Sobre o Programa
O Programa de Mestrado Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa é o primeiro e único mestrado profissional em comunicação no Centro-Oeste. Ele foi criado para atender à alta demanda existente na área da Economia Criativa, em articulação com os saberes comunicacionais, especialmente aqueles vinculados ao desenvolvimento das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) e dos meios digitais aos quais a economia criativa está diretamente relacionada.
O mestrado profissional é uma modalidade que promove o necessário diálogo da Universidade com o mercado de trabalho e amplia as possibilidades de atuação profissional ao estimular a produção técnica aliada à produção intelectual em diversos segmentos ligados tanto à comunicação e às artes (publicidade, rádio e TV, audiovisual, fotografia, design, editoração, música, moda, poesia) quanto ao empreendedorismo, à governança e à gestão da comunicação nos setores público, privado e no terceiro setor.
O Mestrado Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa da UCB é reconhecido com conceito 4 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o que qualifica o curso com reconhecimento acadêmico.
O Mestrado Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa significa remeter-se a processos de criação do novo, tanto quanto de renovação daquilo que se torna desgastado pelo efeito do tempo e já não mais adaptado à nova realidade.
A revolução digital ocorrida nas últimas décadas, as constantes inovações tecnológicas às quais a cultura está sujeita e por meio das quais ela se recria, em um processo dinâmico aparentemente infindável, força a transformação das estruturas de pensamento que fundamentam os modelos de organização social, cultural, econômicos e toda a criatividade subsequente. Sendo assim, e levando em conta o contexto comunicacional, é preciso criar condições para a emergência do novo e do renovado. Isto é o que entendemos aqui por inovação comunicacional, diretamente ligado ao progresso tecnológico, mas não restrito a ele.
Trata-se de estruturas do pensamento e da sensibilidade, de modos de concepção e percepção, de modos de autorreflexão e autoavaliação que precisam ser despertados e podem impulsionar a realidade da própria Comunicação enquanto fenômeno, enquanto sistemas e processos e também enquanto área de atuação profissional.
A relação dinâmica que ora se estabelece, conceitualmente e na prática, entre produção cultural e economia, é portadora de novas perspectivas para os futuros profissionais da comunicação, envolvidos de maneira central na rede de agentes de uma lógica econômica que necessita se manter a serviço da humanidade e, consequentemente, da cultura. Sendo assim, a presente área de concentração visa a trazer o suporte teórico, conceitual e metodológico à criatividade necessária em tempos de mutação social, cultural, tecnológica, educacional e econômica e abrir possibilidades de aplicação prática de propostas inovadoras, imprescindíveis aos processos comunicacionais do setor da economia criativa.
Área de Concentração
Tratar de inovação em Comunicação significa remeter-se a processos de criação do novo tanto quanto de renovação daquilo que se torna desgastado pelo efeito do tempo e já não mais adaptado à nova realidade. A revolução digital ocorrida nas últimas décadas, as constantes inovações tecnológicas às quais a cultura está sujeita e através das quais ela se recria, em um processo dinâmico aparentemente infindável, força a transformação das estruturas de pensamento que fundamentam os modelos de organização social, cultural, econômicos e toda a criatividade subsequente. Sendo assim, e levando em conta o contexto comunicacional, é preciso criar condições para a emergência do novo e do renovado. Isto é o que entendemos aqui por inovação comunicacional, diretamente ligado ao progresso tecnológico, mas não restrito a este. Trata-se de estruturas do pensamento e da sensibilidade, de modos de concepção e percepção, de modos de auto-reflexão e auto-avaliação que precisam ser despertados e podem impulsionar a realidade da própria Comunicação enquanto fenômeno, enquanto sistemas e processos e também enquanto área de atuação professional.
A relação dinâmica que ora se estabelece, conceitualmente e na prática, entre produção cultural e economia é portadora de novas perspectivas para os futuros profissionais da comunicação, envolvidos de maneira central na rede de agentes de uma lógica econômica que necessita se manter a serviço da humanidade e, consequentemente, da cultura. Sendo assim, a presente área de concentração visa a trazer o suporte teórico, conceitual e metodológico à criatividade necessária em tempos de mutação social, cultural, tecnológica, educacional e econômica e abrir possibilidades de aplicação prática de propostas inovadoras, imprescindíveis aos processos comunicacionais do setor da economia criativa.
Linhas de pesquisa
Esta linha de pesquisa visa a investigar estratégias de empreendedorismo, governança e gestão da comunicação no campo da economia criativa propondo, desse modo, uma formação profissional a partir da gestão comunicacional de iniciativas da economia criativa (projetos culturais, design, gestão de negócios e produção nos setores das indústrias criativas ligados à comunicação em suas interfaces com as tecnologias, a educação e a cultura). Atividades como a publicidade e propaganda, o jornalismo e a gestão da comunicação integrada são estudadas no contexto dessas iniciativas. Considerando as interfaces da economia criativa com os demais setores da economia são pensadas estratégias de empreendedorismo, governança e gestão nos setores público, privado e no terceiro setor. Startups, economia virtual, captação de recursos, isenção fiscal, fundos, parcerias público-privadas, monetização e outras possibilidades são trabalhadas como processos contemporâneos de economia criativa.
Esta linha de pesquisa visa a desenvolver projetos e metodologias de inovação tecnológica e criativa para a Comunicação e suas interações com o design, a arte, a educação e a cultura, atuando assim na formação de profissionais capacitados para a produção contemporânea de imagens e suas diversas aplicações em áreas e modelos midiáticos distintos. São pensados processos de produção criativa em audiovisual não apenas para mídias tradicionais como fotografia, cinema, TV e rádio, mas também práticas intermediais contemporâneas. Assim, os produtos variam desde a criação de videocasts, podcasts, webdocumentários, videoarte, ações em social media e games, até chegar a especificidades da produção como direção de fotografia, montagem, pós-produção, imagens geradas por computador, direção de arte. Estas produções podem ser aplicadas tanto a áreas específicas do meio cultural quanto a de outros setores (vídeos institucionais, campanhas publicitárias, ações transmídia, videoaulas), deixando o egresso pronto para atuar na imensa diversidade de afunilamentos destas competências.
Docentes do Núcleo Permanente
Disciplina: Jornalismo digital e Organizações e Tecnologias para Inovação
Data de ingresso: 01/08/2013
Formação Graduação:
Jornalista
Formação Mestrado:
Comunicação
Formação Doutorado:
Comunicação
Linhas de pesquisa:
Estratégia e Gestão Comunicacional
Projetos de pesquisa:
Verificação dos conteúdos produzidos por cidadãos: análise e sistematização das rotinas jornalísticas
Temas de interesse:
Comunicação Estratégica e Organizacional e Cibercultura
Currículo LattesGoogle acadêmicoResearcherIDORCID Disciplina: Telejornalismo, Convergência Digital, Produção em Rádio e TV, Narratologia, Tecnologias, Narrativas e Conteúdos, Construção de Narrativas e Sistemas de Circulação
Data de ingresso: 17/07/2010
Formação Graduação:
graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Santa Maria (1985), especialização em cinema e TV (2000)
Formação Mestrado:
mestrado (2004) e doutorado (2009) em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Formação Doutorado:
Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Formação Pós-doutorado:
Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Linhas de pesquisa:
Produção em audiovisual e mídias digitais
Projetos de pesquisa:
1- Interoperability of Interactiveand Hybrid TV systems - Global ITV – (CNPq Ciências Sociais)
2- Convergência midiática: envolvimento e/ou engajamento do público
Temas de interesse:
Atua e pesquisa com ênfase nos seguintes temas: digitalização das mídias, TV digital, televisão brasileira, interatividade, narratologia, conteúdos audiovisuais, conteúdos digitais. Coordena o Grupo de Pesquisa que estuda os conteúdos Digitais e Interativos (CNPq).
Currículo LattesResearcherIDORCID Disciplina: Experimentos Audiovisuais (no mestrado); Cibercultura e mídias digitais (na graduação); Linguagem Audiovisual (na graduação)
Data de ingresso: 03/03/2018
Formação Graduação:
Licenciatura em Letras-Português pelo Instituto de Letras da Universidade de Brasília
Formação Mestrado:
Mestre em Literatura pelo Departamento de Teoria Literária e Literaturas da Universidade de Brasília
Formação Doutorado:
Doutor em Comunicação pela Linha de Pesquisa Imagem, Som e Escrita da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília
Linhas de pesquisa:
Produção em audiovisual e mídias digitais
Temas de interesse:
Cinema, cinema silencioso, imagem, silêncio, poesia, poéticas, histórias e quadrinhos, crítica, narrativas audiovisuais, narratologia, teorias da comunicação, intermidialidade.
Currículo LattesGoogle acadêmicoORCID Formação Graduação:
Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela UFG
Formação Mestrado:
Mestrado em Comunicação pela UFG
Formação Doutorado:
Doutorado em Comunicação pela UnB
Linhas de pesquisa:
Produção em audiovisual e mídias digitais
Projetos de pesquisa:
Pesquisa de Pós-doutorado: "Saberes e fazeres femininos: uma proposta de gestão cultural para mulheres produtoras na cidade de Samambaia- DF"
Temas de interesse:
Comunicação, arte e cultura; inovação e economia criativa; cinema e audiovisualidades; análise e teoria da imagem; sensibilidades e circulação de afetos no cinema e no audiovisual; estudos de gênero, envelhecimento e diversidade nas mídias
Currículo LattesORCIDDisciplina: Epistemologia (Núcleo de Formação Geral); Educação, Tecnologia e Comunicação (Educação) e Comunicação e Processos Criativos (Inovação em Comunicação e Economia Criativa)
Data de ingresso: 01/08/2006
Formação Graduação:
Letras (Université de Montpellier II)
Formação Doutorado:
Didactologia das Línguas e Culturas (Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3)
Linhas de pesquisa:
PRODUÇÃO EM AUDIOVISUAL E MÍDIAS DIGITAIS (Inovação em Comunicação e Economia Criativa)
EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO (Educação)
Projetos de pesquisa:
Inovação Social e Economia da Cultura: Um Piloto para o Desenvolvimento - Diagnóstico e Mapeamento
As Formas do Mito nas Narrativas Digitais: Imaginação, Criatividade e Transdisciplinaridade
Temas de interesse:
Educação, Tecnologia e Comunicação; Transdisciplinaridade; Complexidade; Comunicação Intercultural; Educação Intercultural e Transcultural; Estudos do Feminino; Estudos do Imaginário; Culturas Afrobrasileiras; Ciência e Poesia; Epistemologia
E-mail: florence@p.ucb.br
Currículo LattesGoogle acadêmicoORCID Disciplina: Fundamentos Teóricos e Pesquisa Aplicada em Comunicação e Economia Criativa
Data de ingresso: 28/02/2014
Formação Graduação:
Jornalista e Relações Públicas
Formação Doutorado:
Comunicação
Linhas de pesquisa:
Estratégia e gestão comunicacional
Projetos de pesquisa:
Prêmios em Relações Públicas e em Publicidade Propaganda: estudo exploratório sobre características operacionais, produção de sentidos e estratégias de certificação do trabalho, de profissionais e de empresas.
Temas de interesse:
Comunicação Estratégica, Gestão Pública, Comunicação Pública, Políticas de Comunicação, Engajamento de Públicos, Cultura Organizacional, Representações midiáticas, Advocacy, Lobby, Accountability, Inclusão Digital, Responsabilidade Social
E-mail: robson.dias@p.ucb.br
Currículo LattesORCID Disciplina: Pensamento Estratégico e Gestão Educacional; Comunicação, Inovação e Estratégia
Data de ingresso: 17/11/2014
Formação Graduação:
Bacharel em Comunicação Social-Publicidade e Propaganda (PUCRS)
Formação Mestrado:
Mestre em Administração (Unisinos), Master of Business Administration (University of Dallas)
Formação Doutorado:
Doutor em Comunicação Social (PUCRS)
Linhas de pesquisa:
Política, Gestão e Avaliação da Educação / Estratégia e Gestão Comunicacional
Projetos de pesquisa:
A comunicação organizacional e os discursos sobre a estratégia: um estudo em textos institucionais de grandes empresas brasileiras e em notícias sobre negócios (CNPq – Universal 2016)
Temas de interesse:
Comunicação em contextos organizacionais, processos e práticas discursivas, gestão estratégica, gestão educacional, estratégias de comunicação, colaboração, inovação, teorias sistêmicas e da complexidade.
E-mail: victor.gomes@p.ucb.br
Currículo LattesGoogle acadêmicoResearcherIDORCID Docentes Colaboradores
Formação Graduação:
Doutorado em andamento em Comunicação (Conceito CAPES 4).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Currículo LattesFormação Mestrado:
Mestrado em Comunicação
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP
Formação Doutorado:
Doutorado em Comunicação
Universidade de Brasília - UnB
Linhas de pesquisa:
Comunicação, Jornalismo, Gênero e Estudos Étnico-Raciais.
Currículo Lattes
Matriz Curricular
1º Semestre de 2019
Período |
Disciplinas |
Carga horária |
1 |
Epistemologia (Obrigatória) |
60 |
1 |
Organizações e Tecnologias para a Inovação (Optativa Linha 1) |
60 |
1 |
Empreendedorismo em Economia Criativa (Obrigatória) |
60 |
1 |
Experimentos audiovisuais (optativa linha 2) |
60 |
Matriz curricular PDF
Mensalidade
TÍTULO |
QUANTIDADE DE PARCELAS |
MENSALIDADE BRUTA |
MENSALIDADE COM DESCONTO COMERCIAL |
|
|
|
|
Mestrado |
24 |
R$ 2.239,09* |
R$ 1.948,01** |
|
|
|
|
*O valor bruto da mensalidade sofrerá reajuste anual.
**Para pagamento realizado até o dia 10 de cada mês e para quem realizar a matrícula até o dia 25 de julho de 2022.
PNPD – Bolsa de estágio de Pós-Doutorado
A Universidade Católica de Brasília (UCB), por intermédio da Coordenação do Mestrado Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa, torna pública a abertura das inscrições para o processo seletivo para concessão de bolsa de estágio de Pós-Doutorado, financiada pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Edital
Se você trabalha em uma organização, seja ela pública ou privada, procure se informar com o setor de Recursos Humanos se existe algum incentivo à formação de pessoas. Nosso Mestrado é avaliado com nota 4 pela Capes, nota mínima geralmente exigida pelas organizações para atribuição de bolsas funcionais.
Outra novidade é que a Universidade Católica de Brasília agora tem um programa de financiamento para a pós-graduação stricto sensu: o PRAVALER que permite que o estudante pague prestações mais leves a juros muito baixos. Informações com o Setor de Financiamento Estudantil no 3356 9117.