Acesso ao Portal de Periódicos da CAPES

Está fora da UCB? Siga as orientações abaixo!

Algumas bases de dados assinadas pela UCB só podem ser acessadas fora do campus se for feita uma configuração no navegador. Ao fazer esta configuração, só ficarão acessíveis as páginas da UCB, da Biblioteca e das bases assinadas pela Universidade. Caso deseje acessar outras páginas, a configuração deve ser desfeita.

Acesse os tutoriais para realizar a configuração abaixo:

Configurando o servidor proxy para acesso remoto às Bases de Dados e aos Livros Eletrônicos assinados pelo Sistema de Bibliotecas no Internet Explorer 5.0 ou superior.

No navegador do Internet Explorer, clique em Ferramentas > Opções da Internet (Settings > Internet Options) e siga os passos descritos abaixo.

Passo 1: Na aba  “Geral” (General), em “Página Inicial” (Home page), insira o endereço “https://ucb.catolica.edu.br“, conforme figura abaixo.

Passo 2: Na aba “Conexões” (Connections) clique em “Configurações da LAN” (Lan Settings), conforme figura abaixo.

Passo 3: Marque a opção de “Servidor proxy” e preencha os campos com o endereço proxy.ubec.edu.br e a porta 3128, conforme figura abaixo. Clique em “OK” para aplicar as configurações.

Passo 4: Abra uma nova página da internet e digite o site do Sistema de Bibliotecas (https://ucb.catolica.edu.br/portal/conheca/biblioteca/inicio) na barra de endereços. Em seguida, aparecerá a tela abaixo:

Considere:

Para Alunos
E-mail institucional.
Senha do e-mail institucional.

(Antes do primeiro acesso, o estudante deve alterar a sua senha no endereço https://portal.office.com. Após a alteração, é preciso aguardar até 30 minutos para que a alteração seja sincronizada e a navegação via proxy ocorra normalmente.)

Para Funcionários
Usuário de acesso à rede.
Senha de acesso à rede.

Passo 5: Após ter feito a autenticação, navegue normalmente pelo site da Biblioteca e acesse as bases de dados de seu interesse.

Observação importante: A navegação é feita através do servidor proxy da UCB, isso poderá acarretar uma diminuição da performance na internet devido o volume do tráfego simultâneo de usuários. O servidor proxy está configurado apenas para acesso às bases de dados assinadas pelo SIBI. Os demais sites estão bloqueados. Após encerrar sua pesquisa, desmarque a configuração do servidor proxy para navegar normalmente, conforme figura abaixo. Se preferir, mude também o endereço da página inicial alterado no primeiro passo.

ATENÇÃO:

  • Caso não utilize o Internet Explorer, basta procurar por “Alterar configurações de proxy” em seu computador e seguir as instruções acima.
  • A configuração pode ser realizada no Internet Explorer, mas a navegação pode ser feita em outro navegador.

CLIQUE AQUI e acesse o passo a passo para configuração do proxy via Safari.

CLIQUE AQUI e acesse o passo a passo para configuração do proxy no sistema iOS.