Sobre o Programa
O Programa de Mestrado Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa é o primeiro e único mestrado profissional em Comunicação no Centro-Oeste. Ele foi criado para atender à alta demanda existente na área da Economia Criativa, em articulação com os saberes comunicacionais, especialmente aqueles vinculados ao desenvolvimento das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) e dos meios digitais aos quais a economia criativa está diretamente relacionada.
Público-alvo
Profissionais de nível superior com formação em Comunicação, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Comunicação Organizacional ou áreas afins como: Educação, Administração, Ciência da Informação, Tecnologia da Informação, Direito, Economia, Contabilidade, Gestão Pública, Pedagogia e Licenciaturas que desejem aprimorar seus conhecimentos, repensar e intervir em sua realidade profissional por meio de pesquisa aplicada P&D, C&T.
Contexto
A revolução digital ocorrida nas últimas décadas, as constantes inovações tecnológicas às quais a cultura está sujeita e por meio das quais ela se recria forçam a transformação das estruturas de pensamento que fundamentam os modelos de organização social, cultural, econômicos e toda a criatividade subsequente. Sendo assim, levando em conta o contexto comunicacional, é preciso criar condições para a emergência do novo e do renovado. Isto é o que entendemos aqui por inovação comunicacional, diretamente ligada ao progresso tecnológico, mas não restrito a ele.
A relação dinâmica que se estabelece, conceitualmente e na prática, entre produção cultural e economia, é portadora de novas perspectivas para os futuros profissionais da Comunicação, envolvidos de maneira central na rede de agentes de uma lógica econômica que necessita se manter a serviço da humanidade e da cultura. Sendo assim, a presente área de concentração visa a trazer o suporte teórico, conceitual e metodológico à criatividade necessária em tempos de mutação social, cultural, tecnológica, educacional e econômica e abrir possibilidades de aplicação prática de propostas inovadoras, imprescindíveis aos processos comunicacionais do setor da economia criativa.
Modalidade Profissional
O mestrado profissional é uma modalidade que promove o necessário diálogo da Universidade com o mercado de trabalho e amplia as possibilidades de atuação profissional ao estimular a produção técnica aliada à produção intelectual em diversos segmentos ligados tanto à comunicação e às artes (publicidade, rádio e TV, audiovisual, fotografia, design, editoração, música, moda, poesia) quanto ao empreendedorismo, à governança e à gestão da comunicação nos setores público, privado e no terceiro setor. Um diploma de mestrado profissional tem a mesma validade que um mestrado acadêmico e permite, posteriormente, ingressar em um doutorado acadêmico ou profissional.
Reconhecimento
O Mestrado Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa da UCB é reconhecido com conceito 4 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o que qualifica o curso com reconhecimento acadêmico. Tendo o mesmo nível de outros mestrados estatais do centro-oeste. E também é dos mestrados profissionais melhor qualificados no DF.
No mercado, já realizamos pesquisas com aluno em diversas organizações: Caixa, CGU, MPU, FNDE, CADE, Banco do Brasil, Ministério da Defesa, Correios (ECT), CNI, SEFAZ/DF, SEDF, Bancorbrás, CNBB, SBPT, UBEC, UnB, UCB, IFB, autônomos e empreendedores de diversos setores.
Pesquisa
O Mestrado Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa da UCB, por meio de seus docentes, desenvolve pesquisas que recebem apoio financeiro das agências de fomento nacionais e locais. Os mestrandos têm oportunidade de integrar as equipes de pesquisa e participar ativamente dos projetos ao longo de sua trajetória formativa.
Diferencial
No Mestrado Profissional, o estudante não fica limitado à apresentação de uma dissertação ao final do curso. Ele pode apresentar um produto criado e desenvolvido por ele como trabalho de conclusão.
Oferta e regime de aulas
Especialmente pensado para profissionais ocupados ao longo da semana, o curso tem oferta quinzenal aos fins de semana, com aulas às quintas (noturno), sextas (noturno) e sábado (diurno).
Área de Concentração
Tratar de inovação em Comunicação significa remeter-se a processos de criação do novo tanto quanto de renovação daquilo que se torna desgastado pelo efeito do tempo e já não mais adaptado à nova realidade. A revolução digital ocorrida nas últimas décadas, as constantes inovações tecnológicas às quais a cultura está sujeita e através das quais ela se recria, em um processo dinâmico aparentemente infindável, força a transformação das estruturas de pensamento que fundamentam os modelos de organização social, cultural, econômicos e toda a criatividade subsequente. Sendo assim, e levando em conta o contexto comunicacional, é preciso criar condições para a emergência do novo e do renovado. Isto é o que entendemos aqui por inovação comunicacional, diretamente ligado ao progresso tecnológico, mas não restrito a este. Trata-se de estruturas do pensamento e da sensibilidade, de modos de concepção e percepção, de modos de auto-reflexão e auto-avaliação que precisam ser despertados e podem impulsionar a realidade da própria Comunicação enquanto fenômeno, enquanto sistemas e processos e também enquanto área de atuação professional.
A relação dinâmica que ora se estabelece, conceitualmente e na prática, entre produção cultural e economia é portadora de novas perspectivas para os futuros profissionais da comunicação, envolvidos de maneira central na rede de agentes de uma lógica econômica que necessita se manter a serviço da humanidade e, consequentemente, da cultura. Sendo assim, a presente área de concentração visa a trazer o suporte teórico, conceitual e metodológico à criatividade necessária em tempos de mutação social, cultural, tecnológica, educacional e econômica e abrir possibilidades de aplicação prática de propostas inovadoras, imprescindíveis aos processos comunicacionais do setor da economia criativa.
Linhas de pesquisa
Esta linha de pesquisa visa a investigar estratégias de empreendedorismo, governança e gestão da comunicação no campo da economia criativa propondo, desse modo, uma formação profissional a partir da gestão comunicacional de iniciativas da economia criativa (projetos culturais, design, gestão de negócios e produção nos setores das indústrias criativas ligados à comunicação em suas interfaces com as tecnologias, a educação e a cultura). Atividades como a publicidade e propaganda, o jornalismo e a gestão da comunicação integrada são estudadas no contexto dessas iniciativas. Considerando as interfaces da economia criativa com os demais setores da economia são pensadas estratégias de empreendedorismo, governança e gestão nos setores público, privado e no terceiro setor. Startups, economia virtual, captação de recursos, isenção fiscal, fundos, parcerias público-privadas, monetização e outras possibilidades são trabalhadas como processos contemporâneos de economia criativa.
Esta linha de pesquisa visa a desenvolver projetos e metodologias de inovação tecnológica e criativa para a Comunicação e suas interações com o design, a arte, a educação e a cultura, atuando assim na formação de profissionais capacitados para a produção contemporânea de imagens e suas diversas aplicações em áreas e modelos midiáticos distintos. São pensados processos de produção criativa em audiovisual não apenas para mídias tradicionais como fotografia, cinema, TV e rádio, mas também práticas intermediais contemporâneas. Assim, os produtos variam desde a criação de videocasts, podcasts, webdocumentários, videoarte, ações em social media e games, até chegar a especificidades da produção como direção de fotografia, montagem, pós-produção, imagens geradas por computador, direção de arte. Estas produções podem ser aplicadas tanto a áreas específicas do meio cultural quanto a de outros setores (vídeos institucionais, campanhas publicitárias, ações transmídia, videoaulas), deixando o egresso pronto para atuar na imensa diversidade de afunilamentos destas competências.
Docentes do Núcleo Permanente
Disciplina: Telejornalismo, Convergência Digital, Produção em Rádio e TV, Narratologia, Tecnologias, Narrativas e Conteúdos, Construção de Narrativas e Sistemas de Circulação
Data de ingresso: 17/07/2010
Formação Graduação:
graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Santa Maria (1985), especialização em cinema e TV (2000)
Formação Mestrado:
mestrado (2004) e doutorado (2009) em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Formação Doutorado:
Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Formação Pós-doutorado:
Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Linhas de pesquisa:
Produção em audiovisual e mídias digitais
Projetos de pesquisa:
1- Interoperability of Interactiveand Hybrid TV systems - Global ITV – (CNPq Ciências Sociais)
2- Convergência midiática: envolvimento e/ou engajamento do público
Temas de interesse:
Atua e pesquisa com ênfase nos seguintes temas: digitalização das mídias, TV digital, televisão brasileira, interatividade, narratologia, conteúdos audiovisuais, conteúdos digitais. Coordena o Grupo de Pesquisa que estuda os conteúdos Digitais e Interativos (CNPq).
Currículo LattesResearcherIDORCID Disciplina: Experimentos Audiovisuais (no mestrado); Cibercultura e mídias digitais (na graduação); Linguagem Audiovisual (na graduação)
Data de ingresso: 03/03/2018
Formação Graduação:
Licenciatura em Letras-Português pelo Instituto de Letras da Universidade de Brasília
Formação Mestrado:
Mestre em Literatura pelo Departamento de Teoria Literária e Literaturas da Universidade de Brasília
Formação Doutorado:
Doutor em Comunicação pela Linha de Pesquisa Imagem, Som e Escrita da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília
Linhas de pesquisa:
Produção em audiovisual e mídias digitais
Temas de interesse:
Cinema, cinema silencioso, imagem, silêncio, poesia, poéticas, histórias e quadrinhos, crítica, narrativas audiovisuais, narratologia, teorias da comunicação, intermidialidade.
Currículo LattesGoogle acadêmicoORCID Formação Graduação:
Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela UFG
Formação Mestrado:
Mestrado em Comunicação pela UFG
Formação Doutorado:
Doutorado em Comunicação pela UnB
Linhas de pesquisa:
Produção em audiovisual e mídias digitais
Projetos de pesquisa:
Pesquisa de Pós-doutorado: "Saberes e fazeres femininos: uma proposta de gestão cultural para mulheres produtoras na cidade de Samambaia- DF"
Temas de interesse:
Comunicação, arte e cultura; inovação e economia criativa; cinema e audiovisualidades; análise e teoria da imagem; sensibilidades e circulação de afetos no cinema e no audiovisual; estudos de gênero, envelhecimento e diversidade nas mídias
Currículo LattesORCIDFormação Graduação:
Doutorado em andamento em Comunicação (Conceito CAPES 4).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Currículo LattesDisciplina: Epistemologia (Núcleo de Formação Geral); Educação, Tecnologia e Comunicação (Educação) e Comunicação e Processos Criativos (Inovação em Comunicação e Economia Criativa)
Data de ingresso: 01/08/2006
Formação Graduação:
Letras (Université de Montpellier II)
Formação Doutorado:
Didactologia das Línguas e Culturas (Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3)
Linhas de pesquisa:
PRODUÇÃO EM AUDIOVISUAL E MÍDIAS DIGITAIS (Inovação em Comunicação e Economia Criativa)
EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO (Educação)
Projetos de pesquisa:
Inovação Social e Economia da Cultura: Um Piloto para o Desenvolvimento - Diagnóstico e Mapeamento
As Formas do Mito nas Narrativas Digitais: Imaginação, Criatividade e Transdisciplinaridade
Temas de interesse:
Educação, Tecnologia e Comunicação; Transdisciplinaridade; Complexidade; Comunicação Intercultural; Educação Intercultural e Transcultural; Estudos do Feminino; Estudos do Imaginário; Culturas Afrobrasileiras; Ciência e Poesia; Epistemologia
E-mail: florence@p.ucb.br
Currículo LattesGoogle acadêmicoORCID Disciplina: Gestão de Projetos, Planos de Negócios, Gestão da Inovação, Finanças Corporativas, Administração Estratégica, Logística e Administração da Cadeia de Suprimentos, Gestão do Conhecimento e Estratégias, Tópicos Avançados e Governança, Tecnologia e Inovação.
Data de ingresso: 08/08/2012
Formação Graduação:
Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Porto Alegre, Brasil.
Linhas de pesquisa:
Governança e Setor Público e Regulação Econômica
Projetos de pesquisa:
Plataforma de Ideação para Estudos de Futuro; Geotecnologias no Controle Externo da Administração Pública; Apoio à Infraestrutura da Incubadora Tecnológica de Empresas da UCB – ITEC; Empreendedores Informais e Responsabilidade Social e Ambiental.
Temas de interesse:
Gestão e Novas Tecnologias; Modelos Organizacionais; Estratégias e Inteligência Organizacional; Inovação; Empreendedorismo; Transformação Digital; Cidades Inteligentes.
gilbertoj@p.ucb.br
Currículo Lattes Formação Mestrado:
Mestrado em Comunicação (Conceito CAPES 4).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Formação Doutorado:
Doutorado em Comunicação (Conceito CAPES 4).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Linhas de pesquisa:
Imagem, Estética e Cultura Contemporânea
Estratégia e Gestão Comunicacional
Projetos de pesquisa:
Dicionário de Personagens João Guimarães Rosa: Primeiras Estórias - 60 anos
Currículo LattesFormação Mestrado:
Mestrado profissional em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação.
Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
Formação Doutorado:
Doutorado em andamento em Educação (Conceito CAPES 4).
Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
Projetos de pesquisa:
Projeto Apple Developer Academy - Universidade católica de Brasília
Projeto LabMovI/UCB
Projeto Apple Developer Academy - Universidade católica de Brasília
Currículo LattesDisciplina: Fundamentos Teóricos e Pesquisa Aplicada em Comunicação e Economia Criativa
Data de ingresso: 28/02/2014
Formação Graduação:
Jornalista e Relações Públicas
Formação Doutorado:
Comunicação
Linhas de pesquisa:
Estratégia e gestão comunicacional
Projetos de pesquisa:
Prêmios em Relações Públicas e em Publicidade Propaganda: estudo exploratório sobre características operacionais, produção de sentidos e estratégias de certificação do trabalho, de profissionais e de empresas.
Temas de interesse:
Comunicação Estratégica, Gestão Pública, Comunicação Pública, Políticas de Comunicação, Engajamento de Públicos, Cultura Organizacional, Representações midiáticas, Advocacy, Lobby, Accountability, Inclusão Digital, Responsabilidade Social
E-mail: robson.dias@p.ucb.br
Currículo LattesORCID Disciplina: Pensamento Estratégico e Gestão Educacional; Comunicação, Inovação e Estratégia
Data de ingresso: 17/11/2014
Formação Graduação:
Bacharel em Comunicação Social-Publicidade e Propaganda (PUCRS)
Formação Mestrado:
Mestre em Administração (Unisinos), Master of Business Administration (University of Dallas)
Formação Doutorado:
Doutor em Comunicação Social (PUCRS)
Linhas de pesquisa:
Política, Gestão e Avaliação da Educação / Estratégia e Gestão Comunicacional
Projetos de pesquisa:
A comunicação organizacional e os discursos sobre a estratégia: um estudo em textos institucionais de grandes empresas brasileiras e em notícias sobre negócios (CNPq – Universal 2016)
Temas de interesse:
Comunicação em contextos organizacionais, processos e práticas discursivas, gestão estratégica, gestão educacional, estratégias de comunicação, colaboração, inovação, teorias sistêmicas e da complexidade.
E-mail: victor.gomes@p.ucb.br
Currículo LattesGoogle acadêmicoResearcherIDORCID Docentes Colaboradores
Formação Mestrado:
Mestrado em Comunicação
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP
Formação Doutorado:
Doutorado em Comunicação
Universidade de Brasília - UnB
Linhas de pesquisa:
Comunicação, Jornalismo, Gênero e Estudos Étnico-Raciais.
Currículo LattesFormação Graduação:
Graduação em Processamento de Dados.
Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
Formação Mestrado:
Mestrado em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação.
Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
Linhas de pesquisa:
Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação
Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação
Currículo Lattes
Matriz Curricular
Mestrado Profissional
Período |
Disciplinas |
Carga horária |
1 |
ORIENTAÇÃO I - MESTRADO |
|
1 |
EPISTEMOLOGIA |
60 |
1 |
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PESQUISA APLICADA EM COMUNICAÇÃO E ECONOMIA CRIATIVA |
60 |
Período |
Disciplinas |
Carga horária |
2 |
ORIENTAÇÃO II - MESTRADO |
|
2 |
EMPREENDEDORISMO EM ECONOMIA CRIATIVA |
60 |
2 |
COMUNICAÇÃO E PROCESSO CRIATIVO |
60 |
Período |
Disciplinas |
Carga horária |
3 |
ORIENTAÇÃO III - MESTRADO |
|
3 |
QUALIFICAÇÃO - MESTRADO |
|
Período |
Disciplinas |
Carga horária |
4 |
ORIENTAÇÃO IV - MESTRADO |
|
4 |
DEFESA - MESTRADO |
60 |
Disciplinas optativas |
Carga horária |
ORIENTAÇÃO V - MESTRADO |
|
ORIENTAÇÃO VI - MESTRADO |
|
COMUNICAÇÃO, INOVAÇÃO E ESTRATÉGIA |
60 |
ORGANIZAÇÕES E TECNOLOGIA PARA INOVAÇÃO |
60 |
POLÍTICAS E LEGISLAÇÃO EM SETORES CRIATIVOS |
60 |
TÓPICOS ESPECIAIS I |
60 |
ESTUDO DIRIGIDO EM COMUNICAÇÃO, CULTURA E VISUALIDADES |
60 |
CONSTRUÇÃO DE NARRATIVAS E SISTEMAS DE CIRCULAÇÃO |
60 |
EXPERIMENTOS AUDIOVISUAIS PARA MÍDIAS DIGITAIS |
60 |
TÓPICOS ESPECIAIS 2 |
60 |
Baixe também a versão PDF:
Matriz Curricular
Mensalidade
TÍTULO |
QUANTIDADE DE PARCELAS |
MENSALIDADE BRUTA |
MENSALIDADE COM DESCONTO COMERCIAL |
|
|
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Mestrado |
24 |
R$ 2.485,39* |
R$ 2.162,29** |
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|
*O valor bruto da mensalidade sofrerá reajuste anual.
**Consulte condições com a equipe comercial
PNPD – Bolsa de estágio de Pós-Doutorado
A Universidade Católica de Brasília (UCB), por intermédio da Coordenação do Mestrado Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa, torna pública a abertura das inscrições para o processo seletivo para concessão de bolsa de estágio de Pós-Doutorado, financiada pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Edital
Se você trabalha em uma organização, seja ela pública ou privada, procure se informar com o setor de Recursos Humanos se existe algum incentivo à formação de pessoas. Nosso Mestrado é avaliado com nota 4 pela Capes, nota mínima geralmente exigida pelas organizações para atribuição de bolsas funcionais.
Outra novidade é que a Universidade Católica de Brasília agora tem um programa de financiamento para a pós-graduação stricto sensu: o PRAVALER que permite que o estudante pague prestações mais leves a juros muito baixos. Informações com o Setor de Financiamento Estudantil no 3356 9117.