Conheça a SIBI

Apresentação

A Universidade Católica de Brasília (UCB) teve sua origem no ano de 1974, quando a União Brasiliense de Educação e Cultura, fundada em 1972, decidiu criar a Faculdade Católica de Ciências Humanas (FCCH) e os cursos de Administração, Ciências Econômicas e Pedagogia. Em 1980, em razão das mudanças conjunturais e da crescente demanda pelos cursos iniciais, além da significativa expansão institucional, alteraram-se os Estatutos, iniciativa que permitiu a instalação das Faculdades Integradas da Católica de Brasília (FICB). No ano de 1994, em 31 de dezembro, as FICB foram reconhecidas como Universidade Católica de Brasília. Sua instalação deu-se no dia 23 de janeiro de 1995.

Dentro desse contexto, a história do Sistema de Bibliotecas (SIBI) teve início em 1975, quando foi criado o Banco do Livro, que proporcionou aos estudantes da Universidade Católica de Brasília o acesso a todas as obras que eram indicadas pelos professores, de acordo com as disciplinas dos cursos.

Em 1993 foi inaugurada a Biblioteca Central, subordinada à Reitoria da Universidade, com a finalidade de prestar serviços de biblioteca e informações, necessários ao desenvolvimento dos programas de ensino, pesquisa e extensão da Universidade, oferecendo ao público recursos para a obtenção de informações em todas as áreas do conhecimento, em diferentes formatos, tornando-os acessíveis a todos.

Desde que foi instituído, o Sistema de Bibliotecas vem disponibilizando mecanismos de apoio ao processo pedagógico, buscando implantar ferramentas utilizadas nas melhores bibliotecas universitárias do Brasil e Exterior, visando fornecer aos seus usuários subsídios para embasamento de suas pesquisas e produção acadêmico-científica. O SIBI também é responsável por reunir, organizar e preservar o conhecimento produzido pela comunidade universitária e também incentivar a disseminação e o acesso aberto à produção da UCB.

O SIBI participa de redes de cooperação com instituições que produzem e/ou oferecem acesso à informação especializada, para atender melhor a necessidade do seu público.

A Biblioteca Central localizada no Campus I, em Taguatinga, ocupa uma área de 4.197m², distribuídos em andar térreo e pavimento superior e a Biblioteca de Pós-Graduação, localizada no Campus II, Asa Norte, ocupa uma área de 357,41m².

Cabines Audiovisuais (Biblioteca Central)
Destinam-se exclusivamente à reprodução de materiais audiovisuais. Podem ser usadas individualmente ou em grupo por estudantes regularmente matriculados. As chaves das cabines devem ser retiradas no Setor de Periódicos.

Sala Google (Biblioteca Central)
Sala inovativa do Google com capacidade para cerca de 50 pessoas. Dispõe de ar-condicionado, retroprojetor, quadro branco na parede, TV e 40 chromebooks para uso. Pode ser utilizada para aulas, treinamentos, palestras, reuniões, entre outros.

Sala e.e.cummings (Biblioteca Central)
Disponível para apresentações, reuniões, treinamentos, entre outros. Para utilizar a Sala Google ou a Sala e.e. cummings, é preciso entrar em contato com o Setor de Atendimento ao Usuário pessoalmente, pelos telefones (61) 3346-9020/3356-9464 ou pelo e-mail csu@ucb.br.

Espaços de Estudo (Biblioteca Central e Biblioteca da Pós-Graduação)

Cabines de Estudo
A utilização das cabines para estudo em grupo atende, exclusivamente, a comunidade acadêmica da Universidade Católica de Brasília. A Biblioteca Central possui 24 (vinte e quatro) unidades com capacidade para quatro pessoas, e a Biblioteca da Pós-Graduação, 3 (três) unidades. Para utilizá-las é necessário que dois componentes do grupo apresentem, no Balcão de Informações da Biblioteca, suas Carteiras Estudantis, ou Espelhos de Matrícula acompanhados dos documentos de identificação, até 30 minutos antes do encerramento do expediente.

Espaços de Estudo Individual e Coletivo
Estes espaços dispõem de inúmeras mesas e baias para estudo.

Sala Docentes (Biblioteca Central)
Espaço destinado para uso exclusivo dos docentes, mediante agendamento.

Espaço para Exposições (Biblioteca Central)
Para utilizar o Espaço para Exposições é necessário entrar em contato com a Supervisão de Desenvolvimento e Promoção da Informação – SDI da Biblioteca pessoalmente, ou pelos telefones (61) 3356-9029/3356-9028 ou pelo e-mail sdi@ucb.br.

Normas e Políticas

  • Não é permitido o consumo de alimentos e bebidas na Biblioteca.
  • É proibido fumar no interior da Biblioteca.
  • Não é permitido o uso de telefones celulares fora das áreas indicadas.
  • Não é permitida a entrada de animais no recinto da Biblioteca, exceto animais condutores.
  • Os usuários do SIBI devem manter o silêncio, respeitando o ambiente de estudo.
  • Os usuários também devem zelar pelo patrimônio da Biblioteca, evitando, por exemplo, colocar os pés nas cadeiras, riscar as mesas e cadeiras, danificar o material do acervo, entre outros.
  • Recomenda-se que os usuários não deixem materiais de uso pessoal sobre as mesas, pois a Biblioteca não se responsabiliza por extravios, roubos ou furtos.

Documentos:

Acervo

O acervo do Sistema de Bibliotecas (SIBI) é composto por cerca de 300 mil volumes e a sua distribuição é feita da seguinte forma:

Acervo Geral: livros, teses, dissertações e folhetos. Disponível para consulta local ou empréstimo.

Acervo Digital: livros, periódicos eletrônicos, artigos, teses e dissertações. Disponível por meio do site do SIBI.

Referência: material de consulta rápida, como: dicionários, enciclopédias, guias e atlas. Disponível para consulta local.

Coleções Especiais

Coleção UCB: material produzido pela comunidade acadêmica e administrativa da Universidade Católica de Brasília. Disponível para consulta local.

Coleção Braille: livros e periódicos em Braille. Disponível para consulta local.

Coleção Padre Astério: livros e folhetos. Disponível para consulta local ou empréstimo.

Coleção Esquina da Ciência: livros, periódicos, DVDs, Blu-rays e jogos. Disponível para consulta local ou empréstimo.

Mapoteca: mapas, banners e pôsteres. Disponível para consulta local.

Midiateca: DVDs, Blu-rays, CDs, audiolivros, entre outros. Podem ser visualizados em salas equipadas.

O acervo do SIBI está ordenado por assunto, de acordo com a Classificação Decimal Universal (CDU). Na Biblioteca Central, para facilitar a localização dos livros nas estantes, os assuntos estão organizados por cores, conforme imagem a seguir:

CDU