Acesso à vLex

Bases de Dados

O acesso às bases de dados assinadas pela UCB fora do campus só é possível se for feita uma configuração no navegador. Ao fazer esta configuração, só ficarão acessíveis as páginas da UCB, da Biblioteca e das bases assinadas pela Universidade. Caso deseje acessar outras páginas, a configuração deve ser desfeita.

Acesse os tutoriais de configuração de acordo com sua conexão:

Tutorial para Acesso Remoto – Banda Larga

Configurando o servidor proxy para acesso remoto às Bases de Dados e aos Livros Eletrônicos assinados pelo Sistema de Bibliotecas no Internet Explorer 5.0 ou superior.

No navegador do Internet Explorer, clique em Ferramentas > Opções da Internet (Settings > Internet Options) e siga os passos descritos abaixo.

Passo 1: Na aba  “Geral” (General), em “Página Inicial” (Home page), insira o endereço “https://ucb.catolica.edu.br“, conforme figura abaixo.

Passo 2: Na aba “Conexões” (Connections) clique em “Configurações da LAN” (Lan Settings), conforme figura abaixo.

Passo 3: Marque a opção de “Servidor proxy” e preencha os campos conforme figura abaixo. Clique em “OK” para aplicar as configurações.

Passo 4: Abra uma nova página da internet e digite o site do Sistema de Bibliotecas (https://ucb.catolica.edu.br/portal/conheca/biblioteca/inicio) na barra de endereços. Em seguida, aparecerá a tela abaixo:

Considere:

Para Alunos
Nome de usuário: matrícula
Senha: senha do LAB

Para Funcionários
Nome de usuário: mesmo de acesso à rede
Senha: senha de acesso à rede

Passo 5: Após ter feito a autenticação, navegue normalmente pelo site da Biblioteca e acesse as bases de dados de seu interesse.

Observação importante: A navegação é feita através do servidor proxy da UCB, isso poderá acarretar uma diminuição da performance na internet devido o volume do tráfego simultâneo de usuários. O servidor proxy está configurado apenas para acesso às bases de dados assinadas pelo SIBI. Os demais sites estão bloqueados. Após encerrar sua pesquisa, desmarque a configuração do servidor proxy para navegar normalmente, conforme figura abaixo. Se preferir, mude também o endereço da página inicial alterado no primeiro passo.

ATENÇÃO! EM CASO DE ERRO AO ACESSAR AS BASES, SIGA OS SEGUINTES PASSOS:

1 – LIMPE O HISTÓRICO DE NAVEGAÇÃO E OS COOKIES DE SEU NAVEGADOR.
2 – ATUALIZE OS CERTIFICADOS: CLIQUE AQUI E ACESSE AS INSTRUÇÕES.