Sobre o Curso
Curso tradicional da cidade fundado em 1996. Frequentemente, nota 4 e/ou 5 no ENADE e no Guia do Estudante (Abril e Estadão). Baseado em 3 dimensões da universidade: Ensino, Pesquisa, Extensão.
Ensino: possui Agência Júnior, Centro Acadêmico (CA) e Atlética Esportiva (Time Universitário) criada e gerida pelos próprios estudantes. Conta com ótimo índice de empregabilidade em várias gerações e em quase 3 décadas de existência. Tem monitoria, Núcleo de Práticas, contrato de estágio em parceria com as melhores ofertas de mercado no CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), IEL (Instituto Euvaldo Lodi), IF (Estágios Instituto Fecomércio), ESPRO (Ensino Social Profissionalizante), Brasília Estágios, Employer Estágios.
Os Laboratórios de Comunicação são divididos em Laboratório de Televisão (1), Laboratório de Rádio (2), Laboratório de Edição (3), Laboratório de Fotografia (4) e Laboratório Digital e Gráfico (1). Possui técnicos especializados em cada um desses laboratórios apoiando o ensino e aprendizado: toda aula tem um professor e um técnico ensinado o manuseio de equipamentos, teoria e prática.
O controle de qualidade do curso é feito internamente pelo Programa de Nivelamento, Sistema Interno de Avaliação do Estudante (SIAE) e Comissão Própria de Avaliação (CPA). E externamente pelo mercado de trabalho e carreiras de estudantes egressos, além do MEC e INEP, além de indicadores educacionais como próprio Guia do Estudante (Abril e Estadão).
Mercado de Trabalho
O mercado publicitário do Distrito Federal é peculiar, pois parte de seus clientes são governamentais, demandando do profissional preparado para essa especificidade. No processo de seleção, o fator determinante para a escolha do publicitário se dá na preparação do profissional para lidar com o cenário tecnológico e na experiência adquirida em empresa júnior, agências experimentais e estágios. Criação de campanhas e peças publicitárias, atendimento, gerência de produto, marketing, mídia, pesquisa, produção e promoção de vendas, são algumas das áreas que podem ser exploradas por esse profissional.
Diferenciais
Equipe de professores altamente capacitada e atualizada trazendo a dimensão teórica e prática ao ensino e aprendizado. Vencedor de vários prêmios como Engenho de Comunicação, Festival de Cinema de Brasília (com TCC de aluno), Prêmio Professor Imprensa, Prêmio Universitário ABERJE (PUA), EXPOCOM.
O complexo do curso possui também especialização (lato sensu) e mestrado profissional (stricto sensu) na área de Comunicação e Economia Criativa, trazendo a formação estudantil para uma perspectiva C&T, P&D. E trazendo a presença de profissionais de mercado, mestrandos e pos-doutorandos, nas atividades curriculares de graduação: aulas, oficinas, cursos de aperfeiçoamento.
Pesquisa: possui diversos Grupos de Pesquisa, Projetos de Pesquisa, Estudos Dirigidos, PIC (Programa de Iniciação Científica), PIBIC (Bolsa), no âmbito do curso. PITI (Programa Institucional de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação) e PIBTI (Bolsa), em parceria com cursos da área de Tecnologia. O curso é um bacharelado. Logo, dá ênfase também à formação como pesquisador com Iniciação Científica (IC) e Iniciação Tecnológica (IT) e bolsas concedidas a estudantes que, além de graduandos, são jovens pesquisadores remunerados pelos projetos de pesquisa captados pelos professores e pesquisadores em agências de fomento como CNPq, Capes e FAPDF, além de entes estatais distritais da região (SETUR) e do empresariado (GFORTI, Fecomércio). O estudante frequenta congressos, conferências, festivais e participa de associações científicas e profissionais da área, tais como: INTERCOM, SBPJor, APB2, ABRAPCORP, ABERJE, ABEJ, IEP, COMPÓS.
Extensão: atividades extraclasse com alunos e professores enviados às Paralimpíadas de Sydney (2000), de Atenas (2004), da Beijing (2008) e de Londres (2012). Envio de diversas gerações à Amazônia pelo Projeto Rondon (Ministério da Defesa), Projeto Ser+ (comunidades), Alfabetização Cidadã de adultos, Alfabetização Digital de adultos.
Internacionalização: oportunidade de intercâmbio por editais como Erasmus+ (União Europeia) e Santander Universidades. O estudante pode ir para cursos de verão e de inverno em outros países, além de cursar alguns semestres. O curso também recebe estudantes estrangeiros vindos da América Latina, África e Europa pelos mesmos convênios.
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