Agência de Pesquisa e Desenvolvimento

A Agência de Pesquisa e Desenvolvimento da Universidade Católica de Brasília – UCB é um órgão suplementar diretamente subordinado à Reitoria criada pela Portaria nº 28, de 21 de fevereiro de 2022 como ambiente de difusão da cultura de inovação, empreendedorismo e sustentabilidade.

Objetivos da Agência

  • Prospectar e viabilizar parcerias a partir dos ativos, capital e competências instaladas em aproximação com demandas do mercado;
  • Promover a criação, proteção, transferência e internacionalização de tecnologias desenvolvidas na instituição;
  • Viabilizar a diversificação de receitas por meio de captação de recursos de fomento, de parcerias para desenvolvimento de pesquisa e inovação, de oferta de serviços técnicos e tecnológicos e de partilha ou locação de infraestrutura de laboratórios;
  • Apoiar projetos empreendedores em todas as suas etapas por meio de programas de empreendedorismo; entre outros.

Estrutura da Agência

  • Coordenação Geral;
  • Núcleos Técnicos:
    • Núcleo de Empreendedorismo: responsável por executar atividades de apoio à criação, desenvolvimento e consolidação de startups e empresas nascentes por meio de processos progressivos de integração e capacitação
    • Núcleo de Inovação: responsável por executar atividades inerentes à gestão dos ativos de propriedade intelectual da instituição, por meio do registro e manutenção de pedidos de patentes e da celebração de contratos de transferência de tecnologias.
    • Núcleo de Projetos e Negócios: responsável por executar atividades de apoio ao desenvolvimento de projetos de pesquisa e inovação, captação de parceiros e fomento público para pesquisa, desenvolvimento de produtos e serviços que atendam às necessidades do mercado e a promoção da internacionalização institucional

Equipe e contatos

Coordenador: Prof. Dr. Alexandre Schirmer Kieling (alexandrek@p.ucb.br)
Analista de Inovação: Evandro Moreira da Silva Canhedo (evandro.silva@ucb.br)
Localização: Bloco K, Sala 005
E-mail geral: agenciapdi@ucb.br

Projetos que estão acontecendo

Considerados processos progressivos de integração e capacitação, estão em andamento os seguintes programas de empreendedorismo:

  1. Pré-Aceleração de Negócios – Startup Católica;
  2. Incubação de Empresas.

 Startups Incubadas

Atualmente estão incubadas na Agência de Pesquisa e Desenvolvimento 4 (quatro) startups que atuam em diversos segmentos: educação, biotecnologia, bioinformática, ciência de dados, inteligência artificial, agropecuária e ensino:

 O que é a Agenda KOTI

Edtech que acredita no poder da educação e tem como missão, colaborar e agregar valor às escolas. Buscando cada dia encontrar e solucionar problemas da rotina escolar com o auxílio da tecnologia. Solucionamos o problema de comunicação escolar com uma plataforma digital mobile que facilita a vida dos professores trazendo uma interface intuitiva que com alguns cliques já é possível marcar os dados e enviar para todos os pais, podendo incluir não só as informações mas também engajar os responsáveis no cotidiano escolar.

O que é a TROPLIA:

A Troplia visa desenvolver soluções inteligentes para a sociedade e melhorar processos de produção como, por exemplo, na área alimentar, ao fornecer ferramentas para direcionar uma melhor tomada de decisões por parte dos produtores, sejam pequenos ou grandes, bem como desenvolver produtos capazes de controlar pragas agrícolas, que sejam amigáveis ao meio ambiente e mais seguros ao consumidor.

 

O que é a SciTARC:

A SciTARC é uma startup de biotecnologia que surgiu da vontade de pesquisadores em otimizar e melhorar os processos envolvidos na pesquisa científica, diminuindo os desperdícios e priorizando a sustentabilidade. Somos pessoas desenvolvendo uma solução para outras pessoas, valorizando aquilo que é mais valioso: o tempo. E para isso desenvolvemos tecnologias avançadas para solução de problemas, otimização de tempo e auxílio na tomada de decisões em diversas áreas da biotecnologia.

O que é a SM VIRTUAL

SM Virtual, atualmente denominada,  Startup 60+ ou, simplesmente, UP60 (www.up60.com.br) nasce no Programa de Mestrado e Doutorado em Gerontologia da Universidade Católica de Brasília em função de um grave problema social: o envelhecimento populacional e a falta de oportunidades de geração de renda para população acima de 60 anos.

Trata-se de uma plataforma de educação empreendedora, de network e mercadológica (marketplace e dropshipping) exclusiva para pessoas acima de 60 anos se capacitarem e se motivarem a entrar ou melhorar sua capacidade empreendedora.

Empresas em processo de pré-aceleração

A Cajuí Collab é um Estúdio de Design Visual constituído por oito núcleos criativos: Identidade Visual, Estratégia de Marca, Design de Interface, Ilustração, Editoração, Projeto de Animação, Pesquisa e Formação. Cada núcleo é composto por estudantes do curso de Design Visual da UCB que passaram pelo processo de seleção interna.

A CONEX – Consultoria em Negócios Internacionais é uma empresa júnior do curso de Relações Internacionais da Universidade Católica de Brasília. Trabalhamos há mais de 20 anos com consultoria de Importação, Exportação, Prospecção Internacional, Comunicação Estratégica Internacional e Assessoria para vistos e Dupla Cidadania.

O aplicativo representa uma revolução no modo de recrutamento de novos jogadores de futebol. Busca transformar as tradicionais peneiras, trazendo a esse processo agilidade, organização e principalmente democracia. Será uma plataforma que conecta jogadores de base, clubes e agentes, todos juntos em um ambiente com foco profissional.

Trata-se de um modelo de EAD, com experiência pedagógica em ambiente aberto, mediado por tecnologia, com experiências no campo de desenvolvimento pessoal e realidade “Digitais” e idealmente imersivas.

Uma plataforma digital para alavancar a Economia Criativa Digital no DF que conecta:

  • as demandas de mercado;
  • as lacunas das pequenas empresas de economia criativa digital para atender às demandas identificadas e;
  • as instrutorias, informações, consultorias e mentorias que possam suprir as carências desses pequenos negócios.

Um aplicativo que auxilie as agências de viagem a gerenciar e organizar viagens pedagógicas, de maneira que teria um acesso para a agência onde ela poderia organizar e controlar a viagem e outro acesso para os pais e estudantes que poderiam acompanhar o andamento da viagem.