Sobre o curso
Curso baseado em 3 dimensões da universidade: Ensino, Pesquisa, Extensão.
Ensino: possui Agência Júnior, Centro Acadêmico (CA) e Atlética Esportiva (Time Universitário) criada e gerida pelos próprios estudantes. Tem monitoria, Núcleo de Práticas, contrato de estágio em parceria com as melhores ofertas de mercado no CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), IEL (Instituto Euvaldo Lodi), IF (Estágios Instituto Fecomércio), ESPRO (Ensino Social Profissionalizante), Brasília Estágios, Employer Estágios.
Os Laboratórios de Comunicação são divididos em Laboratório de Televisão (1), Laboratório de Rádio (2), Laboratório de Edição (3), Laboratório de Fotografia (4) e Laboratório Digital e Gráfico (5). Possui técnicos especializados em cada um desses laboratórios apoiando o ensino e aprendizado: toda aula tem um professor e um técnico ensinado o manuseio de equipamentos, teoria e prática.
O controle de qualidade do curso é feito internamente pelo Programa de Nivelamento, Sistema Interno de Avaliação do Estudante (SIAE) e Comissão Própria de Avaliação (CPA). E externamente pelo mercado de trabalho e carreiras de estudantes egressos, MEC e INEP, além de indicadores educacionais como próprio Guia do Estudante (Abril e Estadão).
Diferenciais do curso
Equipe de professores altamente capacitada e atualizada trazendo a dimensão teórica e prática ao ensino e aprendizado. Vencedor de vários prêmios como Engenho de Comunicação, Festival de Cinema de Brasília (com TCC de aluno), Prêmio Professor Imprensa, Prêmio Universitário ABERJE (PUA), EXPOCOM.
O complexo do curso possui também especialização (lato sensu) e mestrado profissional (stricto sensu) na área de Comunicação e Economia Criativa, trazendo a formação estudantil para uma perspectiva C&T, P&D. Há a presença de profissionais de mercado, mestrandos e pos-doutorandos, nas atividades curriculares de graduação: aulas, oficinas, cursos de aperfeiçoamento.
Pesquisa: possui diversos Grupos de Pesquisa, Projetos de Pesquisa, Estudos Dirigidos, PIC (Programa de Iniciação Científica), PIBIC (Bolsa), no âmbito do curso. PITI (Programa Institucional de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação) e PIBTI (Bolsa), em parceria com cursos da área de Tecnologia. O curso é um tecnólogo, regido pelo Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (2016). Logo, além da formação de orientação prática e profissionalizante, não esquece da formação como pesquisador em Iniciação Científica (IC) e em Iniciação Tecnológica (IT): bolsas concedidas a estudantes que, além de graduandos, são jovens pesquisadores remunerados pelos projetos de pesquisa captados pelos professores e pesquisadores em agências de fomento como CNPq, Capes e FAPDF, além de entes estatais distritais da região (SETUR) e do empresariado (GFORTI, Fecomércio). O estudante frequenta congressos, conferências, festivais e participa de associações científicas e profissionais da área, tais como: INTERCOM, SBPJor, APB2, ABRAPCORP, ABERJE, ABEJ, IEP, COMPÓS.
Extensão: atividades extraclasse com alunos e professores enviados às Paralimpíadas de Sydney (2000), de Atenas (2004), da Beijing (2008) e de Londres (2012). Envio de diversas gerações à Amazônia pelo Projeto Rondon (Ministério da Defesa), Projeto Ser+ (comunidades), Alfabetização Cidadã de adultos, Alfabetização Digital de adultos.
Internacionalização: oportunidade de intercâmbio por editais como Erasmus+ (União Europeia) e Santander Universidades. O estudante pode ir para cursos de verão e de inverno em outros países, além de cursar alguns semestres. O curso também recebe estudantes estrangeiros vindos da América Latina, África e Europa pelos mesmos convênios.
Mercado de Trabalho
O profissional desenvolve projetos oriundos das profissões de Relações Públicas (tradicionalmente da Comunicação) e Relações Institucionais (tradicionalmente de Ciência Política, Relações Internacionais e Direito). Atua com técnicas interdisciplinares das áreas citadas em Relacionamento com públicos específicos (stakeholders: clientes, fornecedores, agentes governamentais e funcionários), Comunicação Institucional, Eventos, Comunicação Interna, Endomarketing, Lobby, Advocacy, Social Media, Relações Governamentais, Assessoria de Comunicação. Trabalha em praticamente todas as empresas de médio e grande porte, além de órgãos e organismos do terceiro setor. O Distrito Federal tem ótima empregabilidade na área, seja no privado, seja no estado.
Aproveite para descobrir o perfil profissional que mais combina com você em nosso teste de perfil de carreira.
Clique aqui e faça agora de forma gratuita!