Atividades Complementares

As Atividades Complementares (AC) têm como objetivo enriquecer o processo formativo do estudante, por meio da diversificação de experiências, dentro e fora do ambiente universitário, propiciando o aproveitamento de conhecimentos adquiridos em atividades presenciais ou a distância. Estas estão em conformidade com as diretrizes do Conselho Nacional de Educação (CNE) e são obrigatórias para conclusão dos cursos de graduação.

Consideram-se como Atividades Complementares aquelas que tenham cunho acadêmico e que propiciem ao estudante as condições para o desenvolvimento de competências que contribuam para o aprimoramento da formação básica e específica do futuro profissional, bem como a integração com a sociedade e a capacidade de desenvolver ações sociais.

Na UCB as AC dividem-se em duas modalidades principais, conforme figura a seguir:

 

Entende-se por atividades internas: (a) As desenvolvidas pela UCB no âmbito das Trilhas de Desenvolvimento do Programa Propósito de Vida (PPV), aplicáveis aos estudantes que ingressaram a partir do ano de 2021;(b) Outras atividades acadêmicas promovidas pela UCB (iniciação científica, atuação no Projeto Ser+, participação em grupos de estudo/ligas acadêmicas, atuação no Programa de Monitoria, participação em atividades de representação estudantil – CAs, Atléticas, DCE, participação em eventos acadêmicos – palestras, oficinas, cursos, minicursos, seminários, congressos entre outros).

Já as atividades externas abrangem apresentação de trabalhos, publicação científica, exposição em Mostras, cursos de atualização, estágio não-obrigatório, viagem de estudo, atuação voluntária, representação esportiva, capacitação em instituições conveniadas, entre outros.

De modo a permitir o controle, o aproveitamento, a validação e registro das respectivas horas de AC no histórico/currículo acadêmico dos estudantes, foram estabelecidas premissas básicas e o rol com a carga horária máxima das categorias das AC para os cômputos pleiteados.

Clica aqui e confira os critérios. 

Carga horária concedida por categoria

Apresenta-se a seguir síntese das categorias das atividades complementares e sua respectiva carga horária, para cômputo e registro.

Categorias/Trilhas Atividades Horas
Apoio ao Ensino Programa de Monitoria Carga horária total da monitoria*
Atividades de representação discente (Ligas Acadêmicas, CAs, Atléticas, DCE, representante de turma) Até 50 horas
Ser+ Carga Horária total do projeto
Pesquisa Programas de Iniciação Científica 60 horas
Atividades em Grupos de Estudos
Extensão Projetos de Extensão 60 horas
Trabalho Voluntário Continuado 60 horas
Participação em Empresa Júnior 100 horas
Ação Social 10 horas de atividades por evento ou as horas do certificado
Estágios não obrigatórios (fora do componente curricular) 100 horas
Atividades realizadas na UCB (Semanas temáticas / Semana universitária / Jornadas Acadêmicas / Congressos/ Seminários /Simpósios / Palestras, Conferências, Aulas Magnas / Oficinas, cursos de atualização Até 60 horas
Eventos e cursos Atividades realizadas fora da UCB (Semanas temáticas / Semana universitária / Jornadas Acadêmicas / Congressos/ Seminários /Simpósios / Palestras, Conferências, Aulas Magnas / Oficinas, cursos de atualização Até 60 horas
Participação em Audiências, Julgamentos
Eventos culturais
Aprovação em disciplinas eletivas, escolhidas dentre as disciplinas oferecidas nos diversos cursos
Trilhas de Desenvolvimento do Programa Propósito de Vida (PPV) Liderança Horas do certificado, com limite de 40 horas total
Pesquisa
Esporte
Cultura
Espiritualidade
Empreendedorismo

(*) No máximo duas monitorias.

Clique aqui para acessar o nosso tutorial e saiba como solicitar

 

PROGRAMA PROPÓSITO DE VIDA

Atividades Complementares: Trilhas de Desenvolvimento

O Núcleo de Formação Geral e Humanística, é composto por três unidades curriculares: (1) Relação: princípios e valores; (2) Profissão: competências e habilidades; e (3) Cooperação: humanismo solidário, redes e comunidades.

As unidades curriculares almejam possibilitar aos estudantes o desenvolvimento de competências pessoais e sociais fundamentais ao longo desta jornada, por meio do relacionamento interpessoal, do compartilhamento de informações, inclusive com o auxílio de tecnologias de informação e comunicação.

Além das unidades curriculares acima citadas, o Programa oferece TRILHAS DE DESENVOLVIMENTO onde o estudante, ao longo da jornada acadêmica, possa integralizar as horas de atividades complementares em, no mínimo, 2 (duas) trilhas de diferentes atividades.

As vivências das trilhas devem contemplar as fases de sensibilização (presença), formação (proximidade) e atuação (vivências). A escolha das trilhas deve ser de autonomia do estudante a partir da elaboração do seu próprio projeto de vida no âmbito da Unidade Curricular Relação: Princípios e Valores e percorrer todo o percurso do estudante durante o desenvolvimento da graduação.

As Atividades Complementares: Trilhas de Desenvolvimento fazem parte do PROGRAMA PROPÓSITO DE VIDA e estão distribuídas nos seguintes eixos:

  • CULTURA: Todas as artes contribuem para a maior de todas as artes: a arte de viver (Bertolt Brecht). Essa trilha oferece atividades nas suas diferentes modalidades artísticas, porque acredita que as artes contribuem para a formação dos sujeitos e o desenvolvimento do seu lado criativo, fazendo com que sua capacidade e habilidade de ser, pensar, sentir, conviver e fazer sejam potencializadas e sensibilizadas para formas mais dinâmicas, empáticas, compassivas, saudáveis de se estar no mundo. Conheça e participe das atividades dessa trilha.
  • EMPREENDEDORISMO: Oportunizar vivências que estejam direcionadas ao empreendedorismo social. O foco desta trilha é a sensibilidade, formação e atuação dos estudantes na produção de bens e serviços que visam solucionar problemas da comunidade local. As atividades poderão ser operacionalizadas por meio de oficinas, formação de profissionais hands on, hubs de empreendedorismo, conectividade e inovação, além de outros similares.
  • ESPIRITUALIDADE: Oportunizar vivências que estejam direcionadas a fé e interioridade. As ações poderão ser executadas pela Pastoralidade e Apoio Psicopedagógico de cada Unidade de Missão tendo como foco o desenvolvimento pessoal e espiritual dos estudantes da graduação, no intuito de fortalecer a dimensão espiritual na jornada existencial à luz do propósito individual.
  • ESPORTE: oportunizar vivências esportivas, por meio de atividades extensionistas que promovam a cooperação e o fortalecimento de uma vida saudável. As ações poderão estar relacionadas aos cursos da área de Saúde. Sendo assim, esta trilha deve ser executada nas Unidades de Missão que ofertam cursos de Educação Física, Fisioterapia e similares. O foco desta trilha é a promoção do esporte como ponte para escolhas mais conscientes e conectadas com a vida em comunidade.
  • LIDERANÇA: Oportunizar vivências que estejam direcionadas à transformação, novas conexões e legado. As experiências deverão partir do processo de autoconsciência de quem somos, com que podemos criar e de como nossa profissão pode impactar vidas. O foco desta trilha é a Liderança Transformacional.
  • PESQUISA: Oportunizar vivências que estejam direcionadas ao senso crítico, trabalho colaborativo e à disciplina que a pesquisa científica exige. O foco desta trilha é o fomento à pesquisa científica e aos programas de Mestrado.

 

– Mais informações na Sala A 015 ou pelo telefone 3356 9412 
De segunda a sexta, das 8h30 às 11h30 e de 14h às 17h.

 

TRILHA CULTURA
Todas as artes contribuem para a maior de todas as artes: a arte de viver (Bertolt Brecht).
Essa trilha oferece atividades nas suas diferentes modalidades artísticas, porque acredita que as artes contribuem para a formação dos sujeitos e o desenvolvimento do seu lado criativo, fazendo com que sua capacidade e habilidade de ser, pensar, sentir, conviver e fazer sejam potencializadas e sensibilizadas para formas mais dinâmicas, empáticas, compassivas, saudáveis de se estar no mundo. Conheça e participe das atividades dessa trilha.

 

Atividade 1

Oficina Processos de Criatividade

Responsável: Prof.ª. Moema 

Carga horária: 20 horas.

Dia/Horário: quartas-feiras, das 14h às 18h (sendo 1 hora de atividades online).

Período de inscrições: 22/08 a 13/09

Período da atividade: 14/09 a 05/10

Participantes: 20

 

O processo criativo é o processo de estruturação de um pensamento com o objetivo de exercer a criatividade em prol de uma atividade necessária. Dessa forma, executar um processo criativo é direcionar os esforços para capacitar um time ou uma pessoa a ter mais ideias. E ter mais ideias é uma forma de resolver problemas. Atualmente, a criatividade é tida como uma soft skill, ou seja, uma habilidade comportamental cada vez mais exigida no mercado de trabalho que permite abordar obstáculos por um viés diferente do que seria o usual, sendo que, essa é uma habilidade que pode ser desenvolvida e aprimorada pois todos são criativos.

Objetivo:

Utilizar métodos e processos de criatividade como estímulo ao desenvolvimento e aprimoramento dessa competência.

Para quem é essa trilha?

A Trilha Processos de Criatividade é para interessados, curiosos e quem quiser aprender sobre o assunto, praticar métodos criativos para o dia a dia, aumentar o repertório e desenvolver essa competência.

O certificado será enviado por e-mail para todos que comparecerem às atividades e assinarem a lista de presença.

Mais informações na Sala A-015 ou pelo telefone 3356-9412, de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h.

 

Atividade 2

Desenhadores de Paisagens

Carga horária: 20 horas

Vagas: 20

Dia/Horário: sextas-feiras, das 14:00 às 17h, sendo que no dia 02/09, sexta-feira, a apresentação da Trilha será online, das 14h às 16h).

Período: 02/09 a 21/10

A paisagem é uma instância imaginária, trata-se de uma relação de alteridade estabelecida entre seres humanos e a natureza. A paisagem é o outro, (re)conhecer paisagens é (re)estabelecer relação com o outro. Um território, um lugar, uma cidade são produtos das imaginações humanas e são nossas relações com a alteridade, são desta maneira paisagens que elaboramos para dar significado ao mundo e as nossas relações com ele. A ideia desta trilha é criar com os discentes pequenos percursos através das paisagens de nossa cidade e assim percorrer esses territórios registrados por meio de grafismos.

Objetivos: desta trilha é proporcionar a experiência do desenho de observação in loco como prática corporal integral. Através da observação atenta e qualificada do cotidiano das cidades ou mesmo da natureza que nos envolve, pretende-se possibilitar aos discentes uma reintrodução dos corpos nos territórios que habitam por meio de uma linguagem poética singular.

Exercitar e usar o corpo inteiro (olhos, mãos, pés, braços, etc.) como ferramenta para desenhar. Para quem é essa trilha? A Trilha Desenhadores de Paisagens se destina a qualquer pessoa que se interesse em aprender e praticar desenho de observação, seja da rua, da cidade, ou da natureza; realizando reflexões sobre o encontro com o outro e como isso funda ideia subjetivas e singulares de paisagem.

O certificado será enviado por e-mail para todos que comparecerem às atividades e assinarem a lista de presença.

Mais informações na Sala A-015 ou pelo telefone 3356-9412, de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h.

 

Atividade 3

Oficina de Introdução à Interpretação Teatral

O Teatro se consolidou ao longo da história como um dos gêneros artísticos mais importantes da humanidade, estando presente em diversas ocasiões ainda hoje. Sendo desta maneira fundamental compreender sua importância e introduzir as práticas de interpretação que consagraram sua expressão.

Objetivos: promover uma abordagem inicial destes processos tão significativos para a formação de estudantes para que conheçam as técnicas de domínio da oralidade, retórica, repertório dramatúrgico e ética através da interpretação teatral.

Para quem: A Oficina de Introdução à Interpretação Teatral a estudantes e funcionários/as administrativos que também são estudantes na UCB que estejam aptos à prática de atividade física regular, independente da idade.

 Período de realização: Todas as sextas-feiras, presencialmente

Início: em 02/09 e término em 07/10

Horário: das 11h45 às 13h

Inscrições: De 22 a 30 de agosto

Local das oficinas: Campus UCB Taguatinga (estudantes de todos os campus da UCB podem participar). Vagas: 25

Carga horária: 20h.

O certificado será enviado por e-mail para todos que comparecerem às atividades e assinarem a lista de presença.

Mais informações na Sala A-015 ou pelo telefone 3356-9412, de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h.

 

Atividade 4

Oficina de Introdução à Dança Clássica 

“Olhe para a vida ao redor; Tudo está crescendo, tudo está avançando. Por isso eu recomendo manter contato com a vida e com arte.” (Agrippina Vaganova, criadora do método que consagrou as estrelas do ballet mundial).

Objetivo: promover uma abordagem inicial à Dança Clássica, com foco na Metodologia de Ballet Russo, assim como desenvolvimento de um trabalho corporal considerando aspectos emocionais e perceptivos que guiam este processo de interação entre técnica clássica e expressão individual.

Público: a Oficina de Introdução à Dança Clássica é destinada a todos os colaboradores/as da universidade que estejam aptos à prática de atividade física regular, independentemente da idade. Caso haja disponibilidade de vagas será aberto aos estudantes.

Período de realização: Todas as terças-feiras, presencialmente, com início em 06/09 e término em 11/10.
Horário: das 11h45 às 13h.
Inscrições: De 22 de agosto a 03 de setembro.
Local: Campus UCB Taguatinga (colaboradores de todos os campus da UCB podem
participar).
Vagas: 20
Carga horária: 20h.

O certificado será enviado por e-mail para todos que comparecerem as atividades e assinarem a lista de presença.

Inscrições:

https://doity.com.br/trilha-de-cultura-4-oficina-de-introducao-a-danca-classica

Mais informações na Sala A-015 ou pelo telefone 3356-9412, de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h.

 

Atividade 5 

Clube do Livro 

Como funciona? O clube traz a proposta de oferecer por meio da mediação, um encontro mensal, para discutir diversos temas do livro proposto entre os membros do clube, seguido de um delicioso café.

Atividades que serão desenvolvidas: 

  • Rodas de conversa para debater assuntos recorrentes do livro proposto;
  • Compartilhar as experiências de leitura e opiniões individuais dispensando formalidades;
  • Eventualmente organizar datas para realizar troca de livros entre os integrantes do clube;
  • Arrecadar livros para doação.

Público: estudantes e comunidade.

Inscrições: 22/08 a 30/08

Horário: 16h às 18h (encontros às últimas quintas-feiras do mês)

Vagas: 20 vagas presenciais

O certificado será enviado por e-mail para todos que comparecerem às atividades e assinarem a lista de presença.

Inscrições: https://doity.com.br/trilha-de-cultura-5–clube-do-livro

Mais informações na sala A-015 ou pelo telefone 3356-9412, de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h.

 

Atividade 6

Cine Debate – O Quebra Nozes

Público: estudantes

Período de inscrição: 26 de outubro até às 11h do dia 18 de novembro 2022

Data: 18 de novembro de 2022

Horário: 13h às 16h

Local: Sala S 201

Inscrições: https://doity.com.br/cine-debate-o-quebra-nozes

Mais informações na sala A-015 ou pelo telefone 3356-9412, de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h.

Atividade – Empreendedorismo: Fazendo a diferença

Se você tem uma ideia ou solução que contribua para esses novos tempos, para fazer a diferença em uma comunidade com um empreendimento social, desperte o seu lado empreendedor percorrendo a Trilha do Empreendedorismo como atividades complementares para compor seu currículo de formação profissional. Faça parte da mudança que você quer para o mundo.

Objetivo: Oportunizar vivências que estejam direcionadas ao empreendedorismo social. O foco desta trilha é a sensibilidade, formação e atuação dos estudantes na produção de bens e serviços que visam solucionar problemas da comunidade local. As atividades poderão ser operacionalizadas por meio de oficinas, formação de profissionais hands on, hubs de empreendedorismo, conectividade e inovação, além de outros similares.

Inscrições: 22/08 a 10/09/2022.

Vagas: 20

Modalidade: Virtual

Primeiro Encontro: 12/09

Segundo encontro: 19/09

Terceiro Encontro: 10/10

Quarto Encontro: 24/10

Horário: Das 14h às 18h

O certificado será enviado por e-mail para todos que comparecerem às atividades e assinarem a lista de presença que será disponibilizada online.

– Mais informações na Sala A 015 ou pelo telefone 3356 9412 
De segunda a sexta, das 8h30 às 11h30 e de 14h às 17h.

TRILHA ESPIRITUALIDADE

“Existe uma coisa que toda a verdadeira espiritualidade tem em comum, quer essa espiritualidade seja derivada da fé, da ciência, da natureza, ou das artes – um sentido de sobrenatural”. Andrew Schneider

O objetivo desta trilha é propiciar um espaço seguro para que os estudantes possam expor questões que os afligem, próprias da fase de desenvolvimento em que estão, bem como do extrato social no qual estão inseridos. A expectativa é de que isso os ajude a elaborar melhor as questões de fundo emocional e social e que isso, finalmente, seja benéfico à saúde mental destes estudantes da Universidade Católica de Brasília. Além disso, a Liga Acadêmica de Saúde Integrativa e Espiritualidade (LiASIE) poderá aplicar as práticas integrativas em saúde e a espiritualidade nas Rodas de Conversa, objetos de estudo desta Liga Acadêmica.

 

Atividade: Mesa redonda: Sobre fé, política e democracia 

Objetivos: refletir sobre a importância da fé comprometida com a política do Bem Comum e com a defesa da Democracia.

Para quem: estudantes dos cursos presenciais da UCB

Inscrições: 22 de agosto a 18 de setembro

Realização: 20 de setembro (terça-feira)

Horário: 19h às 22h

Local: Bloco M

Vagas limitadas: 200

Carga horária: 3 horas

Responsável: Profa. MSc. Vanildes Gonçalves dos Santos

O certificado será enviado por e-mail para todos que comparecerem ao evento e assinarem a lista de presença.

– Mais informações na Sala A 015 ou pelo telefone 3356 9412 
De segunda a sexta, das 8h30 às 11h30 e de 14h às 17h.

Atividade 2

Realmar a Economia 

Você já ouviu falar na Economia de Francisco e Clara? Não? Então esta será uma ótima oportunidade de conhecer outra forma de pensar e viver uma economia a serviço da vida.

Objetivo: Refletir sobre outros modelos econômicos e conhecer os princípios que orientam a proposta de Economia defendida pelo Papa Francisco, no Brasil, conhecida como Economia de Francisco e Clara

Para quem: para estudantes e educadores do presencial e do virtual.

Inscrições:

De:  30 de agosto a 30 de setembro

Realização: 19 de outubro

Horário:  das 9 às 12h horas

Carga horária: 3 horas

O certificado será enviado por e-mail para todos que comparecerem ao evento e assinarem a lista de presença em formulário que será disponibilizado online.

– Mais informações na Sala A 015 ou pelo telefone 3356 9412 
De segunda a sexta, das 8h30 às 11h30 e de 14h às 17h.

Atividade 3

Semana de direitos humanos e consciência negra: “Ubuntu: eu sou, porque nós somos”

Objetivos: Possibilitar no mês da consciência negra, reflexões que possibilitem a desconstrução de preconceitos sobre a população negra, conhecer outras narrativas e mobilizar para práticas que nos libertem do racismo.

Para quem: estudantes e educadores do presencial e virtual.

Inscrições: de 01 a 30 de outubro.

 

Oficina: Direitos Humanos e Educação Antirracista: pelo fim do Racismo Estrutural

Dia 07/11, das 9h às 12h.

Modalidade: Presencial

Local: Campus Taguatinga

Vagas: 60.

Carga Horária: 3 horas

 

Oficina: Mulheres Negras no poder.

Dia 08/11, das 14h30 às 17h30.

Modalidade: Presencial

Campus Taguatinga

Vagas: 60.

Carga Horária: 3 horas

 

Mesa Redonda: “Ubuntu: Eu sou porque nós somos”.

Conhecimento, luta e resistência do povo negro.

Dia 09/11, 19h às 22h.

Vagas: Presencial (campus Taguatinga): 200 vagas /Virtual – pelo Canal do Youtube da UCB.

Carga Horária: 3 horas.

O certificado será enviado por e-mail para todos que comparecerem ao evento e assinarem a lista de presença (presencial) ou o formulário online.

Mais informações na Sala A-015 ou pelo telefone 3356-9412, de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h.

TRILHA DO ESPORTE

Objetivo: Estimular os estudantes da graduação da UCB à prática desportiva por meio de vivências educativas, recreativas e de lazer. Além de compreender os benefícios dos esportes no bem-estar e na saúde dos indivíduos.

Atividade 1

Manhã Esportiva de Lazer

Período das inscrições: 22 de agosto a 09 de setembro.

Encontros presenciais irão acontecer nas terças-feiras das 12h às 13h15.

O primeiro encontro será no dia 13 de setembro na sala A201 onde será realizada a apresentação e o funcionamento das atividades da Trilha do Esporte.

O encerramento das atividades da Trilha do Esporte será em novembro, data a confirmar, por meio de um evento: Manhã Esportiva de Lazer.

Para a prática esportiva os encontros acontecerão nas quadras do ginásio 2, próximo ao bloco G, para tanto será necessário comparecer com roupas de atividades físicas, tênis e garrafinha com água.

Limite das Vagas: 40 estudantes da graduação presencial ou EAD da UCB.

O certificado será enviado por e-mail para todos que comparecerem às atividades e assinarem a lista de presença.

 

Atividade 2

Oficina de Jogo Xadrez

Objetivo: Proporcionar a introdução e aprendizado do Jogo de Xadrez aos estudantes da UCB.

Público: Estudantes dos níveis básico e intermediário do Jogo de Xadrez.

Período de Inscrições: Do dia 29 de agosto a 09 de setembro.

As atividades irão acontecer aos sábados das 9h às 11h na UCB.

Local: a definir.

Vagas:

14 vagas para a turma de iniciantes ao Xadrez.

06 vagas para estudantes que tenham experiência, nível intermediário.

Obs. Montem duplas de colegas que tenham interesse.

Observação: É necessário trazer um tabuleiro do jogo de Xadrez

Início da Oficina dia 10 de setembro. Local a confirmar.

O certificado será enviado por e-mail para todos que comparecerem em todas as atividades e assinarem a lista de presença.

Mais informações na Sala A-015 ou pelo telefone 3356-9412, de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h.

TRILHA LIDERANÇA

A Trilha Liderança é um convite a você que deseja Ser+ no seu processo de formação profissional e acadêmico na UCB. Nas atividades propostas você terá a oportunidade de participar de várias experiências de formação na UCB e de engajamento social.
Por conta da necessidade de distanciamento social decorrente da Pandemia, as primeiras atividades propostas serão on-line pela plataforma da Microsoft Teams.

SER+ LIDERANÇA
Nas oficinas virtuais do Ser+ Liderança você é convidado/a à participar de palestras e atividades vivenciais para o desenvolvimento de competências e habilidades para o exercício da liderança, numa perspectiva sócio-transformadora. Topa o desafio?

RODAS DE CONVERSA E CINE DIÁLOGOS

Considerando que a Universidade Católica de Brasília tem como missão atuar solidária e efetivamente para o desenvolvimento integral da pessoa humana e da sociedade, por meio da geração e da comunhão do saber, comprometida com a qualidade e os valores éticos e cristãos, na busca da verdade,

O certificado será enviado por e-mail para todos que comparecerem às atividades e assinarem a lista de presença.

– Mais informações na Sala A 015 ou pelo telefone 3356 9412 
De segunda a sexta, das 8h30 às 11h30 e de 14h às 17h.

TRILHA DO PESQUISA

Questionar fenômenos naturais e humanos, responder grandes perguntas, enfrentar desafios importantes do nosso cotidiano, e construir soluções e respostas significativas que possibilitem a melhoria da qualidade de vida das pessoas, a redução das desigualdades, o desenvolvimento sustentável e o respeito ambiental, permitindo avanços sociais, intelectuais e culturais. Você se identifica com esta proposta? Então esta trilha é para você!

As atividades pensadas para a Trilha da Pesquisa têm como objetivo desenvolver os conhecimentos e a qualificação necessária para você poder atuar de forma competente no desenvolvimento de projetos de iniciação científica e de trabalhos acadêmicos de forma geral.

Venha trilhar o caminho da Pesquisa e desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes relacionadas a diferentes etapas do processo de pesquisa!

 

Atividade 1

Introdução ao Conhecimento Científico

A ciência se tornou um dos principais eixos da cultura atual e, por conseguinte, o motor da tecnologia e do desenvolvimento de um país. Portanto, todo estudante de graduação deve conhecer, no mínimo, os pressupostos da principal característica da ciência:  o Método Científico.  Visto que o domínio das características e processos de formulação do Método Cientifico é condição necessária para o estudante-pesquisador investigar e produzir o conhecimento acadêmico.

Objetivo: oportunizar vivencias que estão de acordo com o seu Projeto de Vida, isto é, na ressignificação de si, na transformação e criação de estratégias de conhecimento para a sua formação profissional pautadas por valores ético-políticos na promoção da justiça social.

 

Tópicos de estudos e investigação:

Etapa 1:setembro

 

  • O que é ciência?
  • Características do método científico.
  • Aplicação do Método Científico.
  • Formulação das etapas do método cientifico de investigação:

Etapa 2: outubro

  • O Método Científico e a estrutura Metodológica de Investigação na Universidade (ABNT).
  • Análise e construção de etapas de investigação, a partir dos seguintes filmes: “Chappie” e “O poço”

 

 

Atividade online

 Nos sábados: (5 encontros):

Sábados de setembro: 10 e 24.

Sábados de outubro: 01, 08 e 22

 

Horário: Das 10 às 11h30.

 

Carga-horária: 20h

Público: estudantes dos cursos de graduação (modalidades: presencial e EaD) da UCB.

Vagas: 35 vagas (estudantes de graduação UCB)

Inscrições: 18 de agosto a 02 de setembro

Critérios para a certificação – 20h:

  1. Participar dos Encontros online obrigatórios;
  2. Realizar leituras e atividades individuais/grupos durante a realização da Trilha de Pesquisa;
  3. Entregar a atividade final de análise de filmes e na discussão dos resultados da Trilha no Encontro final de 22 de outubro.

O certificado será enviado por e-mail para todos que comparecerem ao evento e assinarem a lista de presença através de formulário online.

– Mais informações na Sala A 015 ou pelo telefone 3356 9412 
De segunda a sexta, das 8h30 às 11h30 e de 14h às 17h.

Projeto: Semana de Trilhas de Desenvolvimento – atividades complementares no Campus Ceilândia

Objetivo:  Desenvolver atividades complementares diversas para os estudantes dos cursos de Direito, Psicologia e PRIL do Campus Ceilândia.

Período de realização: de 26 a 30 de setembro de 2022

Link de inscrição: https://doity.com.br/semana-de-trilhas-de-desenvolvimento-atividades-complementares-no-campus-ceilandia

Horário: Das 19 às 21h40

Local: Salas de aula do Campus Ceilândia

Prazo para inscrições: de 19 a 25 de setembro.

 

Oficinas oferecidas:

OFICINA CARGA HORÁRIA DIAS VAGAS RESPONSÁVEL
1.Construção de materiais pedagógicos

 

SALA Google

 

 

 20 horas 26 a 30

Dia 26 – a oficina será online.

Nos demais dias presencial.

30 Prof. Ana Isabela Soares Martins Silva- Arquitetura/UCB
2.Desenho – Desenhadores de paisagens

 

Sala 107

 

20 horas 26 a 30 20 Prof. Carla  Freitas Pacheco Pereira – Arquitetura/UCB
3.Comunicação Violeta e Mediação de Conflitos

 

Sala 110

 

8 horas 26/27 e 28 30 Prof. José Ivaldo Araújo de Lucena (NFGH) e Bernardo Carneiro de Souza ( Estudante do Curso de Psicologia/UCB)
8. Oficina Práticas integrativas de Saúde e Espiritualidade

 

Sala 106

8 horas 26, 27 e 28 25 Liga Acadêmica de Saúde e Espiritualidade – LIASIE – Curso de Medicina /UCB
7.Cine Direitos Humanos e Educação

Sala  111

 

8 horas 28,29 e 30 30 Prof. Moema Bragança Bittencourt  e Prof. Luiz Cláudio Batista de Oliveira –  NFGH
4.Oficina:  Façamos a Vida Florescer:

Prevenção ao Suicídio

 

Sala 111

 

 

05 horas 26 e 27 25 Ednaldo Jardel Andrade de Santana ( Psicólogo – Escritório Central UBEC)
5.Empreendedorismo

 

Sala 110

 

29 e 30 30 Profa. Cinthya Vieira Rodrigues – NFGH
6. Educação e Inclusão

 

Sala 106

8 horas 29 e 30 30 Núcleo de Inclusão e orientação Psicopedagógica – NIOP