Atividades Complementares

PROGRAMA PROPÓSITO DE VIDA

Atividades Complementares: Trilhas de Desenvolvimento

O Núcleo de Formação Geral e Humanística, é composto por três unidades curriculares: (1) Relação: princípios e valores; (2) Profissão: competências e habilidades; e (3) Cooperação: humanismo solidário, redes e comunidades.

As unidades curriculares almejam possibilitar aos estudantes o desenvolvimento de competências pessoais e sociais fundamentais ao longo desta jornada, por meio do relacionamento interpessoal, do compartilhamento de informações, inclusive com o auxílio de tecnologias de informação e comunicação.

Além das unidades curriculares acima citadas, o Programa oferece TRILHAS DE DESENVOLVIMENTO onde o estudante, ao longo da jornada acadêmica, possa integralizar as horas de atividades complementares em, no mínimo, 2 (duas) trilhas de diferentes atividades.

As vivências das trilhas devem contemplar as fases de sensibilização (presença), formação (proximidade) e atuação (vivências). A escolha das trilhas deve ser de autonomia do estudante a partir da elaboração do seu próprio projeto de vida no âmbito da Unidade Curricular Relação: Princípios e Valores e percorrer todo o percurso do estudante durante o desenvolvimento da graduação.

As Atividades Complementares: Trilhas de Desenvolvimento fazem parte do PROGRAMA PROPÓSITO DE VIDA e estão distribuídas nos seguintes eixos:

  • CULTURA: Todas as artes contribuem para a maior de todas as artes: a arte de viver (Bertolt Brecht). Essa trilha oferece atividades nas suas diferentes modalidades artísticas, porque acredita que as artes contribuem para a formação dos sujeitos e o desenvolvimento do seu lado criativo, fazendo com que sua capacidade e habilidade de ser, pensar, sentir, conviver e fazer sejam potencializadas e sensibilizadas para formas mais dinâmicas, empáticas, compassivas, saudáveis de se estar no mundo. Conheça e participe das atividades dessa trilha.
  • EMPREENDEDORISMO: Oportunizar vivências que estejam direcionadas ao empreendedorismo social. O foco desta trilha é a sensibilidade, formação e atuação dos estudantes na produção de bens e serviços que visam solucionar problemas da comunidade local. As atividades poderão ser operacionalizadas por meio de oficinas, formação de profissionais hands on, hubs de empreendedorismo, conectividade e inovação, além de outros similares.
  • ESPIRITUALIDADE: Oportunizar vivências que estejam direcionadas a fé e interioridade. As ações poderão ser executadas pela Pastoralidade e Apoio Psicopedagógico de cada Unidade de Missão tendo como foco o desenvolvimento pessoal e espiritual dos estudantes da graduação, no intuito de fortalecer a dimensão espiritual na jornada existencial à luz do propósito individual.
  • ESPORTE: oportunizar vivências esportivas, por meio de atividades extensionistas que promovam a cooperação e o fortalecimento de uma vida saudável. As ações poderão estar relacionadas aos cursos da área de Saúde. Sendo assim, esta trilha deve ser executada nas Unidades de Missão que ofertam cursos de Educação Física, Fisioterapia e similares. O foco desta trilha é a promoção do esporte como ponte para escolhas mais conscientes e conectadas com a vida em comunidade.
  • LIDERANÇA: Oportunizar vivências que estejam direcionadas à transformação, novas conexões e legado. As experiências deverão partir do processo de autoconsciência de quem somos, com que podemos criar e de como nossa profissão pode impactar vidas. O foco desta trilha é a Liderança Transformacional.
  • PESQUISA: Oportunizar vivências que estejam direcionadas ao senso crítico, trabalho colaborativo e à disciplina que a pesquisa científica exige. O foco desta trilha é o fomento à pesquisa científica e aos programas de Mestrado.

 

– Mais informações na Sala A 015 ou pelo telefone 3356 9412 
De segunda a sexta, das 8h30 às 11h30 e de 14h às 17h.

 

TRILHA CULTURA
Todas as artes contribuem para a maior de todas as artes: a arte de viver (Bertolt Brecht).
Essa trilha oferece atividades nas suas diferentes modalidades artísticas, porque acredita que as artes contribuem para a formação dos sujeitos e o desenvolvimento do seu lado criativo, fazendo com que sua capacidade e habilidade de ser, pensar, sentir, conviver e fazer sejam potencializadas e sensibilizadas para formas mais dinâmicas, empáticas, compassivas, saudáveis de se estar no mundo. Conheça e participe das atividades dessa trilha.

Atividade 1 – Coral Católica

“Quem canta seus males espanta”
Você gosta de cantar? Já pensou em fazer parte de um grupo de canto? Se sim essa é sua oportunidade. Chegou a hora! Na UCB temos o Coral Católica um espaço de aprendizado e de encontros através da música. Você sabia que o Canto Coral é uma prática artística que contribui para o desenvolvimento pessoal, mental e social? Que tal fazer essa experiência conosco?
Inscrições: 01 a 30 de agosto
Início das aulas: 8 de setembro
Quartas-feiras- das 16 às 17 horas.
Carga horária: 12 horas por semestre
Público: estudantes, professores/as, colaboradores administrativos.

– Mais informações na Sala A 015 ou pelo telefone 3356 9412 
De segunda a sexta, das 8h30 às 11h30 e de 14h às 17h.

 

Atividade 2 – Arte por toda parte

Já pensou ter em cada canto da UCB, em vários momentos do ano, diversas modalidades artísticas, fazendo da universidade uma grande exposição de arte? É isso que desejamos com este projeto, criando e recriando espaços para a valorização dos talentos da UCB. Se você é estudante, docente, ou colaborador administrativo e sabe tocar um instrumento, cantar, fazer alguma performance teatral, teatro de bonecos, mímica, vitrine viva, pintura, dança, poesia, palhaçaria, fotografia…Este projeto é para você! Venha e vamos fazer arte por toda parte.

Inscrições: 01 de agosto a 30 de setembro
Datas dos Saraus virtuais:
15 de outubro (homenagem ao dia dos/as professores/as).
19 de novembro (Celebrando o Dia da Consciência Negra).
Carga horária: 2 horas (cada Sarau)
Público: estudantes, professores/as, colaboradores administrativos (dos cursos EAD e
presenciais).

(A depender do número de inscrições, das modalidades artísticas e da situação de pandemia, pode haver algum evento presencial, com data a ser definida para outubro ou novembro).

– Mais informações na Sala A 015 ou pelo telefone 3356 9412 
De segunda a sexta, das 8h30 às 11h30 e de 14h às 17h.

TRILHA DO EMPREENDEDORISMO

Se você tem uma ideia ou solução que contribua para esses novos tempos, para fazer a diferença em uma comunidade com um empreendimento social, deperte o seu lado empreendedor percorrendo a Trilha do Empreendedorismo como atividades complementares para compor seu currículo de formação profissional. Faça parte da mudança que você quer para o mundo.

Programação:
Sensibilização: 22/09 (4h – palestra e oficina)
Diagnóstico: 27/10 (3h – orientações e 5h – desenvolvimento pelos alunos)
Planejamento: 8h (Plano de negócios de um empreendimento com impacto social)

– Mais informações na Sala A 015 ou pelo telefone 3356 9412 
De segunda a sexta, das 8h30 às 11h30 e de 14h às 17h.

TRILHA ESPIRITUALIDADE

“Existe uma coisa que toda a verdadeira espiritualidade tem em comum, quer essa espiritualidade seja derivada da fé, da ciência, da natureza, ou das artes – um sentido de sobrenatural”. Andrew Schneider

 

A Trilha Espiritualidade- Ser+, compreende a espiritualidade como uma dimensão de cada ser humano, que se revela em cada um e cada uma à luz da meditação, da reflexão e da práxis. Neste intuito, oportuniza atividades para ajudá-lo na reflexão de sua jornada existencial a partir vivências que dialogam com as dimensões da fé, da ciência, da natureza e das artes, na direção ao transcendente, pois este diálogo nos leva ao amor, a sensibilidade, à compaixão, à escuta, ao cuidado e a responsabilizar pela vida humana e planetária. Você será muito bem-vinda e bem-vindo, participe das nossas propostas.

 

Atividade 01 – Ser+ Espiritualidade, caminho de vida.

Palavras-chave: Transcendente. Ética. Felicidade. Cuidado. Compaixão-Misericórdia. Próximo.

Carga-horária: 20h

Público: estudantes

Vagas: 30 vagas

Inscrições: 01 a 30 de agosto

Início das aulas:  8 de setembro

 

Esta atividade deverá ser realizada nas duas modalidades de ensino:

EAD: Curso – Espiritualidade caminho de vida, realizado no ambiente AVA, conteúdo dialógico e reflexivo sobre espiritualidade e ética.

Presencial: a parte prática do curso consiste na participação do estudante em uma atividade concreta em que é convidado a experienciar a vida em sua plenitude, como um dom de Deus e assim, vivenciar uma espiritualidade encarnada no cotidiano, pois a nossa existência só tem sentido se a nossa espiritualidade estiver conectada a uma realidade, uma vez que, que esta nos possibilita e nos impele a vê-la, senti-la, julgá-la, transformá-la, articulada com a construção do próprio projeto de vida. Neste sentido, para dar continuidade a essa trilha poderá escolher uma das atividades, a saber:

  • Escola Bíblica (Setor de Pastoralidade)
  • Evangelho da Alegria (Setor de Pastoralidade)
  • Projeto Pausa ((Setor de Pastoralidade).
  • Retiros, atividades orantes, formação litúrgica e leitura orante da Bíblia (Setor de Pastoralidade).
  • Alfabetização Cidadã Digital (Ser+)
  • Juventude e cidadania em ação (Ser+).

– Mais informações na Sala A 015 ou pelo telefone 3356 9412 
De segunda a sexta, das 8h30 às 11h30 e de 14h às 17h.

 

Atividade 02 – Ser+ O cuidado com a casa comum, caminho de espiritualidade e justiça.

Palavras-chave: Humanidade. Solidariedade. Justiça. Sustentabilidade. Franciscos e Franciscas. Oykos.

Carga-horária: 20h

Público: estudantes

Vagas: 30 vagas

Inscrições: 01 a 30 de setembro

Início das aulas:  15 de outubro

 

Modalidades de ensino:

EAD: Curso – O cuidado com a casa comum, como caminho de espiritualidade e justiça, nesta atividade o estudante refletirá sobre a importância do protagonismo acadêmico, profissional e social, a partir de textos inspirados nos 4Es, do Papa Francisco: Educação, Ecumenismo, Economia e Ecologia.

Presencial: a parte prática do curso consiste na participação do estudante em uma atividade concreta em que você é convidado experienciar e vivenciar a importância da espiritualidade no engajamento social e na atuação profissional, pois a universidade forma pessoas comprometidas com a realidade social e com excelência profissional, uma educação integral é responsável por uma formação humana que dialoga com a ecologia, economia, ecumenismo e ética, tendo em vista, aprimorar o ser ético, o ser histórico e o ser solidário, por fim a felicidade. Neste intuito, para dar continuidade a essa trilha poderá escolher uma das atividades, a saber:

  • Cidadania em ação Ser+
  • Liderança Ser+
  • Programa Ser+
  • Projeto RONDON
  • Cátedra UNESCO

 

– Mais informações na Sala A 015 ou pelo telefone 3356 9412 
De segunda a sexta, das 8h30 às 11h30 e de 14h às 17h.

TRILHA DO ESPORTE

Manhãs de lazer esportivo

A Trilha do Esporte consistirá na realização de ações comunitárias, “Manhãs Esportivas e de Lazer”, nas instalações da UCB destinadas às práticas esportivas do curso de Educação Física. O público-alvo será formado especialmente por alunos do ensino médio das escolas Católicas do DF. Nossa intenção é oportunizar aos discentes da UCB a participação em todas as etapas do processo de organização, realização e avaliação das ações esportivas e de Lazer que serão destinadas especialmente aos alunos concluintes do ensino médio. Estas ações comunitárias serão realizadas em consonância com a tríade indissociável entre o ensino, a pesquisa e a extensão que destacam a formação de excelência na UCB. Para tanto, todas as ações serão realizadas sob supervisão dos professores responsáveis e serão computadas como atividades complementares de ensino. Acreditamos que será uma oportunidade valiosa de aprendizado para os nossos discentes, com base nos valores sociais e cristãos que marcam nossa formação acadêmica. Para participar os interessados deverão acompanhar a divulgação das informações sobre o evento e efetuar a inscrição.

Escolha um dos eventos:

Atividade 1

As inscrições serão abertas no período do dia 26 de julho à 06 de agosto.
Encontros de preparação: 9, 16, 23 e 30 de agosto (dois on-line e dois presenciais)
O primeiro evento está previsto para dia 03 de setembro de 2021 das 8h às 12h30.

– Mais informações na Sala A 015 ou pelo telefone 3356 9412 
De segunda a sexta, das 8h30 às 11h30 e de 14h às 17h.

Atividade 2

As inscrições serão abertas no período do dia 06 à 15 de setembro.
Encontros de preparação: 20 e 27 de setembro e 4 e 18 de outubro (dois on-line e dois presenciais)
O segundo evento está previsto para o dia 22 de outubro.
– Mais informações na Sala A 015 ou pelo telefone 3356 9412 
De segunda a sexta, das 8h30 às 11h30 e de 14h às 17h.

TRILHA LIDERANÇA

A Trilha Liderança é um convite a você que deseja Ser+ no seu processo de formação profissional e acadêmico na UCB. Nas atividades propostas você terá a oportunidade de participar de várias experiências de formação na UCB e de engajamento social.
Por conta da necessidade de distanciamento social decorrente da Pandemia, as primeiras atividades propostas serão on-line pela plataforma da Microsoft Teams.

SER+ LIDERANÇA
Nas oficinas virtuais do Ser+ Liderança você é convidado/a a participar de palestras e atividades vivenciais para o desenvolvimento de competências e habilidades para o exercício da liderança, numa perspectiva sócio-transformadora. Topa o desafio?

 

OFICINAS VIRTUAIS PELA PLATAFORMA DA MICROSOFT TEAMS:

Setembro
Tema: Liderança Estudantil e Comunicação Assertiva no Ambiente Universitário
Já parou para pensar como é a forma que tem utilizado para se comunicar com colegas, professores e demais pessoas que compõem a sua rede de relações no ambiente acadêmico e pessoal?
A comunicação assertiva é fundamental para sabermos nos expressar de uma forma que crie laços e parcerias, mas também como procedimento para dizer os não ditos que normalmente atrapalham as relações.
São essas as questões a serem tratadas de forma descontraída e dialógica na oficina do Ser+ Liderança do mês de setembro. Seja bem-vindo/a…
Inscrições: 15 de agosto a 10 de setembro.
Data/Horário da oficina: 16/09, quinta-feira, das 19h30 às 21h30.

– Mais informações na Sala A 015 ou pelo telefone 3356 9412 
De segunda a sexta, das 8h30 às 11h30 e de 14h às 17h.

 

Outubro
Tema: Juventudes em Ação: Liderança, Engajamento e Inovação.
A sociedade atual tem exigido cada vez mais das juventudes posturas de liderança transformadora, de engajamento pessoal e que tenham um perfil inovador e criativo, seja no seu processo de formação acadêmica, como também no mundo do trabalho ou na vida pessoal.
São essas as questões a serem tratadas de forma descontraída e dialógica na oficina do Ser+ Liderança do mês de outubro. Seja bem-vindo/a…
Inscrições: 15 de setembro a 10 de outubro.
Data/Horário da oficina: 14/10, quinta-feira, das 19h30 às 21h30.

– Mais informações na Sala A 015 ou pelo telefone 3356 9412 
De segunda a sexta, das 8h30 às 11h30 e de 14h às 17h.

 

Novembro
Tema: Propósito de Vida e Protagonismo do Jovem Universitário.
Propósito de vida implica compromisso com princípios e valores pessoais que nos constituem enquanto pessoas comprometidas com um mundo melhor. Nesse contexto, ser protagonista significa ser autorresponsável sobre as escolhas e metas que buscamos alcançar, seja na vida pessoal, seja na vida profissional.
São essas as questões a serem tratadas de forma descontraída e dialógica na oficina do Ser+ Liderança do mês de novembro. Seja bem-vindo/a…
Inscrições: 15 de outubro a 5 de novembro.
Data/Horário da oficina: 11/11, quinta-feira, das 19h30 às 21h30.

– Mais informações na Sala A 015 ou pelo telefone 3356 9412 
De segunda a sexta, das 8h30 às 11h30 e de 14h às 17h.

TRILHA DO PESQUISA

Questionar fenômenos naturais e humanos, responder grandes perguntas, enfrentar desafios importantes do nosso cotidiano, e construir soluções e respostas significativas que possibilitem a melhoria da qualidade de vida das pessoas, a redução das desigualdades, o desenvolvimento sustentável e o respeito ambiental, permitindo avanços sociais, intelectuais e culturais. Você se identifica com esta proposta? Então esta trilha é para você!

As atividades pensadas para a Trilha da Pesquisa têm como objetivo desenvolver os conhecimentos e a qualificação necessária para você poder atuar de forma competente no desenvolvimento de projetos de iniciação científica e de trabalhos acadêmicos de forma geral.

Venha trilhar o caminho da Pesquisa e desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes relacionadas a diferentes etapas do processo de pesquisa!

 

Workshop ABNT

Atividade online

Período de realização: de 21 a 23 de setembro

Horário: Turma A – 16h às 17h30.

Turma B – 19h30 às 21h

Carga horária total: 10 horas (atividade síncronas e assíncronas)

Inscrições: 15 de agosto a 10 de setembro.

Vagas: 20 para cada turma

A vivência proposta nos workshops está diretamente relacionada à prática na pesquisa. No Workshop ABNT você irá conhecer e exercitar os diferentes aspectos normativos que orientam a escrita e a produção acadêmico-científica.

– Mais informações na Sala A 015 ou pelo telefone 3356 9412 
De segunda a sexta, das 8h30 às 11h30 e de 14h às 17h.

 

Webinar Conexão Acadêmica: a pesquisa na UCB

Atividade online

Data da realização: de 21 de outubro

Horário: 15h às 17h

Carga horária total: 02 horas (atividade síncrona)

Inscrições: de 20 de setembro a 15 de outubro.

Vagas: 100

O Webinar tem como objetivo apresentar as possibilidades de inserção em projetos de iniciação científica desenvolvidos na UCB, em diferentes áreas de conhecimento. Venha participar e se prepare para atuar na pesquisa acadêmica!

 *Os participantes receberão certificado desde que cumpram ao menos 75% da carga horária total e demonstrem aproveitamento na atividade.

– Mais informações na Sala A 015 ou pelo telefone 3356 9412 
De segunda a sexta, das 8h30 às 11h30 e de 14h às 17h.