O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia da Universidade Católica de Brasília (UCB) é uma das referências na formação de recursos humanos na área do envelhecimento nas regiões do Centro-Oeste e do Norte do Brasil. Desde sua criação, em 2003, tem formado profissionais de diversas áreas do saber para atuar nas instituições de ensino superior, órgãos públicos, instituições e serviços para idosos. O Programa quer contribuir com os desafios sociais, econômicos e sistêmicos impostos pelo acelerado processo de envelhecimento da população no século XXI, que solicitam recursos humanos bem formados e que garantam que o envelhecimento e a velhice sejam processos assistidos e orientados.
O Programa possui uma equipe interdisciplinar de docentes e parcerias com pesquisadores nacionais e internacionais. Ele pertence à Rede dos Programas de Pós-graduação Interdisciplinares sobre o Envelhecimento (REPRINTE) no Brasil e possui colaborações acadêmicas com diversas universidades e centros de pesquisa.
O Programa tem como Área de Concentração a Longevidade e a Qualidade de Vida, conectando ações e conhecimentos relacionados às dimensões físicas, biológicas, psicológicas, sociais e culturais do envelhecimento e do idoso.
O Envelhecimento Populacional
A população mundial está envelhecendo rapidamente devido ao aumento da longevidade, provocado pelo desenvolvimento da ciência e da tecnologia, associado à diminuição das taxas de natalidade e de fertilidade. Atualmente, no mundo inteiro os idosos são a parcela de maior crescimento populacional, principalmente aqueles com mais de 80 anos (longevos), requerendo grande atenção e eficientes serviços previdenciários e de saúde.
O rápido aumento do número de brasileiros idosos é, por suas causas e consequências, uma das mudanças demográficas mais importantes apresentadas por nossa população na segunda metade do século XX. A expectativa de vida média do brasileiro, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de 75,8 anos. A perspectiva é de que em 2025 teremos a 6ª maior população de idosos no mundo, com aproximadamente 32 milhões, perfazendo 15% da população total. Estimativas do IBGE também indicam que a proporção de idosos para jovens no Distrito Federal em 2060 será a segunda maior entre as 27 unidades da Federação, com cerca de dois para um, cursando com aumento da expectativa de vida de homens e mulheres, respectivamente, de 74,94 para 81,96 anos e de 79,53 para 85,65.
O que é Gerontologia
Gerontologia é uma área de conhecimento cujo objeto é o estudo das características da velhice enquanto fase do desenvolvimento humano, bem como do processo e dos determinantes do envelhecimento. O nome foi cunhado por Metchnicoff, em 1903, que uniu as palavras gregas gero = velho/digno, e logia = estudo/ciência. Trata-se de um amplo campo de natureza interdisciplinar, voltado à descrição das mudanças típicas do processo do envelhecimento e de seus determinantes genético-biológicos, psicológicos e socioculturais. Também está voltada para o estudo das características da pessoa idosa, bem como das várias experiências da velhice e do envelhecimento ocorrendo em diferentes contextos socioculturais e históricos. A Gerontologia abrange aspectos do envelhecimento normal e patológico, assim como compreende a consideração dos níveis atuais de desenvolvimento e do potencial para o desenvolvimento.
Os principais objetivos da Gerontologia são: caracterizar as mudanças evolutivas que são típicas da velhice, descrever as possibilidades de variação entre indivíduos e grupos que envelhecem em diferentes épocas e contextos histórico-sociais e identificar os fatores associados a essas mudanças.
Avaliação
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia da UCB teve seu Mestrado reconhecido pela Portaria Ministerial nº 4.419 de 30/12/2004; e o Doutorado foi aprovado pelo Conselho Técnico e Científico (CTC) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A partir de então oferta formação no âmbito do Ensino Superior em Mestrado e Doutorado em Gerontologia.
O Programa recebeu nota 4 na avaliação da CAPES no último quadriênio 2013/2016 e possui como perspectivas intensificar colaborações, projetos, parcerias e publicações.
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia da UCB tem por objetivo oferecer formação acadêmica interdisciplinar, capacitando os profissionais a produzir e utilizar conhecimentos na área de Gerontologia, com vistas à melhoria da qualidade de vida e longevidade da população idosa.
Área:
Interdisciplinar
Câmara:
IV – Saúde & Biológicas
Esta Linha de Pesquisa investiga aspectos relacionados à saúde e funcionalidade ao longo do processo de envelhecimento e da pessoa idosa, a partir de uma perspectiva de ser humano enquanto um ser biopsicossocioespiritual. Contempla, portanto, pesquisas sobre aspectos biológicos, fisiológicos, psicológicos, espirituais, nutricionais, odontológicos, bioéticos, epidemiológicos e funcionais nessa fase da vida.
Docentes:
Alexandre Franco Miranda
Clayton Franco Moraes
Eduarda Rezende Freitas
Fabiani Lage Rodrigues Beal
Gislane Ferreira de Melo (colaboradora)
Gustavo de Azevedo Carvalho
Henrique Salmazo da Silva
Isabelle Patriciá Freitas Soares Chariglione (colaboradora)
Jonato Prestes
Karla Helena Coelho Vilaça e Silva
Lucy de Oliveira Gomes
Marcelo Henrique Soller Ramada
Maria Liz Cunha de Oliveira
Otávio de Toledo Nóbrega (colaborador)
Vicente Paulo Alves
Esta Linha de Pesquisa engloba estudos sobre políticas sociais e públicas, intergeracionalidade, práticas educativas voltadas para os idosos, aspectos econômicos, sociais e culturais que impactam no envelhecimento. Também contempla investigações sobre tecnologias (digitais e sociais) e inovações cujos objetivos são melhorar a qualidade de vida do idoso e favorecer um envelhecimento ativo.
Docentes:
Eduarda Rezende Freitas
Fabiani Lage Rodrigues Beal
Gustavo de Azevedo Carvalho
Henrique Salmazo da Silva
Isabelle Patriciá Freitas Soares Chariglione (colaboradora)
Karla Helena Coelho Vilaça e Silva
Lucy de Oliveira Gomes
Maria Liz Cunha de Oliveira
Vicente Paulo Alves
LABORATÓRIO DE PSICO-SOCIO-GERONTOLOGIA
O laboratório de Psicosociogerontologia foi implementado para o desenvolvimento de pesquisas multidisciplinares na área de gerontologia, que abrangesse a observação em psicologia, em sociologia, em antropologia e demais áreas psicossociais. Ele congrega projeto de pesquisa de diferentes Cursos/Áreas/Programas da Universidade, com infra-estrutura funcional para o desenvolvimento de procedimentos nas áreas citadas. Neste laboratório são feitas: transcrições e análise de entrevistas com idosos; análise das fotografias e filmagens dos idosos; e análise dos testes de Rorschach.
LABORATÓRIO DE IMUNOGERONTOLOGIA
O laboratório agrega projetos de características essencialmente interdisciplinares com a rotina de análise em biologia molecular básica para detecção de polimorfismos genéticos humanos, para dosagens de mediadores inflamatórios por ELISA e para ensaios de capacidade fagocitária e microbicida de neutrófilos e monócitos. Portanto, os procedimentos básicos utilizados são de biologia molecular, genética e imunologia.
LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS TERAPÊUTICAS – LADETER
O LADETER foi concebido para possibilitar o desenvolvimento de pesquisas no âmbito dos estudos da Farmacogenômica, Química Medicinal e Estudos Clínicos, visando o estudo e o desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas, baseada na formulação de novos fitoterápicos, nutracêuticos e candidatos a fármacos sintéticos e, ou derivados de produtos naturais, planejados para alvos terapêuticos de patologias diagnosticadas em idosos.
LABORATÓRIO DE ATENÇÃO FARMACÊUTICA AO IDOSO
Neste laboratório são realizados atendimentos aos idosos com o intuito de determinar o seu estado geral de saúde, enfatizando a terapia medicamentosa e suas possíveis interferências na qualidade de vida do idoso bem como os problemas relacionados a medicamentos (PRM).
LABORATÓRIO DE ENDOCRINOLOGIA GERIÁTRICA
O laboratório de Endocrinologia Geriátrica é destinado ao atendimento de mulheres com problemas endocrinológicos relacionados ao processo de envelhecimento, bem como obesidade e doenças tireoidianas e suas repercussões sobre o organismo feminino.
LABORATÓRIO DE PROCEDIMENTOS E SIMULAÇÃO DE CUIDADOS DE ENFERMAGEM
Este laboratório propicia campo para aprimoramento de alunos do Curso de graduação em Enfermagem e de Pós-graduação em Gerontologia, no desenvolvimento de técnicas básicas de enfermagem, especialmente no idoso, servindo de campo para o desenvolvimento de pesquisas na área.
LABORATÓRIO DE AVALIAÇÃO FÍSICA E TREINAMENTO – LAFIT
Trata-se de um laboratório para pesquisas relacionadas a avaliação física em todos os ciclos de vida. Atende a Graduação da Educação Física, fisioterapia, nutrição e medicina, bem como todos os cursos de Pós- Graduação.
LABORATÓRIO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE (LEEFS)
Neste laboratório são realizadas pesquisas como meio de aperfeiçoamento do corpo discente da Faculdade de Educação Física e dos mestrandos em Gerontologia e Educação Física além de atender à comunidade em geral.
LABORATÓRIO DE AVALIAÇÃO NUTRICIONAL (LAN)
Neste laboratório promovem-se ações envolvendo o tema “Nutrição e Envelhecimento”. O projeto em desenvolvimento é Saúde física dos idosos e correlação com aspectos nutricionais.
LABORATÓRIO DE BIOMECÂNICA E ANÁLISE DO MOVIMENTO
Neste laboratório são realizados estudos na área de Biomecânica, congregando pesquisadores das áreas de Medicina, Fisioterapia, Educação Física, Engenharia Biomédica e Gerontologia. Os equipamentos disponíveis são: sistema AqDados-O, sistema Aqdados de aquisição de sinais eletromiográficos, versão 4 para MS-DOS, Spica-Sistema de aquisição de imagens para análise de movimento em 3 dimensões – F-Scan-F-Scan (mede forças e suas características diretamente na superfície de apoio plantar).
Projetos e atividades desenvolvidas: Análise da força muscular de idosos e sua relação com o nível de equilíbrio, Equilíbrio e quedas em idosos, Forças de membros inferiores e AVD.
LABORATÓRIO DE ANATOMIA HUMANA
Este laboratório abriga espaços para ensino e pesquisas anatômicas em níveis de Graduação e Pós-Graduação. No âmbito do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Gerontologia está sendo desenvolvido a Anatomia e Semiologia da Pessoa Idosa.
LABORATÓRIO BIOMÉTRICO
O laboratório destina-se ao manuseio de equipamentos específicos para medida dos diâmetros ósseos, altura de diferentes segmentos corporais, a composição corporal por meio de compasso de dobras cutâneas, bioimpedância, análise postural e fornece recursos pedagógicos propiciadores de experiências práticas dos conteúdos ministrados nos cursos de Graduação e de Pós-Graduação.
Neste ambiente encontram-se os seguintes equipamentos: Impedâncio Bioelétrica, computador com softwares para avaliação da composição corporal e avaliação postural, nove compassos de dobras cutâneas, cinco trenas Sanny, três paquímetros para pequenos diâmetros e quatro paquímetros para grandes diâmetros, dois goniômetros de metal, dois flexímetros e uma balança Filizola.
LABORATÓRIO DE ESTUDOS E FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO
Atende as disciplinas de Graduação e Pós-Graduação, no que diz respeito à análise cardíaca por eletrocardiograma de repouso, aferição da pressão arterial e avaliação cardiopulmonar com análise de gases.
Possui os seguintes equipamentos: eletrocardiógrafo, sete esfignomanômetros, sete estetoscópios, um kit para avaliação cardiopulmonar com análise de gases, quatro cicloergômetros, um equipamento para composição corporal pelo método de Bioimpedância.
LABORATÓRIO DE PSICOGÊNESE – LAPSI
Possui dois computadores/impressora, com os respectivos softwares.
Neste laboratório são realizadas orientações acadêmicas a alunos dos Mestrados em Gerontologia e Psicologia e dos cursos de graduação em Psicologia e Pedagogia.
LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS GENÔMICAS E BIOTECNOLOGIA
No início de 2001 esse laboratório adquiriu o seu certificado de biossegurança (CQB) junto à CTNBIO para desenvolver atividades de pesquisa na classe de segurança 1 (P1). O laboratório tem infra-estrutura completa com equipamentos para as áreas de Biologia Molecular e Genética Molecular, tais como: sequenciamento de DNA, técnicas básicas de Biologia Molecular e Bioquímica, capelas de fluxo laminar, termocicladores, microscópios entre outros.
É composto por 5 áreas: laboratório de manipulação de amostras biológicas; sala de sequenciamento de DNA; sala de vidraria, preparo de soluções e desinfecções; sala para manipulação biológica sob condições assépticas e o laboratório de bioinformática.
Neste laboratório constam os seguintes materiais: tubos, pipetas, pipetadores, ponteiras, máquinas de PCR, cubas para eletroforese em agarose, cubas para eletroforese em prata, banho maria, centrífugas, agitadores de tubos e sequenciador automático de DNA.
LABORATÓRIO DE QUÍMICA DE BIOATIVOS
O laboratório aborda a síntese de substâncias bioativas, com aplicações em áreas agrícolas, biológica, farmacêutica, cosmética e veterinária, bem como a preparação de compostos organometálicos e realização de atividades de iniciação científica, de trabalho de conclusão de Graduação e de Pós Graduação.
LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS
Este laboratório foi criado com objetivo assistencial e de ensino, local onde os discentes da graduação e Pós-Graduação dos diferentes Cursos e Programas podem realizar exames laboratoriais de pacientes atendidos no ambulatório do HUCB, incluindo aqueles atendidos nos laboratórios utilizados por este Programa.
Esta clínica localiza-se no Campus I, EPTG, QS 07, LT 01, Águas Claras, bloco S. Consta de 6 consultórios com equipamentos completos, sob responsabilidade de professores do curso de Graduação em Odontologia e técnico de Higiene Dental. Neste espaço é realizado o atendimento de pacientes com deficiências e, entre eles, pacientes idosos.
Oferece formação em quatro áreas de concentração: Psicologia Social/Comunitária, Psicologia Educacional, Psicologia Clínica/Saúde e Psicologia Organizacional/Trabalho. Este espaço é utilizado por professores e alunos dos Programas de Pós-Graduação em Gerontologia e Psicologia, além dos alunos de graduação em Psicologia, durante a realização do Trabalho de Conclusão de Curso.
Os equipamentos disponíveis são: 2 câmeras fotográficas digital, filmadora digital, TV colorida de 20 polegadas, videocassete, projetor de slides, retroprojetor, 2 gravadores, 2 fones de ouvido profissional, 2 microfones, transcritor de fita – transcriber, gravador digital e aparelho de som com CD.
Formação Doutorado:
Doutorado em Ciências da Saúde
Linhas de pesquisa:
Saúde e Funcionalidade no Envelhecimento
Projetos de pesquisa:
(ALEXANDRE) Avaliação da condição de saúde bucal de pacientes com síndrome de Down
(ALEXANDRE) Avaliação da condição de saúde bucal e qualidade de vida de pacientes internados em Unidades de Terapias Intensivas
(ALEXANDRE) Avaliação da presença de saburra lingual em pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva de um Hospital Particular do Distrito Federal
(ALEXANDRE) Avaliação do conhecimento profissional e condição de saúde bucal de pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva no Distrito Federal - SAÚDE BUCAL NA UTI
(ALEXANDRE) Avaliação metagenômica da saburra lingual e aspirado traqueal em pacientes com pneumonia internados em UTI
(ALEXANDRE) Conhecimento profissional sobre saúde bucal e avaliação de pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva no Distrito Federal - SAÚDE BUCAL NA UTI"
Formação Doutorado:
Doutorado em Ciências Médicas
Linhas de pesquisa:
Saúde e Funcionalidade no Envelhecimento
Projetos de pesquisa:
(CLAYTON) Estudo das metaloproteinases circulantes (e seus inibidores) na ocorrência do Câncer de Próstata e alterações metabólicas associadas
Formação Doutorado:
Doutorado em Psicologia
Linhas de pesquisa:
Saúde e Funcionalidade no Envelhecimento e Sociedade, Tecnologia e Inovação Gerontológica
Formação Doutorado:
Doutorado em Ciências da Saúde
Linhas de pesquisa:
Saúde e Funcionalidade no Envelhecimento e Sociedade, Tecnologia e Inovação Gerontológica
Projetos de pesquisa:
(Fabiani) Atendimento interdisciplinar de Saúde em pacientes com Síndrome Metabólica
(FABIANI) IMPACTO DAS INTERVENÇÕES INTERDISCIPLINARES EM PACIENTES COM SÍNDROME METABÓLICA ATENDIDOS PELOS SERVIÇOS OFERECIDOS POR UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO DISTRITO FEDERAL
(Fabiani) Projeto de Educação Continuada em Nutrição - Universidade Católica de Brasilia
Formação Doutorado:
Doutorado em Ciências da Saúde
Linhas de pesquisa:
Saúde e Funcionalidade no Envelhecimento e Sociedade, Tecnologia e Inovação Gerontológica
Formação Doutorado:
Doutorado em Neurociência e Cognição
Linhas de pesquisa:
Saúde e Funcionalidade no Envelhecimento e Sociedade, Tecnologia e Inovação Gerontológica
Projetos de pesquisa:
(HENRIQUE) Efeitos de uma intervenção ambiental educativa envolvendo idosos e adolescentes do Distrito Federal: Meio Ambiente, Sustentabilidade e Políticas Públicas Socioambientais
(HENRIQUE) Gestão da atenção ao idoso institucionalizado e cuidados centrados ao indivíduo: Estudo Multicêntrico
Formação Doutorado:
Doutorado em Ciências Fisiológicas
Linhas de pesquisa:
Saúde e Funcionalidade no Envelhecimento
Projetos de pesquisa:
(Jonato) TREINAMENTO DE FORÇA E EFICÁCIA DA VACINA H1N1 EM MULHERES IDOSAS OBESAS: PERSPECTIVAS PARA MELHORA DA SAÚDE
(Jonato) Efeitos agudos e crônicos dos métodos de treinamento de força tradicional, sarcoplasm stimulating training, german volume training e rest-pause em indivíduos treinados
(Jonato) Efeitos de diferentes modelos de periodização ondulatória do treinamento de força sobre parâmetros de risco cardiovasculares, composição corporal, força muscular e qualidade de vida em mulheres pré-menopausadas portadoras de síndrome metabólica
(Jonato) Revista Brasileira de Ciência e Movimento - RBCM
(Jonato) TREINAMENTO DE FORÇA E ENVELHECIMENTO: EFEITOS DE DIFERENTES MODELOS DE PERIODIZAÇÃO SOBRE PARÂMETROS RELACIONADOS À SAÚDE, CAPACIDADE FUNCIONAL E QUALIDADE DE VIDA EM MULHERES IDOSAS
Formação Doutorado:
Doutorado em Investigação Biomédica
Linhas de pesquisa:
Saúde e Funcionalidade no Envelhecimento e Sociedade, Tecnologia e Inovação Gerontológica
Projetos de pesquisa:
(KARLA) ANÁLISE DA FORÇA, DO DESEMPENHO FÍSICO FUNCIONAL DE MEMBROS INFERIORES E DO NÍVEL DIÁRIO DE ATIVIDADE FÍSICA DE IDOSOS SUBMETIDOS A TREINAMENTO FUNCIONAL COM USO DE APLICATIVO MULTIMÍDIA ?IDOSO ATIVO?
(KARLA) APLICATIVO MULTIMÍDIA EM PLATAFORMA MÓVEL: PROPOSTA DE TREINAMENTO FUNCIONAL DE MEMBROS INFERIORES PARA IDOSOS
(KARLA) Atendimento fisioterapêutico às gestantes - projeto de extensão - GestFisio
(KARLA) SARCOPENIA, DESEMPENHO FÍSICO FUNCIONAL DE MEMBROS INFERIORES E NÍVEL DIÁRIO DE ATIVIDADE FÍSICA DE IDOSOS SUBMETIDOS A TREINAMENTO FUNCIONAL COM USO DE APLICATIVO MULTIMÍDIA
Formação Doutorado:
Doutorado em Fisiologia
Linhas de pesquisa:
Saúde e Funcionalidade no Envelhecimento e Sociedade, Tecnologia e Inovação Gerontológica
Projetos de pesquisa:
(LUCY) ATENÇÃO PRIMÁRIA DE SAÚDE: QUEM SÃO OS IDOSOS HIPERFREQUENTADORES?
(LUCY) IDOSOS HIPERFREQUENTADORES NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE:INFLUÊNCIA DAS TERAPIAS EXPRESSIVAS NA FREQUÊNCIA AS CONSULTAS E NOS DISTÚRBIOS DO SONO
Formação Doutorado:
Universidade de Brasília - Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular)
Linhas de pesquisa:
Saúde e Funcionalidade no Envelhecimento
Projetos de pesquisa:
• Avaliação do secretoma de Trichoderma harzianum na presença da parede celular de diferentes fitopatógenos.
• Bioprospecção de Peptídeos Intragênicos de Pele Humana para o Combate a Infecções e Resolução de Inflamações Dérmicas
• Identification of novel antimicrobial peptides in plants and elucidation of their mode of action
Formação Doutorado:
Doutorado em Ciências da Saúde
Linhas de pesquisa:
Saúde e Funcionalidade no Envelhecimento e Sociedade, Tecnologia e Inovação Gerontológica
Projetos de pesquisa:
(MARIA LIZ) ANÁLISE DO RISCO DE FRATURAS ÓSSEAS EM IDOSOS POR MEIO DA FERRAMENTA FRAX
(MARIA LIZ) Avaliação da organização, acesso e continuidade assistencial na rede de atenção a saúde materna e infantil no distrito federal e região integrada de desenvolvimento (ride-df)
(MARIA LIZ) Prevalência de Hepatite B e C e Avaliação nos Conhecimentos, Atitudes e Práticas das Manicures/Pedicures sobre Hepatite B e C, nos Salões de Beleza de Brasília, DF, 2016. MS Convênio: 796788/2013
(MARIA LIZ) Violência por queimadura em mulheres internadas em centro de referência no Distrito Federal, Brasil no período de 2010-2015
Formação Doutorado:
Doutorado em Ciências da Religião
Linhas de pesquisa:
Saúde e Funcionalidade no Envelhecimento e Sociedade, Tecnologia e Inovação Gerontológica
Projetos de pesquisa:
(VICENTE ALVES) ALTERAÇÕES DA LONGEVIDADE RELACIONADAS AOS IDOSOS OCTOGENÁRIOS DO DISTRITO FEDERAL NA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR
(VICENTE ALVES) PADRÕES DE ENVELHECIMENTO FÍSICO, COGNITIVO E PSICOSSOCIAL EM IDOSOS LONGEVOS QUE VIVEM EM DIFERENTES CONTEXTOS
Formação Doutorado:
Doutorado em Educação Física
Linhas de pesquisa:
Saúde e Funcionalidade no Envelhecimento
Projetos de pesquisa:
ESQUEMAS DE GÊNERO DO AUTOCONCEITO E SUAS RELAÇÕES COM ENVELHECIMENTO E SAÚDE
GÊNERO, ESPORTE E SAÚDE: CONTRIBUIÇÕES DOS ESQUEMAS COGNITIVOS NA PERCEPÇÃO, MOTIVAÇÃO, DESEMPENHO FÍSICO, STRESS E ANSIEDADE.
Gênero, Esporte, Lazer, Saúde e Sociedade
Temas de interesse:
Psicologia do esporte e Psicometria
Formação Doutorado:
Doutorado em Cognição e Neurociências do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento da Universidade de Brasília
Linhas de pesquisa:
Sociedade, Tecnologia e Inovação Gerontológica
Formação Doutorado:
Doutorado em Patologia Molecular pela Universidade de Brasília, Brasil(2001)
Linhas de pesquisa:
Saúde e Funcionalidade no Envelhecimento
Projetos de pesquisa:
Polimorfismo genético e atividade sérica total da enzima dipeptidil peptidase IV em idosos portadores ou não de diabetes mellitus tipo 2
Novos biomarcadores para a doença de Alzheimer: microRNAs circulantes
Estudo das metaloproteinases circulantes (e seus inibidores) na ocorrência do Câncer de Próstata e alterações metabólicas associadas
Estudo clínico, controlado com placebo, duplo-cego e randomizado para tratamento dos transtornos do sono em pacientes com Doença de Alzheimer
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
1 | ORIENTAÇÃO I | |
1 | QUALIDADE DE VIDA E ENVELHECIMENTO: ASPECTOS FÍSICOS, BIOLÓGICOS, EPIDEMIOLÓGICOS E TECNOLÓGICOS | 60 |
1 | PESQUISA EM GERONTOLOGIA I | 60 |
1 | DISCIPLINA ELETIVA |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
2 | PESQUISA EM GERONTOLOGIA II | 60 |
2 | EPISTEMOLOGIA | 60 |
2 | ORIENTAÇÃO II | |
2 | DISCIPLINA OPTATIVA |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
3 | ORIENTAÇÃO III | |
3 | QUALIFICAÇÃO | 60 |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
4 | ORIENTAÇÃO IV | |
4 | DEFESA | 60 |
Disciplinas optativas | Carga horária |
---|---|
ORIENTAÇÃO V | |
ORIENTAÇÃO VI | |
EPIDEMIOLOGIA DO ENVELHECIMENTO | 60 |
INOVAÇÃO, TECNOLOGIA E ENVELHECIMENTO | 60 |
POLÍTICAS E CIDADANIA PARA O IDOSO | 60 |
PROCESSO DO CUIDAR DO IDOSO | 60 |
ÉTICA, BIOÉTICA E RELIGIOSIDADE NO ENVELHECIMENTO | 60 |
SEMINÁRIOS EM GERONTOLOGIA | 60 |
ESTÁGIO DOCENTE EM GERONTOLOGIA | 60 |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
1 | ORIENTAÇÃO I | |
1 | QUALIDADE DE VIDA E ENVELHECIMENTO: ASPECTOS PSICOSSÓCIOCULTURAIS E ARTÍSTICOS | 60 |
1 | PESQUISA EM GERONTOLOGIA I | 60 |
1 | DISCIPLINA ELETIVA |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
2 | PESQUISA EM GERONTOLOGIA II | 60 |
2 | EPISTEMOLOGIA | 60 |
2 | ORIENTAÇÃO II | |
2 | DISCIPLINA OPTATIVA |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
3 | ORIENTAÇÃO III | |
3 | QUALIFICAÇÃO | 60 |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
4 | ORIENTAÇÃO IV | |
4 | DEFESA | 61 |
Disciplinas optativas | Carga horária |
---|---|
ORIENTAÇÃO V | |
ORIENTAÇÃO VI | |
TEORIAS SOCIAIS E PSICOLÓGICAS DO ENVELHECIMENTO | 60 |
ASPECTOS ARTÍSTICOS NO ENVELHECIMENTO | 60 |
POLÍTICAS E CIDADANIA PARA O IDOSO | 60 |
PROCESSO DO CUIDAR DO IDOSO | 60 |
ÉTICA, BIOÉTICA E RELIGIOSIDADE NO ENVELHECIMENTO | 60 |
SEMINÁRIOS EM GERONTOLOGIA | 60 |
ESTÁGIO DOCENTE EM GERONTOLOGIA | 60 |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
1 | ORIENTAÇÃO I | |
1 | QUALIDADE DE VIDA E ENVELHECIMENTO: ASPECTOS FÍSICOS, BIOLÓGICOS, EPIDEMIOLÓGICOS E TECNOLÓGICOS | 54 |
1 | DISCIPLINA ELETIVA | |
1 | DISCIPLINA OPTATIVA |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
2 | SEMINÁRIO DE PESQUISA EM GERONTOLOGIA | 60 |
2 | TECNOLOGIAS DE ANÁLISE DE DADOS | 60 |
2 | EPISTEMOLOGIA | 60 |
2 | ORIENTAÇÃO II | |
2 | ORIENTAÇÃO III | |
2 | DISCIPLINA OPTATIVA |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
3 | ORIENTAÇÃO IV | |
3 | ORIENTAÇÃO V | |
3 | DISCIPLINA OPTATIVA |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
4 | DISCIPLINA OPTATIVA |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
5 | ORIENTAÇÃO VI |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
6 | ORIENTAÇÃO VII | |
6 | QUALIFICAÇÃO | 60 |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
7 | ORIENTAÇÃO VIII |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
8 | DEFESA | 120 |
Disciplinas optativas | Carga horária |
---|---|
ORIENTAÇÃO IX | |
ORIENTAÇÃO X | |
EPIDEMIOLOGIA DO ENVELHECIMENTO | 60 |
INOVAÇÃO, TECNOLOGIA E ENVELHECIMENTO | 60 |
POLÍTICAS E CIDADANIA PARA O IDOSO | 60 |
PROCESSO DO CUIDAR DO IDOSO | 60 |
ÉTICA, BIOÉTICA E RELIGIOSIDADE NO ENVELHECIMENTO | 60 |
SEMINÁRIOS EM GERONTOLOGIA | 60 |
ESTÁGIO DOCENTE EM GERONTOLOGIA | 60 |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
1 | ORIENTAÇÃO I | |
1 | QUALIDADE DE VIDA E ENVELHECIMENTO: ASPECTOS PSICOSSÓCIOCULTURAIS E ARTÍSTICOS | 60 |
1 | DISCIPLINA ELETIVA | |
1 | DISCIPLINA OPTATIVA |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
2 | SEMINÁRIO DE PESQUISA EM GERONTOLOGIA | 60 |
2 | TECNOLOGIAS DE ANÁLISE DE DADOS | 60 |
2 | EPISTEMOLOGIA | 60 |
2 | ORIENTAÇÃO II | |
2 | ORIENTAÇÃO II | |
2 | DISCIPLINA OPTATIVA |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
3 | ORIENTAÇÃO IV | |
3 | ORIENTAÇÃO V | |
3 | DISCIPLINA OPTATIVA |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
4 | DISCIPLINA OPTATIVA |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
5 | ORIENTAÇÃO VI |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
6 | ORIENTAÇÃO VII | |
6 | QUALIFICAÇÃO | 63 |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
7 | ORIENTAÇÃO VIII |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
8 | DEFESA | 120 |
Disciplinas optativas | Carga horária |
---|---|
ORIENTAÇÃO IX | |
ORIENTAÇÃO X | |
TEORIAS SOCIAIS E PSICOLÓGICAS DO ENVELHECIMENTO | 60 |
ASPECTOS ARTÍSTICOS NO ENVELHECIMENTO | 60 |
POLÍTICAS E CIDADANIA PARA O IDOSO | 60 |
PROCESSO DO CUIDAR DO IDOSO | 60 |
ÉTICA, BIOÉTICA E RELIGIOSIDADE NO ENVELHECIMENTO | 60 |
SEMINÁRIOS EM GERONTOLOGIA | 60 |
ESTÁGIO DOCENTE EM GERONTOLOGIA | 60 |
TÍTULO | QUANTIDADE DE PARCELAS | MENSALIDADE BRUTA |
Doutorado | 48 | R$ 2.111,23 |
Mestrado | 24 | R$ 2.902,94 |
8h às 18h de Segunda à Quinta e 08h ás 17h na Sexta
Vivemos a era da informação e do conhecimento em um mercado cada vez mais competitivo, onde os profissionais precisam estar compartilhando experiências e se atualizando sobre métodos, boas práticas e tendências de mercado. Como executivo de uma grande instituição financeira, busquei o MBA com esse propósito, o que contribuiu muito com meu aperfeiçoamento profissional.
Sou aluna do Stricto Sensu em Educação, iniciando os estudos em 2018. Fui muito bem recebida no programa, sinto que é uma experiência de vida e não apenas acadêmica. Conheci o programa e as disciplinas ofertadas e me encantei, doutores e pós-doutores competentes e incrivelmente comprometidos com a qualidade da formação dos estudantes-pesquisadores. A boa infraestrutura da universidade e a oferta de oficinas, publicações de artigos e livros são um diferencial. A possibilidade de intercâmbio com a Universidade de Otawa também despertou a escolha pela UCB. Creio que a minha formação tem um diferencial a qualidade e as possibilidades oferecidas pela Universidade
Com o mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo, identifiquei no MBA em Gestão Estratégica, Resultados e Liderança a oportunidade de crescimento e recolocação satisfatória no mercado de trabalho. Obtive sucessos em variados processos seletivos e tenho convicção que a Pós-graduação poderá me proporcionar destaque na empresa em que atuo, além do desenvolvimento de novas competências e ampliação do network.
Após 18 anos de cursar uma Especialização resolvi fazer o mestrado, o tão desejado mestrado. Passei na seleção e iniciei o curso como se estivesse entrando na escola pela primeira vez. Além da vasta experiência acadêmica e convivência com os melhores profissionais da área, pude reavaliar meu desempenho como discente e constatar como o Mestrado agrega positivamente na vida acadêmica e pessoal do indivíduo.
O Mestrado Profissional em Governança tem contribuído muito em carreira profissional. O curso é muito bom com troca de conhecimento entre 02 professores em cada disciplina. Na minha empresa eles estão investindo para quem faz o Mestrado. Trabalho no RJ e eles liberam para eu fazer home Office.