O Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação, da Universidade Católica de Brasília (UCB), foi concebido a partir de pressupostos estruturantes das sociedades modernas, em especial da sociedade brasileira. O que se destaca é a crescente priorização de pesquisas e políticas educacionais com vistas à progressiva melhoria da qualidade requerida pelos diferentes processos de modernização em curso no país, cuja complexidade exige profissionais com visão programática, interdisciplinar e intersetorial.
O Programa de Pós-Graduação em Educação definiu a sua centralidade tendo presente as diversas instâncias da gestão educacional e os diversos sujeitos da educação, principalmente aqueles segmentos historicamente deixados à margem da história do país, como também os distintos processos e metodologias educacionais, com destaque para as tecnologias da comunicação; e os projetos e políticas de educação, inseridos na conjuntura das mudanças sociais, econômicas e políticas que se operam na atualidade, nos planos nacional e internacional.
Com nota 4 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação visa à formação de pesquisadores e de profissionais da educação. Os mestres e doutores formados podem seguir as carreiras de cientista pesquisador e/ou carreiras de magistério nos diferentes níveis, atuar em instituições sociais ou empresariais na elaboração e desenvolvimento de projetos de pesquisa em educação, na gestão educacional e na formulação e análise de políticas públicas, em nível executivo, de assessoramento ou de consultoria.
As áreas de concentração são dinamizadas por três linhas de pesquisa: Política, Gestão e Avaliação da Educação; Processo Educacional e Formação de Professores; Educação, Tecnologia e Comunicação.
Processo Educacional e Formação de Professores
Investigação e formação, por meio dos fundamentos da educação, de temáticas relacionadas com diferentes dimensões do processo de ensino e aprendizagem, da formação inicial e continuada de professores, de teorias e práticas pedagógicas nos diferentes níveis e modalidades da educação.
Política, Gestão e Avaliação da Educação
Investigação da formulação, implementação, gestão e avaliação de políticas, programas e projetos na área de educação, nos seus diferentes níveis e modalidades. Estudos dos contextos culturais e comunicacionais das políticas e da gestão educacional, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios. Estudos comparativos entre sistemas nacionais e internacionais de educação.
Educação, Tecnologia e Comunicação
Articulação das relações entre juventude, tecnologia e comunicação no âmbito dos processos educativos em diversos contextos da sociedade, sejam eles ambientes escolares ou voltados à convivência humana. Temáticas relacionadas à inclusão educacional e social, aos protagonismos e às sociabilidades juvenis, à inovação social e às múltiplas aprendizagens viabilizadas pelas tecnologias educacionais, da comunicação e mídias, bem como às diversas expressões culturais, especialmente àquelas que cultivam culturas de paz.
O programa foi criado em 1994, começando suas atividades com o mestrado e, a partir de 2009, com o doutorado. Nesses 25 anos de atuação, formou-se 559 mestres e 70 doutores. Além dessa atuação específica, no Stricto Sensu houve um empenho no desenvolvimento de projetos de pesquisa, um envolvimento com o ensino graduado e com a extensão, no sentido de tornar o Programa uma referência no processo de ensino-aprendizagem e na responsabilidade social.
Em 2008, iniciou-se um trabalho de parceria interinstitucionais, principalmente, por meio da criação da Cátedra UNESCO: Educação, Juventude e Sociedade, e com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul com o trabalho com Crianças e adolescentes em situação de risco psicossocial. Em 2009, iniciou-se uma parceria de pesquisa sobre formação de professores com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) no contexto do programa PROCAD da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Destaca-se, ainda, o processo de internacionalização do Programa, por meio da participação de uma rede de pesquisa, incluindo a Universidade do Minho (Portugal), Universidad Federico Vilarreal (Peru), University of Urbana, Champaign (USA) e Universidad del Valle (Colômbia), bem como pela participação do Fórum Internacional sobre Transdisciplinariedad y ecoformación en la práctica: Buscando la Innovación y Creatividad Docente. Também estão se desenvolvendo pesquisas na área de Pedagogia Social, em parceria com a Universidade de Siegen, Alemanha e Sanna Hyynänen, da Universidade de Tampere, Finlândia. Um trabalho intenso de internacionalização deu-se, ainda, com a Universidade de Alberta e de Ottawa, no Canadá, por meio de intercâmbio de professores e estudantes.
O Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação, em nível de Mestrado e Doutorado da Universidade Católica de Brasília foi concebido a partir de pressupostos estruturantes das sociedades modernas, em especial da sociedade brasileira. Entre esses pressupostos, sublinham-se a crescente priorização de pesquisas e políticas educacionais com vistas à progressiva melhoria da qualidade requerida pelos diferentes processos de modernização em curso no país, cuja complexidade exige profissionais com visão programática, interdisciplinar e intersetorial. Desse modo, o Programa de Pós-Graduação em Educação definiu a sua centralidade tendo presente as diversas instâncias da gestão educacional e os diversos sujeitos da educação, principalmente aqueles segmentos historicamente deixados à margem da história do país; como também os distintos processos e metodologias educacionais, com destaque para as tecnologias da comunicação; e, os projetos e políticas de educação, inseridos na conjuntura das mudanças sociais, econômicas e políticas que se operam na atualidade, nos planos nacional e internacional. A área de concentração é dinamizada, portanto, pelas três linhas de pesquisa: Política, Gestão e Avaliação da Educação; Processo Educacional e Formação de Professores; e, Juventude, Tecnologia e Comunicação, que se interpenetram pelo diálogo e estudos integrados, com o objetivo de proporcionar aos futuros mestres e doutores a competência indispensável para programar, desenvolver ou participar de ações e reflexões na área da educação.
Investigação e formação, por meio dos fundamentos da educação, de temáticas relacionadas com diferentes dimensões do processo de ensino e aprendizagem, da formação inicial e continuada de professores, de teorias e práticas pedagógicas nos diferentes níveis e modalidades da educação.
Docente: Profa. Dra. Valdivina Alves Ferreira
Credenciamento: Mestrado e Doutorado
Temáticas de Pesquisa: Políticas Públicas de Educação para Educação Básica; Gestão da Educação Básica; Educação Profissional; Formação de Professores para a Educação Básica.
Docente: Prof. Dr. Luiz Siveres
Credenciamento: Mestrado e Doutorado
Temáticas de Pesquisa: Formação de professores; Processos Pedagógicos; Complexidade e interdisciplinaridade; Diálogo e Espiritualidade.
Docente: Profa. Dra. Pricila Kohls dos Santos
Credenciamento: Mestrado e Doutorado
Temáticas de Pesquisa: Permanência Estudantil, Inclusão, Tecnologias Digitais na educação, Metodologias Ativas, Formação de professores para Educação Básica e Superior.
Docente: Prof. Dr. Geraldo Caliman
Credenciamento: Mestrado e Doutorado
Temáticas de Pesquisa: Violência nas escolas; Educação para a Cidadania; Dimensão social da Educação; Prevenção ao uso de drogas; Inclusão Social e Educação.
Investigação da formulação, implementação, gestão e avaliação de políticas, programas e projetos na área de educação, nos seus diferentes níveis e modalidades. Estudos dos contextos culturais e comunicacionais das políticas e da gestão educacional, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios. Estudos comparativos entre sistemas nacionais e internacionais de educação.
Docente: Prof. Dr. Celio da Cunha
Credenciamento: Mestrado e Doutorado
Temáticas de Pesquisa: Política públicas de educação; Pensamento pedagógico e políticas de educação; Educação comparada; Educação superior.
Docente: Prof. Dr. Renato de Oliveira Brito
Credenciamento: Mestrado
Temáticas de Pesquisa: Políticas Públicas na Educação; Gestão Escolar; Gestão e Sustentabilidade em contextos escolares; Educação Comparada e Educação Comparada Internacional; Internacionalização na Educação Básica e na Educação Superior; Integridade na Pesquisa; Competências Socioemocionais na Educação.
Docente: Prof. Dr. Robson Borges Dias
Credenciamento: Mestrado e Doutorado
Temáticas de Pesquisa: Políticas de Educação; Gestão em Educação; Estratégias Organizacionais; Mídia, Notícia, Representações Sociais; Engajamento de Públicos; Advocacy, Lobby, Accountability; Responsabilidade Social; Sociologia das Profissões; Cultura Organizacional; Luhmann, Habermas, Bourdieu.
Docente: Prof. Dr. Victor Laus Reis Gomes
Credenciamento: Mestrado e Doutorado
Temáticas de Pesquisa: Gestão em Educação; Comunicação e Cultura Organizacional; Formulação e Implementação de Estratégias Organizacionais; Implementação de Políticas Públicas; Marketing Educacional; Inovação e Colaboração.
Docente: Profa. Dra. Valdivina Alves Ferreira
Credenciamento: Mestrado e Doutorado
Temáticas de Pesquisa: Políticas Públicas de Educação para Educação Básica; Gestão da Educação Básica; Educação Profissional; Formação de Professores para a Educação Básica.
Docente:Profa. Dra. Pricila Kohls dos Santos
Credenciamento: Mestrado e Doutorado
Temáticas de Pesquisa: Permanência Estudantil, Inclusão, Tecnologias Digitais na educação, Metodologias Ativas, Formação de professores para Educação Básica e Superior.
Articulação das relações entre juventude, tecnologia e comunicação no âmbito dos processos educativos em diversos contextos da sociedade, sejam eles ambientes escolares ou voltados à convivência humana. Temáticas relacionadas à inclusão educacional e social, aos protagonismos e às sociabilidades juvenis, à inovação social e às múltiplas aprendizagens viabilizadas pelas tecnologias educacionais, da comunicação e mídias, bem como às diversas expressões culturais, especialmente àquelas que cultivam culturas de paz.
Docente: Prof. Dr. Carlos Angelo de Meneses Sousa
Credenciamento: Mestrado e Doutorado
Temáticas de Pesquisa: Protagonismos juvenis, Tecnologias e Cultura: sociabilidades e aprendizagens; Cartografias dos Territórios de aprendizagem; História da Educação e trajetórias de produção de intelectuais ou instituições/grupos em suas interfaces com a ciência, religião e política.
Docente: Prof. Dr. Eduardo Amadeu Dutra Moresi
Credenciamento: Mestrado e Doutorado
Temáticas de Pesquisa: Tecnologias educacionais; Metodologias ativas de ensino e aprendizado; Análise de redes complexas; Inovação: Experiência do estudante.
Docente: Profa. Dra. Florence Marie Dravet
Credenciamento: Mestrado e Doutorado
Temáticas de Pesquisa: Transdisciplinaridade; Educação e Complexidade; Educação e Cultura; Cultura, Tecnologia e Comunicação; Inovação em Educação; Inovação em Educação; Criatividade; Culturas e saberes tradicionais; Epistemologias do Sul; Poesia, Literatura e educação; Estudos do imaginário.
Docente: Prof. Dr. Geraldo Caliman
Credenciamento: Mestrado e Doutorado
Temáticas de Pesquisa: Violência nas escolas; Educação para a Cidadania; Dimensão social da Educação; Prevenção ao uso de drogas; Inclusão Social e Educação.
Docente: Profa. Dra. Pricila Kohls dos Santos
Credenciamento: Mestrado e Doutorado
Temáticas de Pesquisa: Permanência Estudantil, Inclusão, Tecnologias Digitais na educação, Metodologias Ativas, Formação de professores para Educação Básica e Superior.
O Programa de Pós-Graduação em Educação da UCB busca desenvolver de forma integrada a relação entre áreas de concentração, linhas de pesquisa, grupos, projetos e disciplinas. Os mestrandos e doutorandos do Programa normalmente se vinculam a esta estrutura com seus projetos individuais de pesquisa, que geralmente fazem parte de um projeto maior desenvolvido pelo orientador. Em outras palavras, cada docente do Programa coordena e/ou participa de um ou mais grupos de pesquisa Lattes, registrados no CNPq e participa e/ou coordena projetos de pesquisa, dos quais os seus orientandos participam desenvolvendo subprojetos, que se transformam em trabalhos publicados como artigos, livros, capítulos e trabalhos completos de anais de conferências nacionais e internacionais.
Muitas de nossas atividades de pesquisa possuem financiamento externo, de organismos nacionais e internacionais. Várias das atividades de pesquisa do Mestrado em Educação são desenvolvidas em parceria com universidades renomadas do Brasil e do exterior, além de instituições nacionais e internacionais. Entre nossas parcerias mais frequentes podem ser citadas a UNESCO, Universidade de Aveiro (Portugal), CNPq, FAP-DF, CAPES e Universidade de Barcelona, entre outros.
Projetos de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação: clique aqui
Publicações realizadas por docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação – UCB
Coletânea de Artigos do Seminário Internacional em Política e Governança Educacional para a cidadania, diversidade, direitos humanos e meio ambiente
Capa da Coletânea
Anais do Seminário Internacional em Política e Governança Educacional para a cidadania, diversidade, direitos humanos e meio ambiente
Capa dos anais
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Católica de Brasília – UCB é associado institucional da ANPED – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.
O Programa disponibiliza para seus alunos salas de aula amplas e confortáveis, equipadas com recursos tecnológicos variados, como computadores, projetor multimídia, reprodutores de DVDs, e outros. Além disso, cada professor do Programa possui a sua própria sala de trabalho, que também conta com estrutura tecnológica adequada ao desempenho de suas funções, como a preparação de aula, a produção acadêmica, atendimentos e orientações.
Temos também laboratórios de informática muito bem equipados, nos quais os alunos podem realizar pesquisas e escrever seus trabalhos acadêmicos.
Formação Graduação:
Ciências Sociais (UFPI); Teologia (UFPI)
Formação Doutorado:
Sociologia (UnB)
Linhas de pesquisa:
Educação, Tecnologia e Comunicação
Projetos de pesquisa:
Cartografia dos Territórios de Aprendizagem como estratégia de reconstrução do trabalho docente de professores e gestores para o ensino Básico;
Trajetórias de intelectuais e instituições educativas;
Tecnologia, Educação e Protagonismo Juvenil: sociabilidades e aprendizagens
Temas de interesse:
Protagonismos juvenis, Tecnologias e Cultura: sociabilidades e aprendizagens; Cartografias dos Territórios de aprendizagem; História da Educação e trajetórias de produção de intelectuais ou instituições/grupos em suas interfaces com a ciência, religião e política.
Formação Graduação:
Pedagogia Bacharelado e Licenciatura (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
Formação Doutorado:
Educação (UNICAMP)
Linhas de pesquisa:
POLÍTICA, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
Projetos de pesquisa:
A Universidade no Brasil: luta histórica para sua criação, evolução e tendências contemporâneas.
Temas de interesse:
Política públicas de educação; Pensamento pedagógico e políticas de educação; Educação comparada; Educação superior.
Formação Graduação:
Engenharia Eletrônica (IME); Intendência (AMAN)
Formação Mestrado:
Mestrado em Engenharia Elétrica - Universidade de Brasília - 1994
Formação Doutorado:
Ciência da Informação (UnB)
Linhas de pesquisa:
EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO
Projetos de pesquisa:
Desenvolvimento de tecnologias de informação, comunicação e educacionais
Temas de interesse:
Tecnologias educacionais; Metodologias ativas de ensino e aprendizado; Análise de redes complexas; Inovação: Experiência do estudante
Formação Graduação:
Letras (Université de Montpellier II)
Formação Doutorado:
Didactologia das Línguas e Culturas (Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3)
Linhas de pesquisa:
EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO
Projetos de pesquisa:
Inovação Social e Economia da Cultura: Um Piloto para o Desenvolvimento - Diagnóstico e Mapeamento
Temas de interesse:
Educação, Tecnologia e Comunicação; Transdisciplinaridade; Complexidade; Comunicação Intercultural; Educação Intercultural e Transcultural; Estudos do Feminino; Estudos do Imaginário; Culturas Afrobrasileiras; Ciência e Poesia; Epistemologia
Formação Graduação:
Filosofia (Graduação); Teologia (Graduação)
Formação Doutorado:
Educação (Doutorado)
Linhas de pesquisa:
EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO
Projetos de pesquisa:
CARACTERIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE INCLUSÃO/EXCLUSÃO DE JOVENS UNIVERSITÁRIOS DA REDE IUS
Temas de interesse:
Educação, Sociologia da Educação, com ênfase em Pedagogia Social, Educação Social, Exclusão Social, Prevenção da Violência, Sociologia do Desvio e da Delinquência, Delinquência Juvenil.
Formação Pós-doutorado:
Pós-Doutorado em Educação e Psicologia (PUC-SP)
Linhas de pesquisa:
Processo Educacional e Formação de Professores
Projetos de pesquisa:
A contribuição do pensamento ecossistêmico no exercício da docência na educação superior
Temas de interesse:
Temas de interesse Diálogos, Ética, Epistemologia, Formação de professores, Educação Superior
Formação Doutorado:
Doutora em Educação
Linhas de pesquisa:
Política, Gestão e Avaliação da Educação
Processo Educacional e Formação Docente
Projetos de pesquisa:
Educação Superior em contextos emergentes: permanência estudantil e educação para cidadania global
Temas de interesse:
Educação Superior, Permanência Estudantil, Inclusão, Tecnologias Digitais
Formação Graduação:
Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Brasília
Formação Doutorado:
Doutor e Mestre em Educação (Gestão e Políticas Públicas)
Linhas de pesquisa:
POLÍTICA, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
Projetos de pesquisa:
Sustentabilidade para a permanência escolar de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental: um estudo comparado das regiões Nordeste e Centro-Oeste.
Temas de interesse:
Gestão, Políticas Públicas, Políticas Educacionais, Planejamento Estratégico, Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade, Educação Comparada e Internacionalização.
Formação Graduação:
Jornalista
Formação Doutorado:
Comunicação
Linhas de pesquisa:
Política, Gestão e Avaliação da Educação / Estratégia e gestão comunicacional
Projetos de pesquisa:
Prêmios em Educação: chamamentos a alunos, professores e a instituições de ensino para candidaturas das melhores práticas educacionais
Temas de interesse:
Políticas de Educação, Gestão Pública, Engajamento de Públicos, Cultura Organizacional, Representações midiáticas, Mídia-Educação, Educomunicação, Luhmann, Morin, Habermas, Bourdieu, Interacionismo Simbólico (Montreal, Palo Alto)
Formação Graduação:
Graduada em Pedagogia Licenciatura Plena pela FESURV
Formação Mestrado:
Especialista em Planejamento Educacional, Métodos e Técnicas de Ensino, Ciência da Computação, Administração e Supervisão Escolar
Mestre em Educação pela UFMS
Formação Doutorado:
Doutora em Educação (PUC GO),
Linhas de pesquisa:
PROCESSO EDUCACIONAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES; POLÍTICA, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
Projetos de pesquisa:
Rede Federal de Educação Profissional: políticas educacionais de nível médio
Temas de interesse:
Políticas Públicas Educacionais, Políticas Públicas de Educação Profissional e Tecnológica, Formação de Professores, Informática Educativa.
Formação Graduação:
Bacharel em Comunicação Social-Publicidade e Propaganda (PUCRS)
Formação Mestrado:
Mestre em Administração (Unisinos), Master of Business Administration (University of Dallas)
Formação Doutorado:
Doutor em Comunicação Social (PUCRS)
Linhas de pesquisa:
Política, Gestão e Avaliação da Educação / Estratégia e Gestão Comunicacional
Projetos de pesquisa:
A comunicação organizacional e os discursos sobre a estratégia: um estudo em textos institucionais de grandes empresas brasileiras e em notícias sobre negócios (CNPq – Universal 2016)
Temas de interesse:
Comunicação em contextos organizacionais, processos e práticas discursivas, gestão estratégica, gestão educacional, estratégias de comunicação, colaboração, inovação, teorias sistêmicas e da complexidade.
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
1 | ORIENTAÇÃO I | |
1 | EPISTEMOLOGIA | 60 |
1 | DISCIPLINA OPTATIVA |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
2 | ORIENTAÇÃO II | |
2 | METODOLOGIA DA PESQUISA | 60 |
2 | QUALIFICAÇÃO | 60 |
2 | DISCIPLINA ELETIVA | |
2 | DISCIPLINA OPTATIVA |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
3 | ORIENTAÇÃO III |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
4 | ORIENTAÇÃO IV | |
4 | DEFESA | 60 |
Disciplinas optativas | Carga horária |
---|---|
ORIENTAÇÃO V | |
ORIENTAÇÃO VI | |
EDUCAÇÃO BRASILEIRA | 60 |
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO | 60 |
INCLUSÃO EDUCACIONAL | 60 |
PEDAGOGIA E EDUCAÇÃO SOCIAL | 60 |
PENSAMENTO PEDAGÓGICO E POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO | 60 |
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 60 |
SEMINÁRIOS AVANÇADOS EM EDUCAÇÃO I | 60 |
SOCIABILIDADES, PROCESSOS CULTURAIS E EDUCAÇÃO | 60 |
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 60 |
PENSAMENTO ESTRATÉGICO E GESTÃO EDUCACIONAL | 60 |
EDUCAÇÃO, MÍDIA E PÚBLICOS ESTRATÉGICOS | 60 |
METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM | 60 |
FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE | 60 |
POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO: ESTADO E SOCIEDADE | 60 |
EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO | 60 |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
1 | ORIENTAÇÃO I | |
1 | EPISTEMOLOGIA | 60 |
1 | DISCIPLINA OPTATIVA |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
2 | ORIENTAÇÃO II | |
2 | PESQUISA EM EDUCAÇÃO | 60 |
2 | DISCIPLINA OPTATIVA |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
3 | ORIENTAÇÃO III | |
3 | DISCIPLINA OPTATIVA |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
4 | ORIENTAÇÃO IV | |
4 | QUALIFICAÇÃO | 120 |
4 | DISCIPLINA ELETIVA |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
5 | ORIENTAÇÃO V |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
6 | ORIENTAÇÃO VI |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
7 | ORIENTAÇÃO VII |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
8 | ORIENTAÇÃO VIII | |
8 | DEFESA | 120 |
Disciplinas optativas | Carga horária |
---|---|
ORIENTAÇÃO IX | |
ORIENTAÇÃO X | |
EDUCAÇÃO BRASILEIRA | 60 |
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO | 60 |
INCLUSÃO EDUCACIONAL | 60 |
PEDAGOGIA E EDUCAÇÃO SOCIAL | 60 |
PENSAMENTO PEDAGÓGICO E POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO | 60 |
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 60 |
SEMINÁRIOS AVANÇADOS EM EDUCAÇÃO I | 60 |
SEMINÁRIOS AVANÇADOS EM EDUCAÇÃO II | 60 |
SEMINÁRIOS AVANÇADOS EM EDUCAÇÃO III | 60 |
SOCIABILIDADES, PROCESSOS CULTURAIS E EDUCAÇÃO | 60 |
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 60 |
PENSAMENTO ESTRATÉGICO E GESTÃO EDUCACIONAL | 60 |
EDUCAÇÃO, MÍDIA E PÚBLICOS ESTRATÉGICOS | 60 |
METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM | 60 |
FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE | 60 |
POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO: ESTADO E SOCIEDADE | 60 |
EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO | 60 |
TÍTULO | QUANTIDADE DE PARCELAS | MENSALIDADE BRUTA |
Doutorado | 48 | R$ 2.524,90 |
Mestrado | 24 | R$ 2.351,05 |
O Mestrado em Educação, em parceria com a CAPES, costuma oferecer quatro bolsas de estudos para os alunos do Mestrado em Educação. Estas, à medida em que vão sendo disponibilizadas por estudantes concluintes do curso, são ofertadas para serem utilizadas por outros estudantes.
A Universidade Católica de Brasília (UCB), por intermédio da Coordenação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE), torna pública a abertura das inscrições para o processo seletivo para concessão de uma bolsa de estágio de Pós-Doutorado, financiada pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
O Mestrado Profissional em Governança tem contribuído muito em carreira profissional. O curso é muito bom com troca de conhecimento entre 02 professores em cada disciplina. Na minha empresa eles estão investindo para quem faz o Mestrado. Trabalho no RJ e eles liberam para eu fazer home Office.
Com o mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo, identifiquei no MBA em Gestão Estratégica, Resultados e Liderança a oportunidade de crescimento e recolocação satisfatória no mercado de trabalho. Obtive sucessos em variados processos seletivos e tenho convicção que a Pós-graduação poderá me proporcionar destaque na empresa em que atuo, além do desenvolvimento de novas competências e ampliação do network.
Vivemos a era da informação e do conhecimento em um mercado cada vez mais competitivo, onde os profissionais precisam estar compartilhando experiências e se atualizando sobre métodos, boas práticas e tendências de mercado. Como executivo de uma grande instituição financeira, busquei o MBA com esse propósito, o que contribuiu muito com meu aperfeiçoamento profissional.
Após 18 anos de cursar uma Especialização resolvi fazer o mestrado, o tão desejado mestrado. Passei na seleção e iniciei o curso como se estivesse entrando na escola pela primeira vez. Além da vasta experiência acadêmica e convivência com os melhores profissionais da área, pude reavaliar meu desempenho como discente e constatar como o Mestrado agrega positivamente na vida acadêmica e pessoal do indivíduo.
Sou aluna do Stricto Sensu em Educação, iniciando os estudos em 2018. Fui muito bem recebida no programa, sinto que é uma experiência de vida e não apenas acadêmica. Conheci o programa e as disciplinas ofertadas e me encantei, doutores e pós-doutores competentes e incrivelmente comprometidos com a qualidade da formação dos estudantes-pesquisadores. A boa infraestrutura da universidade e a oferta de oficinas, publicações de artigos e livros são um diferencial. A possibilidade de intercâmbio com a Universidade de Otawa também despertou a escolha pela UCB. Creio que a minha formação tem um diferencial a qualidade e as possibilidades oferecidas pela Universidade