Se você acha que seu perfil é voltado para o mundo dos números e das finanças, mas também gosta de história e política: o curso de Ciências Econômicas da Universidade Católica de Brasília (UCB) é o ideal para você! A Economia é a área que estuda a ação humana e seus impactos sobre a produção e a distribuição de bens e serviços na sociedade. Além disto, em Economia também se estuda o funcionamento dos mercados, suas imperfeições, seus equilíbrios e estratégias concorrenciais das empresas. Na dimensão macro, estuda-se os efeitos das políticas econômicas e da inovação tecnológica por toda a sociedade. Assim, o Economista é um profissional que possui uma bagagem teórica vasta, com grande inserção no mercado de trabalho, principalmente em razão de sua sólida formação quantitativa e humanística, dispondo de uma capacidade ímpar para contribuir para a prosperidade empresarial bem como do setor público. Entre os principais empregadores dos Economistas estão os mercados bancário e financeiro, as corretoras de valores mobiliários, bem como diversas autarquias públicas, como o Banco Central do Brasil (BCB), o Tesouro Nacional (TN), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), os Ministérios e etc.
Alguns diferenciais que tornam o Curso de Economia da UCB um dos melhores cursos do país:
Profissionais altamente qualificados compõem o time do corpo docente. A grande maioria dos docentes são Doutores de dedicação exclusiva, mas também temos Doutores de Regime Parcial que possuem ampla experiência no mercado de trabalho, que atuam em órgãos importantes da Política Econômica Nacional. Além disto, os docentes da Graduação são os mesmos professores da Pós-Graduação em Economia, avaliado como Programa de Excelência Acadêmica com nota 6 pela CAPES.
Temos a melhor infraestrutura do DF, com uma biblioteca contendo um dos maiores acervos sobre Economia, Finanças e Econometria do País; laboratórios de informática, salas de aula com internet sem fio, Datashow, estacionamento privativo e com segurança fazem da UCB a Universidade mais segura do DF.
Também se destacam no curso os projetos de extensão, especialmente o incentivo ao estágio profissional, bem como a participação na PROADE Empresa Júnior de consultoria financeira e na Liga do Mercado Financeiro, agremiações estudantis que promovem a disseminação da ciência, do exercício ético da profissão e dos serviços do economista para a comunidade. Neles, os estudantes têm a oportunidade de aplicar as teorias aprendidas em sala de aula através do uso de plataformas especializadas e do trabalho sobre os dados através de softwares econométricos e computacionais, com o objetivo de sedimentar o conhecimento sobre o mercado financeiro e melhor os preparar para o mercado de trabalho.
Aliados a tudo isso, o curso de Economia da UCB possui uma grade curricular moderna e com ênfase em Finanças e Ciência de Dados, com disciplinas teóricas/práticas no campo da econometria, possibilitando nossos alunos a aprenderem as novas técnicas de avaliação e análise de políticas públicas.
Na última avaliação do MEC (que ocorreu em 2018), nosso curso recebeu nota 5, que é nota máxima, no Conceito Preliminar de Curso (CPC). Esse indicador é uma combinação do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) e Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Esse resultado colocou o curso de Economia da UCB entre os melhores do país e à frente de muitas universidades públicas, sejam elas federais ou estaduais.
Ao cursar a graduação em Economia na UCB, o estudante tem a oportunidade de continuar seus estudos no mestrado e doutorado em Economia, sob condições especiais de uma política egresso do curso de graduação estabelecida pela UCB. Portanto, o estudante pode sair com formação acadêmica completa na área de Economia, cursando graduação e pós-graduação em Economia que estão entre as melhores do país.
Projetos de Extensão: Um grande diferencial
A Liga do Mercado Financeiro (LMF) da Católica é uma associação entre os alunos da Universidade, sobretudo do curso de Economia, que se interessam pelo mercado financeiro. Os alunos se unem a fim de aumentar o conhecimento sobre finanças e produtos financeiros, propondo discussão de tópicos específicos, análise de empresas e setores e até mesmo a formação de uma carteira teórica de ativos. Além disto, ela também tem o objetivo de desenvolver as habilidades e competências necessárias para o mercado de trabalho financeiro e se aproximar das instituições durante a graduação, fazendo uma conexão através de eventos e parcerias. Para além, ainda fornece uma contínua capacitação de seus membros, fornecendo preparação para certificações e grupos de estudo sobre temas relatos ao mercado;
A PROADE, Projetos em Administração de Desenvolvimento Empresarial, é uma Empresa Júnior da Universidade, administrada por alunos dos cursos de Administração, Ciências Econômicas e Ciências Contábeis e está no mercado a mais 21 anos, localizada no Bloco K, sala 032 do campus de Taguatinga. Diversos são os serviços prestados pela PROADE, figurando: i) auxílio na abertura de empresas; ii) análise e avaliação de viabilidade econômica; iii) precificação de ativos e serviços; iv) realização de planejamento tributário; v) contabilidade para micro e empreendedores individuais; vi) análise financeira; vii) auxílio em declaração de Imposto de Renda; viii) consultoria em Finanças Pessoais; e ix) educação financeira. Atualmente, a Diretoria Executiva da PROADE é composta por cinco cargos, sendo eles: Diretor Presidente, Vice-presidente e Diretor de Gestão de Pessoas, Diretor de Projetos, Diretor Financeiro e Diretor Comercial. Dentro da PROADE, os discentes terão a oportunidade de realizar projetos do seu curso de graduação para clientes reais do mercado, colocando em prática todo o aprendizado teórico da sala de aula, desenvolvendo habilidades técnicas e trazendo muita experiência. Podendo potencializar suas características humanas, como: pensamento crítico, liderança, inovação, colaboração e flexibilidade cognitiva. Por fim, eles têm autonomia para gerir uma empresa, tendo oportunidade de ocupar cargos de liderança e construir habilidades empreendedoras ao participar dos cargos da sua Empresa Júnior.
Economia e o mercado de trabalho
O economista pode exercer múltiplas funções e desfruta de um mercado de trabalho vasto para atuar. Dentre as áreas que esse profissional pode atuar estão: planejamento econômico de empresas ou de órgãos de governo, mercado financeiro, análise de conjuntura econômica, auditoria e perícia, comércio exterior, elaboração e avaliação de políticas públicas, avaliação de viabilidade de projetos econômicas, precificação de ativos financeiros e não-financeiros, elaboração de estudos de impacto socioambiental, atividades de consultorias e muito mais.
Na prática, empresas e repartições públicas, o mercado bancário e as empresas (médias e grandes, principalmente) são os principais empregadores dos profissionais formados em Economia que não seguem a vida acadêmica. Atualmente, os estudantes de Economia estão aptos a participarem de diversos processos de seleção de estágio e programas trainee. Quando formados, estarão aptos a prestarem diversos concursos públicos, atuarem na bolsa de valores, abrirem a própria empresa e atuarem como Economista nas mais amplas funções.
Atualmente, diversas são as empresas e órgãos públicos contratam nossos alunos como estagiários. Entra eles, figuram: CNPq, Sebrae-DF, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Banco Central do Brasil, Ministério das Relações Exteriores, Senado Federal, Agência Nacional de Energia Elétrica, Companhia Imobiliária de Brasília (TERRACAP), Agência Nacional de Aviação Civil, Banco do Brasil, Subsecretaria de Assuntos Administrativos do Ministério da Cidadania, Ministério do Desenvolvimento Regional, FIBRA – Federação das Indústrias do Distrito Federal, Seleto Planejamento e Educação Financeira, Ativo Facilities Service, Banco Toyota Brasil, • Companhia de Saneamento Ambiental do DF, Itaú Unibanco S/A, Siemens Healthcare, Bluemetrix Gestão de Ativos S/A, Fundação de Seguridade Social (CERES), Financeira Alfa S/A, Agência VE Marketing Digital, GEAP Autogestão em Saúde, BRB – Banco de Brasília, Ministério da Economia, BRF S/A, Alldax Consultoria e Contabilidade LTDA, entre outras. A média salarial do estágio é de R$ 1.086,00.
Aproveite para descobrir o perfil profissional que mais combina com você em nosso teste de perfil de carreira.
O projeto tem como finalidade Desenvolver ações em conjunto com a CENTCOOP, já que esta entidade representa o movimento organizado de catadores de materiais recicláveis, cujo objetivo é conhecer Comunidades, entender o seu contexto próprio, histórico de vida, crenças, valores para a elaboração de um conjunto de ações que vise à capacitação e orientação técnica dos membros envolvidos com a gestão financeira dessa Comunidade de catadores de materiais recicláveis. Desenvolver competência dos alunos; identificar demandas da Comunidade; Solicitar a participação dos estudantes do Curso de Economia no entendimento dos problemas sociais despertando seus interesses na busca de alternativas e soluções para os problemas financeiros enfrentados por essa comunidade. Acreditamos que estamos propiciando um caminho mais sólido de integração entre ensino, pesquisa e extensão. Por fim, Possibilitar ao aluno o trabalho em equipes multiprofissionais de economia, serviço social e saúde, além de capacitá-lo para atuar solidariamente em comunidade, buscando reduzir o distanciamento entre o mundo em que vive a universidade e a realidade da comunidade.
Ciências de Dados talvez seja um dos assuntos mais relevantes da atualidade. Isso ocorre porque se trata de uma ciência moderna que se vale de programação para estudo e análise de dados, transformando-os em conhecimento adequado para fornecer suporte à tomada de decisão individual, empresarial e governamental. Aliando-se essa análise rigorosa de dados a um grande conjunto de dados, que é o Big Data, tem-se a possibilidade de se tirar grandes insights da análise dos dados.
No Laboratório de Ciências de Dados e Big Data os alunos são convidados a estudarem algumas linguagens de programação, como o Python, aprendizagem de máquina, aplicações da Ciência de Dados e outros temas.
O curso é oferecido em laboratórios equipados com computadores modernos, adequados para que os alunos aprendam o conteúdo proposto. Assim, nossos alunos conseguem se formar com mais um diferencial frente ao mercado, o que os possibilitam a concorrerem por uma maior variedade de cargos e funções.
Os cursos de Economia e Administração da Universidade Católica de Brasília oferecem aos seus estudantes diversos laboratórios de finanças aplicadas. Entre eles está o de Introdução à Bolsa de Valores. Nesse laboratório, os estudantes são introduzidos aos principais conceitos da Bovespa, aprendendo sobre o que são ações, taxa de custódia, taxa de corretagem, ordens, dividendos, home broker e todos os demais conceitos básicos para operar nesse mercado. E o mais legal que tudo isso é aplicado! Para além, os alunos são incentivados a participar de um torneio simulado, onde vence o aluno que conseguir maior valorização de sua carteira de ações.
Além disso, os estudantes também são convidados a aprender sobre algumas intuições importantes para montar uma boa estratégia e tomar decisões. Nessa parte do curso, várias premissas comportamentais são discutidas em laboratório, a fim de ajuda-los a conhecer o processo de tomada de decisão em ambiente de incerteza, como é o caso do mercado de ações.
A UCB disponibiliza aos estudantes computadores para que possam praticar o conhecimento aprendido em sala de aula. As aulas ocorrem uma vez por semana durante o pregão da Bovespa, para que os estudantes possam sentir na prática como é operar na Bolsa. Ao final de 20h de curso, os alunos recebem o certificado de participação.
*Valor exclusivo para ingressantes em 2022. Para os estudantes de segunda graduação e transferência externa, o preço bruto da mensalidade poderá sofrer ajuste de acordo com a matriz e aproveitamento de disciplinas.
Descontos
Desconto
Descrição
ENEM
De 400 a 649 pontos = 30% de desconto
De 650 a 749 pontos = 40% de desconto
750 a 799 pontos = 80% de desconto
A partir de 800 pontos = 100% Exceto Medicina, Medicina Veterinária e Odontologia.
Ingressantes 2022.1
Descontos na 1º mensalidade
Vestibular 50%
Segunda Graduação 20%
Transferência 30%
ENEM 40%
Não se aplica aos cursos de Medicina e Odontologia.
*Consulte condições
Transferência
30% de desconto durante todo o curso. O desconto não é cumulativo com qualquer outra forma de benefício. Não se aplica aos cursos de Medicina e Odontologia.
Portadores de Diploma
20% de desconto durante todo o curso. O desconto não é cumulativo com qualquer outra forma de benefício. Não se aplica aos cursos de Medicina e Odontologia.
O Mestrado em Políticas Públicas da UCB superou minhas expectativas, permitindo conciliar o estudo e o trabalho. O corpo docente é altamente qualificado e comprometido em compartilhar conhecimento. Além disso, a orientação ao discente abrange os mais diversos temas da área, e você aplica o conhecimento adquirido diretamente na sua área de atuação.
Juliana Medeiros de Melo e Silva
Sou aluna do Stricto Sensu em Educação, iniciando os estudos em 2018. Fui muito bem recebida no programa, sinto que é uma experiência de vida e não apenas acadêmica. Conheci o programa e as disciplinas ofertadas e me encantei, doutores e pós-doutores competentes e incrivelmente comprometidos com a qualidade da formação dos estudantes-pesquisadores. A boa infraestrutura da universidade e a oferta de oficinas, publicações de artigos e livros são um diferencial. A possibilidade de intercâmbio com a Universidade de Otawa também despertou a escolha pela UCB. Creio que a minha formação tem um diferencial a qualidade e as possibilidades oferecidas pela Universidade
Jean Rodrigues Benevides
Vivemos a era da informação e do conhecimento em um mercado cada vez mais competitivo, onde os profissionais precisam estar compartilhando experiências e se atualizando sobre métodos, boas práticas e tendências de mercado. Como executivo de uma grande instituição financeira, busquei o MBA com esse propósito, o que contribuiu muito com meu aperfeiçoamento profissional.
Lee Anderson Gomes Viana
A conclusão do Mestrado em Políticas Públicas UCB, é mais uma realização na minha formação acadêmica, profissional e principalmente pessoal. Estou realmente satisfeito com os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso. Ótimos professores, biblioteca e laboratórios para apoiar na formação do aluno. Agradeço à Universidade Católica de Brasília e a todo corpo técnico, pelo apoio e estrutura disponibilizados. Agradeço em especial ao programa de pós-graduação stricto sensu Mestrado em Políticas Públicas. Também aos professores do programa, ao meu orientador Prof. Dr. Philipp Ehrl e Prof. Dr. Prof. Dr. Carlos E. Carrasco Gutierrez pelo apoio e confiança depositada. Obrigado ao grupo de estudo, minhas amigas Ana, Joycimar, Maria José e Susan.
Patrícia Horisawa Goulart de Almeida
O Mestrado Profissional em Governança tem contribuído muito em carreira profissional. O curso é muito bom com troca de conhecimento entre 02 professores em cada disciplina. Na minha empresa eles estão investindo para quem faz o Mestrado. Trabalho no RJ e eles liberam para eu fazer home Office.
This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Strictly Necessary Cookies
Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.
If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.