A Católica

A Universidade Católica de Brasília (UCB) é a única universidade particular do Distrito Federal. É uma instituição de ensino superior católica, filantrópica e comunitária. A UCB é administrada pela União Brasileira de Educação Católica (UBEC), que foi fundada em 1972, com o objetivo de manter as instituições católicas de ensino, proporcionando uma rede de educação sólida e de qualidade.

Criada em 12 de março de 1974, a Faculdade Católica de Ciências Humanas (FCCH), nome dado a atual UCB na época, foi a primeira unidade de ensino a oferecer três cursos: Economia, Administração e Pedagogia.

Com o passar dos anos, em 1980 a Faculdade organizou-se em uma estrutura de ensino e valores, cuja base se tornava cada vez mais sólida, o que possibilitou a instalação das Faculdades Integradas da Católica de Brasília (FICB). Em 1984, com o crescimento das ofertas dos cursos de graduação, a Instituição lançou seus primeiros cursos de pós-graduação.

Em 1994, a Católica passou a ser reconhecida pelo Ministério da Educação como Universidade, mantendo em sua essência a promoção do conhecimento, sem se descuidar da espiritualidade baseada na ética cristã. Em 1995 ocorreu a solenidade de instalação da Universidade Católica de Brasília (UCB).

Seguindo seu ritmo de crescimento exponencial, em 1999 a Universidade passou a ofertar o curso de Odontologia e, em 2001, incluiu o Medicina em seu portfólio. Em 2005, deu-se início a atuação estudantil em agências e empresas juniores e o estudante passa a ser o centro das ações. Já no ano de 2019 a Instituição implementou o curso de Medicina Veterinária ao seu portfólio.

Hoje, conhecida carinhosamente por Católica ou apenas UCB, a Universidade Católica de Brasília possui 46 anos de fundação e está presente em 4 Câmpus no Distrito Federal: Asa Norte, Asa Norte, Ceilândia, Sobradinho e Taguatinga. Veja:

  • Câmpus Taguatinga

Criado em 1974, o Câmpus Taguatinga foi a primeira unidade da Universidade Católica de Brasília, e, atualmente, conta com uma área de cerca de 620.000m² e aproximadamente 116.000m² de área construída. O Câmpus proporciona aos seus estudantes as melhores instalações e estruturas, com laboratórios de ponta e biblioteca completa, com acervo digital e físico. O Câmpus também conta com salas inovativas, salas Google e diferentes espaços de convivência para seus estudantes.

  • Câmpus Ceilândia

O novo câmpus em Ceilândia foi inaugurado em 26 de fevereiro de 2019, tem uma estrutura de 15.000m² de área total, funciona onde antes era o Colégio CESAM – Centro Salesiano do Aprendiz, da Inspetoria São João Bosco, uma das províncias fundadoras da UBEC, e é a terceira unidade da Universidade Católica de Brasília. No local são ofertados cursos de graduação.

  • Câmpus Sobradinho

Inicialmente, em sua inauguração, no dia 27 de fevereiro de 2019, o Câmpus Sobradinho, quarta unidade da Universidade Católica de Brasília, funcionava nas dependências do Instituto São José. Contudo, no primeiro semestre de 2020, para continuar a oferecer o melhor do ensino, pesquisa e extensão que somente a Universidade Católica de Brasília proporciona, a Unidade de Sobradinho foi transferida para uma sede própria, exclusiva da Universidade, localizada na Quadra 13, Área Reservada nº 3. Este espaço foi pensado e padronizado com os demais câmpus para que o estudante aproveite todo o ambiente e clima que fazem da UCB uma instituição de ensino internacionalmente reconhecida. Esse novo local de estudo conta com biblioteca própria e laboratórios de última geração para transformar o seu modo de ensino. Além disso, novos cursos poderão ser ofertados, levando ainda mais conhecimento e capacitação profissional para a cidade.

  • Câmpus Asa Norte

Criado em 12 de abril de 1998, o câmpus da Asa Norte foi à segunda unidade da Universidade Católica de Brasília, e atualmente, conta com uma área de cerca de 11.000m² e aproximadamente 6.270m² de área construída. O câmpus proporciona aos seus estudantes, ótimas instalações e uma infraestrutura completa, distribuídos em 3 blocos, que contam com capela, auditório e laboratórios de ponta.

Além dos câmpus citados, a UCB também está presente em todas as regiões do Brasil e, também, nos Estados Unidos da América (EUA) e Japão, por meio da Católica EAD, que oferece cursos a distância.

Recentemente, a UCB foi condecorada com o título de melhor Universidade particular do Distrito Federal e Centro-Oeste, a 4ª melhor particular do país e está entre as 10 melhores particulares da América Latina, pelo Ranking Times Highter Education (RTHE-2018). A Católica de Brasília possui um extenso portfólio de cursos presenciais e a distância.

Na modalidade presencial, possui 2 cursos de Extensão, um Técnico, 16 Tecnológicos, 36 Graduações (Bacharelado e Licenciatura), 42 Pós-Graduações Lato Sensu (especializações e MBAs), 10 Stricto Sensu – Mestrado e 9 Stricto Sensu – Doutorado. Já na modalidade a distância, a Católica oferta 32 cursos de Graduação e 22 de Pós-Graduação Lato Sensu (especializações e MBAs).

Com recursos próprios ou de financiadores externos, a Universidade Católica de Brasília (UCB) tem mais de 100 projetos de pesquisa envolvendo estudantes da Graduação e Pós-Graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu) e mais de 50 projetos de extensão. A UCB proporciona aos seus estudantes as melhores instalações e estruturas. Além disso, oferece 34 polos a distância espalhados no Brasil e outros 3 nos Estados Unidos da América (EUA) e Japão.

Cultura Organizacional UCB

Transformar a pessoa e a sociedade, por meio da produção e gestão do conhecimento, comprometida com os valores Cristãos.

Ser referência na excelência acadêmica e na geração do desenvolvimento sustentável.

  • Ética
  • Respeito
  • Transparência
  • Acolhimento
  • Cooperação
  • Comprometimento
  • Inovação
  • Sustentabilidade

Reitoria

Prof. Dr. Ricardo Pereira Calegari
Magnífico-Reitor
Ver currículo!
Prof.ª Dr.ª Regina Helena Giannotti
Pró-Reitora Acadêmica
Ver currículo!
Prof. Me Edson Cortez Souza
Pró-Reitor de Administração
Ver currículo!
Prof. Dr. Ir. Lúcio Gomes Dantas
Assessor da Reitoria
Ver currículo!