//
O papel do pedagogo vem ganhando cada vez mais destaque no mundo do trabalho. Além de ministrar aulas para a Educação Infantil e as séries iniciais do Ensino Fundamental, este profissional pode atuar junto à direção de escolas, planejando e desenvolvendo políticas pedagógicas e avaliando seus resultados. Além disso, há um crescente mercado de trabalho para pedagogos nas empresas, que cada vez mais optam por criar dentro da própria empresa cursos de qualificação profissional.
Portanto, ao cursar Pedagogia na UCB, você se prepara para atuar no ensino de crianças, adolescentes e adultos e para atuar de forma estratégica junto a instituições de ensino para o melhor desenvolvimento dos estudantes.
Avaliações do MEC:
Conceito Preliminar de Curso (CPC): 4.
Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE): 3.
O que você estuda em Licenciatura em Pedagogia?
Conteúdos como sociologia, direitos humanos, filosofia da educação e fundamentos da aprendizagem são a base da graduação em pedagogia.
Nos anos seguintes são vistos conteúdos aplicados à prática pedagógica, como alfabetização e letramento, metodologias de ensino de português, matemática, história, geografia e das ciências naturais.
Você também aprende sobre educação infanto-juvenil e educação de jovens e adultos, sem contar a aplicabilidade de pedagogia às organizações.
Componentes Curriculares
Em 2022 o Curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade presencial teve início de uma nova Matriz Curricular voltada para a inovação na educação. Confira na aba Matriz Curricular.
Bolsas de estudo do PRIL – Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial Continuada de Professores e Diretores Escolares
O Curso presencial de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Católica de Brasília (UCB) está vinculado ao PRIL, um Programa executado mediante um Convênio da UCB com o Ministério da Educação (MEC). Os alunos que ingressam neste curso, cumpridas as exigências do Edital do Processo Seletivo, possuem uma bolsa de 100% durante todo o período do curso.
Para que você ingresse neste Curso você deve participar de processo seletivo específico, com Edital próprio, diferente dos outros cursos da UCB.
Clique aqui e faça agora de forma gratuita!
Formação Mestrado:
Mestrado em Ciências Médicas
Universidade de Brasília, UnB, Brasil
Formação Doutorado:
Doutorado em Ciências Médicas
Universidade de Brasília - UNB, UNB, Brasil
Formação Mestrado:
Mestrado em Educação (Conceito CAPES 5).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Mestrado profissional interrompido em 2017 em Letras (Conceito CAPES 4).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Projetos de pesquisa:
Aprendizagens, Tecnologias e Educação a Distância
Formação Doutorado:
Psicologia – Universidade de Brasília (UnB)
Formação Pós-doutorado:
Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM) – França
Linhas de pesquisa:
Cultura Contemporânea e relações humanas
Desenvolvimento Humano em Sistemas Familiares e Educacionais
Projetos de pesquisa:
Trabalho e Mobilização Subjetiva
Temas de interesse:
Saúde trabalho; direitos humanos: diversidades, igualdade racial; ensino e aprendizagem; formação de professores
E-mail: ledag@p.ucb.br
Currículo LattesFormação Mestrado:
Mestrado em Educação
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Formação Doutorado:
Doutorado em Educação
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Linhas de pesquisa:
Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano
Orientações de TCCs e PIPs
Formação Graduação:
Graduação em PEDAGOGIA.
UDF Centro Universitário, UDF, Brasil.
Formação Mestrado:
Mestrado em Mestrado em Educação.
Universidade Católica de Brasília, UCB, Brasil.
Título: Metodologia Didática para o desenvolvimento de uma docência transdisciplinar , Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Maria Candida Borges de Moraes.
Palavras-chave: Didática transdisciplinar; Didática. Complexidade. Transdisciplinaridade.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Formação Doutorado:
Doutorado em Psicologia.
Universidade Católica de Brasília, UCB, Brasil.
Título: Repercussões da formação para o uso de tecnologias na subjetividade de professores, numa perspectiva de complexidade e autoria , Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Benedito Rodrigues dos Santos.
Palavras-chave: Formação de professores; Tecnologias digitais de informação e comunicação; Subjetividade; Complexidade; Autoria.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2008 - 2010
Mestrado em Mestrado em Educação.
Formação Graduação:
Graduação em Letras - Libras.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: LIBRAS para surdos.
Orientador: Prof. Marianne Rossi Stumpf.
Formação Graduação:
Graduação em Pedagogia.
Universidade Católica de Brasília, UCB, Brasil.
Título: Estágio Supervisionado.
Formação Graduação:
Graduação em Letras - Libras.
INSTITUTO EFICAZ, FEM_PPROV, Brasil.
Graduação em PEDAGOGIA.
Instituto de Educação e Ensino Superior de Samambaia, IESA, Brasil.
Graduação em Letras.
Faculdade da Terra de Brasília, FTB, Brasil.
Graduação em Ciências Biológicas.
Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
Título: Licenciatura.
Formação Mestrado:
Mestrado em Educação (Conceito CAPES 4).
Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
Título: ESTRATÉGIAS INCLUSIVAS PARA DE ESTUDANTES SURDOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR DO DISTRITO FEDERAL , Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Vanessa Terezinha Alves Tentes.
Formação Graduação:
Graduação em História.
Universidade Estadual de Anápolis, UEG, Brasil.
Título: A participação de Anápolis na Construção da Capital Federal.
Orientador: Júlia Bueno.
Formação Mestrado:
Mestrado em Ciências Sociais (Conceito CAPES 3).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Juventude e Gênero na Renovação Carismática Católica em Goiânia , Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Eliane Hojaij Gouveia.
Bolsista do(a): Fundação Ford, FORD, Estados Unidos.
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
1 | PROJETO DE VIDA | 80 |
1 | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 80 |
1 | POLÍTICAS PÚBLICAS, LEGISLAÇÃO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA | 80 |
1 | EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS | 80 |
1 | PRÁT. PED: EDUCAÇÃO, EMPREENDEDORISMO E SUSTENTABILIDADE | 80 |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
2 | COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PROFISSIONAIS | 80 |
2 | PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM | 80 |
2 | METODOLOGIAS ATIVAS, TECNOLOGIAS DIGITAIS E RELAÇÕES DE APRENDIZAGEM | 80 |
2 | DESIGN THINKING E DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS INOVADORES EM EDUCAÇÃO | 80 |
2 | PRÁT. PED: TECNOLOGIAS DIGITAIS E INOVAÇÃO | 80 |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
3 | CUIDAR E EDUCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL | 80 |
3 | ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, LINGUAGENS E CÓDIGOS | 80 |
3 | HISTÓRIA DA PEDAGOGIA E CAMPOS DE INTERVENÇÃO | 80 |
3 | APRENDIZAGEM, NEUROCIÊNCIAS E INCLUSÃO | 80 |
3 | PRÁT. PED: DIREITOS HUMANOS, TRANSFORMAÇÃO SOCIAL E CIDADANIA | 80 |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
4 | EDUCAÇÃO, MULTICULTURALIDADE E INTERCULTURALIDADE | 80 |
4 | MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS: DIVERSIDADE COGNITIVA E POTENCIALIDADES | 80 |
4 | CURRÍCULO ESCOLAR, BNCC E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA | 80 |
4 | CULTURA SURDA E LIBRAS | 80 |
4 | PRÁT. PED: EDUCAÇÃO ESPECIAL, DIVERSIDADE E INCLUSÃO | 80 |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
5 | CULTURA DIGITAL, MÍDIAS E APRENDIZAGEM CRIATIVA | 80 |
5 | JOGOS, BRINQUEDOS, BRINCADEIRAS, CORPO E MOVIMENTO | 80 |
5 | EDUCAÇÃO E LUDICIDADE: MUSICALIZAÇÃO, ARTES VISUAIS E CÊNICAS | 80 |
5 | EDUCAÇÃO MIDIÁTICA E EDUCOMUNICAÇÃO | 80 |
5 | PRÁT. PED: GESTÃO ESCOLAR, RELAÇÃO ESCOLA E COMUNIDADE | 80 |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
6 | LÍNGUA PORTUGUESA: CONTEXTOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM | 80 |
6 | CIÊNCIAS NATURAIS: CONTEXTOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM | 80 |
6 | MATEMÁTICA: CONTEXTOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM | 80 |
6 | GEOGRAFIA: CONTEXTOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM | 80 |
6 | HISTÓRIA: CONTEXTOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM | 80 |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
7 | GESTÃO EDUCACIONAL: DIREÇÃO E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA | 80 |
7 | ANDRAGOGIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | 80 |
7 | PEDAGOGIA EMPRESARIAL E ORGANIZACIONAL | 80 |
7 | ESTÁGIO OBRIGATÓRIO I | 200 |
7 | DISCIPLINA OPTATIVA |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
8 | EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA | 80 |
8 | LETRAMENTO INFORMACIONAL E PESQUISA EM EDUCAÇÃO | 80 |
8 | ESTÁGIO OBRIGATÓRIO II | 200 |
Não será ofertado em 2023.2
Segunda a quinta 8h ás 22h e sexta de 8h ás 21h