O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Economia, da Universidade Católica de Brasília (UCB), foi criado em 1998 com o curso de mestrado em Economia. A partir de 2006, teve início o curso de doutorado em Economia.
Ambos são da modalidade acadêmica e reconhecidos com conceito 6 na última avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Esse reconhecimento coloca o Programa de Economia da UCB no seleto grupo de Programas considerados como de Excelência Acadêmica, no conjunto dos cinco melhores Programas do país.
Os cursos de Mestrado e Doutorado em Economia da UCB se destacam pelo seu corpo docente altamente qualificado, produção intelectual qualificada entre as maiores da área de Economia no país, destacada internacionalização e comprovada nucleação de seus discentes e egressos.
A excelente qualificação profissional oferecida contribui para que seus egressos obtenham sucesso profissional em várias carreiras no mercado de trabalho, desenvolvendo competências e habilidades altamente valorizadas pelo setor privado, setor público, instituições de ensino e centros de pesquisa.
As áreas de concentração do Programa são Economia da Inovação, Economia Regional e Finanças, com cada uma possuindo várias linhas de pesquisa.
Os mestres e doutores formados pelo Programa são capazes de atuar como docentes e pesquisadores em instituições de ensino da área de economia ou áreas afins; identificar e aproveitar oportunidades de negócios no mercado; desenvolver pesquisas de qualidade em centros especializados; tornarem-se líderes criativos, inovadores e produtivos, capazes de conduzir equipes de elevado nível técnico; e, empregar, de maneira efetiva e eficiente, o instrumental técnico e analítico transmitido pelas disciplinas e demais atividades acadêmicas dos cursos.
A Pós-Graduação Stricto Sensu em Economia se caracteriza por receber profissionais de diversas áreas de formação. Refletindo essa realidade, o público-alvo do Programa de Economia é bastante amplo e diverso, incluindo docentes, pesquisadores e técnicos portadores de diploma de curso de graduação de duração plena, devidamente reconhecido nos termos da legislação em vigor, com formação em Economia e áreas afins.
Área de Concentração
As linhas de pesquisa estão divididas de acordo com as áreas de concentração conforme abaixo:
Finanças • Teoria econômica e Métodos Quantitativos
• Finanças empíricas e econometria aplicada
• Macroeconomia aplicada
Economia da Inovação
• Inovação, estrutura de mercado e apropriabilidade
• Inovações financeiras e financiamento privado da inovação
• Inovação e produtividade; Inovação e meio ambiente
Economia Regional
• Setor público
• Crescimento econômico e arranjos produtivos
• Economia espacial e urbana
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Economia da Universidade Católica de Brasília firmou acordos de cooperação científica e acadêmica com renomadas instituições internacionais de ensino superior. Os convênios têm a finalidade de estabelecer parcerias de pesquisa, permitir o intercâmbio de professores e alunos, promover o desenvolvimento de atividades conjuntas, constituir grupos de pesquisa internacionais assim como possibilitar o intercâmbio cultural entre os envolvidos. A cooperação envolve os Programas de Mestrado e Doutorado bem como a Graduação em Economia das instituições envolvidas na parceria.
As instituições internacionais de ensino superior conveniadas com o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Economia da Universidade Católica de Brasília são as seguintes:
1 – University of Queensland
País: Austrália
Centro: Escola de Economia
Endereço: Brisbane St Lucia , QLD 4072
6º andar, Edifício Colin Clark (39) QLD Austrália
Telefone: (+61) 7 3365 1111
2 – University of Rome “La Sapienza”
País: Itália
Centro: Faculdade de Economia
Endereço: Piazzale Aldo Moro 5, 00185 Roma
Telefone: (+39) 06 49911
http://en.uniroma1.it/structures/faculties-0/economics
3 – Royal University Center Escorial–María Cristina
País: Espanha
Endereço: Paseo de los Alamillos 2
28200 San Lorenzo de El Escorial (Madrid)
Telefone: (+34) 918904545
http://www.rcumariacristina.com
4 – Universidad Autónoma de San Luis Potosí
País: México
Centro: Faculdade de Economia e Matemática
Endereço: San Luis Potosí , San Luis Potosí , México
Álvaro Obregón 64, Centro Histórico, 78000
Telefone: (+52) 444 826 1381
5 – National Chung Hsing University
País: Taiwan
Centro: College of Social Science and Management
Endereço: 250 Kuo-Kuang Road, Taichung, 402 Taiwan, R.O.C
Telefone:04-22840808
O Laboratório de Finanças – LabFin – é uma iniciativa da Pós-Graduação em Economia da Universidade Católica de Brasília em parceria com a DX Investimentos e é coordenado pelo professor Dr. Osvaldo Candido da Silva Filho. O LabFin funciona atualmente no Campus I da UCB, Bloco K – Sala K005, onde são realizados encontros semanais.
O principal objetivo do LabFin é integrar os alunos e professores dos Cursos de Graduação, não apenas em Economia mas também de outras áreas afins, e da Pós-Graduação em Economia para discutir temas relevantes da conjuntura corrente do país e do mundo e elaborar documentos como newsletters, que nos permitem um acompanhamento contínuo da economia, e estudos mais amplos (trabalhos de iniciação científica e monografias).
Todo semestre é realizada uma seleção tanto de professores quanto de alunos que irão compor o grupo de discussão com no máximo 10 integrantes. A seleção é feita com base em currículo, histórico escolar e entrevista. A seleção é divulgada sempre nas primeiras semanas do início do semestre letivo para toda a Escola de Gestão e Negócios. É exigido um comprometimento mínimo de 4 horas semanais presenciais de cada integrante do grupo.
Uma vez que o grupo é formado, dar-se início as discussões sobre os seguintes temas: Política Econômica, Conjuntura Nacional e Internacional, Mercado de Câmbio, Mercado de Commodities, Mercado de Ações. Ao final dos encontros, temos subsídio para a elaboração da nossa Newsletter mensal. Esse documento é distribuído eletronicamente entre os alunos da Escola de Gestão e Negócios, clientes da DX Investimentos e fica disponível nas páginas do curso de Graduação em Ciências Econômicas e da Pós-Graduação em Economia da UCB.
É com prazer que anunciamos o início de nossa série de Seminários do Programa de Mestrado e Doutorado em Economia para o ano de 2017.
Essa iniciativa tem por objetivos:
1. discutir e debater trabalhos acadêmicos de interesse geral;
2. aproximar os alunos dos temas de pesquisa privilegiados por nossos; pesquisadores; e
3. trocar experiências com acadêmicos de outras instituições.
Os Seminários Acadêmicos têm como público-alvo principal os alunos e professores do Mestrado e Doutorado em Economia, mas estão abertos à toda a comunidade. Assim, esperamos vê-los participando entusiasticamente dessa iniciativa, com a certeza de que a experiência só terá a agregar a sua carreira acadêmica e profissional.
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Economia
Câmpus Asa norte
Câmpus I, QS 07 – Lote 01, EPCT, Taguatinga/DF CEP: 71.966-700
Brasília – DF
Tel/Fax: (61)3448-7127
Disciplina: Microeconomia; Econometria; Economia Regional Data de ingresso: 02/02/2004
Formação Doutorado:
Universidade Católica de Brasília - Economia
Linhas de pesquisa:
Economia Regional e Economia da Inovação
Projetos de pesquisa:
Efeitos das Políticas Públicas de Estímulo à Produção Agrícola no Distrito Federal: uma Abordagem de Análise de Fronteira Estocástica;
Influência do Programa Bolsa Família no Trabalho Infantil: Uma Comparação entre Áreas Urbanas e Rurais entre 2006 e 2015.
Temas de interesse:
Economia Agrícola; Políticas Públicas nas áreas de educação, saúde, trabalho e assistência social.
Disciplina: Macroeconomia, Econometria, Pesquisa e Produção Científica em Economia. Data de ingresso: 01/06/1999
Formação Pós-doutorado:
Boston University - Economia
Linhas de pesquisa:
Finanças e Economia da Inovação
Projetos de pesquisa:
Política Monetária e Estabilidade Financeira em um Ambiente Interconectado e de Economia Aberta; Setor Financeiro, Bancos e a Dinâmica da Economia Brasileira.
Temas de interesse:
Macroeconomia, Econometria Aplicada, Política Monetária.
Disciplina: Econometria I (Pós-Graduação); Finanças Públicas (Graduação); Contabilidade Social (Graduação). Data de ingresso: 22/07/2013
Formação Doutorado:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Economia
Linhas de pesquisa:
Economia da Inovação e Finanças
Projetos de pesquisa:
Modelos de Previsão de Volatilidade e Cópulas: Metodologia e Aplicações em Finanças.
Temas de interesse:
Previsão de séries temporais; Modelagem de volatilidade; Modelagem de dependência via cópulas. Inovação tecnológica e crescimento econômico. Inovação tecnológica e estimação de fronteiras de produção.
Disciplina: Finanças Corporativas e Finanças Públicas (graduação); Microeconomia II (pós-graduação).
Formação Pós-doutorado:
Ph.D. em Economia, Università di Bologna, Itália.
Linhas de pesquisa:
Economia Regional e Economia da Inovação
Projetos de pesquisa:
Litigation and Liquidity Constraints: New Evidence from Matched Labor and Court Data
Temas de interesse:
Avaliação de Políticas Públicas; Microeconometria aplicada às áreas de crime, educação, saúde, trabalho; Mobilidade urbana, Eleições e governança pública.
Disciplina: Finanças, Econometria, Aprendizado de Máquina, Redes Complexas, Economia Comportamental Data de ingresso: 01/08/2018
Formação Graduação:
Ciências de Computação e Matemática Computacional
Formação Doutorado:
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Linhas de pesquisa:
Finanças e Economia Regional
Projetos de pesquisa:
Finanças e Crescimento: uma abordagem com redes complexas e aprendizado de máquina
Temas de interesse:
Banking, redes financeiras, redes econômicas, aprendizado supervisionado, aprendizado não supervisionado, avaliação quantitativa e identificação conométrica, crescimento econômico, risco e eficiência fiscal.
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Economia da Universidade Católica de Brasília (PPGE-UCB), em parceria com as instituições de fomento CAPES e CNPq, concede apoio financeiro a alguns discentes do mestrado e doutorado, selecionados com base no mérito acadêmico. O apoio é concedido no formato de Bolsas Integrais ou Taxas Escolares destinadas aos discentes admitidos via processo seletivo e regularmente matriculados no PPGE-UCB. No caso do mestrado, os benefícios destinam-se prioritariamente aos candidatos selecionados por meio do exame nacional da Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (ANPEC). Para o doutorado, os benefícios são distribuídos pela Comissão de Seleção responsável por classificar e admitir os candidatos pleiteantes às vagas anunciadas em edital.
O Mestrado Profissional em Governança tem contribuído muito em carreira profissional. O curso é muito bom com troca de conhecimento entre 02 professores em cada disciplina. Na minha empresa eles estão investindo para quem faz o Mestrado. Trabalho no RJ e eles liberam para eu fazer home Office.
Carla Cristina Gadelha da Silva
Após 18 anos de cursar uma Especialização resolvi fazer o mestrado, o tão desejado mestrado. Passei na seleção e iniciei o curso como se estivesse entrando na escola pela primeira vez. Além da vasta experiência acadêmica e convivência com os melhores profissionais da área, pude reavaliar meu desempenho como discente e constatar como o Mestrado agrega positivamente na vida acadêmica e pessoal do indivíduo.
Jean Rodrigues Benevides
Vivemos a era da informação e do conhecimento em um mercado cada vez mais competitivo, onde os profissionais precisam estar compartilhando experiências e se atualizando sobre métodos, boas práticas e tendências de mercado. Como executivo de uma grande instituição financeira, busquei o MBA com esse propósito, o que contribuiu muito com meu aperfeiçoamento profissional.
Lidiane Santos de Vasconcelos
Com o mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo, identifiquei no MBA em Gestão Estratégica, Resultados e Liderança a oportunidade de crescimento e recolocação satisfatória no mercado de trabalho. Obtive sucessos em variados processos seletivos e tenho convicção que a Pós-graduação poderá me proporcionar destaque na empresa em que atuo, além do desenvolvimento de novas competências e ampliação do network.
Juliana Medeiros de Melo e Silva
Sou aluna do Stricto Sensu em Educação, iniciando os estudos em 2018. Fui muito bem recebida no programa, sinto que é uma experiência de vida e não apenas acadêmica. Conheci o programa e as disciplinas ofertadas e me encantei, doutores e pós-doutores competentes e incrivelmente comprometidos com a qualidade da formação dos estudantes-pesquisadores. A boa infraestrutura da universidade e a oferta de oficinas, publicações de artigos e livros são um diferencial. A possibilidade de intercâmbio com a Universidade de Otawa também despertou a escolha pela UCB. Creio que a minha formação tem um diferencial a qualidade e as possibilidades oferecidas pela Universidade