Atividades Complementares

PROGRAMA PROPÓSITO DE VIDA

Atividades Complementares: Trilhas de Desenvolvimento

O Núcleo de Formação Geral e Humanística, é composto por três unidades curriculares: (1) Relação: princípios e valores; (2) Profissão: competências e habilidades; e (3) Cooperação: humanismo solidário, redes e comunidades.

As unidades curriculares almejam possibilitar aos estudantes o desenvolvimento de competências pessoais e sociais fundamentais ao longo desta jornada, por meio do relacionamento interpessoal, do compartilhamento de informações, inclusive com o auxílio de tecnologias de informação e comunicação.

Além das unidades curriculares acima citadas, o Programa oferece TRILHAS DE DESENVOLVIMENTO onde o estudante, ao longo da jornada acadêmica, possa integralizar as horas de atividades complementares em, no mínimo, 2 (duas) trilhas de diferentes atividades.

As vivências das trilhas devem contemplar as fases de sensibilização (presença), formação (proximidade) e atuação (vivências). A escolha das trilhas deve ser de autonomia do estudante a partir da elaboração do seu próprio projeto de vida no âmbito da Unidade Curricular Relação: Princípios e Valores e percorrer todo o percurso do estudante durante o desenvolvimento da graduação.

As Atividades Complementares: Trilhas de Desenvolvimento fazem parte do PROGRAMA PROPÓSITO DE VIDA e estão distribuídas nos seguintes eixos:

  • CULTURA: Todas as artes contribuem para a maior de todas as artes: a arte de viver (Bertolt Brecht). Essa trilha oferece atividades nas suas diferentes modalidades artísticas, porque acredita que as artes contribuem para a formação dos sujeitos e o desenvolvimento do seu lado criativo, fazendo com que sua capacidade e habilidade de ser, pensar, sentir, conviver e fazer sejam potencializadas e sensibilizadas para formas mais dinâmicas, empáticas, compassivas, saudáveis de se estar no mundo. Conheça e participe das atividades dessa trilha.
  • EMPREENDEDORISMO: Oportunizar vivências que estejam direcionadas ao empreendedorismo social. O foco desta trilha é a sensibilidade, formação e atuação dos estudantes na produção de bens e serviços que visam solucionar problemas da comunidade local. As atividades poderão ser operacionalizadas por meio de oficinas, formação de profissionais hands on, hubs de empreendedorismo, conectividade e inovação, além de outros similares.
  • ESPIRITUALIDADE: Oportunizar vivências que estejam direcionadas a fé e interioridade. As ações poderão ser executadas pela Pastoralidade e Apoio Psicopedagógico de cada Unidade de Missão tendo como foco o desenvolvimento pessoal e espiritual dos estudantes da graduação, no intuito de fortalecer a dimensão espiritual na jornada existencial à luz do propósito individual.
  • ESPORTE: oportunizar vivências esportivas, por meio de atividades extensionistas que promovam a cooperação e o fortalecimento de uma vida saudável. As ações poderão estar relacionadas aos cursos da área de Saúde. Sendo assim, esta trilha deve ser executada nas Unidades de Missão que ofertam cursos de Educação Física, Fisioterapia e similares. O foco desta trilha é a promoção do esporte como ponte para escolhas mais conscientes e conectadas com a vida em comunidade.
  • LIDERANÇA: Oportunizar vivências que estejam direcionadas à transformação, novas conexões e legado. As experiências deverão partir do processo de autoconsciência de quem somos, com que podemos criar e de como nossa profissão pode impactar vidas. O foco desta trilha é a Liderança Transformacional.
  • PESQUISA: Oportunizar vivências que estejam direcionadas ao senso crítico, trabalho colaborativo e à disciplina que a pesquisa científica exige. O foco desta trilha é o fomento à pesquisa científica e aos programas de Mestrado.

 

– Mais informações na Sala A 015 ou pelo telefone 3356 9412 
De segunda a sexta, das 8h30 às 11h30 e de 14h às 17h.

 

TRILHA CULTURA
Todas as artes contribuem para a maior de todas as artes: a arte de viver (Bertolt Brecht).
Essa trilha oferece atividades nas suas diferentes modalidades artísticas, porque acredita que as artes contribuem para a formação dos sujeitos e o desenvolvimento do seu lado criativo, fazendo com que sua capacidade e habilidade de ser, pensar, sentir, conviver e fazer sejam potencializadas e sensibilizadas para formas mais dinâmicas, empáticas, compassivas, saudáveis de se estar no mundo. Conheça e participe das atividades dessa trilha.

Atividade 1 – Curso PALHAPATIA: Educação para a Empatia e Metodologia do Trabalho com o Riso

O Curso Palhapatia: Educação para a Empatia e Metodologia do Trabalho com o Riso conjuga a pesquisa acadêmica com as práticas sociais, através de espaços de partilha e aprofundamento teórico e prático acerca do mundo da palhaçaria, do trabalho metodológico com o riso da educação empática e transformadora. Objetiva oferecer formação teórico-prática capacitando quem deseja atuar como Agente Popular da Alegria, a fim de promover um trabalho de base que contribua na semeadura do esperançar, no cultivo da compaixão, no empoderamento dos pobres e oprimidos (as) e na construção de uma sociedade justa e solidária.

Antes de efetuar a inscrição recomenda-se a leitura do Edital de seleção dos participantes:

Clique aqui para acessar o edital.

 

Local de realização dos encontros presenciais: UCB Campus Ceilândia.
Parte Virtual: Plataforma de Cursos Virtuais da UCB.
Período de realização: 25/03 a 03/07
Vagas: 72
Carga Horária:
Para estudantes da UCB: 20 horas de atividades complementares (referente ao Programa Propósito de Vida) e 30 horas de atividades de Extensão.
Para o público em geral: 50 horas de Atividades de Extensão.
Facilitação: Klaus Paz de Albuquerque; Janaína Barros e Carvalho e equipe.
Inscrições: 01 a 15 de março de 2022.
Início das aulas: 25 de março, na UCB Campus Ceilândia (aos sábados, das 8h às 17h).
Carga horária: 50 horas.
Público: estudantes da UCB e público em geral.

– Mais informações na Sala A 015 ou pelo telefone 3356 9412 
De segunda a sexta, das 8h30 às 11h30 e de 14h às 17h.

 

Atividade 2 – Oficina de Desenho: Desenhadores de Paisagens

A Oficina de Desenho: Desenhadores de Paisagens, se destina a qualquer pessoa que se interesse em aprender e praticar desenho de observação, seja da rua, da cidade ou da natureza, realizando reflexões sobre o encontro com o outro e como isso funda ideia subjetivas e singulares de paisagem.

Período de realização: Todas as sextas-feiras, presencialmente, com início em 25/03 e término em 27/05.
Horário: 14 às 17h.
Local: Campus UCB Taguatinga (estudantes de todos os campus da UCB podem participar).
Inscrições: De 01 a 20/03.
Vagas: 20
Carga Horária: 20h.
Facilitadora: Profa. Carla Freitas Pacheco Pereira (Curso de Arquitetura/UCB).

– Mais informações na Sala A 015 ou pelo telefone 3356 9412 
De segunda a sexta, das 8h30 às 11h30 e de 14h às 17h.

Atividade 3 – Oficina Práticas Corporais: Explorando uma mente dançante

Esta oficina tem como objetivo promover o desenvolvimento de um trabalho de autoconhecimento e melhoria da qualidade de vida e bem-estar, considerando aspectos emocionais e perceptivos que guiam este processo de interação.
A Oficina Práticas Corporais é destinada a estudantes e funcionários/as administrativos que também são estudantes na UCB e que tenham idade entre: 17 e 35 anos.

Período de realização: Todas as sextas-feiras, presencialmente, com início em 25/03e término em 27/06.
Horário: das 12h às 13h15.
Inscrições: de 07 a 20/03.
Vagas: 15
Carga horária: 20h.
Facilitador: Bernardo Carneiro de Souza.

– Mais informações na Sala A 015 ou pelo telefone 3356 9412 
De segunda a sexta, das 8h30 às 11h30 e de 14h às 17h.

Atividade 4 – Diálogos Contemporâneos com Escritores (as) Brasileiros (a)

A Associação dos Amigos do Cinema e da Cultura e o Núcleo de Formação Geral e Humanístico da UCB, convidam os estudantes para o projeto literário “Diálogos Contemporâneos”, que visa discutir, refletir e levantar questões em torno do pensamento contemporâneo a partir das lentes da literatura.

Primeiro Diálogo: “A Cultura do Bem Viver”

Conversa com Ailton Krenak, líder indígena, ambientalista, filósofo, poeta e escritor da etnia indígena crenaque.

Carga horária:  12h

Etapas do Evento:

Primeiro Momento: Encontro presencial no dia 28 de marco, das 17h às 19h, Auditório do Bloco K. Apresentação do livro “Caminhos para a cultura do bem viver”. Acesso ao livro completo (37 páginas): 

https://www.biodiversidadla.org/Recomendamos/Caminhos-para-a-cultura-do-Bem-Viver

Segundo Momento: de 29 de marco até 17 de abril, leitura do livro e elaboração de perguntas para o escritor Ailton Krenak.

Terceiro Momento: encontro virtual no dia 11 de abril, das 17h às 19h.

Discussão prévia das ideias do livro “Caminhos para a cultura do bem viver”

Quarto Momento: 18 de abril, encontro presencial com o escritor Ailton Krenak, Auditório do Bloco K.

Inscreva-se: https://doity.com.br/dialogos-contemporaneos-com-aiton-krenak

Atividade – Empreendedorismo: Fazendo a diferença

Esta trilha é composta por 4 etapas:

  1. Sensibilização (04 de abril): O estudante terá a oportunidade de conhecer projetos e “cases” de sucesso de empreendedorismo social.

Produto: certificado.

  1. Diagnóstico/Pesquisa de Mercado (13 de abril): O estudante realizará um diagnóstico ou pesquisa de mercado das oportunidades de negócios com impacto social em sua comunidade. Parcerias: Trilha de Pesquisa, Empresas Juniores ou pelo Núcleo de Formação Geral e Humanística do Grupo UBEC. Produto: Relatório do diagnóstico ou pesquisa de mercado.
  2. Planejamento/Plano de Negócios (04 de maio): O estudante elaborará um plano de negócios voltado a oportunidade de negócio identificada na etapa do diagnóstico/pesquisa de mercado. Produto: Plano de negócios de um empreendimento com impacto social.
  1. Apresentação e Feedback (25 de maio): O estudante apresentará um plano de negócios voltado a oportunidade de negócio identificada na etapa do diagnóstico/pesquisa de mercado e receberá um feedback a respeito. Produto: Feedback de Plano de negócios de um empreendimento com impacto social.

 

Carga horária: 20 horas.
Modalidade: Online.
Inscrição: 07 a 31/03/2022.
Período de realização: 04/04 a 25/05/2022.
Vagas: 25
Horário: 14h às 18h.
Local: Sala Online da Microsoft Teams.

– Mais informações na Sala A 015 ou pelo telefone 3356 9412 
De segunda a sexta, das 8h30 às 11h30 e de 14h às 17h.

TRILHA ESPIRITUALIDADE

“Existe uma coisa que toda a verdadeira espiritualidade tem em comum, quer essa espiritualidade seja derivada da fé, da ciência, da natureza, ou das artes – um sentido de sobrenatural”. Andrew Schneider

O objetivo desta trilha é propiciar um espaço seguro para que os estudantes possam expor questões que os afligem, próprias da fase de desenvolvimento em que estão, bem como do extrato social no qual estão inseridos. A expectativa é de que isso os ajude a elaborar melhor as questões de fundo emocional e social e que isso, finalmente, seja benéfico à saúde mental destes estudantes da Universidade Católica de Brasília. Além disso, a Liga Acadêmica de Saúde Integrativa e Espiritualidade (LiASIE) poderá aplicar as práticas integrativas em saúde e a espiritualidade nas Rodas de Conversa, objetos de estudo desta Liga Acadêmica.

 

Atividade: Simplesmente

Período de realização: 30/03, 19/04, 19/05, quarta e quinta rodas a definir.
Horário: 17h às 19h.
Local: Sala interativa, a confirmar.
Vagas: 30
Modalidade: Presencial.

– Mais informações na Sala A 015 ou pelo telefone 3356 9412 
De segunda a sexta, das 8h30 às 11h30 e de 14h às 17h.

TRILHA DO ESPORTE

Manhãs de lazer esportivo

A Trilha do Esporte consistirá na realização de ações comunitárias, “Manhãs Esportivas e de Lazer”, nas instalações da UCB destinadas às práticas esportivas do curso de Educação Física.
O público-alvo será formado especialmente por alunos do ensino médio das escolas Católicas do DF. Os estudantes da UCB terão a oportunidade de participar em todas as etapas do processo de organização, realização e avaliação das ações esportivas e de lazer que serão destinadas especialmente aos alunos concluintes do ensino médio.
As ações comunitárias serão realizadas em consonância com a tríade indissociável entre o ensino, a pesquisa e a extensão que destacam a formação de excelência na UCB. Para tanto, todas as ações serão realizadas sob supervisão dos professores responsáveis e serão computadas como atividades complementares de ensino.
A Trilha de Esportes é uma oportunidade valiosa de aprendizagem para os estudantes da UCB, com base nos valores sociais e cristãos que marcam A nossa formação acadêmica.

Critérios de participação: 

  1. Efetivar a inscrição e participar de todos os encontros que fazem parte da organização e realização de cada Manhã de Esporte e Lazer.
  2. Após o evento realizar a entrega dos relatórios solicitados.

Escolha um dos eventos:

Atividade 1

Inscrição para a Atividade 01: 21/03 a 01/04/2022.
Encontros semanais de preparação (presenciais): 05, 12, 19 e 26/04, das 12h às 13h.
Modalidade: Presencial
Realização da 1ª Manhã Esportiva e de Lazer: 29/04/2022, das 8h às 12h30.
Vagas: 25 estudantes da UCB.
Carga horária (planejamento, realização da atividade e relatório): 20 horas.

– Mais informações na Sala A 015 ou pelo telefone 3356 9412 
De segunda a sexta, das 8h30 às 11h30 e de 14h às 17h.

Atividade 2

Inscrição para a Atividade 02: 18 a 30/04/2022.
Encontros semanais de preparação (presenciais):03, 10, 17 e 24/05, das 12h às 13h.
Modalidade: Presencial
Vagas: 25 estudantes da UCB.
Carga horária (planejamento, realização da atividade e relatório): 20 horas.
Realização da 2ª Manhã Esportiva e de Lazer: 27/05/2022, das 8h às 12h30.

– Mais informações na Sala A 015 ou pelo telefone 3356 9412 
De segunda a sexta, das 8h30 às 11h30 e de 14h às 17h.

TRILHA LIDERANÇA

A Trilha Liderança é um convite a você que deseja Ser+ no seu processo de formação profissional e acadêmico na UCB. Nas atividades propostas você terá a oportunidade de participar de várias experiências de formação na UCB e de engajamento social.
Por conta da necessidade de distanciamento social decorrente da Pandemia, as primeiras atividades propostas serão on-line pela plataforma da Microsoft Teams.

SER+ LIDERANÇA
Nas oficinas virtuais do Ser+ Liderança você é convidado/a a participar de palestras e atividades vivenciais para o desenvolvimento de competências e habilidades para o exercício da liderança, numa perspectiva sócio-transformadora. Topa o desafio?

 

Atividade 1 – Jornada de/com Mulheres na UCB: Mulheres prezam por mulheres

A Jornada de/com Mulheres da UCB tem como objetivos:

  • Possibilitar o encontro de formação com diferentes mulheres da comunidade acadêmica da UCB, para reflexão sobre a temática das violências contra as mulheres.
  • Reconhecer os diferentes tipos e violências que afetam as mulheres.
  • Identificar as possíveis estratégias que podem ser utilizadas para o enfrentamento das violências, principalmente os assédios.

 
Temas que serão abordados:
23/03 – Violência contra mulheres: assédio e defesa
24/03 – Saúde Mental e Gênero
25/03 – Práticas Sororais no trabalho e no ambiente acadêmico.

Data de realização: 23, 24 e 25 de março de 2022.
Modalidade: Presencial
Horário: das 14h às 16h.
Inscrição: de 07 a 20/03/2022.
Carga horária: 02 horas para cada dia – 06 horas (total).
Vagas: 450 mulheres (por dia).
Local: Auditório do Bloco Central (Teatro Católica), UCB CampusTaguatinga.
Inscrições somente para mulheres.

– Mais informações na Sala A 015 ou pelo telefone 3356 9412 
De segunda a sexta, das 8h30 às 11h30 e de 14h às 17h.

Atividade 2 – Curso Comunicação Humana na Perspectiva da Liderança Mediadora

O curso tem como objetivo refletir a teoria e vivenciar a prática dos princípios da Comunicação Não Violenta (CNV) e da Mediação de Conflitos para a formação de lideranças mediadoras.

Período de realização: 24/03 a 09/06 – 7 encontros presenciais. Entre os encontros presenciais os participantes serão convidados a colocar em prática as estratégias de comunicação não violenta e de mediação de conflitos, bem como receberão textos para estudos complementares.
Dia/Horário: Quintas-feiras, das 14h às 16h.
Inscrição: 07 a 22/03/2022.
Facilitadores: Prof. José Ivaldo (Núcleo de Formação Geral e Humanística) e Bernardo Carneiro de Souza (estudante do Curso de Psicologia).
Carga horária: 20 horas.
Vagas: 30 vagas.

– Mais informações na Sala A 015 ou pelo telefone 3356 9412 
De segunda a sexta, das 8h30 às 11h30 e de 14h às 17h.

TRILHA DO PESQUISA

Questionar fenômenos naturais e humanos, responder grandes perguntas, enfrentar desafios importantes do nosso cotidiano, e construir soluções e respostas significativas que possibilitem a melhoria da qualidade de vida das pessoas, a redução das desigualdades, o desenvolvimento sustentável e o respeito ambiental, permitindo avanços sociais, intelectuais e culturais. Você se identifica com esta proposta? Então esta trilha é para você!

As atividades pensadas para a Trilha da Pesquisa têm como objetivo desenvolver os conhecimentos e a qualificação necessária para você poder atuar de forma competente no desenvolvimento de projetos de iniciação científica e de trabalhos acadêmicos de forma geral.

Venha trilhar o caminho da Pesquisa e desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes relacionadas a diferentes etapas do processo de pesquisa!

 

Atividade: Introdução ao Conhecimento Científico

A ciência se tornou um dos principais eixos da cultura atual e, por conseguinte, o motor da tecnologia e do desenvolvimento de um país. Portanto, todo estudante de graduação deve conhecer, no mínimo, os pressupostos da principal característica da ciência:  o Método Científico.  Visto que o domínio das características e processos de formulação do Método Científico é condição necessária para o estudante-pesquisador investigar e produzir o conhecimento acadêmico. Além do mais, a Atividade Completar de Introdução ao conhecimento Científico oportuniza vivencias que estão de acordo com o seu Projeto de Vida, isto é, na ressignificação de si, na transformação e criação de estratégias de conhecimento para a sua formação profissional pautadas por valores ético-políticos na promoção da justiça social.

Tópicos de estudos e investigação:

Etapa 1: abril

  • O que é ciência?
  • Características do método científico.
  • Aplicação do Método Científico.
  • Formulação das etapas do método científico de investigação:
    1. O problema da pesquisa
    2. A hipótese
    3. Do problema à hipótese
    4. O teste experimental de uma hipótese

Etapa 2: maio

  • O Método Científico e a estrutura Metodológica de Investigação na Universidade (ABNT).
  • Análise e construção de etapas de investigação, a partir dos seguintes filmes: “Chappie” e “O poço”

Encontros semanais online e pelo AVA: segundas-feiras, 04 e 11/04 e 02, 09 e 23/05, das 20h às 22h.

Critérios para a certificação – 20h:

  1. Participar dos Encontros online;
  2. Realizar leituras e atividades individuais/grupos durante a realização da Trilha de Pesquisa;
  3. Entregar a atividade final de análise de filmes e na discussão dos resultados da Trilha no Encontro final de 23 de maio.

 

Modalidade: Online.
Carga horária: 20h
Público: Estudantes da UCB.
Vagas: 25 vagas
Inscrições: 07/03 a 01/04/2022
Início das aulas: 04 de abril.

– Mais informações na Sala A 015 ou pelo telefone 3356 9412 
De segunda a sexta, das 8h30 às 11h30 e de 14h às 17h.