Se você quer bem compreender a realidade, indo além das narrativas convencionais, valendo-se de um método de pensamento sofisticado, então o curso de Ciências Econômicas da Universidade Católica de Brasília é o ideal para você! A nossa formação de excelência oferece ao egresso o domínio de várias áreas do saber que, juntas, formarão o background adequado para compreender e atuar no mundo atual.
A Economia é a área que estuda a ação humana e seus impactos sobre a produção e a distribuição de bens e serviços na sociedade. Além disto, no nosso curso se estuda o funcionamento dos mercados, suas imperfeições, seus equilíbrios e as estratégias concorrenciais das empresas. Na dimensão macro, estuda-se os efeitos das políticas econômicas e da inovação tecnológica na sociedade. No eixo de Finanças, estudamos gestão de caixa, indicadores financeiros, avaliação de investimentos, amortização de empréstimos e muito mais. No eixo de Econometria, estudamos regressão linear, viés de especificação de modelos, modelo logit e probit, variáveis binárias, modelos autorregressivos, cointegração e muito mais!
Assim, o Economista é um profissional que possui uma bagagem teórica vasta, com grande inserção no mercado de trabalho, principalmente em razão de sua sólida formação quantitativo-teórica e humanística, dispondo de uma capacidade ímpar para contribuir para a prosperidade empresarial bem como do setor público. Entre os principais empregadores dos Economistas estão os mercados bancário e financeiro, as corretoras de valores mobiliários, bem como diversas autarquias públicas, como o Banco Central do Brasil (BCB), o Tesouro Nacional (TN), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), os Ministérios etc.
O economista pode exercer múltiplas funções e desfruta de um mercado de trabalho vasto para atuar. Dentre as áreas que esse profissional pode atuar estão: planejamento econômico de empresas ou de órgãos de governo, mercado financeiro, análise de conjuntura econômica, auditoria e perícia, comércio exterior, elaboração e avaliação de políticas públicas, avaliação de viabilidade de projetos econômicas, precificação de ativos financeiros e não-financeiros, elaboração de estudos de impacto socioambiental, atividades de consultorias e muito mais.
Na prática, empresas e repartições públicas, o mercado bancário e as empresas (médias e grandes, principalmente) são os principais empregadores dos profissionais formados em Economia que não seguem a vida acadêmica. Atualmente, os estudantes de Economia estão aptos a participarem de diversos processos de seleção de estágio e programas trainee. Quando formados, estarão aptos a prestarem diversos concursos públicos, atuarem na bolsa de valores, abrirem a própria empresa e atuarem como Economista nas mais amplas funções.
Atualmente, diversas são as empresas e órgãos públicos contratam nossos alunos como estagiários. Entra eles, figuram: CNPq, Sebrae-DF, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Banco Central do Brasil, Ministério das Relações Exteriores, Senado Federal, Agência Nacional de Energia Elétrica, Companhia Imobiliária de Brasília (TERRACAP), Agência Nacional de Aviação Civil, Banco do Brasil, Subsecretaria de Assuntos Administrativos do Ministério da Cidadania, Ministério do Desenvolvimento Regional, FIBRA – Federação das Indústrias do Distrito Federal, Seleto Planejamento e Educação Financeira, Ativo Facilities Service, Banco Toyota Brasil, • Companhia de Saneamento Ambiental do DF, Itaú Unibanco S/A, Siemens Healthcare, Bluemetrix Gestão de Ativos S/A, Fundação de Seguridade Social (CERES), Financeira Alfa S/A, Agência VE Marketing Digital, GEAP Autogestão em Saúde, BRB – Banco de Brasília, Ministério da Economia, BRF S/A, Alldax Consultoria e Contabilidade LTDA, entre outras. A média salarial do estágio é de R$ 1.086,00.
Clique aqui e faça agora de forma gratuita!
O projeto tem como finalidade Desenvolver ações em conjunto com a CENTCOOP, já que esta entidade representa o movimento organizado de catadores de materiais recicláveis, cujo objetivo é conhecer Comunidades, entender o seu contexto próprio, histórico de vida, crenças, valores para a elaboração de um conjunto de ações que vise à capacitação e orientação técnica dos membros envolvidos com a gestão financeira dessa Comunidade de catadores de materiais recicláveis. Desenvolver competência dos alunos; identificar demandas da Comunidade; Solicitar a participação dos estudantes do Curso de Economia no entendimento dos problemas sociais despertando seus interesses na busca de alternativas e soluções para os problemas financeiros enfrentados por essa comunidade. Acreditamos que estamos propiciando um caminho mais sólido de integração entre ensino, pesquisa e extensão. Por fim, Possibilitar ao aluno o trabalho em equipes multiprofissionais de economia, serviço social e saúde, além de capacitá-lo para atuar solidariamente em comunidade, buscando reduzir o distanciamento entre o mundo em que vive a universidade e a realidade da comunidade.
Ciências de Dados talvez seja um dos assuntos mais relevantes da atualidade. Isso ocorre porque se trata de uma ciência moderna que se vale de programação para estudo e análise de dados, transformando-os em conhecimento adequado para fornecer suporte à tomada de decisão individual, empresarial e governamental. Aliando-se essa análise rigorosa de dados a um grande conjunto de dados, que é o Big Data, tem-se a possibilidade de se tirar grandes insights da análise dos dados.
No Laboratório de Ciências de Dados e Big Data os alunos são convidados a estudarem algumas linguagens de programação, como o Python, aprendizagem de máquina, aplicações da Ciência de Dados e outros temas.
O curso é oferecido em laboratórios equipados com computadores modernos, adequados para que os alunos aprendam o conteúdo proposto. Assim, nossos alunos conseguem se formar com mais um diferencial frente ao mercado, o que os possibilitam a concorrerem por uma maior variedade de cargos e funções.
Os cursos de Economia e Administração da Universidade Católica de Brasília oferecem aos seus estudantes diversos laboratórios de finanças aplicadas. Entre eles está o de Introdução à Bolsa de Valores. Nesse laboratório, os estudantes são introduzidos aos principais conceitos da Bovespa, aprendendo sobre o que são ações, taxa de custódia, taxa de corretagem, ordens, dividendos, home broker e todos os demais conceitos básicos para operar nesse mercado. E o mais legal que tudo isso é aplicado! Para além, os alunos são incentivados a participar de um torneio simulado, onde vence o aluno que conseguir maior valorização de sua carteira de ações.
Além disso, os estudantes também são convidados a aprender sobre algumas intuições importantes para montar uma boa estratégia e tomar decisões. Nessa parte do curso, várias premissas comportamentais são discutidas em laboratório, a fim de ajuda-los a conhecer o processo de tomada de decisão em ambiente de incerteza, como é o caso do mercado de ações.
A UCB disponibiliza aos estudantes computadores para que possam praticar o conhecimento aprendido em sala de aula. As aulas ocorrem uma vez por semana durante o pregão da Bovespa, para que os estudantes possam sentir na prática como é operar na Bolsa. Ao final de 20h de curso, os alunos recebem o certificado de participação.
Formação Graduação:
Graduação em Economia.
Universidad Del Atlantico, U.DEL ATLANTICO, Colômbia.
Título: THE ENVIRONMENTAL KUZNETS CURVE: AN ANALYSIS OF THE LANDFILLED SOLID WASTE IN COLOMBIA.
Orientador: Juan Carlos Trujillo Lora.
Formação Mestrado:
Mestrado em Economia Aplicada (Conceito CAPES 5).
Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
Título: Early exposure to macroeconomic shocks: gold boom and birth weight in Colombia , Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: José Gustavo Ferés.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Formação Doutorado:
Doutorado em Economia Aplicada (Conceito CAPES 5).
Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
Título: Relationship Between Government?s Capacity to Tax and Infant Health in Brazil: Evidence from the Tax Capacity Program PMAT, Ano de obtenção: 2021.
Orientador: José Gustavo Féres.
Coorientador: Bladimir Carrillo Bermudez.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Formação Doutorado:
Doutorado em Economia pela Escola Brasileira de Economia e Finanças FGV/EPGE.
Doutorado em Engenharia Elétrica (Métodos de apoio à decisão) pela Pontifícia Universidade Católica – PUC/RIO.
Linhas de pesquisa:
Finanças e Economia Regional
Projetos de pesquisa:
Avaliação do Impacto de Ações Afirmativas em Universidades Públicas.
Temas de interesse:
Econometria, Data Science, Finanças, Avaliação de Políticas Públicas, Econometria de Séries temporais.
E-mail: carlosenrique@p.ucb.br
Currículo LattesFormação Pós-doutorado:
IMPA - Economia Matemática
Linhas de pesquisa:
Finanças e Economia da Inovação
Projetos de pesquisa:
Fisher, Modigliani Miller and Ricardian Equivalence with incomplete markets and default.
E-mail: orrillo@p.ucb.br
Temas de interesse:
Governança e Setor Público; Regulação Econômica.
Formação Pós-doutorado:
Boston University - Economia
Linhas de pesquisa:
Governança e Setor Público; Regulação Econômica.
Finanças e Economia da Inovação.
Projetos de pesquisa:
Política Monetária e Estabilidade Financeira em um Ambiente Interconectado e de Economia Aberta; Setor Financeiro, Bancos e a Dinâmica da Economia Brasileira.
E-mail: jangelo@p.ucb.br
Temas de interesse:
Macroeconomia, Econometria Aplicada, Política Monetária.
Formação Doutorado:
Universidade de Brasília (UnB)
Linhas de pesquisa:
Economia da Inovação e Economia Regional
Temas de interesse:
Teoria dos Jogos e Economia Dinâmica
E-mail: matheus.paiva@p.ucb.br
Currículo LattesFormação Doutorado:
Doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Linhas de pesquisa:
Governança e Setor Público; Regulação Econômica.
Finanças e Economia Regional.
Projetos de pesquisa:
Econometria Baseada em Cópulas; Econometria e Finanças Quantitativas baseadas em Cópulas.
E-mail: osvaldoc@p.ucb.br
Temas de interesse:
Econometria Financeira.
Formação Doutorado:
Doutora em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Linhas de pesquisa:
Economia da Inovação e Finanças
Projetos de pesquisa:
Políticas Públicas e Projetos Sociais; Governança e Setor Público.
Temas de interesse:
Previsão de séries temporais; Modelagem de volatilidade; Modelagem de dependência via cópulas. Inovação tecnológica e crescimento econômico. Inovação tecnológica e estimação de fronteiras de produção.
E-mail: paula.tofoli@p.ucb.br
Currículo LattesFormação Doutorado:
Doutor em Economia pela Universität Passau, Alemanha.
Linhas de pesquisa:
Economia da Inovaçãoe e Economia Regional.
Projetos de pesquisa:
Políticas Públicas e Projetos Sociais; Regulação Econômica.
Temas de interesse:
BNDES, avaliação de políticas públicas, agglomerações e migração.
E-mail: philipp.ehrl@p.ucb.br
Currículo LattesFormação Graduação:
Graduação em Ciências Econômicas.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Regulação de Mercados de Energia Elétrica: Estudos dos Casos Norueguês, Britânico e Brasileiro.
Orientador: Paulo César Coutinho.
Formação Mestrado:
2010 - 2011
Mestrado em M2 ECONOMICS OF MARKETS AND ORGANIZATIONS.
Université Toulouse 1 Capitole, TOULOUSE 1, França.
Título: Competition and Cooperation in Internet Markets, Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Bruno Julien.
Coorientador: Renato Gomes.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Economia Industrial.
2007 - 2010
Mestrado em Economia (Conceito CAPES 6).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Foreclosure e Sabotagem em Mercados Adjacentes de Infraestrutura e Provimento, Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Paulo César Coutinho.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Economia Industrial; Regulação.
Formação Doutorado:
Doutorado em Doutorado em Economia.
Télécom ParisTech, TPT, França.
Título: Essays on the Economics of Patents and Standards, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Marc Bourreau.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Formação Graduação:
Universidade Federal Rural de Pernambuco - Ciências Econômicas.
Formação Doutorado:
Doutor em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco.
Linhas de pesquisa:
Políticas Públicas e Projetos Sociais; Governança e Setor Público.
Economia Regional e Economia da Inovação.
Projetos de pesquisa:
Detecção de Cartéis em Licitações Públicas: uma abordagem utilizando a Estatística I-Moran.
Temas de interesse:
Economia Regional e Urbana, Avaliação de Políticas Públicas, Econometria Epacial, Política de Defesa da Concorrência.
E-mail: ricardo.clima@p.ucb.br
Currículo LattesFormação Doutorado:
Universidade de São Paulo, USP, Brasil
Linhas de pesquisa:
Redes Complexas; Aprendizado de Máquina; Estabilidade Financeira; Risco Sistêmico; Banking; Redes Financeiras; Econometria; Institucionalização da FAPDF - melhoria de processos e sistemas
Projetos de pesquisa:
Efeitos da Interconectividade na Economia: uma abordagem microeconométrica e com redes complexas; redes complexas e aprendizado de maquina: o papel da interconectividade; Institucionalização da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF); Finanças e Crescimento: uma abordagem com redes complexas e aprendizado de máquina.
E-mail: thiago.csilva@p.ucb.br
Currículo LattesFormação Doutorado:
Universidade de Brasília - Economia.
Linhas de pesquisa:
Políticas Públicas e Projetos Sociais; Governança e Setor Público.
Economia Regional e Economia da Inovação.
Projetos de pesquisa:
Uma avaliação empírica da convergência de renda entre os estados brasileiros (Projeto CNPq – Bolsa Produtividade Pq).
Temas de interesse:
Economia Monetária, Macroeconomia e Economia Regional e Urbana.
E-mail: tito@p.ucb.br
Currículo LattesFormação Pós-doutorado:
Matemática - Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, IMPA, Brasil.
Linhas de pesquisa:
Políticas Públicas e Projetos Sociais; Regulação Econômica.
Economia Regional e Finanças.
Projetos de pesquisa:
Convexidade e Monotonia Generaliza aplica da Economia Matemática.
Temas de interesse:
Equilíbrios de mercado; Crescimento econômico.
E-mail: sosa@p.ucb.br
Currículo LattesPeríodo | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
1 | ECONOMIA POLÍTICA | 80 |
1 | FORMAÇÃO ECONÔMICA E SOCIAL DO BRASIL CONTEMPORÂNEO | 80 |
1 | HISTÓRIA DO PENSAMENTO ECONÔMICO | 80 |
1 | HISTÓRIA ECONÔMICA GERAL | 80 |
1 | CIÊNCIA, COMUNICAÇÃO E SUSTENTABILIDADE | 120 |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
2 | CÁLCULO I | 80 |
2 | CONTABILIDADE SOCIAL | 80 |
2 | ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE | 80 |
2 | FINANÇAS CORPORATIVAS I | 80 |
2 | RELAÇÃO: PRINCÍPIOS E VALORES | 80 |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
3 | CÁLCULO II | 80 |
3 | ECONOMETRIA BÁSICA | 80 |
3 | FINANÇAS CORPORATIVAS II | 80 |
3 | MACROECONOMIA I | 80 |
3 | MICROECONOMIA I | 80 |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
4 | COMPUTAÇÃO APLICADA À ECONOMIA | 80 |
4 | ECONOMIA DO SETOR PÚBLICO | 80 |
4 | ECONOMIA INTERNACIONAL | 80 |
4 | FINANÇAS CORPORATIVAS III | 80 |
4 | PROFISSÃO: COMPETÊNCIAS E HABILIDADES | 80 |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
5 | ANÁLISE ECONÔMICO-FINANCEIRA DE PROJETOS | 80 |
5 | ECONOMETRIA DE SÉRIES TEMPORAIS | 80 |
5 | INTRODUÇÃO AO MERCADO FINANCEIRO | 80 |
5 | MACROECONOMIA II | 80 |
5 | MICROECONOMIA II | 80 |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
6 | COOPERAÇÃO: HUMANISMO SOLIDÁRIO, REDES E COMUNIDADES | 120 |
6 | ECONOMETRIA DE DADOS EM PAINEL | 80 |
6 | MACROECONOMIA III | 80 |
6 | MICROECONOMIA III | 80 |
6 | DISCIPLINA OPTATIVA | 0 |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
7 | AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS | 120 |
7 | ECONOMIA MONETÁRI | 80 |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
8 | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 160 |
Disciplinas optativas | Carga horária |
---|---|
ALGORITMOS DE PROGRAMAÇÃO | 80 |
MODELAGEM DE BANCO DE DADOS | 80 |
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS | 80 |
DESIGN THINKING E A BUSCA DA INOVAÇÃO | 80 |
INGLÊS INSTRUMENTAL | 80 |
LIDERANÇA, NEGOCIAÇÃO E GRANDES NEGÓCIOS | 80 |
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS | 80 |
MARKETING DE MÍDIAS SOCIAIS E DIGITAIS | 80 |
ORATÓRIA | 80 |
QUALIFICAÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL | 80 |
CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA | 80 |
DIREITO CONSTITUCIONAL: HERMENÊUTICA CONSTITUCIONAL E DIREITOS FUNDAMENTAIS | 80 |
Taguatinga | |
Matutino | R$ 1.560,83* |
Vespertino | |
Noturno | R$ 1.385,64* |
Para os estudantes de segunda graduação e transferência externa, o preço bruto da mensalidade poderá sofrer ajuste de acordo com a matriz e aproveitamento de disciplinas.
Desconto | Descrição |
ENEM | De 400 a 649 pontos = 30% de desconto De 650 a 749 pontos = 40% de desconto 750 a 799 pontos = 80% de desconto A partir de 800 pontos = 100% Exceto Medicina e Odontologia. |
Ingressantes 2023.2 | Descontos na 1º mensalidade
Vestibular 50% Segunda Graduação 50% Transferência 50% ENEM 50% Não se aplica aos cursos de Medicina e Odontologia. *Consulte condições |
Transferência | 30% de desconto durante todo o curso. O desconto não é cumulativo com qualquer outra forma de benefício. Não se aplica ao curso de Medicina. |
Portadores de Diploma | 20% de desconto durante todo o curso. O desconto não é cumulativo com qualquer outra forma de benefício. Não se aplica ao curso de Medicina. |
Conheça nossa política de descontos.
Segunda a Sexta de 9h às 11h30