Conheça a biblioteca

Biblioteca

Apresentação

A Universidade Católica de Brasília (UCB) teve sua origem no ano de 1974, quando a União Brasiliense de Educação e Cultura, fundada em 1972, decidiu criar a Faculdade Católica de Ciências Humanas (FCCH) e os cursos de Administração, Ciências Econômicas e Pedagogia. Em 1980, em razão das mudanças conjunturais e da crescente demanda pelos cursos iniciais, além da significativa expansão institucional, alteraram-se os Estatutos, iniciativa que permitiu a instalação das Faculdades Integradas da Católica de Brasília (FICB). No ano de 1994, em 31 de dezembro, as FICB foram reconhecidas como Universidade Católica de Brasília. Sua instalação deu-se no dia 23 de janeiro de 1995.

Dentro desse contexto, a história do Sistema de Bibliotecas (SIBI) teve início em 1975, quando foi criado o Banco do Livro, que proporcionou aos estudantes da Universidade Católica de Brasília o acesso a todas as obras que eram indicadas pelos professores, de acordo com as disciplinas dos cursos.

Em 1993 foi inaugurada a Biblioteca Central, subordinada à Reitoria da Universidade, com a finalidade de prestar serviços de biblioteca e informações, necessários ao desenvolvimento dos programas de ensino, pesquisa e extensão da Universidade, oferecendo ao público recursos para a obtenção de informações em todas as áreas do conhecimento, em diferentes formatos, tornando-os acessíveis a todos.

Desde que foi instituído, o Sistema de Bibliotecas vem disponibilizando mecanismos de apoio ao processo pedagógico, buscando implantar ferramentas utilizadas nas melhores bibliotecas universitárias do Brasil e Exterior, visando fornecer aos seus usuários subsídios para embasamento de suas pesquisas e produção acadêmico-científica. O SIBI também é responsável por reunir, organizar e preservar o conhecimento produzido pela comunidade universitária e também incentivar a disseminação e o acesso aberto à produção da UCB.

O SIBI participa de redes de cooperação com instituições que produzem e/ou oferecem acesso à informação especializada, para atender melhor a necessidade do seu público.

 

Conheça os parceiros do SIBI e o que eles oferecem:

 

Espaços Oferecidos

A Biblioteca Central localizada no Campus I, em Taguatinga, ocupa uma área de 4.197m², distribuídos em andar térreo e pavimento superior e a Biblioteca de Pós-Graduação, localizada no Campus II, Asa Norte, ocupa uma área de 357,41m².

Cabines Audiovisuais (Biblioteca Central)
Destinam-se exclusivamente à reprodução de materiais audiovisuais. Podem ser usadas individualmente ou em grupo por estudantes regularmente matriculados. As chaves das cabines devem ser retiradas no Setor de Periódicos.

Sala Google (Biblioteca Central)
Sala inovativa do Google com capacidade para cerca de 50 pessoas. Dispõe de ar-condicionado, retroprojetor, quadro branco na parede, TV e 40 chromebooks para uso. Pode ser utilizada para aulas, treinamentos, palestras, reuniões, entre outros.

Sala e.e.cummings (Biblioteca Central)
Disponível para apresentações, reuniões, treinamentos, entre outros. Para utilizar a Sala Google ou a Sala e.e. cummings, é preciso entrar em contato com o Setor de Atendimento ao Usuário pessoalmente, pelos telefones (61) 3346-9020/3356-9464 ou pelo e-mail csu@ucb.br.

Espaços de Estudo (Biblioteca Central e Biblioteca da Pós-Graduação)

Cabines de Estudo
A utilização das cabines para estudo em grupo atende, exclusivamente, a comunidade acadêmica da Universidade Católica de Brasília. A Biblioteca Central possui 24 (vinte e quatro) unidades com capacidade para quatro pessoas, e a Biblioteca da Pós-Graduação, 3 (três) unidades. Para utilizá-las é necessário que dois componentes do grupo apresentem, no Balcão de Informações da Biblioteca, suas Carteiras Estudantis, ou Espelhos de Matrícula acompanhados dos documentos de identificação, até 30 minutos antes do encerramento do expediente.

Espaços de Estudo Individual e Coletivo
Estes espaços dispõem de inúmeras mesas e baias para estudo.

Sala Docentes (Biblioteca Central)
Espaço destinado para uso exclusivo dos docentes, mediante agendamento.

Espaço para Exposições (Biblioteca Central)
Para utilizar o Espaço para Exposições é necessário entrar em contato com a Supervisão de Desenvolvimento e Promoção da Informação – SDI da Biblioteca pessoalmente, ou pelos telefones (61) 3356-9029/3356-9028 ou pelo e-mail sdi@ucb.br.

Mapa da biblioteca

Mapas da Biblioteca Central

Mapa do SIBI - Térreo


Mapa do SIBI - 1º Andar


Mapa da Biblioteca da Pós-Graduação

 

Mapa da Biblioteca da Pós-Graduação

Normas e Políticas

Regras gerais de utilização do SIBI

  • Não é permitido o consumo de alimentos e bebidas na Biblioteca.
  • É proibido fumar no interior da Biblioteca.
  • Não é permitido o uso de telefones celulares fora das áreas indicadas.
  • Não é permitida a entrada de animais no recinto da Biblioteca, exceto animais condutores.
  • Os usuários do SIBI devem manter o silêncio, respeitando o ambiente de estudo.
  • Os usuários também devem zelar pelo patrimônio da Biblioteca, evitando, por exemplo, colocar os pés nas cadeiras, riscar as mesas e cadeiras, danificar o material do acervo, entre outros.
  • Recomenda-se que os usuários não deixem materiais de uso pessoal sobre as mesas, pois a Biblioteca não se responsabiliza por extravios, roubos ou furtos.

Política de privacidade

O Sistema de Bibliotecas da Universidade Católica de Brasília elaborou sua política de privacidade, preocupado em garantir a segurança dos dados informados pelos usuários para utilizar os serviços eletrônicos e das informações disponibilizadas em sua página na internet.

Das informações cadastradas

  • Os dados dos alunos armazenados no sistema Stratus são migrados semestralmente para o sistema Pergamum (Sistema de automação do SIBI). Se por algum motivo os dados não forem migrados, o cadastro é feito manualmente;
  • O sistema Pergamum envia mensagens automáticas para lembrar a devolução de materiais, informar a liberação de documentos reservados, divulgar obras adquiridas de acordo com as áreas de interesse cadastradas pelo usuário;
  • Qualquer alteração nos dados cadastrais é feita pela equipe da biblioteca, a partir da solicitação do usuário, através do e-mail csu@ucb.br;
  • Havendo necessidade de modificar a senha, o usuário deve comparecer à biblioteca para fazê-lo;
  • Uma vez cessado o vínculo com a Universidade, os dados permanecem no banco de dados, mas o usuário fica “afastado”, ou seja, o login e a senha são bloqueados;
  • No caso do endereço eletrônico não ter sido informado no ato da matrícula para ser cadastrado no sistema Stratus, o aluno pode solicitar a atualização no seu cadastro enviando uma mensagem para o e-mail csu@ucb.br, ou comparecer à uma das unidades do SIBI;
  • A exigência da senha tem por finalidade garantir a segurança e a privacidade das informações dos usuários;
  • Essas informações não são repassadas, vendidas ou alugadas para terceiros.

Do conteúdo eletrônico

A biblioteca oferece conteúdo eletrônico por meio da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, do Repositório Institucional da UCB, do Portal de Revistas Eletrônicas da UCB, e do Portal de Periódicos da Capes e outras bases de dados eletrônicas, com a finalidade exclusiva de contribuir com o desenvolvimento e disseminação do conhecimento produzido no ambiente acadêmico;

O conteúdo da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações é de livre acesso pela Internet. O conteúdo licenciado (Portal de Periódicos da Capes e outras bases de dados) é, por razões contratuais, disponível para acesso pela Internet apenas para alunos, docentes e funcionários da Universidade Católica de Brasília;

Não é permitido o uso comercial ou de qualquer outra maneira que desobedeça os direitos autorais dos documentos disponibilizados;

O uso correto e lícito das informações reproduzidas da página da biblioteca é uma obrigação do usuário, que deve também registrar créditos ao Sistema de Bibliotecas da UCB e as instituições fornecedoras e provedoras das publicações eletrônicas disponibilizadas no Portal da Capes e nas demais bases de dados oferecidas;

Essas normas podem ser modificadas a qualquer momento. Nesse caso, nos comprometemos a divulgar as alterações em nossa página para que todos os usuários tomem conhecimento .

Acervo

O acervo do Sistema de Bibliotecas (SIBI) é composto por cerca de 300 mil volumes e a sua distribuição é feita da seguinte forma:

Acervo Geral: livros, teses, dissertações e folhetos. Disponível para consulta local ou empréstimo.

Acervo Digital: livros, periódicos eletrônicos, artigos, teses e dissertações. Disponível por meio do site do SIBI.

Referência: material de consulta rápida, como: dicionários, enciclopédias, guias e atlas. Disponível para consulta local.

Coleções Especiais

Coleção UCB: material produzido pela comunidade acadêmica e administrativa da Universidade Católica de Brasília. Disponível para consulta local.

Coleção Braille: livros e periódicos em Braille. Disponível para consulta local.

Coleção Padre Astério: livros e folhetos. Disponível para consulta local ou empréstimo.

Coleção Esquina da Ciência: livros, periódicos, DVDs, Blu-rays e jogos. Disponível para consulta local ou empréstimo.

Mapoteca: mapas, banners e pôsteres. Disponível para consulta local.

Midiateca: DVDs, Blu-rays, CDs, audiolivros, entre outros. Podem ser visualizados em salas equipadas.

O acervo do SIBI está ordenado por assunto, de acordo com a Classificação Decimal Universal (CDU). Na Biblioteca Central, para facilitar a localização dos livros nas estantes, os assuntos estão organizados por cores, conforme imagem a seguir:

CDU