e necessários à disponibilização de seus equipamentos e material permanente e de consumo a suas equipes de trabalho. Possibilitar a articulação entre o conhecimento inter e transdisciplinar com a integração de professores de diferentes programas de pós-graduação e áreas do conhecimento.
Apresentação: Criado em 2012, o Laboratório PPP busca fornecer apoio para pesquisas em clínica, em especial Psicologia clínica, psicoterapia, e investigações que se utilizam da linguagem. O Laboratório desenvolve suas pesquisas principalmente nas perspectivas da clínica em Psicopatologia, da teoria psicanalítica e da fenomenologia.
Objetivos: Aprofundar, de um ponto de vista teórico e clínico, investigações que envolvem corpos discursivos com análises do ponto de vista psicopatológico, psicanalítico e fenomenológico. Estudar as particularidades de questões pertinentes ao contexto clínico, como a linguagem, a metáfora, a sintomatologia e estruturas psicopatológicas, aspectos culturais relevantes na atividade clínica, como a religiosidade e a imigração, por exemplo, sob as perspectivas psicanalítica e fenomenológica.
Apresentação: O laboratório de Saúde mental, religião e cultura foi implementado ao final de 2015 para o desenvolvimento de pesquisas em saúde mental e religião. Congrega professores e alunos de diferentes níveis de formação (graduação, mestrado e doutorado.
Objetivos: Desenvolver investigações relacionadas à temática da saúde mental e religião, em conexão com questões de ordem social e cultural, integrando atividades de ensino, pesquisa e extensão na graduação e na pós-graduação em Psicologia. Produzir material bibliográfico concernente ao tema, como resultante das pesquisas realizadas, em parceria com a graduação, envolvendo professores e alunos do mestrado, doutorado e graduação.
Apresentação: O laboratório tem como objetivo forlatecer o grupo e trabalho “Família, Processo de Desenvolvimento e Promoção da Saúde” da ANPEPP, coordenado pela responsável pelo laboratório e possibilitar uma reflexão teórica e metodológica sobre os temas pesquisados.
Atividades realizadas: Elaboração de relatórios, reuniões de pesquisa, seminários semanais, participação em atividades da ANPEPP, CONPSI, SBP e eventos internacionais. Redação de artigos e livros.
Apresentação: O laboratório de Psico-sócio-gerontologia foi implementado para o desenvolvimento de pesquisas multidisciplinares na área de Gerontologia, que abrangem a observação em Psicologia, Sociologia, Antropologia e demais áreas psicossociais. Ele congrega projetos de pesquisa de diferentes Cursos/Áreas/Programas da Universidade, com infraestrutura funcional para o desenvolvimento de pesquisas nas áreas citadas. Neste laboratório são feitos diversos procedimentos, como as transcrições e análise de entrevistas com idosos; análise das fotografias e filmagens dos idosos; aplicações e análises dos testes de Rorschach.
Objetivos: Oferecer suporte aos projetos e atividades de pesquisas que analisam e investigam os aspectos psicológicos e socioculturais relacionados ao envelhecimento e às adaptações agudas e crônicas que ocorrem em pessoas idosas em diferentes situações de vida.
Apresentação: O CEFPA oferece a estrutura física e funcional para o desenvolvimento de uma série de atividades práticas vinculadas ao ensino, à pesquisa e a extensão e voltadas para a comunidade, em especial a oferta de diferentes formas de atendimento psicológico à comunidade do Distrito Federal. Objetivos: Atender às atividades práticas curriculares e de pesquisa de alunos e professores da graduação e pós-graduação (mestrado e especializações) em psicologia da UCB, por meio de serviços de atendimento psicológico abertos à comunidade. O CEFPA privilegia a pesquisa, a formação para a prática profissional e o compromisso social da psicologia nas três ênfases do curso de graduação: Avaliação, Planejamento e Intervenção Psicossociológica; Gestão, Formação e Promoção de Saúde; Processos Clínicos e nas diferentes linhas de pesquisa do Mestrado.
Formação Doutorado:
Doutorado em Psicologia
Linhas de pesquisa:
Desenvolvimento Humano em Sistemas Familiares e Educacionais e Saúde Mental e Ações Terapêuticas
Projetos de pesquisa:
Ensino de Pré-Requisitos para Leitura e Escrita com Deficientes Intelectuais: Efeito sobre a Aprendizagem de Leitura
Temas de interesse:
Aprendizagem e Dificuldades Relacionadas, Repertórios Acadêmicos, Leitura e Escrita, Clínica Analítico-Comportamental.
Formação Doutorado:
Doutorado em Psicologia
Linhas de pesquisa:
Desenvolvimento Humano em Sistemas Familiares e Educacionais
Projetos de pesquisa:
(CLAUDIA) Adaptação e validação de instrumentos para avaliação de intervenções psicoterapêuticas e psicossociais
(CLÁUDIA) Psicologia Positiva aplicada a contextos familiares, escolares e organizacionais
(CLAUDIA) Repercussões das crenças, valores e atitudes sobre inclusão no processo de desenvolvimento da pessoa com deficiência na escola
Temas de interesse:
Desenvolvimento Humano e Psicologia Positiva
Formação Doutorado:
Doutorado em Educação Física
Linhas de pesquisa:
Saúde e Funcionalidade no Envelhecimento
Projetos de pesquisa:
ESQUEMAS DE GÊNERO DO AUTOCONCEITO E SUAS RELAÇÕES COM ENVELHECIMENTO E SAÚDE
GÊNERO, ESPORTE E SAÚDE: CONTRIBUIÇÕES DOS ESQUEMAS COGNITIVOS NA PERCEPÇÃO, MOTIVAÇÃO, DESEMPENHO FÍSICO, STRESS E ANSIEDADE.
Gênero, Esporte, Lazer, Saúde e Sociedade
Temas de interesse:
Psicologia do esporte e Psicometria
Formação Doutorado:
Psicologia
Linhas de pesquisa:
Cultura Contemporânea e Relações Humanas; Desenvolvimento Humano em Sistemas Familiares e Educacionais; Saúde Mental e Ações Terapêuticas
Projetos de pesquisa:
Adolescentes femininas em conflito com a lei: estrutura e dinâmica familiar
Temas de interesse:
Família; Sexualidade; psicologia jurídica
Formação Doutorado:
Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Especialista em Políticas Públicas de Justiça Criminal e Segurança Pública pela Universidade Federal Fluminense (2005). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2001).
Linhas de pesquisa:
Cultura Contemporânea e Relações Humanas; Desenvolvimento Humano em Sistemas Familiares e Educacionais
Projetos de pesquisa:
Mulheres encarceradas envolvidas no tráfico de drogas: maternidade e repercussões sócioemocionais
TRAMA - Base de Dados em História da Psicologia Jurídica no Brasil e Políticas Públicas de Justiça Criminal e Segurança Pública Relacionadas à Juventude
Temas de interesse:
História da Psicologia, História da Psicologia no Brasil, Estudos da Violência, Criminologia brasileira
Formação Graduação:
Graduação em Pedagogia
Formação Doutorado:
Doutorado em Psicologia
Linhas de pesquisa:
Cultura Contemporânea e relações humanas; Desenvolvimento Humano em Sistemas Familiares e Educacionais
Projetos de pesquisa:
Trabalho e Mobilização Subjetiva; Repercussões das crenças, valores e atitudes sobre inclusão no processo de desenvolvimento da pessoa com deficiência na escola
Temas de interesse:
Saúde trabalho; direitos humanos: diversidades, igualdade racial; ensino e aprendizagem; formação de professores
Formação Doutorado:
Psicologia
Formação Pós-doutorado:
Psicossociologia
Linhas de pesquisa:
Desenvolvimento Humano em Sistemas Familiares e Educacionais; Saúde mental e ações terapêuticas.
Projetos de pesquisa:
Autores de violência sexual; Egressos do sistema prisional: histórias que importam.
Temas de interesse:
Separação conjugal e guarda de filhos; Relação família escola; autores de violência sexual, abuso sexual contra crianças e adolescentes, drogas e violência, adolescência, deliquencia e uso de drogas.
Formação Doutorado:
Doutorado em Psicologia
Linhas de pesquisa:
Saúde Mental e Ações Terapêuticas e Cultura Contemporânea e Relações Humanas.
Projetos de pesquisa:
"Religiões e Espiritualidade na Clínica Psicológica: Percepções de Psicoterapeutas" / "Identidade do Psicólogo Brasileiro"
Temas de interesse:
Psicologia da Religião; Saúde Mental; Fenomenologia; Psicodiagnóstico; Formação em Psicologia
Formação Pós-doutorado:
Sociologia, Filosofia, Antropologia
Linhas de pesquisa:
Cultura Contemporânea e Relações Humanas, Saúde Mental e Ações Terapêuticas
Projetos de pesquisa:
Alteridade e Violência; Outras Palavras; Psicologia da Diferença
Temas de interesse:
Diversidade cultural; cultura contemporânea; filosofia da diferença; psicologia social; psicologia política
Formação Doutorado:
Psicologia
Linhas de pesquisa:
Desenvolvimento Humano em Sistemas Familiares e Educacionais e Saúde Mental e Ações Terapêuticas
Projetos de pesquisa:
Violência(s) contra mulheres donas de casa: Ausência de direitos e impactos na saúde mental
Temas de interesse:
Saúde Mental, Processos clínicos, Violência contra mulheres, Sistemas familiares, Clínica Fenomenológica-Existencial
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
1 | ORIENTAÇÃO I | |
1 | EPISTEMOLOGIA | 60 |
1 | METODOLOGIA DA PESQUISA EM PSICOLOGIA | 60 |
1 | EPISTEMOLOGIA E TEORIAS EM PSICOLOGIA | 60 |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
2 | ORIENTAÇÃO II | |
2 | SEMINÁRIOS AVANÇADOS DA PSICOLOGIA | 60 |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
3 | ORIENTAÇÃO III | |
3 | DISCIPLINA(S) OPTATIVA(S) |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
4 | ORIENTAÇÃO IV |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
5 | ORIENTAÇÃO V |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
6 | ORIENTAÇÃO VI |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
7 | ORIENTAÇÃO VII |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
8 | ORIENTAÇÃO VIII | |
8 | QUALIFICAÇÃO | 120 |
8 | DEFESA | 60 |
Disciplinas optativas | Carga horária |
---|---|
ORIENTAÇÃO IX | |
ORIENTAÇÃO X | |
PROCESSOS DE SAÚDE E ADOECIMENTO | 60 |
PSICOPATOLOGIA E PSICODIAGNÓSTICO | 60 |
ABORDAGENS TERAPÊUTICAS | 60 |
TÓPICOS ESPECIAIS EM SAÚDE MENTAL E AÇÕES TERAPÊUTICA | 60 |
PESQUISA EM SAÚDE MENTAL E AÇÕES TERAPÊUTICAS I - PESM | 60 |
PESQUISA EM SAÚDE MENTAL E AÇÕES TERAPÊUTICAS II - PES | 60 |
DESENVOLVIMENTO HUMANO E DIVERSIDADES | 60 |
FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA ABORDAGEM À FAMÍLIA E CASAIS | 60 |
SOCIEDADE, FAMÍLIA E EDUCAÇÃO | 60 |
TÓPICOS ESPECIAIS EM DESENVOLVIMENTO HUMANO EM SIST | 60 |
PESQUISA EM DESENVOLVIMENTO HUMANO EM SISTEMAS FA | 60 |
PESQUISA EM DESENVOLVIMENTO HUMANO EM SISTEMAS FA | 60 |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
1 | ORIENTAÇÃO I | |
1 | EPISTEMOLOGIA | 60 |
1 | METODOLOGIA DA PESQUISA EM PSICOLOGIA | 60 |
1 | EPISTEMOLOGIA E TEORIAS EM PSICOLOGIA | 60 |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
2 | ORIENTAÇÃO II | |
2 | SEMINÁRIOS AVANÇADOS DA PSICOLOGIA | 60 |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
3 | ORIENTAÇÃO III | |
3 | DISCIPLINA(S) OPTATIVA(S) |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
4 | ORIENTAÇÃO IV |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
5 | ORIENTAÇÃO V |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
6 | ORIENTAÇÃO VI |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
7 | ORIENTAÇÃO VII |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
8 | ORIENTAÇÃO VIII | |
8 | QUALIFICAÇÃO | 120 |
8 | DEFESA | 60 |
Disciplinas optativas | Carga horária |
---|---|
ORIENTAÇÃO IX | |
ORIENTAÇÃO X | |
PROCESSOS DE SAÚDE E ADOECIMENTO | 60 |
PSICOPATOLOGIA E PSICODIAGNÓSTICO | 60 |
ABORDAGENS TERAPÊUTICAS | 60 |
TÓPICOS ESPECIAIS EM SAÚDE MENTAL E AÇÕES TERAPÊUTICA | 60 |
PESQUISA EM SAÚDE MENTAL E AÇÕES TERAPÊUTICAS I - PESM | 60 |
PESQUISA EM SAÚDE MENTAL E AÇÕES TERAPÊUTICAS II - PES | 60 |
PESQUISA EM CULTURA CONTEMPORÂNEA E RELAÇÕES HUMANAS | 60 |
PESQUISA EM CULTURA CONTEMPORÂNEA E RELAÇÕES HUMANAS | 60 |
ALTERIDADE E PODER NO MUNDO CONTEMPORÂNEO | 60 |
TRABALHO E SAÚDE | 60 |
REPRESENTAÇÃO SOCIAL E IMAGINÁRIO | 60 |
TÓPICOS ESPECIAIS EM CULTURA CONTEMPORÂNEA E RELAÇÕES | 60 |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
1 | ORIENTAÇÃO I | |
1 | EPISTEMOLOGIA | 60 |
1 | METODOLOGIA DA PESQUISA EM PSICOLOGIA | 60 |
1 | EPISTEMOLOGIA E TEORIAS EM PSICOLOGIA | 60 |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
2 | ORIENTAÇÃO II | |
2 | SEMINÁRIOS AVANÇADOS DA PSICOLOGIA | 60 |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
3 | ORIENTAÇÃO III | |
3 | DISCIPLINA(S) OPTATIVA(S) |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
4 | ORIENTAÇÃO IV |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
5 | ORIENTAÇÃO V |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
6 | ORIENTAÇÃO VI |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
7 | ORIENTAÇÃO VII |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
8 | ORIENTAÇÃO VIII | |
8 | QUALIFICAÇÃO | 120 |
8 | DEFESA | 60 |
Disciplinas optativas | Carga horária |
---|---|
ORIENTAÇÃO IX | |
ORIENTAÇÃO X | |
DESENVOLVIMENTO HUMANO E DIVERSIDADES | 60 |
FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA ABORDAGEM À FAMÍLIA E CASAIS | 60 |
SOCIEDADE, FAMÍLIA E EDUCAÇÃO | 60 |
TÓPICOS ESPECIAIS EM DESENVOLVIMENTO HUMANO EM SIST | 60 |
PESQUISA EM DESENVOLVIMENTO HUMANO EM SISTEMAS FA | 60 |
PESQUISA EM DESENVOLVIMENTO HUMANO EM SISTEMAS FA | 60 |
PESQUISA EM CULTURA CONTEMPORÂNEA E RELAÇÕES HUMA | 60 |
PESQUISA EM CULTURA CONTEMPORÂNEA E RELAÇÕES HUMA | 60 |
ALTERIDADE E PODER NO MUNDO CONTEMPORÂNEO | 60 |
TRABALHO E SAÚDE | 60 |
REPRESENTAÇÃO SOCIAL E IMAGINÁRIO | 60 |
TÓPICOS ESPECIAIS EM CULTURA CONTEMPORÂNEA E RELAÇÕES | 60 |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
1 | ORIENTAÇÃO I | |
1 | METODOLOGIA DA PESQUISA EM PSICOLOGIA | 60 |
1 | EPISTEMOLOGIA | 60 |
1 | EPISTEMOLOGIA E TEORIAS EM PSICOLOGIA | 60 |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
2 | ORIENTAÇÃO II | |
2 | DISCIPLINA(S) OPTATIVA(S) |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
3 | ORIENTAÇÃO III | |
3 | QUALIFICAÇÃO | 60 |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
4 | ORIENTAÇÃO IV | |
4 | DEFESA | 60 |
Disciplinas optativas | Carga horária |
---|---|
ORIENTAÇÃO V | |
ORIENTAÇÃO VI | |
PROCESSOS DE SAÚDE E ADOECIMENTO | 60 |
PSICOPATOLOGIA E PSICODIAGNÓSTICO | 60 |
ABORDAGENS TERAPÊUTICAS | 60 |
PESQUISA EM SAÚDE MENTAL E AÇÕES TERAPÊUTICAS I - PESM | 60 |
DESENVOLVIMENTO HUMANO E DIVERSIDADES | 60 |
FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA ABORDAGEM À FAMÍLIA E CASAIS | 60 |
SOCIEDADE, FAMÍLIA E EDUCAÇÃO | 60 |
PESQUISA EM DESENVOLVIMENTO HUMANO EM SISTEMAS FA | 60 |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
1 | ORIENTAÇÃO I | |
1 | METODOLOGIA DA PESQUISA EM PSICOLOGIA | 60 |
1 | EPISTEMOLOGIA | 60 |
1 | EPISTEMOLOGIA E TEORIAS EM PSICOLOGIA | 60 |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
2 | ORIENTAÇÃO II | |
2 | DISCIPLINA(S) OPTATIVA(S) |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
3 | ORIENTAÇÃO III | |
3 | QUALIFICAÇÃO | 60 |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
4 | ORIENTAÇÃO IV | |
4 | DEFESA | 60 |
Disciplinas optativas | Carga horária |
---|---|
ORIENTAÇÃO V | |
ORIENTAÇÃO VI | |
PROCESSOS DE SAÚDE E ADOECIMENTO | 60 |
PSICOPATOLOGIA E PSICODIAGNÓSTICO | 60 |
ABORDAGENS TERAPÊUTICAS | 60 |
PESQUISA EM SAÚDE MENTAL E AÇÕES TERAPÊUTICAS I - PESM | 60 |
ALTERIDADE E PODER NO MUNDO CONTEMPORÂNEO | 60 |
TRABALHO E SAÚDE | 60 |
REPRESENTAÇÃO SOCIAL E IMAGINÁRIO | 60 |
PESQUISA EM CULTURA CONTEMPORÂNEA E RELAÇÕES HUMA | 60 |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
1 | ORIENTAÇÃO I | |
1 | METODOLOGIA DA PESQUISA EM PSICOLOGIA | 60 |
1 | EPISTEMOLOGIA | 60 |
1 | EPISTEMOLOGIA E TEORIAS EM PSICOLOGIA | 60 |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
2 | ORIENTAÇÃO II | |
2 | DISCIPLINA(S) OPTATIVA(S) |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
3 | ORIENTAÇÃO III | |
3 | QUALIFICAÇÃO | 60 |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
4 | ORIENTAÇÃO IV | |
4 | DEFESA | 60 |
Disciplinas optativas | Carga horária |
---|---|
ORIENTAÇÃO V | |
ORIENTAÇÃO V | |
DESENVOLVIMENTO HUMANO E DIVERSIDADES | 60 |
FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA ABORDAGEM À FAMÍLIA E CASAIS | 60 |
SOCIEDADE, FAMÍLIA E EDUCAÇÃO | 60 |
PESQUISA EM DESENVOLVIMENTO HUMANO EM SISTEMAS FA | 60 |
ALTERIDADE E PODER NO MUNDO CONTEMPORÂNEO | 60 |
TRABALHO E SAÚDE | 60 |
REPRESENTAÇÃO SOCIAL E IMAGINÁRIO | 60 |
PESQUISA EM CULTURA CONTEMPORÂNEA E RELAÇÕES HUMANAS | 60 |
TÍTULO | QUANTIDADE DE PARCELAS | MENSALIDADE BRUTA |
Doutorado | 48 | R$ 2.639,05 |
Mestrado | 24 | R$ 2.639,04 |
A concessão de bolsas é regulada por edital próprio, amplamente divulgado, sempre que há bolsas disponíveis. Atualmente o Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia conta, com as seguintes modalidades de bolsa:
– Bolsa de Mestrado/Doutorado do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP – CAPES – Portaria N°. 181 de dezembro de 2012);
– Bolsa de Mestrado/Doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do DF – FAP-DF (Programa PMD/UCB/FAPDF, 2017);
– Auxílio para pagamento de taxas escolares do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP – CAPES – Portaria N°. 181 de dezembro de 2012);
– Bolsa de pós-doutorado do Programa Nacional de Pós-Doutorado da Capes – PNPD (Portaria N°. 086, de julho de 2013).
8h-12h / 13h-22h
Sou aluna do Stricto Sensu em Educação, iniciando os estudos em 2018. Fui muito bem recebida no programa, sinto que é uma experiência de vida e não apenas acadêmica. Conheci o programa e as disciplinas ofertadas e me encantei, doutores e pós-doutores competentes e incrivelmente comprometidos com a qualidade da formação dos estudantes-pesquisadores. A boa infraestrutura da universidade e a oferta de oficinas, publicações de artigos e livros são um diferencial. A possibilidade de intercâmbio com a Universidade de Otawa também despertou a escolha pela UCB. Creio que a minha formação tem um diferencial a qualidade e as possibilidades oferecidas pela Universidade
Após 18 anos de cursar uma Especialização resolvi fazer o mestrado, o tão desejado mestrado. Passei na seleção e iniciei o curso como se estivesse entrando na escola pela primeira vez. Além da vasta experiência acadêmica e convivência com os melhores profissionais da área, pude reavaliar meu desempenho como discente e constatar como o Mestrado agrega positivamente na vida acadêmica e pessoal do indivíduo.
Com o mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo, identifiquei no MBA em Gestão Estratégica, Resultados e Liderança a oportunidade de crescimento e recolocação satisfatória no mercado de trabalho. Obtive sucessos em variados processos seletivos e tenho convicção que a Pós-graduação poderá me proporcionar destaque na empresa em que atuo, além do desenvolvimento de novas competências e ampliação do network.
O Mestrado Profissional em Governança tem contribuído muito em carreira profissional. O curso é muito bom com troca de conhecimento entre 02 professores em cada disciplina. Na minha empresa eles estão investindo para quem faz o Mestrado. Trabalho no RJ e eles liberam para eu fazer home Office.
Vivemos a era da informação e do conhecimento em um mercado cada vez mais competitivo, onde os profissionais precisam estar compartilhando experiências e se atualizando sobre métodos, boas práticas e tendências de mercado. Como executivo de uma grande instituição financeira, busquei o MBA com esse propósito, o que contribuiu muito com meu aperfeiçoamento profissional.